Segundas-feira: 20 h 30 min às 22 h 20 min

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Um grande general, especialista na Arte da Guerra disse:
Advertisements

TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO IMPLEMENTANDO A GESTÃO DA QUALIDADE
Inovação e Criatividade
Administração Estratégica
PLANEJAMENTO Planejamento é a determinação da direção a ser seguida para se alcançar um resultado desejado. Planejamento é a determinação consciente de.
Apresentação da compilação dos resultados das pesquisas.
Por que Planejar ? Ambiente Competitivo Onde estamos ? O que somos ?
Planejamento Estratégico Escola de Negócios
Referencial Rumo à Excelência
Unidade de Capacitação Empresarial
LOGÍSTICA Grupo 97..
Tipos de Melhoria Contínua
Gestão de Ergonomia e Qualidade de Vida
Manutenção Produtiva Total - TPM -
1. Fundamentos da manutenção aplicados à Engenharia de Produção
Gestão da Qualidade – Motivação
PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL
PLANEJAMENTO.
PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DE TREINAMENTO
Segurança e auditoria de sistemas
4 - Planejamento e Organização da manutenção
GESTÃO ESTRÁTÉGICA Trabalho apresentado a Disciplina de Análise Organizacional da FACIMOD do Paraná, como requisito parcial à obtenção de créditos.   Professora:
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Gerenciamento de Processos - PNQ
O PDCA COMO MÉTODO DE MELHORIAS NO ÂMBITO EMPRESARIAL
5. Abordagem como um sistema de gestão
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADOS
Formação Profissional IV
Instrutor: Objetivos:.
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
O PROCESSO ESTRATÉGICO
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Planejamento Estratégico
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
Fundamentos de Gestão N. Tadachi Takashina.
Profª Claudia Pedro Corrêa
BENCHMARKING.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Curso: Engenharia Civil – 5º ano
Projeto para Implantação de Manutenção Preventiva
Ferramentas de Gestão Ciclo PDCA,BSC, Benchmark e SWOT
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
Pré-projeto Disciplina: Metodologia da Pesquisa Tecnológica
GERENCIAMENTO DA ROTINA DO TRABALHO DO DIA A DIA
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
Programa Soluções Tecnológicas
Gestão da Produção e Logística
II SEMINÁRIO AMAZONENSE DE MANUTENÇÃO
PENSAMENTO SISTÊMICO GRUPO 8 Mateus Marchi Marcio Requel Rodrigo Bitencourt Marcelo Silveira.
Controle da Qualidade Total
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Programa de Modernização e Qualidade do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Coordenação: Serviço de Capacitação Funcional e Qualidade Consultoria de.
Logística Guilherme Zirke Junior Operação e Distribuição Física.
FASES DE IMPLANTAÇÃO DO MODELO CELULAR
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
O Balanced Scorecard no Processo de Planejamento Estratégico Tópicos Avançados em Engenharia de Software III Rafael Marques Mestrado -
Caps. 1 a 4 Vander Alves. Conteúdo 1. Sobrevivência e produtividade 2. Controle da qualidade total 3. Conceito de controle de processo 4. Método de controle.
Portfólio de Serviços TI
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
Prof. Dr. Marcílio Nunes Freire Prof. Dr. Marcílio Nunes Freire Agosto de 2009 Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas Curso de Engenharia Mecânica.
QUALIDADE NA MANUTENÇÃO
Distribuidor Autorizado & Service Center Autorizado.
Prof. Dr. Marcílio Nunes Freire Prof. Dr. Marcílio Nunes Freire 23 de setembro de 2009 Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas Curso de Engenharia.
Práticas de Gestão e Resultados Processos Gerenciais.
T RABALHO DE C ONTABILIDADE Gestão de Compras. G RUPO : Camila Gleides Max Nadia Polyana Thais.
Transcrição da apresentação:

Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Gestão da Manutenção e Confiabilidade – 1200777 Segundas-feira: 20 h 30 min às 22 h 20 min Quartas-feira: 18 h 40 min às 20 h 29 min Ementa: Evolução, conceitos e definições sobre manutenção; Gestão estratégica de manutenção; Tipos de manutenção; Planejamento, organização e análise da manutenção; Práticas básicas da manutenção moderna; Sistema de gestão da manutenção e qualidade total; manutenção produtiva total; segurança na manutenção industrial; ferramentas de gestão da manutenção; Conceito e natureza das falhas; tratamento e gestão das falhas; Conceitos e parâmetros relacionados à confiabilidade; Confiabilidade nos sistemas produtivos; Medidas e modelos de confiabilidade; Conceituação de mantenabilidade e disponibilidade; Influência da manutenção

sobre a confiabilidade; manutenção centrada na confiabilidade; Métodos e ferramentas para aumento da confiabilidade; e, Aplicação e simulação laboratorial em gestão da manutenção e confiabilidade.

Estratégia De acordo com Maximiano (2006, p. 329), estratégia é “a seleção dos meios para realizar objetivos“. Hamel e Prahalad (1995) definem a estratégia como o processo de construção do futuro, aproveitando competências fundamentais da empresa. Bateman e Snell (1996) definem o termo como o padrão de alocação dos recursos para realizar os objetivos da organização. Fonte: http://www.administracaoegestao.com.br/planejamento-estrategico/conceito-de-estrategia/ em 17/06/2009.

Tendo claros os conceitos de estratégia e administração estratégica, resta ainda definir a primeira parte do termo planejamento estratégico, para que assim se possa definir o conceito final. O planejamento é o processo derivado da função da administração de planejar, que significa “especificar os objetivos a serem atingidos e decidir antecipadamente as ações apropriadas que devem ser executadas para atingir esses objetivos“. Fonte: http://www.administracaoegestao.com.br/planejamento-estrategico/conceito-de-planejamento/ em 17/06/2009.

Ciência dos Materiais versus Engenharia dos Materiais • Ciência → relação entre estrutura e propriedades; • Engenharia → em função desta relação, “projeta” a estrutura para atender determinadas propriedades; • Estrutura → relaciona-se com o arranjo de componentes internos do material, em nível atômico (átomos e moléculas), em nível microscópico (grupo de átomos) e em nível macroscópico; • Propriedade → resposta do material a solicitação externa ou de serviço, independentemente da geometria e tamanho. Propriedades mecânicas, elétricas, magnéticas etc. [Notas de aula da disciplina Materiais de Engenharia do Departamento de Ciências dos Materiais e Metalurgia da PUC – Rio]

Processamento, Estrutura, Propriedade e Desempenho • Estrutura = f {processamento} • Propriedades = f {estrutura} • Desempenho = f {propriedades} [Notas de aula da disciplina Materiais de Engenharia do Departamento de Ciências dos Materiais e Metalurgia da PUC – Rio]

Gestão Estratégica da Manutenção Pensar e agir estrategicamente implica em integração da atividade de manutenção de maneira eficaz ao processo produtivo, efetivamente, para que a empresa caminhe rumo à Excelência Empresarial. Com esse pensamento, insere-se no novo cenário da economia globalizada e altamente competitiva, onde as mudanças se sucedem em alta velocidade.

Então, sendo a MANUTENÇÃO uma das ATIVIDADES FUNDAMENTAL DO PROCESSO PRODUTIVO, diante do exposto anteriormente, a MANUTENÇÃO DEVE SER UM AGENTE PROATIVO (Produtivo => Manutenção Produtiva: aplica inúmeras técnicas e ferramentas de análise para alcançar níveis de desempenho superior das máquinas e equipamentos).

Neste cenário não mais existem espaços para improvisos e arranjos: COMPETÊNCIA, CRIATIVIDADE, FLEXIBILIDADE, VELOCIDADE, CULTURA DE MUDANÇA e TRABALHO EM EQUIPE são características básicas das empresas e das organizações que têm a COMPETITIVIDADE como razão de ser de sua SOBREVIVÊNCIA. Para as pessoas estas características são essenciais para garantir a empregabilidade de cada um. A condução moderna dos negócios requer uma mudança profunda de MENTALIDADE e POSTURAS. A GERÊNCIA MODERNA deve estar SUSTENTADA por uma VISÃO DE FUTURO e REGIDA POR PROCESSOS DE GESTÃO onde a satisfação plena de seus CLIENTES seja resultante da QUALIDADE INTRÍNSECA dos seus PRODUTOS e SERVIÇOS e a QUALIDADE TOTAL dos seus PROCESSOS PRODUTIVOS seja o BALIZADOR FUNDAMENTAL.

Na visão atual, a Manutenção existe para que não haja manutenção; estamos nos referindo a manutenção corretiva não planejada => Paradoxo? Não! Apenas a primeira vista. Visão mais aprofundada: o trabalho da manutenção está sendo enobrecido onde, cada vez mais, O PESSOAL DA ÁREA PRECISA ESTAR QUALIFICADO E EQUIPADO PARA EVITAR FALHAS E NÃO PARA CORRIGI-LAS. Aliadas a isto, cada vez mais têm amadurecido as relações de parceria entre as empresas e suas contratadas na área de manutenção => NOVA ESTRATÉGIA: contratos de parceria baseados em DISPONIBILIDADE e CONFIABILIDADE. Dessa forma, a contratada aumenta a sua lucratividade à medida que melhora a DISPONIBILIDADE e a CONFIABILIDADE das instalações da empresa onde está atuando.

Na visão atual, a Manutenção existe para que não haja manutenção; estamos nos referindo a manutenção corretiva não planejada => Paradoxo? Não! Apenas a primeira vista. Visão mais aprofundada: o trabalho da manutenção está sendo enobrecido onde, cada vez mais, O PESSOAL DA ÁREA PRECISA ESTAR QUALIFICADO E EQUIPADO PARA EVITAR FALHAS E NÃO PARA CORRIGI-LAS. Aliadas a isto, cada vez mais têm amadurecido as relações de parceria entre as empresas e suas contratadas na área de manutenção => NOVA ESTRATÉGIA: contratos de parceria baseados em DISPONIBILIDADE e CONFIABILIDADE. Dessa forma, a contratada aumenta a sua lucratividade à medida que melhora a DISPONIBILIDADE e a CONFIABILIDADE das instalações da empresa onde está atuando. Premissa e valor primeiro da DISPONIBILIDADE e da CONFIABILIDADE: busca da excelência nas QUESTÕES DE SMS => SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE e SAÚDE.

Não mais se pagam SERVIÇOS mas SOLUÇÕES => Reflexo direto nos resultados empresariais, tais como: aumento da disponibilidade, do faturamento e do lucro, da segurança pessoal e das instalações, da demanda de serviços, da otimização de custos, preservação ambiental etc. Assim não se deve tratar de mudança de cultura, que é um processo muito lento e não condizente com as necessidades atuais, mas deve partir para uma GESTÃO que implemente uma CULTURA DE MUDANÇAS => O INCONFORMISMO COM A PERPETUAÇÃO DE PARADIGMAS E PRÁTICAS SEJA UMA CONSTANTE!

A MANUTENÇÃO, para ser ESTRATÉGICA, precisa estar voltada para os RESULTADOS EMPRESARIAIS da organização. É preciso, SOBRETUDO, deixar de ser apenas eficiente para se tornar EFICAZ; ou seja, não basta, apenas, reparar o equipamento ou instalação tão rápido quanto possível MAS É PRECISO, principalmente, MANTER A FUNÇÃO DO EQUIPAMENTO DISPONÍVEL PARA A OPERAÇÃO REDUZINDO A PROBABILIDADE DE UMA PARADA DE PRODUÇÃO OU O NÃO FORNECIMENTO DE UM SERVIÇO.

Para que a FUNÇÃO MANUTENÇÃO tenha uma AÇÃO ESTRATÉGICA é necessário que se tenha um PROCESSO DE GESTÃO ESTRATÉGICO que contemple, pelo menos, as seguintes etapas: i) Planejamento estratégico: - Política e diretrizes; - Situação atual => Diagnóstico; - Situação futura => Metas estratégicas baseadas em “benchmarks” (uma medida, uma referência, um nível de performance, reconhecido como padrão de excelência para um processo de negócio específico); - Caminhos estratégicos ou Melhores práticas; - Indicadores (medem se o resultado do plano de ação está compatível com a meta proposta e com o prazo estabelecido); e, - Plano de ação. ii) Implementação do plano de ação; iii) Evolução de indicadores e auditorias; iv) Ações corretivas e sistema de consequências (estabelece o bônus pelo atingimento / superação das metas e ônus pelo não atingimento dessas metas). Estar se tratando do PDCA: Plan (Planejar), Do (Fazer), Check (Verificar) e Action (Corrigir).

R E S P I R E M O S : 1. Os gerentes são os maiores responsáveis pelos resultados empresariais! 2. Quem não mede não gerencia! (Pensemos num paralelo com a Mecânica Quântica) 3. Pode-se afirmar, com certeza, que não existe GESTÃO ESTRATÉGICA se não existir um SISTEMA DE CONSEQUÊNCIAS!

PARADIGMA MODERNO: A manutenção deve ser organizada de tal maneira que o equipamento ou o sistema pare de produzir somente de forma planejada. Caso contrário => FRACASSO DA ATIVIDADE DE MANUTENÇÃO! NÃO É MAIS ACEITÁVEL QUE O EQUIPAMENTO OU SISTEMA PARE DE MANEIRA NÃO PREVISTA! Paradigma do passado: “O homem de manutenção sente-se bem quando executa um bom reparo”. Paradigma moderno: “O homem de manutenção sente-se bem quando ele consegue evitar todas as falhas não previstas”.

See you tomorow!