Capítulo 4 – Inovação e Evolução Industrial Mariana Mayumi Oyakawa Otávio Sanchez Rodriguez
Relacionamentos Dinâmicos Produto Processo Organização Mercado Concorrência
Inovação do Produto Fase Inicial Fase Final Ampla liberdade de escolha. Agitação de inovações radicais. Critério desempenho mal definido. Fase Final Surge o projeto dominante. Critério desempenho bem articulado. Desenvolvimento de preferências e lealdades. Maior padronização.
Inovação do Processo As inovações do processo são inversamente relacionadas com as inovações do produto. Processo Produto
Mudanças Organizacionais Fase Inicial Controles informais. Grandes inovações. Estrutura Orgânica. Fase Final Ênfase na estrutura, nas metas e nas regras. Estrutura hierárquica e rígida. Aperfeiçoamentos contínuos. Estrutura Mecanística.
Mudanças Organizacionais Estrutura Orgânica Ambiente incertos. Poder das pessoas está relacionado com o papel empreendedor. Alta capacidade inovadora. Estrutura Mecanística Poder das pessoas está relacionado com aptidões gerenciais. Controle e coordenção são elementos chaves. Focado na ampliação das operações de produção. Baixa capacidade inovadora.
Características do Mercado Fase Inicial Ações de cada empresa são instáveis. Feedback do mercado rápido. Desempenho, características do mercado e funcionalidade do produto são mais valorizados do que o preço. Fase Final Ações de cada empresa com pouca variação. Feedback do mercado é lento. Desempenho, características do mercado, funcionalidade e preço possuem mesma importância. Produto assemelham-se às commodities.
Ambiente Competitivo Decréscimo na taxa de inovação do produto Aumento da inovação do processo Mudanças no ambiente competitivo
Ambiente Competitivo Na fase final, o ambiente competitivo possui as seguintes características: Estabilidade da concorrência entre empresas rivais; Surgimento de produtores eficientes; Presença de poucas empresas – 4 ou 5 é o número típico; Aumento das barreiras de entrada; Surgimento de fornecedores cativos; Direção para a verticalização da empresa.
Resumo do Modelo Resumo do Modelo Característica Fase Inicial Fase Final Produto Grande variedade, para um projeto dominante Produtos padronizados, para inovações inecrementais Processo Mão-de-obra qualificada e equipamentos de uso genérico Mão-de obra não-qualificada e equipamentos especializados Organização Orgânica Mecanística Mercado Fragmentodo, instável, feedback rápido e vários produtos Produtos não-diferenciados Concorrência Muitas empresas pequenas Oligopólio
Fases do Modelo da Dinâmica da Inovação Fluida Fase Transitória Fase Específica Fase Fluida Fase transitória Fase específica
Fase Fluida Grande volume de mudanças simultaneamente; Resultado altamente incerto: Produto, processo, liderança competitiva, estrutura da empresa e gerenciamento da empresa; Não há mercado definido para o produto; Projetos especiais feitos sob encomenda para os usuários; Mão de obra generalista (Baixo custo de flexibilização); Empresa com caráter empreendedor (reflete a personalidade deste).
Fase Transitória Aceitação no mercado da inovação (produto); Surgimento de um projeto dominante (ex. Maquina de escrever); Fabricação de produtos mais específicos; Enfoque na produção em maior escala; Custo de mudanças no produto e no processo aumentam: Inclusão de materiais e maquinas especificas; criação de ilhas de automação; controles administrativos mais rigidos.
Fase Específica Produção em Grande escala; Produto específico – alto nível de eficiência da produção: Qualidade e custo torna-se a base da concorrência; Poucas diferenças e muitas semelhanças entre produtos; Alto custo de mudanças nos produtos e processos; A inovação é trocada pelo controle.
Fase Específica Fase Fluida Fase Transitória Fase Específica Inovação Freqüentes e importantes Grandes mudanças nos Processos Incremental p/ produto Cumulativa p/ proc e qual Fontes de inovação Pioneiros; usuários Fabricantes; usuários Frequentemente; Fornecedores Produtos Muitos projetos; individualizado No mínimo um projeto com volume Produtos padrão e não diferenciado P&D Foco não específico Mais rígido; só o que é importante Ênfase processo; Incrementais produtos Fábrica Pequeno porte Genérica Grande escala Custo da mudança do processo Baixo Moderado Alto Concorrência Poucos; participação no mercado instável Muitos; mas diminuindo Poucos; Oligopólio Clássico Controle organizacional Informal e empreendedor Projeto e grupos tarefa Estrutura, regras e metas 15
Colapso da Fase Específica Fase específica como uma fase final na industria; Possível solução: Mercado automobilístico nos EUA: Alta padronização – grandes lotes e poucos modelos disponíveis. Modelo Japonês: “Customização” em massa – pequenos lotes e baixo custo unitário e alta qualidade.
Segunda Onda de Inovação Mudanças continuas (ondas de inovação) Repetição do padrão de inovação do produto e do processo: Tanto na primeira como na segunda onda; Menor número de empresas entrando na segunda onda. Número Total de empresas no mercado Padrão no Nível da Indústria Fluida Transitória Específica Padrão no Nível da Indústria Fluida Transitória Específica Primeira onda Segunda onda Padrão no Nível da Indústria Fases Fases