CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL

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Transcrição da apresentação:

CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL Prof Liciane Cechetto

Cultura organizacional Conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através das normas, valores, atitudes e expectativas, compartilhadas por todos os membros da organização, que diferencia uma das outras. Pode ser entendida como a estrutura humana da organização, pois denota a maneira própria de agir, pensar, reconhecer e responder ao ambiente de trabalho.

a cultura organizacional, refere-se a um conceito descritivo, a maneira pela qual os funcionários percebem as características da organização e não o fato de eles gostarem ou não dela. Ou seja, deve-se esperar que indivíduos com diferentes históricos e em níveis diversos dentro da organização descrevam a cultura em termos semelhantes. cultura dominante: valores essenciais subculturas: valores essenciais + valores específicos. Ex: setores dentro de uma mesma organização; filiais.

O valor compartilhado torna a cultura organizacional um instrumento poderoso para orientar e modelar comportamento. Cultura forte (valores intensamente acatados e fortemente compartilhados, resultado baixa rotatividade)

Processo de criaçao e manutenção da cultura: 3 maneiras fundadores só contratam e mantêm funcionários que pensem e sintam as coisas da mesma forma que eles; doutrinam e socializam de acordo com sua forma de pensar e agir; o comportamento dos fundadores age como um modelo que encoraja os funcionários a se identificar com eles

Transmissão da cultura: histórias Rituais símbolos, linguagem Mudança da cultura: crises novos líderes organizações jovens/ pequenas cultura fraca ( poucos valores incorporados).

Clima organizacional Clima é parte da cultura. Consiste em percepções compartilhadas que os membros desenvolvem através das suas relações com as políticas, práticas e procedimentos das organizações, tanto formais quanto informais. Configura-se como o indicador de satisfação dos membros de uma empresa. Enquanto a cultura é geral, o clima pode ser diferente em diversos ambientes da mesma organização.

O clima organizacional influencia direta e indiretamente nos comportamentos, na motivação, na produtividade do trabalho e também na satisfação das pessoas envolvidas com a organização. Segundo Luz (2001), “O clima retrata o grau de satisfação material e emocional das pessoas no trabalho. Assim sendo, o mesmo deve ser favorável e proporcionar motivação e interesse nos colaboradores, além de uma boa relação entre os funcionários e a empresa.”

Clima organizacional é a qualidade do ambiente que é percebida ou experimentada pelos participantes da empresa e que influencia o seu comportamento. É aquela "atmosfera psicológica" que todos nós percebemos quando entramos num determinado ambiente e que nos faz sentir mais ou menos à vontade para ali permanecer, interagir e realizar. Somos influenciados pelo clima organizacional e, ao mesmo tempo, o influenciamos.

Clima e satisfação: Quando diminui: turnover (perda de talentos) reclamações trabalhistas Retrabalho desperdício perdas diversas Quando aumenta: Produtividade Motivação Assiduidade inovação

Cultura x Clima O clima organizacional é de certa forma, o reflexo da cultura da organização, ou melhord izendo, o reflexo dos efeitos dessa cultura na organização como um todo. Cultura é estável, não precisa estar escrita em algum lugar. Clima é instável, é dinâmico, muda de um dia para o outro.