3ª CONFERÊNCIA FORGES Fórum do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco Recife 4, 5 e 6 Dezembro de.

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Transcrição da apresentação:

3ª CONFERÊNCIA FORGES Fórum do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco Recife 4, 5 e 6 Dezembro de 2013 EIXO TEMÁTICO: FORMAÇÃO E CARREIRA DOCENTE Programa de formação de futuros docentes na Faculdade de Medicina da Universidade Katyavala Bwila: estratégia, experiência e perspetivas Maria do Rosário Bragança Sambo, Neyma Bruce Diago, Georgina De La Noval Faculdade de Medicina da Universidade Katyavala Bwila – Benguela - Angola

Descrever a implementação da fase inicial da estratégia para a formação de docentes na FMUKB Enquadrar a discussão no âmbito mais geral da formação de professores para o Ensino Superior e mais específica da Educação Médica Referir os resultados obtidos até ao momento, as dificuldades, os desafios e as perspetivas OBJECTIVOS Maria do Rosário Sambo - FORGES Recife - Brasil

Breve Resenha da Evolução do Ensino Superior Público da Medicina em Angola  Até Universidade Agostinho Neto Faculdade de Medicina (Luanda)  Desde 2009 Divisão do país em sete regiões académicas – criação de mais seis universidades públicas Faculdades de Medicina Cabinda Benguela Huambo Malange Lubango CONTEXTUALIZAÇÃO Maria do Rosário Sambo - FORGES Recife - Brasil

Graduação de médicos Formação de docentes em Educação Médica Garantia para a sustentabilidade institucional da FMUKB VIABILIDADE INSTITUCIONAL DA FMUKB Maria do Rosário Sambo - FORGES Recife - Brasil

Programa de formação de estudantes como monitores, constituindo a base onde poderemos edificar uma estratégia de desenvolvimento institucional sustentado, articulando com outras iniciativas no domínio da pós-graduação académica. Estratégia de formação do corpo docente da FMUKB Período de 2011 a 2017 Maria do Rosário Sambo - FORGES Recife - Brasil

Estatuto da Carreira Docente Universitária da Universidade Agostinho Neto (1995) Monitor - “categoria auxiliar do corpo docente”, cabendo ao Monitor “…acompanhar, sob enquadramento de docentes, ações de formação, de investigação e de organização e gestão da Instituição”. ANTECEDENTE e SUPORTE Maria do Rosário Sambo - FORGES Recife - Brasil

JUSTIFICAÇÃO DA ESTRATÉGIA A Relevância da Formação de Docentes Universitários Tema atual, abordagem de forma crítica Restrição ao conhecimento aprofundado da disciplina a ser ensinada Necessidade da formação transcender o mero domínio específico de uma área profissional Aquisição de habilidades didático-pedagógicos e aptidão para o desenvolvimento da pesquisa científica Relevância da valorização da formação pela Instituição Crucial para o sucesso de um programa de formação pedagógica de docentes Maria do Rosário Sambo - FORGES Recife - Brasil

Na visão da FMUKB, este desafio não deve ser deixado ao livre arbítrio de cada profissional mas deve constituir uma preocupação da Instituição. Pretende-se assim enfrentar o desafio da “síndrome de um ensino para a sociedade de massa num mundo globalizado, com padrões definidos de excelência, em que a sociedade de informação ocupa lugar de destaque” (Ferenc and Mizukami 2005). Revelância da valorização da formação pela Instituição Maria do Rosário Sambo - FORGES Recife - Brasil

A Especificidade da Formação de Docentes para a Educação Médica Exercício da docência nas instituições de saúde (hospitais, centros e postos de saúde) Equilíbrio entre os aspetos sensíveis da gestão e da rentabilização dos serviços, por um lado e, por outro lado, o ensino, nem sempre compatíveis; Exercício da prática docente em tempo parcial Assistência médica e investigação Trabalho docente no seio das famílias e das comunidades Conciliação com os aspetos socioculturais JUSTIFICAÇÃO DA ESTRATÉGIA Maria do Rosário Sambo - FORGES Recife - Brasil

Vertentes para o desenvolvimento de competências na formação de docentes para a Educação Médica Pedagógicas a nível individual (prática pedagógica) Académicas (recolha, análise e tratamento de dados e na síntese e comunicação de resultados - metodologia de investigação científica) Liderança e de dinâmica de grupo (centradas na gestão de serviços e de recursos) Dinâmica institucional (interação entre departamentos e as estruturas organizativas e de gestão da instituição) Ética – interação de todas as vertentes JUSTIFICAÇÃO DA ESTRATÉGIA Maria do Rosário Sambo - FORGES Recife - Brasil

DESCRIÇÃO DA FASE INICIAL DA ESTRATÉGIA Programa Extracurricular de Atenção Tutelar a Estudantes de Medicina De Maio de 2011 a Outubro de 2013, desenvolveram-se dois cursos extracurriculares cuja lógica interna foi concebida para os estudantes desenvolverem habilidades de ensino e consolidarem conhecimentos, motivações e atitudes em relação ao carácter científico dos processos de formação de recursos humanos para a saúde Maria do Rosário Sambo - FORGES Recife - Brasil

Seleção de Monitores Resultado selecionados 32 Monitores Entrevista Individual Critérios Aproveitamento académico obtido nos três primeiros anos do curso de medicina Mínimo 14 Valores Valor mais alto 19,5 Valor mais baixo 15,8 Comportamento social e motivação para o trabalho educacional Maria do Rosário Sambo - FORGES Recife - Brasil

Metodologia de ensino O estudante como sujeito e objeto da sua aprendizagem Realização coletiva de tarefas docentes (grupos com um número máximo de cinco membros) e individualmente, para garantir a realização das habilidades fundamentais expressas nos objetivos programados DESCRIÇÃO DA FASE INICIAL DA ESTRATÉGIA Maria do Rosário Sambo - FORGES Recife - Brasil

Formação pedagógica básica Temas de pedagogia básica (42 horas letivas) Duração de sete semanas - duas horas por semana de orientação profissional e quatro horas de estudo independente. Orientação - apresentação dos conteúdos fundamentais, orientação da literatura básica e adicional e distribuição e desenvolvimento de tarefas individuais e coletivas. Formação pedagógica contínua Ministrada de forma semipresencial - quatro temas (ética, valores, trabalho metodológico e comunicação educativa), em 32 horas letivas, sendo o estudo independente realizado com o apoio de uma página web criada para o efeito. ESTRUTURA DO CURSO Maria do Rosário Sambo - FORGES Recife - Brasil

Na etapa de formação pedagógica contínua os estudantes passaram a ter tutores Observação de aulas ministradas por docentes, segundo um plano de aula estabelecido Condução de todo o processo de preparação de aulas a serem ministradas pelos estudantes Maria do Rosário Sambo - FORGES Recife - Brasil

No segundo curso o conteúdo da página web foi melhorado e incorporado na plataforma Moodle que também passou a ser utilizada na formação em Metodologia de Investigação Científica Formação em Metodologia de Investigação Científica - em 2013 Semi-presencial - recurso à plataforma Moodle 32 horas lectivas Quatro temas - generalidades em MIC, projeto de investigação, processo de investigação e ética de investigação Maria do Rosário Sambo - FORGES Recife - Brasil

Controlo e avaliação dos formandos Presença e participação individual em atividades educativas Execução das tarefas e entrega de relatórios individuais e em grupo Trabalho final do curso - desenvolvimento de uma aula de grupo, seguindo o modelo de tarefas realizadas em cada unidade temática. Maria do Rosário Sambo - FORGES Recife - Brasil

Formaram-se 32 monitores (17 no primeiro curso) Observadas 51 aulas e ministradas 64 aulas, sob tutoria (no mínimo cada monitor ministrou uma aula). Avaliação final dos formandos 47% classificação Excelente 53% classificação Bom RESULTADOS Maria do Rosário Sambo - FORGES Recife - Brasil

Da avaliação do curso efetuada pelos formandos A maioria (90,6%) teve um elevado grau de satisfação em relação a expectativas pessoais para com o curso 50% considerou que a duração do curso foi curta 96,8% classificou a avaliação sistemática e final do curso em 4/5 e em 5/5 pontosRESULTADOS Maria do Rosário Sambo - FORGES Recife - Brasil

Autoavaliação do trabalho dos cursos realizado pela coordenação Necessidade de aperfeiçoamento do trabalho do tutor, como paradigma de referência para a prática educativa do monitor Exigência de maior rigor e de espírito de responsabilidade dos monitores em relação às actividades que se propõem no plano de trabalho Maria do Rosário Sambo - FORGES Recife - Brasil

O uso da página web e da plataforma Moodle foi vantajoso não só porque os formandos usaram-na para fins didáticos, enquanto alunos, no seu processo de ensino, mas também apreenderam, de forma básica, a importância e o potencial pedagógico do uso das tecnologias de informação e de comunicação Maria do Rosário Sambo - FORGES Recife - Brasil

Reflexão sobre a formação em educação médica Abdicar da visão exclusivamente técnica do docente (ensinar só o que domina pela profissão) Importância da formação pedagógica, científica e ética DISCUSSÃO Maria do Rosário Sambo - FORGES Recife - Brasil

Contexto Carência de docentes para a Educação Médica Fatores intrínsecos ao indivíduo (desejo de formação pós-graduada profissionalizante – especialidade médica), Fatores extrínsecos ao indivíduo (concorrência da atividade assistencial clínica pública ou privada, exclusiva) Desejável coexistência de atividades de investigação e de ensino Apesar da escassez de docentes, este quadro não é tendencialmente propício a motivar os recém-licenciados ao exercício da docência. DISCUSSÃO Maria do Rosário Sambo - FORGES Recife - Brasil

DISCUSSÃO Em muitos cenários a atividade de investigação do docente sobrevaloriza-se ao ensino, o que motiva uma nova tensão que condiciona a progressão na carreira docente. (Pinto 2008) Maria do Rosário Sambo - FORGES Recife - Brasil

CONCLUSÕES A formação de monitores com o programa da FMUKB é um resultado da estratégia de captação e formação didática precoce de potenciais docentes universitários que servirá como base da sua formação académica pós-graduada. O início precoce de um programa de formação de docentes na Faculdade, permite acompanhar e moldar o estudante, como futuro profissional de educação médica, salvaguardando-se sempre todas as devidas reservas à não generalização. Maria do Rosário Sambo - FORGES Recife - Brasil

Turma 1: 17 Monitores 6 5º ANO 11 6º ANO Maria do Rosário Sambo - FORGES Recife - Brasil

Turma 2: 15 Monitores 2 3º ANO 13 4º ANO Maria do Rosário Sambo - FORGES Recife - Brasil

GABINETE DE EDUCAÇÃO MÉDICA ANO ACADÉMICO 2013 TERMO DE RESPONSABILIDADE PARA MONITORES Maria do Rosário Sambo - FORGES Recife - Brasil

MONITORES MINISTRANDO AULAS Maria do Rosário Sambo - FORGES Recife - Brasil

Monitores participam em projetos de investigação comunitária Maria do Rosário Sambo - FORGES Recife - Brasil

Resultados MONITORES INCORPORADOS A PROJETOS DE INVESTIGAÇÃO Turma I 14 (44%) Turma II 6 (19%) Total 20 (63%) Maria do Rosário Sambo - FORGES Recife - Brasil

Resultados TRABALHOS DE INVESTIGAÇÃO APRESENTADOS EM JORNADAS CIENTÍFICAS Turma I 21(66%) Turma II 4(13%) Total 78% Nº DE PRÉMIOS RECEBIDOS: 9 (28%) Maria do Rosário Sambo - FORGES Recife - Brasil

DESAFIOS - EXPECTATIVAS Aperfeiçoar o programa Criar metodologia que permita a integração de todos os componentes do processo docente, isto é, académicos, assistenciais e de investigação Utilizar de forma sistemática as ferramentas virtuais na preparação dos Monitores (Plataforma Moodle) Estruturar a fase de formação pós-graduada académica (Gabinete de Educação Médica) e conciliar com a especialização Garantir o suporte institucional, por parte da FMUKB, de modo a que não tenha sido um desperdício todo o esforço de formação dos estudantes como monitores. Maria do Rosário Sambo - FORGES Recife - Brasil