Milton Henrique do Couto Neto

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Transcrição da apresentação:

Milton Henrique do Couto Neto Marketing Internacional Milton Henrique do Couto Neto miltonh@terra.com.br 1

No futuro só existirão dois tipos de gestores: os rápidos e os mortos. 2

Marketing Internacional É o processo de planejamento e condução de transações além das fronteiras nacionais para criar intercâmbios que atendam aos objetivos dos indivíduos e organizações. 3

Marketing Internacional É o marketing dirigido a desenvolver mercados ao redor do mundo 4

Por que ir para o Mercado Internacional? Para contra-atacar empresas globais que estejam entrando em nosso mercado doméstico; Aproveitar mercados com maiores oportunidades de lucro do que o doméstico; Para ampliar a base de clientes obtendo economia de escala; Para diminuir a dependência do mercado doméstico, reduzindo assim o risco operacional; Por que os clientes estão viajando para o exterior e exigindo seus serviços. 5

Pontos de Atenção! Nem sempre se conhece as preferências dos consumidores estrangeiros; Nem sempre se entende a cultura gerencial do país em que se pretende instalar; Nem sempre se conhece as leis estrangeiras; Nem sempre se conhece os custos envolvidos; Nem sempre a empresa possui executivos com experiência internacional; O país estrangeiro pode mudar sua política comercial, cambial e até promover a desapropriação da propriedade estrangeira. 6

3 Características da Era Global Democratização da tecnologia Democratização das finanças Democratização da informação 7

ASPECTOS SOBRE A GLOBALIZAÇÃO Poluição global; Desigualdade Social; Promove o desemprego; Crescente exploração; Fortalecimento das grandes potências; Alguns países participam de forma passiva; Falência das pequenas empresas; Protecionismos (barreiras); Protecionismo; Guerras; e Imposições políticas. Intercâmbio tecnológico, Disseminação cultural, Relações Internacionais; Diversificação de produtos; Rompimentos de fronteiras; Geração de novos empregos; Novas oportunidades de negócios; Preços mais baratos para o consumidor; Trocas de experiências acadêmicas; Participar da dinâmica global. 8 8

4 Desafios da Globalização A POBREZA O DESEMPREGO A MÁ DISTRIBUIÇÃO DA RENDA A DEGRADAÇÃO AMBIENTAL 9

Marketing Internacional no Século XXI O mundo está encolhendo rapidamente com o advento de comunicações, meios de transporte e fluxos financeiros mais velozes. 10

Marketing Internacional no Século XXI O comércio internacional está explodindo. 11

Marketing Internacional no Século XXI A concorrência global está se intensificando e poucas indústrias estão seguras da competição estrangeira. 12

Marketing Internacional no Século XXI A empresas globais enfrentam diversos obstáculos, tais como: Dívidas, inflação e desemprego resultaram em governos e moedas altamente instáveis, Os governos estão impondo maior regulamentação em empresas estrangeiras, Tarifas protecionistas e barreiras comerciais, Corrupção. 13

Escopo do Marketing Internacional Reconhecer e desenvolver oportunidades no mercado mundial, estando consciente das ameaças de concorrentes estrangeiros em todos os mercados e usando eficazmente as redes de distribuição internacionais 14

Benefícios de uma Empresa Global 1) Ampliação do mercado consumidor: o mercado é o mundo. 15

Benefícios de uma Empresa Global 2) Redução do custo geral da organização, pela obtenção de reduções de impostos ou de obras de infra-estrutura no país estrangeiro. 16

Benefícios de uma Empresa Global 3) Negociação com fornecedores – maior condição de negociação com fornecedores, mediante a aquisição de matéria-prima, insumos e componentes em larga escala, através de compra centralizada. 17

Benefícios de uma Empresa Global 4) Aproveitamento de vantagens comparativas, quer seja de recursos naturais, tecnológicos ou humanos em regiões onde são mais abundantes, com melhor qualidade ou com menores custos. 18

Benefícios de uma Empresa Global 5) Proximidade dos mercados consumidores, possibilitando a adaptação de modelos, embalagens e características de produtos a requesitos específicos da região. 19

Decisões Importantes para o Marketing Internacional Avaliar o ambiente de marketing global Decidir se ingressa ou não no mercado internacional Decidir em que mercados ingressar Decidir como ingressar no mercado Decidir o programa de marketing global Decidir a organização para o marketing global 20

Em Que Mercados Ingressar Indicadores de Potencial de Mercado Características Demográficas Características Geográficas Fatores Econômicos Fatores Tecnológicos Fatores Socioculturais Planos e Metas Nacionais 21

Características Demográficas Tamanho da população Nível de crescimento da população Grau de urbanização Densidade populacional Estrutura e composição da idade da população 22

Características Geográficas Tamanho físico de um país Características topográficas Condições climáticas 23

Fatores Econômicos PIB per capita Distribuição de renda Grau de crescimento do PIB Proporção do investimento do PIB 24

Fatores Tecnológicos Nível de habilidade tecnológica Produção tecnológica Consumo tecnológico existente Níveis educacionais Fatores Tecnológicos 25

Fatores Socioculturais Valores Dominantes Estilo de vida Grupos étnicos Fragmentação linguistica 26

Planos e Metas Nacionais Prioridades industriais Planos de investimento na infra- estrutura 27

Alguns Fracassos Aparelho de barbear no Japão que não encaixavam nas mãos dos japoneses 28

Alguns Fracassos Garrafas de Coca Cola 2 litros na Espanha, que não cabiam na geladeira 29

Alguns Fracassos Cera de assoalho Johnson no Japão onde as pessoas andam descalças em casa 30

Alguns Fracassos Mistura para bolo da General Foods no Japão onde apenas 3% das casas possuem forno 31

Formas de Atuação no MERCADO EXTERIOR Exportação Parcerias Empresariais Acordos de Cooperação Comercial ou Industrial Licenciamento Alianças Estratégicas Internacionais Joint Ventures Investimento Direto 32

Exportação Exportação é a operação de remessa de bens e serviços, nacionais ou nacionalizados para outro território aduaneiro, após cumprida as exigências legais e comerciais, gerando a entrada de divisas. É a abertura do país para o mundo! 33

Por que Exportar? Necessidade de operar em um mercado de volumes; Pedidos casuais de importadores; Dificuldades no mercado interno; Melhor aproveitamento das estações; Possibilidades de melhores preços; Melhor programação da produção; Prolongamento do ciclo de vida de um produto; 34

Exportação Direta ou Indireta (do fabricante ao consumidor) Exportação Direta (presença de um intermediário) Exportação Indireta 35

Intermediário na Exportação Indireta Exportador do Próprio País Compra a mercadoria do fabricante e a exporta Agente Exportador do Próprio País Procura compradores e fecha negócios à base de comissão Cooperativa Exporta em nome de vários fabricantes Empresa de Administração de Exportação Administra a exportação cobrando uma taxa por isso 36

Formas de Exportação Direta Departamento ou divisão interna de exportação Filial ou subsidiária de vendas no exterior Vendedores viajantes de exportação Distribuidoras ou agentes no exterior 37

Licenciamento O licenciador faz um acordo com uma empresa estrangeira permitindo o uso de um processo de produção, marca, patente, segredo comercial ou outro item de valor, mediante o pagamento de uma taxa ou de royalties. 38

Joint Ventures Forma de sociedade em que a propriedade e o controle são compartilhados entre os sócios. 39

Investimento Direto A empresa estrangeira compra parte ou o controle total de uma empresa local ou constrói suas próprias instalações. 40