Como a inovação pode ser uma aliada na melhoria da educação pública? Elementos que devem ser considerados EDUCAÇÃO: SERÁ A TECNOLOGIA UM DIVISOR DE ÁGUAS?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
Advertisements

Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva
Padrões de competência em TIC para professores
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
OU ? ? ? ?. TIC Professor Conteúdos Alunos A tecnologia na educação deve se integrar ao currículo na forma de uma ferramenta multidisciplinar, constituindo-se.
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
A Avaliação no processo ensino-aprendizagem: problemas encontrados
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
Vinte anos de Política Institucionais para incorporar as tecnologias da Informação e Comunicação ao Sistema Escolar. Manuel Area.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 12
Por quê o computador na educação?
Informática na Educação
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
COLÉGIO PRESBITERIANO EDUARDO LANE
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Escolhendo o nosso Futuro
Currículo por Competências e Habilidades.
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
As Mudanças no Mundo e Seus Impactos.
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
História da educação Tendência Liberal renovada
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Novas Tecnologias a Serviço da Aprendizagem
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Gestão por Competências
Administração de Recursos Humanos II
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Tecnologias aplicadas ao Ensino I
RESOLUÇÃO COLABORATIVA DE PROBLEMAS
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
A Liderança com o uso do Coaching como Ferramenta Gerencial
O Perfil do Novo Líder Pr. Gilberto Ribeiro Ministerial - MMA.
Educação Especial Aula 7
Instituição de Ensino São Francisco
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS -
Perguntas de Modelação
Comunidade de Aprendizagem
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
Capítulo 1 A administração hoje.
IDEB ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
Gestão Escolar: desafios e construção do saber para o Século XXI
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
C É L U L A R RECURSOS HUMANOS Competências.
Seminário Internacional : Boas Práticas em Gestão Escolar GESTÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS E GESTÃO DA APRENDIZAGEM David Albury Consultant, Global Education.
Prof. Dênia Falcão de Bittencourt, Dra. Consultora educacional
Diretoria de Ensino da Região de Jacareí
CURRÍCULO - O que é Etimologicamente: Currículo vem do Latim curriculus, de currere e significa “o ato de correr, percurso”.
SEJAM BEM-VINDOS!! Slide de abertura – opção 2 Rubens Berredo.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Curso:Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Docente: Maysa Soares 2ºsemestre de 2012 Educação Corporativa.
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
PLANO DE AÇÃO Professores: Gilberto e Fernanda Ensino Médio Geografia.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
DEFININDO E REDEFININDO A COMUNIDADE “Conhecer alguém, aqui e ali, com quem se sente que há compreensão, apesar da distância e dos pensamentos expressos,
Transcrição da apresentação:

Como a inovação pode ser uma aliada na melhoria da educação pública? Elementos que devem ser considerados EDUCAÇÃO: SERÁ A TECNOLOGIA UM DIVISOR DE ÁGUAS? David Albury Design and Development Director, Global Education Leaders’ Program Director, Innovation Unit

Quais são os desafios que estamos tentando resolver, a nível global? Habilidades do Século 21 Resolução colaborativa de problemas Pensamento Crítico Síntese das informações: ensino de matemática, alfabetização Criatividade e comunicação Resiliência social e emocional ……. Habilidades do Século 21 Resolução colaborativa de problemas Pensamento Crítico Síntese das informações: ensino de matemática, alfabetização Criatividade e comunicação Resiliência social e emocional …….

Quais os desafios específicos do Brasil? Acesso insuficiente Profundas desigualdades Qualidade de Professores altamente variável Alunos descomprometidos Resultados gerais ruins (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) E os desafios globais: as habilidades do século 21

Será a tecnologia um divisor de águas?

Potencialmente

Inovações Híbridas + tecnologia

X Acesso Insuficiente resultados gerais ruins (PISA) Profundas desigualdades Alunos desinteressados Qualidade de professores altamente variável Habilidades do século 21 ? ? ? ?

Acelerar e sustentar os esforços de transformação entre os membros locais do gelp e os sistemas nacionais. Desenvolver a capacidade de transformação e eficácia pessoal entre os líderes do sistema educacional. Defender e refinar continuamente a visão de ensino e aprendizagem do século 21. Facilitar uma interativa e crescente comunidade global de líderes educacionais e agentes de mudança.

Integre Priorize projetos integrados com a vida real Co-crie libere o potencial latente dos alunos como co-planejadores e de apoio horizontal Conecte use a comunidade criando permeabilidade entre ambos os lados Personalize Foco nos interesses e envolvimento do aluno, apropriação do aprendizado Colabore Crie tempo para que os adultos reformularem o ensino e aprendizado Empodere Deixe que a tecnologia liberte a ambição e apoie a colaboração Seis princípios para planejar a educação 3.0 Evolução Revolução Princípios de Aprendizado GELP

Assim como a tecnologia, que outros elementos são necessários? TECNOLOGIA Desenvolver novos currículos Desenvolver novas pedagogias Desenvolver novos métodos de avaliação

Desenvolver as habilidades e papéis do professor Aplicar métodos de inovação disciplinados Formar e implementar uma estratégia de difusão TECNOLOGIA Desenvolver novos currículos Desenvolver novas pedagogias Desenvolver novos métodos de avaliação

Diagnosticar o progresso do sistema Liderar e gerenciar a mudança Criar condições para que o sistema aconteça Identificar novas métricas Mobilizar recursos Identificar as prioridades de inovação TECNOLOGIA Desenvolver novos currículos Desenvolver novas pedagogias Desenvolver novos métodos de avaliação Desenvolver as habilidades e papéis do professor Aplicar métodos de inovação disciplinados Formar e implementar uma estratégia de difusão

Construir um argumento convincente para a mudança Articular uma visão inspiradora e orientadora Mobilizar as partes interessadas TECNOLOGIA Desenvolver novos currículos Desenvolver novas pedagogias Desenvolver novos métodos de avaliação Desenvolver as habilidades e papéis do professor Aplicar métodos de inovação disciplinados Formar e implementar uma estratégia de difusão Diagnosticar o progresso do sistema Liderar e gerenciar a mudança Criar condições para que o sistema aconteça Identificar novas métricas Mobilizar recursos Identificar as prioridades de inovação

Será a tecnologia o divisor de águas?

Potencialmente, Mas somente se muitos outros elementos forem considerados e orquestrados

Muito obrigado