Fundamentos da Administração Administração

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O QUE FAZEM OS EXECUTIVOS
Advertisements

O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Sistema de Informação Gerencial
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Administração Estratégica
Evolução da Administração
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
ad – direção para, tendência para;
POR QUE PLANEJAR!.
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
MA_04_Departamentalização_3a_Parte
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Unidade I: Fundamentos do Comportamento Organizacional Profa: Tereza Cristina Batista.
Teorias do Comportamento e Pesquisas de Mercado
Gerenciamento e Liderança nas atuais Organizações
DEPARTAMENTALIZAÇÃO.
O Que é Administrar É o atingimento das metas organizacionais de modo eficiente e eficaz por meio do planejamento, organização, liderança e controle.
1.Introdução à Administração
Curso Técnico em Serviços Públicos
BENCHMARKING.
Estruturas organizacionais: conceitos e elementos mais comuns
TGA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
O que é Gestão: Gestão significa gerenciamento, administração, onde existe uma instituição, uma empresa, uma entidade social de pessoas, a ser gerida.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
NATUREZA E DESAFIOS ATUAIS DA ADMINISTRAÇÃO
Princípios da Administração Fonte: Introdução à Administração de Antonio Cesar Amaru Maximiano Volume 03 Versão /07/2009.
Fonte: Boyett, Joseph H. “O Guia dos Gurus”, RJ: Campos - 4 edição Gestão de RH na Era do Conhecimento Anderson Cleyton – Outubro/2006.
Gestão por Competências
Administração de Recursos Humanos II
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
COACHING EDUCATION.
DISCIPLINA Gestão de Pessoas e Liderança Curso: MKT Turma: 2º Período Prof. (a): Paloma Almeida
Empreendedorismo.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
A Gestão Estratégica pelo BSC, com enfoque em:
Capítulo 1 A administração hoje.
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
CRIAÇÃO DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
Curso: Engenharia Civil – 5º ano
Agenda Habilidades Gerenciais Tipos Interesses
A FUNÇÃO GERENCIAL NO MUNDO CONTEMPORÂNEO
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
Teoria da Administração
SEJAM BEM-VINDOS!! Slide de abertura – opção 2 Rubens Berredo.
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
Gestão de Recursos Humanos. Gestão de Recursos Humanos são sistemas formais para a gestão de pessoas dentro de uma organização.
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Controladoria.
Práticas de Gestão e Resultados Processos Gerenciais.
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/14 Aula 5 Planejar – Fixar a Direção SCHERMERHORN, John R. Administração : conceitos fundamentais.
Processo Administrativo Prof. Alexandro Bernhardt UCS 2007.
Gestão do Desempenho Organizacional Fundamentos Administrativos
ESTRATÉGIA DE EMPRESAS NEC BRASIL fev/2005 Prof. Ms. Delmário
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS E ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL.
Transcrição da apresentação:

Fundamentos da Administração Administração

1. Administração em um panorama competitivo

Quatro elementos-chave tornam o panorama de negócios atual diferente daquele do passado: globalização, mudanças tecnológicas, a importância do conhecimento e das idéias e a colaboração além das “fronteiras” organizacionais.

1.1 Globalização

As empresas hoje são globais: têm escritórios e fábricas espalhados em países do mundo todo.

Empresas como GE e Nestlé “não têm pátria” Empresas como GE e Nestlé “não têm pátria”. Elas conduzem suas operações no mundo inteiro, ultrapassando as fronteiras nacionais.

A globalização afeta não somente as empresas transnacionais A globalização afeta não somente as empresas transnacionais. Ela também afeta as pequenas empresas que exportam seus produtos. Muitas empresas nacionais montam seus produtos em outros países. E as empresas sofrem pressão para aprimorar seus produtos diante da concorrência imposta por fabricantes estrangeiros.

1.2 Mudanças tecnológicas

Os desafios cada vez maiores na área tecnológica se originam da alta velocidade com que comunicação, transporte, informação e outras tecnologias mudam.

1.3 Gestão do conhecimento

As empresas e os gerentes enfrentam uma necessidade crescente de idéias boas e novas. Gary Hamel: “Passamos de uma economia de mãos para uma economia de cérebros”.

A gestão do conhecimento consiste no conjunto de práticas que visam à descoberta e ao aproveitamento dos recursos intelectuais de uma organização.

1.4 Colaboração sem “fronteiras”

Um dos processos mais importantes da gestão do conhecimento é assegurar que as pessoas de diferentes setores da organização colaborem efetivamente entre si.

2. Administração para Vantagem Competitiva

Para sobreviver e vencer, é preciso garantir uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes e obter um lucro. Ganha-se vantagem competitiva sendo melhor que os concorrentes em termos de produzir coisas valiosas para os clientes.

2.1 Inovação

Inovação é a introdução de novos produtos e serviços Inovação é a introdução de novos produtos e serviços. Sua empresa precisa se adaptar às mudanças nas demandas dos clientes e aos novos concorrentes.

A inovação é o meio mais poderoso de prosperar A inovação é o meio mais poderoso de prosperar. A inovação advém de pessoas, deve ser um objetivo estratégico e deve ser administrada apropriadamente.

2.2 Qualidade

Qualidade é a excelência de seu produto (bens ou serviços).

A importância da qualidade e os padrões de uma qualidade aceitável foram drasticamente elevados nos últimos vinte anos. Os clientes hoje exigem produtos e serviços de alta qualidade e muitas vezes não aceitam nada inferior.

2.3 Velocidade

Velocidade é a execução, resposta e entrega de resultados rápidas e pontuais.

2.4 Competitividade em custos

Competitividade em custos é manter os custos baixos para obter lucros e conseguir oferecer preços atraentes aos clientes.

2.5 Cumprindo as quatro funções: Inovação, Qualidade, Velocidade e Competitividade em Custos

Você não pode cumprir apenas uma ou duas das quatro vantagens competitivas para obter sucesso em sua empresa. Se você quer que a sua empresa seja competitiva, todas as quatro funções – inovação, qualidade, velocidade e competitividade em custos – precisam ser religiosamente cumpridas.

3. As Funções da Administração

A administração é o processo de trabalhar com pessoas e recursos a fim de cumprir metas organizacionais.

3.1 Planejamento: produzindo valor estratégico

Planejamento é a função da administração referente à tomada sistemática de decisões sobre metas e atividades que um indivíduo, um grupo, uma unidade de trabalho ou uma organização como um todo vão seguir.

3.2 Organização: construindo uma organização dinâmica

Organização é a função da administração que significa conjugar e coordenar recursos humanos, financeiros, físicos, informacionais, entre outros, necessários para alcançar objetivos.

3.3 Liderança: mobilizando pessoas

Liderança é a função da administração que envolve os esforços do gerente para estimular o alto desempenho dos funcionários.

3.4 Controle: aprendendo e mudando

Controle é a função da administração relacionada ao monitoramento do desempenho e à realização das mudanças necessárias.

3.5 Cumprindo as quatro funções: Planejamento, Organização, Liderança e Controle

Os bons gerentes não negligenciam nenhuma das quatro funções Os bons gerentes não negligenciam nenhuma das quatro funções. Conhecendo-as você pode periodicamente se perguntar se está dedicando a devida atenção a todas.

4. Níveis e Habilidades da Administração

Os níveis organizacionais são superior, médio e linha de frente Os níveis organizacionais são superior, médio e linha de frente. As habilidades da administração são técnica, conceituais e de decisão e interpessoais e de comunicação.

4.1 Gerentes de nível superior (ou de alto escalão)

Gerentes de nível superior (alto escalão) são os executivos seniores responsáveis pela administração geral e eficácia da organização.

4.2 Gerentes de nível médio

Gerentes de nível médio são os gerentes localizados nas camadas intermediárias da hierarquia organizacional, reportando-se aos executivos de níveis superiores.

4.3 Gerentes de linha de frente

Gerentes da linha de frentes são os gerentes em posições inferiores na hierarquia que supervisionam as atividades operacionais da organização.

4.4 Líderes com amplas responsabilidades

Todo gerente hoje – seja ele estratégico, tático ou operacional – deve ser um profissional completo: possuir conhecimento de todas as funções do negócio, ser responsável por resultados e se concentrar em atender os clientes dentro e fora da empresa.

O gerente – um líder – precisa saber pensar estratégicamente, transformar estratégias em objetivos específicos, coordenar recursos e integrar suas tarefas com pessoas de níveis hierárquicos inferiores.

4.5 Habilidades gerenciais

São três as habilidades gerenciais: técnica, conceituais e de decisão e interpessoais e de comunicação.

Habilidade gerencial técnica – é a capacidade de realizar uma tarefa especializada que envolva determinado método ou processo.

Habilidades gerenciais conceituais e de decisão – são as habilidades que fazem parte da capacidade de identificar e solucionar problemas para beneficiar a empresa e seus integrantes.

Habilidades gerenciais interpessoais e de comunicação – são também chamadas de habilidades pessoais. É a capacidade de liderar, motivar e se comunicar de maneira eficaz com outras pessoas.

5. Você e sua Carreira

Inteligência Emocional (IE) – as habilidades de compreender a si mesmo (inclusive pontos fortes e limitações), administrar a si mesmo (lidar com emoções, tomar boas decisões, buscar e aproveitar feedbacks, exercitar o autocontrole) e lidar com outros com eficácia (escutar, demonstrar empatia, motivar, liderar...).

5.1 Seja especialista e generalista

Procure se tornar um especialista – seja um expert em alguma coisa Procure se tornar um especialista – seja um expert em alguma coisa. Isso o munirá de habilidades específicas que o ajudarão a oferecer um valor concreto e identificável à sua empresa e a seus clientes.

Mas, com o passar do tempo e o com o acúmulo de experiência, aprenda a ser um generalista, conhecendo o suficiente sobre diversas disciplinas de negócios para que possa pensar estratégicamente e trabalhar com diferentes perspectivas.

5.2 Tenha autonomia (autoconfiança)

Seja totalmente responsável por si mesmo, por suas ações e sua carreira.

Não espere que seu chefe ou sua empresa tomem conta de você.

Pense em você mesmo como uma empresa, com você como presidente e único funcionário.

Agregue valor, pense e aja como um empreendedor.

Descubra novas formas de melhorar seu desempenho geral.

Assuma a responsabilidade pelas mudanças; seja inovador.

Não faça simplesmente o seu trabalho e espere a iniciativa de outros; busque oportunidades de contribuir de novas formas, desenvolver novos produtos e processos e gerar mudanças construtivas que fortaleçam a empresa e beneficiem clientes e colegas.

5.3 Esteja conectado

Tenha diversos e bons contatos interpessoais e relações profissionais e faça parte de uma equipe com fortes habilidades interpessoais.

5.4 Gerencie ativamente seu relacionamento com a sua organização

Quais contribuições você pode fazer?

5.5 Sobreviva e vença

Seja o responsável por suas ações e resultados.