Senai MLBacha
processos Taylorismo Fordismo Toyotismo Volvismo
Fordismo Na realidade, Ford é mais do que um grande capitão de indústria O Fordismo é um sistema de produção em massa e de consumo em massa, que teve (e ainda) tem grande impacto na maneira como trabalhamos, vivemos e pensamos. Até aos anos 60 reinaram na indústria automobilistica norte-americana os métodos baseados no taylorismo-fordismo A partir de 1970, dá-se início a um processo de reestruturação tanto espacial como organizacional.
Taylorismo o trabalho em cadeia, baseado na lógica do taylorismo (especialização, parcelarização, individualização do posto de trabalho, imposição de um tempo-padrão, separação das tarefas de concepção, planejamento, execução, avaliação e controle)
Toyotismo O toyotismo é um modo de organização da produção capitalista que se desenvolveu a partir da globalização do capitalismo na década de 1980. Surgiu no Japão após a II Guerra Mundial, mas só a partir da crise capitalista da década de 1970 é que foi caracterizado modelo japonês, adquirindo projeção global.
Volvismo Volvo ao longo dos anos afirmou-se como uma empresa particularmente atenta à qualidade, à segurança e à durabilidade dos veículos. No princípio da década de 1990 era a maior empresa industrial escandinava. A indústria automóvel era então um ramo de atividade importante tanto para a economia como para o emprego na Suécia, representando cerca de 20% do pessoal das indústrias de montagem.
Visão geral da Administração da Produção e Operações: Conceitos e Funções do sistema de produção, Processos em manufatura e serviços
Função produção Representa a reunião de recursos destinados à produção de bens e serviços Equivale a produção, operações, sistema de produção
Recursos transformados Materiais Informação Consumidores
Recursos de transformação Instalações funcionários
Processo de transformação inputs outputs Recursos de entrada Materiais Informação consumidores Processo de transformação Saídas de produtos e serviços 4 4 4
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Processos e operações Insumos Trabalhadores Gerentes Equipamentos Instalações Materiais Serviços Terrenos Energia
Processos e operações Insumos Processos e operações Trabalhadores Gerentes Equipamentos Instalações Materiais Serviços Terrenos Energia Processos e operações 5 1 2 3 4
Clientes internos e externos Processos e operações Clientes internos e externos Insumos Trabalhadores Gerentes Equipamentos Instalações Materiais Serviços Terrenos Energia Processos e operações 5 1 2 3 4
Clientes internos e externos Processos e operações Clientes internos e externos Insumos Trabalhadores Gerentes Equipamentos Instalações Materiais Serviços Terrenos Energia Processos e operações 5 1 2 3 4 Resultados Serviços Bens Figura 1.1
Clientes internos e externos Informação sobre o desempenho Processos e operações Clientes internos e externos Insumos Trabalhadores Gerentes Equipamentos Instalações Materiais Serviços Terrenos Energia Processos e operações 5 1 2 3 4 Resultados Serviços Bens Informação sobre o desempenho
Inputs para o processo de transformação Recursos transformados Recursos de transformação
Outputs Tangibilidade Estocabilidade Transportabilidade Simultaneidade Contato com o consumidor Qualidade
Outputs Tangibilidade Estocabilidade Trasnportabilidade Simultaneidade Contato com o consumidor Qualidade
Administração de operações como uma função
Administração de operações como uma função Funções • Contabilidade • Distribuição • Engenharia • Operações • Finanças • Recursos humanos • Marketing Fabricação Construção Transporte Saúde Atacado Varejo Bancos Governo • ----------------- Tipos de organização
Administração de operações como uma função Áreas especializadas Métodos quantitativos Comportamento organizacional Administração geral Sistemas de informação Economia Negócios internacionais Ética empresarial e legislação Fabricação Construção Transporte Saúde Atacado Varejo Bancos Governo • ----------------- Tipos de organização
A maioria das operações produz serviços produtos