Uma abordagem de Melhoria de Processo de Software Geovane Nogueira Lima Orientador: Alexandre Vasconcelos Recife, 27 Março de 2007.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BENCHMARKING.
Advertisements

Implantação e Melhoria de Processos DE SOFTWARE
Processo Lacen de Desenvolvimento de Software
Experiência da SWQuality com a Implantação e Organização de Grupos de Empresas utilizando os Modelos MPS.BR e CMMI Ana Cristina Rouiller, DSc Ana Liddy.
O trabalho da Qualiti concentra-se em transformar projetos de software em casos de sucesso. Especializada em processos, arquiteturas e ferramentas de apoio.
Gerenciamento da Integração
Guia para Implantação de Testes em Pequenas e Médias Empresas de Software
MPS.BR Dextra Dextra Edite Martins.
Instituto de Pesquisas Eldorado
SEPG Conference ´97.
Antonio Carlos Tonini Maio / 2004
Control Objectives for Information and related Technology
Treinamento Sistema de Gestão Integrada
Tópicos Avançados em Sistemas de Informação
Gestão de Projetos.
Qualidade de Produto de Software
NORMA BS 8800 E OHSAS Prof Marco Antônio Vezzani
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Trabalho de Qualidade de Software
Implantação e Melhoria de Processos de SOFTWARE
Modelos de Maturidade de Processos de Software
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Melhoria de Processo do Software Brasileiro
Aluno: Cristiano Levi Arnold Orientador: Alexandre Luís Franco 2009
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
Avaliação da Qualidade e Melhoria da Auditoria Interna
MPS-Br.
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
Melhoria do processo de software brasileiro
Qualidade de Processo de Software CMM e CMMI Aldo Rocha.
CONCEITOS BÁSICOS DE QUALIDADE DE SOFTWARE.
A Certificação ISO 9001 : 2000 como Efetiva Ferramenta para a Competitividade © Todos os direitos reservados - ATSG S/C Ltda de 22 Rogério Campos.
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
Apresentação da Disciplina
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
Integração.
Gerência de Projetos de Software (PMBOK)
Melhoria de Processo do Software Brasileiro
Antonio Nascimento Roteiro Introdução Objetivos Áreas de Conhecimento Certificações Conclusões Referências.
AVALIAÇÃO DE PROCESSOS DE SOFTWARE
Profª Eliane Costa Santana
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL - SGA DISCIPLINA: GESTÃO AMBIENTAL PROFª Drª Cláudia Rech – junho O QUE É ? ABNT NBR ISO 14001:2004 “Parte do sistema.
Escritório de Projetos de Tecnologia de Informação
Recife, 17 de janeiro de Melhoria de Processo do Software Brasileiro Cynthia Belleza Tópicos Avançados em Engenharia de Software 3 Participação Especial:
Prof. Fábio Botelho Metodologia de Desenvolvimento de Software - MDS Padrões de Processo de Software: CMMI.
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
QUALIDADE DE SOFTWARE Prof. Carlos Augusto da Costa Carvalho.
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
ISO/IEC Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira
Implantando MPS em Grupos de Empresas Heron Vieira Aguiar “ VI Encontro CIn sobre Qualidade, Processos e Gestão de Software ” Recife, 29 de março de 2007.
Uma Análise no ciclo de vida de Gestão de Projetos com foco em Melhoria de Processos Híbridos para o desenvolvimento de software Hugo Vieira Lucena de.
Renata Teles Moreira Orientador: Alexandre Vasconcelos
Conteúdo programático
Utilizando práticas do PMBOK para implantar o Scrum
PSDS com CMMI Nível 2 Dimitri de Almeida Malheiros Barbosa 27/03/2006.
Planejamento para Implantação de Processos ITIL para Gestão de Serviços de TI Aluno: Jeime Nunes de Andrade Orientador: Hermano.
Implantando MPS em Grupos de Empresas Heron Vieira Aguiar “ VI Encontro CIn sobre Qualidade, Processos e Gestão de Software ” Recife, 29 de março de 2007.
Prof. Paulo Barreto  O gerenciamento da informação, segundo Davenport (1997), é um conjunto estruturado de atividades que espelha.
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
1 Agosto 2013 Processo e Método de Avaliação MPS Treinamento da Equipe para a Avaliação Inicial Treinamento da Equipe para a Avaliação Inicial –2015.
PROJETO SPICE ISO Integrantes: Erickson Balzaneli
1. Qualidade, Processos e Gestão de Software Uma proposta de uso do TMM para melhoria da capacidade nas áreas de Verificação e Validação do CMMI 13/12/2008.
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
CIn/UFPE – TAES3 – Requisitos para uma Ferramenta de Avaliação de Processos  1.
Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 Qualidade do Ponto de Vista de Gestão, aplicado na Homologação.
A Governança de TI e o uso dos Modelos de Referência
A eficiência organizacional com base no gerenciamento de projetos: estudo de caso da AIESEC no Brasil Rafael Oliveira Carvalho Neto Orientador: Prof. Me.
GUGP - GRUPO DE USUÁRIOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS OS DESAFIOS DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE IMPLANTAÇÃO DE ERP.
Solução sistêmica para apoiar os processos de fiscalização da Arsesp Agosto/2015 IX Congresso Brasileiro de Regulação.
CMMI Capability Maturity Model Integration
Transcrição da apresentação:

Uma abordagem de Melhoria de Processo de Software Geovane Nogueira Lima Orientador: Alexandre Vasconcelos Recife, 27 Março de 2007

Universidade Federal de Pernambuco2/25 Agenda Introdução  Objetivo  Contextualização Abordagens para melhoria de processo A metodologia adotada Empresas observadas Análise dos programas de melhoria Conclusão

Universidade Federal de Pernambuco3/25 Introdução Objetivo do trabalho:  Apresentar uma abordagem para Melhoria de Processo de Software, baseada na experiência de implementação CMMI e MPS.BR em empresas nacionais de pequeno e médio porte;  Analisar o desempenho dos programas de melhoria;  Compartilhar estas experiências com a comunidade e empresas interessadas na Melhoria de Processo de Software em geral.

Universidade Federal de Pernambuco4/25 Introdução Contextualização  A SWQuality Fábrica de Software; Ensino a Distância; Consultoria em Melhoria de Processo de Software:  CMMI, MPS.BR, ISO/IEC 15504, ISO/IEC  Instituição Implementadora (II) e Instituição Avaliadora (IA) MPS.BR;  O estudo de caso: implantação de CMMI NL2 em duas empresas de médio porte.

Universidade Federal de Pernambuco5/25 Abordagem para Melhoria PDCA - Plan-Do-Check-Act; IDEAL - Initiating, Diagnosing, Establishing, Acting, Learning; Ciclo de melhoria 15504; PRO2P-CYCLE - Abordagem para Melhoria de Processo. “Uma abordagem para melhoria ou engenharia de processo de software é uma orientação para um conjunto de ações para a melhoria de processo em uma organização intensiva em software.”

Universidade Federal de Pernambuco6/25 Abordagem para Melhoria

Universidade Federal de Pernambuco7/25 Abordagem para Melhoria Característica da PRO2PI-CYCLE  Melhoria alinhada com o contexto e objetivos estratégicos da organização;  Orientado a resultados e experiências de outras organizações;  Detalhamento dirigido à utilização em micro, pequenas ou médias organizações com baixa capacidade de processo.

Universidade Federal de Pernambuco8/25 A metodologia adotada Baseada no IDEAL, Ciclo de Melhoria da ISO/IEC 15504, TQC e PRO2PI-CYCLE; Prevê a criação do SEPG (Software Engineering Process Group)  Com formação aproximada de: 1 a 2 profissionais com dedicação integral. 2 profissionais com dedicação parcial; Definição de Processo  Prevê já no início dos trabalhos a definição, documentação, formalização e padronização de processos; Apresenta 7 Fases.

Universidade Federal de Pernambuco9/25 A metodologia: as fases F1: Aplicação de questionário F2: Apresentação do projeto e Nivelamento F3: Formação do SEPG, Diagnóstico e Planejamento F5: Abordagem dos Processos do CMMI F6: Maturação dos Processos F7: Encerramento F4: Gestão do Processo Atual

Universidade Federal de Pernambuco10/25 A metodologia adotada Infra-estrutura  SEPG  WorkTeam  Comitê Orientador  SQA  Consultores Técnico

Universidade Federal de Pernambuco11/25 Estrutura organizacional do projeto de MPS Indicador de Aderência Indicador de Aderência EQUIPE DO PROJETO MPS (Workteams) EQUIPE DO PROJETO MPS (Workteams) Definições PROJETOS ÁREAS FUNCIONAIS Apoio, Treinamento, Divulgação EQUIPE DA QUALIDADE (SQA) Auditorias foco CMMI SEPG (Grupo de Processos) COMITÊ ORIENTADOR (PATROCINADOR) Material de Comunicação Material de Comunicação Descrições de processo; procedimentos Material de Treinamento Material de Treinamento

Universidade Federal de Pernambuco12/25 Estudo de Caso: Empresas observadas Empresa A  Atua no desenvolvimento e manutenção de software, com produtos de software na área de gestão empresarial  Mais de 20 anos no mercado  Mais de 150 pessoas no desenvolvimento Empresa B  Atua no desenvolvimento de sistemas de software sob encomenda para terceiros  Mais de 18 anos no mercado  Mais de 150 colaboradores no setor de desenvolvimento

Universidade Federal de Pernambuco13/25 Programas de Melhoria Características do programa  Empresa A A princípio, o objetivo com o programa de melhoria era a melhoria dos seus processos de desenvolvimento de software e o aumento da produtividade, sem necessariamente almejar um “certificado”.  Empresa B Desde o início do programa, a certificação já era almejada. Contudo, era sempre visto como uma conseqüência das melhorias de processo.

Universidade Federal de Pernambuco14/25 Programa de Melhoria: Cronograma Preliminar

Universidade Federal de Pernambuco15/25 Diagnose Empresa A

Universidade Federal de Pernambuco16/25 Diagnose Empresa B

Universidade Federal de Pernambuco17/25 Marcos definidos para os programas Empresa A Empresa B

Universidade Federal de Pernambuco18/25 Análise Observações Gerais  A utilização de um consultor local (integrante do SEPG da empresa) é um fator impulsionador do programa de melhoria, principalmente nos momentos iniciais.  A participação da alta direção da empresa é um fator determinante para o sucesso dos trabalhos.  O coordenador do SEPG por parte da empresa deve ter autoridade junto à organização. Deve atuar como intermediador entre os objetivos de negócio da empresa e a equipe dos projetos.  O fornecimento de processos pré-definidos para que a empresa construa o seu próprio processo tem facilitado e agilizado o programa.  Treinamento sobre demanda é um fator crítico no projeto de melhoria; evita que dúvidas e problemas técnicos se propaguem.

Universidade Federal de Pernambuco19/25 Análise Análise frente aos problemas típicos em programas de melhoria; Problemas típicos:  Falta de pessoal qualificado,  Baixo envolvimento das equipes,  Resistência a mudanças,  Escassez de recursos,  Falta de comprometimento,  Apoio da alta gerência da organização.

Universidade Federal de Pernambuco20/25 Análise Avanço de Cronograma  Planejamento das atividades e do prazo para atingir o nível de maturidade esperado é definido após a diagnose no plano do programa de melhoria;  Em uma das empresas, alguns atrasos foram registrados nos marcos iniciais do programa, especialmente na Fase 4:Gestão do Processo Atual.

Universidade Federal de Pernambuco21/25 Análise Recursos Humanos do SEPG  A troca de pessoas ligadas ao SEPG (ou mesmo desligamento dos trabalhos que estão sendo realizados) causam um impacto significativo no programa de melhoria.  No início do programa teve-se dificuldade para gerenciar a participação dos recursos compartilhados no Grupo. Apoio da Alta Direção  O apoio da alta direção foi mantido ao longo de todo o programa.  A alta direção esteve comprometida todo o tempo com o programa, tendo uma forte interação com a consultoria e mantendo o comprometimento com os planos inicialmente traçados.

Universidade Federal de Pernambuco22/25 Conclusões Ainda não foi possível uma análise de causas mais aprofundadas dos problemas. O material analisado ainda possui dados primitivos e a análise não pôde ser muito objetiva (baseada em números). Mas, foi possível observar alguns aspectos que anteriormente estavam relacionados apenas à experiência individual de cada consultor.

Universidade Federal de Pernambuco23/25 Conclusões Este trabalho é o primeiro passo para a melhoria da própria metodologia. Estudos estão sendo direcionados em monitorar a execução desta metodologia de forma mais objetiva, baseada em critérios quantitativos. A metodologia é muito semelhante ao PRO2PI-CYCLE. Pode ser vista como uma aplicação do PRO2PI-CYCLE.

Universidade Federal de Pernambuco24/25 Referências [CMMI] Software Engineering Institute, Capability Maturity Model ® Integration (CMMISM), Version 1.1, CMMI for Systems Engineering and Software Engineering (CMMI-SE/SW, V1.1), 729 pages, March [McFeeley 1996] Bob McFeeley, IDEAL - A User's Guide for Software process Improvement, Handbook CMU/SEI-96-HB-001, 236 pages, [IDEAL] Bob McFeeley, IDEAL - A User's Guide for Software process Improvement, Handbook CMU/SEI-96-HB-001, 236 pages, [ISO15504] The International Organization for Standardization and the International Electrotechnical Commission, ISO/IEC Information Technology - Process Assessment, International Standard (IS) with five parts [ISO/IEC , ISO/IEC , ISO/IEC , ISO/IEC , ISO/IEC ], [MR-MPS] Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – SOFTEX. MPS.BR - Guia Geral, v Disponível em [Santana 2007] Santana, A. F. L. Problemas em Iniciativas de Melhoria de Processos de Software sob a Ótica de uma Teoria de Intervenção, Dissertação de Mestrado UFPE, 2007, Recife, PE. [Salviano, 2006] Salviano, Clênio Figueiredo. Uma proposta orientada a perfis de capacidade de processo para evolução da melhoria de processo de software /. Tese de doutorado UNICAMP, marco 2006, Campinas, SP.

Universidade Federal de Pernambuco25/25 Dúvidas...