Profª Maria de Fátima Di Gregorio apresenta

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Transcrição da apresentação:

Profª Maria de Fátima Di Gregorio apresenta O Papel da Avaliação Formativa: alternativa entre a concepção do desenvolvimento curricular e os processos de ensino- aprendizagem.

Mensagem inicial: "(...) conceber e nomear o ' fazer testes', o 'dar notas', por avaliação é uma atitude simplista e ingênua! Significa reduzir o processo avaliativo, de acompanhamento e ação com base na reflexão, a parcos instrumentos auxiliares desse processo, como se nomeássemos por bisturi um procedimento cirúrgico". (Hoffmann, 2000: 53).

Avaliação Formativa: A avaliação formativa não tem como objetivo classificar ou selecionar. Fundamenta-se nos processos de aprendizagem, em seus aspectos cognitivos, afetivos e relacionais. Preocupa-se com aprendizagens significativas e funcionais que se aplicam em diversos contextos e se atualizam o quanto for preciso para que se continue a aprender.

O papel da avaliação formativa alternativa na concepção e desenvolvimento curriculares 1. Considerações gerais 2. Desafios da educação escolar 3. Concepções de avaliação 4. Avaliação formativa alternativa 5. A Questão das práticas nas salas de aula 6. Considerações finais

Desafios da Educação Escolar Currículo Aprendizagens Desafios da Educação Escolar Avaliação Ensino Organização

Desafios da Avaliação Ao nível da organização e funcionamento das escolas Ao nível do desenvolvimento curricular e da avaliação Ao nível das aprendizagens

Desafios da Avaliação Ao nível do planejamento curricular 1. O currículo como meio para o desenvolvimento de projetos, de experiências e investigações. A relevância da comunicação, da integração e mobilização de conhecimentos. 3. O desenvolvimento de processos complexos de pensamento e múltiplos contextos. 4. O desenvolvimento dos ideais democráticos e da par_ ticipação crítica e ativa na vida na sociedade.

Desafios daAvaliação Ao nível do desenvolvimento curricular 5. O currículo como questão moral e ética. 6. A Integração Ensino-Aprendizagem-Avaliação. A avaliação formativa no cerne de um currículo orientado para regular e melhorar as aprendizagens. A articulação da avaliação formativa com a avalia- ção somativa interna e externa.

Desafios da avaliação escolar Ao nível das aprendizagens 1. Todos os alunos podem aprender. 2. Um currículo necessita estar centrado em aprendizagens. 3. A seleção das tarefas de aprendizagem são essenciais 4. Compreender é aprender.

Desafios da Avaliação Ao nível da relação aprendizagem e alunos 5. Atenção: Aos processos e produtos da aprendizagem. 6. Os alunos não aprendem todos da mesma forma. 7. Os alunos como participantes ativos nos processos de construção das suas aprendizagens. As aprendizagens, como construções, são determinadas socialmente, obedecendo ritmos próprios.

Ensino-Aprendizagem, Conteúdos e Processos De pensamento De comunicação De seleção De aprendizagem De resolução de problemas De decisão De trabalho de grupo

INTELIGÊNCIAS MULTIPLAS E as aprendizagens? COGNITIVA INTELIGÊNCIAS MULTIPLAS EMOCIONAL INTERPESSOAL LÓGICO-MATEMÁTICA ESPACIAL/VISUAL MUSICAL VERBAL/LINGUÍSTICA MORAL, ESPIRITUAL

Ensino mais interativo Quais os desafios? Ensino para as elites homogêneas Ensino uniforme Ensino transmissivo Ensino expositivo, centrado no Professor Ensino para as camadas altas, médias e populares= UNIVERSAL Ensino diferenciado Ensino mais interativo Ensino centrado no aluno

Como devemos agir? Conhecendo melhor o aluno: suas competências, seu estilo de aprendizagem, seus interesses, suas técnicas de trabalho, sua história. Constatando o que está sendo aprendido ou não. Adequando o processo de ensino aos alunos como grupo e àqueles que apresentam dificuldades. Julgando globalmente o processo de ensino-aprendizagem. Revisando o planejamento de ensino.

O que devemos assegurar? NOVAS APRENDIZAGENS, EMERGINDO A NECESSIDADE DE UMA AVALIAÇÃO CONSISTENTE COM OS DESAFIOS CONSTANTES PARA ALUNOS E PROFESSORES.

Concepções de Avaliação 1. A avaliação como medida quantitativa 2. A Avaliação como descrição qualitativa 3. A Avaliação como juízo de valor 4. A Avaliação como construção de conceitos

Não observar posturas e conhecimentos A avaliação como medida Classificar, selecionar, certificar. Não observar posturas e conhecimentos Não participar resultados aos pais e alunos Não contextualizar conteudos Olhar com neutralidade Proporcionar referência enganosa aos pais e à escola.

A avaliação como descrição Definição de metas a serem atingidas Verificação de erros Descrição de desempenho Avaliar não como medida Função reguladora de erros Futuros acertos

A avaliação como juízo de valor Decisões para possíveis regulações Resultados para novos processos Participação e interação de aprendizagens Referências para atuações Critérios para apreciação de méritos e valores

Limitações das três concepções de avaliação analisadas Referências situacionais para avaliação: Diagnóstica Formativa Somativa ou classificatória

Segundo Hoffmann (2000), avaliar nesse novo paradigma é dinamizar oportunidades de ação- reflexão, num acompanhamento permanente do professor e este deve propiciar ao aluno em seu processo de aprendência, reflexões acerca do mundo, formando seres críticos libertários e participativos na construção de verdades formuladas e reformuladas.

A Avaliação como construção Social Professores não usam poder ao avaliar Há integração no Ensino/Aprendizagem e Avaliação Predominância da Avaliação Formativa Relevância ao Feedback Avaliar para apoiar o desenvolvimentodos sujeitos Ênfase nos aspectos qualitativos Relevância dos contextos, na participação, na nego_ ciação e nos processos cognitivos /sociais.

Avaliação Formativa Relevância aos contextos, participação, negociação e construção dos processos cognitivos/ sociais. Influência cognitivista, social, cultural.. Conhecer a história de cada sujeito. Regular e melhorar as aprendizagens. Promover formas mais integradas de ensino.. Participação e transparências em atitudes.

Avaliação Formativa Avaliação Avaliação contextualizada reguladora Avaliação de cunho formador Avaliação Detalhada Avaliação mais educativa

Avaliação Somativa Avaliação horizontal, voltada para o desempenho AS AF AF AF AF AF AF Notas avaliativas do desempenho O professor está voltado para as notas e desempenhos formais

Avaliação Formativa Essa modalidade visa uma avaliação de DE MELHORIA DA QUALIDADE Essa modalidade visa uma avaliação de E NÃO BEHAVIORISTA

currículo, as tarefas e o do professor e o feedback Avaliação Formativa Quais são as visões? Visão que destaca processos cognitivos internos aos alunos Metacognição Auto regulação Auto controle Auto avaliação Visão que destaca o currículo, as tarefas e o Feedback que se tem. Que destaque o papel do professor e o feedback que eleva qualidade

Socioconstrutivistas cognição e da capacidade Avaliação Formativa Perspectivas Socioconstrutivistas Perspectivas Socioculturais Destacam o papel da cognição e da capacidade de conviver e regular aprendizagens Destacam o papel dos fatores culturais que estão em jogo

Reflexões sobre as formas avaliativas: 1. A Avaliação é uma questão técnica? 2. Qual a natureza de uma avaliação formativa? 3. Como articular a avaliação formativa com a somativa? 4. Como integrar a avaliação ao ensino/aprendizagem? 5. A avaliação é de natureza subjetiva ou objetiva? 6. Avaliamos bem?

Ensino-aprendizagem Feedback Integração Ensino-Aprendizagem-Avaliação

A questão da compreensãodos conteúdos Seleção de conteúdos Assunto 1 Domínio A Domínio B Domínio C Domínio D Ap1 Ap2 Ap3 Ap4 Tarefas estruturantes em cada domínio Ensino/aprendizagem/avaliação através de cada tarefa e sujeito

Engenharia triangular Estratégias e instrumentos utilizados Intervenções de colegas e professor Triangulação Espaços,Tempos, ritmos de cada um Processo ensino-aprendizagem acontecendo

Função da avaliação formativa? Papel e natureza do Feedback que se processa Estratégias de Avaliação Formativa e a retroalimentação Erros e acertos Tarefas reconstrutoras de atividades Relatórios Reações, críticas, comentários positivos