Database Systems: Design, Implementation, and Management Eighth Edition Capítulo 4 Projeto Banco de Dados.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento de Sistemas
Advertisements

Objetivos do Capítulo Utilizar o processo de desenvolvimento de sistemas delineado neste capítulo e o modelo de componentes de SI, do Capítulo 1, como.
Especificação de Software
1 Database Systems, 8 th Edition Sistemas de Banco de Dados: Projeto, Implementação e gestão Oitava Edição Capítulo 2 Modelo de Dados.
FUNÇÃO CONTROLE É a função que compara as ações planejadas com os resultados obtidos. A partir dessa análise é possível dar início a eventuais correções.
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
Projeto GRP Minas Novo Data Center do Governo Encontro E-Gov Minas 17 Junho 2011.
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Aula 10 - Processo Datawarehousing.
Administração de Recursos Humanos Recrutamento. 2 Conceito: conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados.
Introdução POO Thiago Medeiros Sistemas de Informação Definição: Sistemas de Informação é uma combinação de pessoas, dados, processos, redes de.
Práticas de Manutenção II Curso Técnico de Eletromecânica Prof. Paulo A Baltazar Ramos, IFB Planejamento da Manutenção.
Aula 01 Conhecendo o Computador Prof. Filipe Mutz.
Modelagem de Dados Aula 1.
1/11. 2 Auditorias Especializadas 1/13 O QUE são as Auditorias Especializadas? São atividades de auditoria focadas na avaliação dos controles internos.
© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 1 Capítulo 8 Identificação de segmentos de mercado e seleção de mercados-alvo.
Estrutura Organizacional
Modelo Integrado de Gestão de Pessoas Ney Pereira Villa.
INDICADORES SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO DE PESSOAS E POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS Departamento de Desenvolvimento Pessoal e Capacitação Funcional 05/08/2010.
A Cadeia de Valor da PGFN IV Encontro de Gestão da Advocacia-Geral da União 10 e
Gerência de Projetos. Benefícios Obtidos com GP Benchmark de problemas mais comuns em projetos.
QFD: Desdobramento da Função Qualidade
A Experiência mais recente do BNB PROCESSOS DE NEGÓCIOS Mapeamento e Automatização Dezembro/2011.
Suportes (Tecnologia da Informação) Integrantes: Fernando de Oliveira João.
Introdução à Administração
Gestão de Infraestrutura de TI
Gestão da Segurança da Informação e Série ISO/IEC 27000
Avaliação e Revisão do Mapa Estratégico do MPE Produtos Gerados Brasília, 13 de Abril de 2009.
Método dos Elos – adequação de layout de processos
Conteúdo da última aula 1 Ref. Bibliográfica - PMBOK Cap 2 e 3.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc
SISTEMAS OPERACIONAIS MEMÓRIA VIRTUAL. INTRODUÇÃO Memória Virtual é um técnica sofisticada e poderosa de gerenciamento de memória, onde a MP e a MS são.
CONCEITOS NA ANÁLISE DE SISTEMAS ANÁLISE É O ESTUDO DE UM PROBLEMA QUE ANTECEDE À EXECUÇÃO DE UMA AÇÃO. ANÁLISE DE SISTEMAS NO DOMÍNIO ESPECÍFICO DO DESENVOLVIMENTO.
PROFª DRª GECIANE PORTO CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS ORGANIZAÇÃO, GERÊNCIA E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO NEGÓCIO.
Software e Engenharia de Software. O que é software? Programas de computador Entidade abstrata. Ferramentas (mecanismos) pelas quais: –exploramos os recursos.
Administração de Vendas Treinamento de Vendas José Afonso da Silva.
Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas
Sistemas de Informação Capítulo 3 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento JADIEL MESTRE.
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
1 ISO (ALGUNS ASPECTOS RELEVANTES) Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL – 2007 UFRJ / Instituto Brasil PNUMA Prof. Ricardo L.P. de Barros SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA Definições Certificação.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Atividade Sistemática Trabalho em Equipe Identificar Problemas Potenciais, suas Causas e seus Efeitos. O FMEA tem a função de identificar os problemas.
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL ISO e EMAS Nível I – SensibilizaçãoSensibilização.
Detalhamento da Norma de Sistema de Gestão Ambiental: NBR ISO 14001:2004 Prefácio Introdução 1 Objetivo e campo de aplicação 2 Referências normativas 3.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
B.I. Business Inteligence PROFESSOR MARCELO CAMPINHOS.
Pesquisa-Ação - (PA) Prof. Gilberto de Andrade Martins Agosto/2008.
1. 2 Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação COTIC Planejamento 2014 (COTIC)
Orçamento Empresarial Aula 04. Relação com outras áreas Periodicidade Plano de projetos Aquisição de uma máquina, construção de fábrica contrato de fornecimento.
Índice A empresa Parceiros Metodologia Benefícios Práticas Internas para Melhoria Contínua Dados Cadastrais Nossa Localização BETEL COMERCIAL E LOGÍSTICA.
Diagramas de Sequência e Comunicação
Sistema de Gestão da Capacitação por Competências Arlete de Paula / Renata Benevenuto / Márcia Iglesias.
Mídias Sociais Aula 04 Mecanismo de Busca Operadores Prof. Dalton Martins Gestão da Informação Universidade Federal de Goiás.
CONCEITUANDO PROCESSO “ Processo é um grupo de atividades realizadas numa seqüência lógica com o objetivo de produzir um bem ou um serviço que tem valor.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Ana Virginia R. Veríssimo Processo Administrativo Planejamento.
Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas I Aula 04: Engenharia de Software Profa. MSc. Daniela Gibertoni.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
PARTE 1 O PROCESSO ESTRATÉGICO: ANÁLISE Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha.
Avaliação de Políticas Públicas e Programas Governamentais: a Experiência do TCE-PR Alexandre Faila Coelho Diretoria de Auditorias - DAUD.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Banco de Dados. Banco de Dados: espaço reservado da memória para armazenar os dados/informações de maneira organizada. Alguns tipos de Banco de Dados:
Fatores de Avaliação Know-how : É a soma total de quaisquer habilidades, conhecimentos e experiências requeridas por um cargo, de maneira a propiciar um.
Padronização e Melhoria
Acadêmicas: Tamyres D.C.A. de Lima; Thaliane A. de Freitas; Vanessa Brunnquell.
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 1. Engenharia de Sistemas Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Introdução Gerência de Redes PROFESSOR – RENATO WILLIAM, MSC – IFCE – CAMPUS CEDRO BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – S3.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Capítulo 5 S&OP - Planejamento de vendas e operações (Sales and operations planning)
Transcrição da apresentação:

Database Systems: Design, Implementation, and Management Eighth Edition Capítulo 4 Projeto Banco de Dados

Database Systems, 8 th Edition 2 Objetivos Neste módulo iremos aprender: –Que os projetos de banco de dados devem atender os sistema de informação do qual faz parte –Que os sistemas de informação de sucesso são desenvolvidos por meio de um modelo denominado Systems Development Life Cycle (SDLC)

Database Systems, 8 th Edition 3 Objetivos (continuação) Neste módulo iremos aprender : (continuação) –Dentro dos sistemas de Informação, os projetso de banco de dados com mais chances de sucesso são aqueles que são avaliados e revisados usando o modelo Database Life Cycle (DBLC) –Como conduzir uma avaliação e revisão dentro dos modelos SDLC e DBLC. –Estratégias para o projeto de Banco de Dados: top-down vs. bottom-up e centralizado vs. descentralizado

Database Systems, 8 th Edition 4 Sistema de Informação Permite a coleta de dados, armazenamento e recuperação Composto de: –Pessoas, hardware, software –Banco de Dados, programas aplicativos e procedimentos Análise de Sistemas –Processo que analisa as necessidades do sistema de informação Desenvolvimento de Sistemas –Processo de criação de um sistema de informação

Database Systems, 8 th Edition 5 Sistema de Informação(continuação) Aplicações –Transformar dados em informação que será base para o processo de tomada de decisão –Normalmente produz: Relatórios formais Gráficos –Composto de duas partes: Dados Codigos em que os dados são transformados em informação.

Database Systems, 8 th Edition 6

7 Sistema de Informação(continuação) Desempenho depende de 3 fatores: –Projeto do Banco de Dados e implementação –Projeto da aplicação e implementação –Procedimentos administrativos Desenvolvimento de Banco de Dados –Processo do projeto de banco de dados e implementação –Fases de implementação inclui: Criar estrutura de armazenamento no banco de dados. Carregar os dados no banco de dados Gestão dos dados

Database Systems, 8 th Edition 8 O Systems Development Life Cycle (SDLC) Acompanha o ciclo de vida dos sistemas de informação Desenvolvimento do projeto e aplicação do Banco de Dados mapeados e avaliados. Divide em 5 fases: –Planejamento –Análise –Projeto detalhado do sistema –Implementação –Manutenção Processo Iterativo e não sequencial

Database Systems, 8 th Edition 9

10 Planejamento Visão geral da empresa e de seus objetivos Coleta de dados dos requistos –O sistema atual deve continuar? –Ou ser modificado? –Ou substituido? Estudo e avaliação de alternativas –Requisitos técnicos de software e hardware –Custo do sistemas –Custo operacional

Database Systems, 8 th Edition 11 Analise Problemas definidos durante a fase de planejamento é examinado em detalhe durante análise. Auditoria Estudos dos atuais hardware e software Meta: –Melhor entendimento de: Àreas funcionais do sistema Problemas atuais e potenciais Oportunidades

Database Systems, 8 th Edition 12 Projeto do Sistema detalhado Projetista completa o projeto dos processos dos sistemas. Inclui todas espcificações técnicas necessárias. Etapas para conversão do sistame antigo para o novo Princípios e metodologias para treinamento são planejados –Submetidas para aprovação do gestor.

Database Systems, 8 th Edition 13 Implementação Hardware, Software do SGBD e programas aplicativos são instalados –Projeto do banco de dados implementado Ciclo de codificação, teste e depuração continua até que banco de dados está pronto para entrega. Banco de daods criado e sistema customizado –Criação de tabelas e visões –Autorizações de usuários

Database Systems, 8 th Edition 14 Manutenção Três tipos de atividades de manutenção: –Corretiva –Adaptativa –Preditiva Computer-aided systems engineering (CASE) –Produzir melhores sistemas com quantia razoável de tempo e custo –Aplicações produzidas por CASE são estruturadas, documentadas e padronizadas

Database Systems, 8 th Edition 15 O Database Life Cycle (DBLC) Seis fases: –Estudo inicial do Banco de Dados –Projeto do Banco de Dados –Implementação e carregamento dos dados –Testando e avaliando –Operação –Manutenção e evolução

Database Systems, 8 th Edition 16

Database Systems, 8 th Edition 17 Estudo inicial do Banco de Dados Propósito Geral: –Analisar a situação da empresa –Definir problemas e restrições –Definir objetivos –Definir abrangência e limites Processo Interativo e iterativo é requerido para completar a primeira fase do DBLC com sucesso

Database Systems, 8 th Edition 18

Database Systems, 8 th Edition 19 Estudo inicial do Banco de Dados(continuação) Analisar a situação da empresa –Condições gerais que a empresa opera, sua estrutura organizacional e sua missão. –Descobrir os componentes operacionais da empresa, como funcionam e como interagem. Definir problemas e restrições –Fontes de informações formais e informais –Achando respostas precisas é importante –Definição precisa do problema nem sempre deriva uma solução.

Database Systems, 8 th Edition 20 Os objetivos do Sistema de Banco de Dados devem atender as necessidades dos usuários. –Qual é o objetivo proposto para o sistema? –O sistema terá interface com outro sistemas da empresa? –O sistema compartilhará dados com outros sistemas ou usuários? Abrangência do sistema Limites: limites externos do sistema Estudo inicial do Banco de Dados(continuação)

Database Systems, 8 th Edition 21 Projeto do Banco de Dados Importante concentra nos dados Características necessárias para construir o modelo do banco de dados. Duas visões dos dados dentro do sistema: –Visão do negócio Dados como fonte de informação –Visão do projetista Estrutura de dados, acesso e atividades necessárias para transformar dados em informações.

Database Systems, 8 th Edition 22

Database Systems, 8 th Edition 23

Database Systems, 8 th Edition 24 I. Projeto Conceitual Modelagem de dados cria uma estrutura abstrata do banco de dados. –Representa objetos do mundo real. Alinhado com o negócio e áreas funcionais. Garante que todos os dados necessários estão no modelo e que todos os dados do modelo são necessários. Requer 4 etapas

Database Systems, 8 th Edition 25 I. Projeto Conceitual (continuação) Análise de dados e requisitos –Discobriri características dos elementos dos dados Obter características de diferentes fontes –Levar em consideração regras do negócio Derivadas da descrição das operações Modelagem ER e normalização –Projetista impõe padrões na documentação o projeto. Uso de diagramas, símbolos, estilo de documentação e outras convenções.

Database Systems, 8 th Edition 26

Database Systems, 8 th Edition 27 I. Projeto Conceitual (continuação) Verificação do modelo de dados –Verificado contra processo de sistema proposto –Revisão do projeto original Re-avaliação das entidades Exame detalhado dos atributos que descrevem as entidades –Define os principais componentes do projeto como módulos Módulo: componente do sistema de informação que trata uma função específica.

Database Systems, 8 th Edition 28

Database Systems, 8 th Edition 29

Database Systems, 8 th Edition 30 I. Projeto Conceitual (continuação) Verificação do modelo de Dados (continuação) –Processo de verificação Selecione entidade central (mais importante) –Definida em termos de participação nos modelos de relacionamento Identificar módulo ou sub-sistema o qual a entidade central pertence e definir abrangência e limites. Colocar a entidade central no modelo

Database Systems, 8 th Edition 31 I. Projeto Conceitual (continuação) Projeto de um banco de dados distribuídos –Partes do banco de dados pode estar em locais separados fisicamente. –Acesso ao banco de dados podem ser de diferentes locais. –Projetistas deve desenvolver a distribuição dos dados e estratégias de alocação na rede.

Database Systems, 8 th Edition 32 II. Seleção do SGBD Informação crítica para o funcionamento normal do sistema Fatores que afetam a decisão de compra. –Custo –Características e ferramentas do SGBD –Modelo suportado –Portabilidade –Escalabilidade –Requisitos de hardware

Database Systems, 8 th Edition 33 III. Projeto Lógico Traduz o projeto conceitual em modelo interno. Requer que todos os objetos sejam mapeados em constructos específicos usados por software de banco de dados selecionado. –Definição de dominios do atributo, projeto de tabelas requeridas e formatos de acesso. –Tabelas devem corresponder a entidades no projeto conceitual. Traduz modelo conceitual independente do software para modelo dependente do software.

Database Systems, 8 th Edition 34

Database Systems, 8 th Edition 35 IV. Projeto Físico Processo de seleção armazenamento de dados ecaracterísticas de acesso aos dados referente ao banco de dados. Características de armazenamento é função de: –Tipo de dispositivos suportados pelo hardware –Tipo de métodos de acesso aos dados suportados pelo sistema –SGBD Mais complexo quando dados estão distribuídos

Database Systems, 8 th Edition 36 Implementação e carregamento Desempenho –Difícil avaliar Nem todos SGBD tem este tipo de ferramenta Não existe padrão de mensuração Segurança: –Segurança física e de senha –Trilhas de direitos de acesso e auditoria –Criptografia de dados e estações HD.

Database Systems, 8 th Edition 37 Implementação e carregamento (continuação) Backup e Recuperação –Backup completo –Backup diferencial –Backup do log de transação Integração –Por meio do uso adequado das regras de chaves primárias e secundárias. Padrões da empresa –Padrões podem ser parcialmente definidos

Database Systems, 8 th Edition 38 Testando e Avaliação Ocorre em paralelo com a programação de aplicativos Ferramentas de banco de dados são usadas na prototipagem das aplicações Se a implementação falhar em atender alguns critérios de avaliação de sistemas: –Ajuste de parametros do sistema e do SGBD –Modificar o projeto físico ou çógico –Upgrade software e/ou hardware

Database Systems, 8 th Edition 39 Operação Quando o banco de dados passa da fase de avaliação é considerado operacional. Ao iniciar a fase operacional, inicia-se o processo de evoluçaõ do sistema Problemas não previstos durante a fase de testes Soluções possíveis: –Distrubuir transações em mais de um computador para balancear carga, –Aumentar memória cache

Database Systems, 8 th Edition 40 Manutenção e Evolução Manutenção periódica rqeuerida: –Preventiva (backup) –Corretiva (recuperação) –Adaptativa –Liberação de permissões para usuários novos e antigos –Geração de estatística de acesso ao banco de dados. –Auditoria de segurança periódica –Resumo periódico do uso do sistema

Database Systems, 8 th Edition 41

Database Systems, 8 th Edition 42 Estratégias do Projeto de Banco de Dados ProjetoTop-down –Identifica conjunto de dados –Define elementos de dados para cada conjunto de dados. Definição de diferentes tipos de entidades Definição de cada atributo das entidades Projeto Bottom-up –Identificas elementos da dados (items) –Agrupa os mesmos em conjunto de dados

Database Systems, 8 th Edition 43

Database Systems, 8 th Edition 44 Centralizado vs. Descentralizado Projeto Centralizado –Quando os componentes de dados são compostos de um número pequenos de objetos e procedimentos. –Típicos em sistemas menores Projeto Descentralizado –Componentes de dados tem um grande número de entidades –Relações complexas onde operações complexas são realizadas. –Problemas em diversas localidades

Database Systems, 8 th Edition 45

Database Systems, 8 th Edition 46

Database Systems, 8 th Edition 47 Centralizado vs. Descentralizado (continuação) Todos os módulos estão integrados em um único modelo. Problemas de agregação a serem analisados: Sinônimos e homônimos Entidade e sub-tipos de entidades Conflito na definição de objetos

Database Systems, 8 th Edition 48

Database Systems, 8 th Edition 49 Sumário Sistema de Informação facilita a transformação dos dados em informação. –Gerencia dados de informação SDLC monitora o ciclo de vida de uma aplicação em um sistema de informação. DBLC descreve a história do banco de dados dentro do sistema de informação.

Database Systems, 8 th Edition 50 Sumário (continuação) Projeto do Banco de Dados e implementação é desenvolvido por meio de um conjunto de estágios bem definidos. Projeto conceitual varia com: –Top-down vs. bottom-up –Centralizado vs. descentralizado