FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA Recife, 2013 Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Advertisements

PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Pedagogia da pesquisa-ação
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS ABRIL DE Integração ensino-serviço como prática pedagógica estruturante dos processos de formação profissional técnica.
POLITICAS DE EXTENSÃO: SUBSÍDIOS A EXPERIÊNCIA RECENTE DA FCM ROBERTO TEIXEIRA MENDES.
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
FORGES 2011 – LEITE & RAMOS Política de Avaliação da Docência Universitária: elementos para um debate em construção a partir de experiências.
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Educação no contexto do Trabalho
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS
  Mª da Conceição Carrilho de Aguiar - UFPE
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Pedagogia Universitária
FORGES 2011 RAMOS & CORDEIRO
Similitudes e dissonâncias no percurso de formação: a gestão pedagógica no exercício da docência no Ensino Superior.
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
III Simpósio Temático da Pró-Reitoria de Graduação A Docência na USP : Desafios e Inovações O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE CIÊNCIAS DOS ALIMENTOS.
1ª CONFERÊNCIA DO FORUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA Universidade de Lisboa e Universidade de Coimbra de.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NORTE – RS CAMPUS PALMEIRA DAS MISSÕES Profa. Dra. Marta Cocco da Costa Profa.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
RUMO A NOVAS CONQUISTAS GESTÃO
PROGRAMAS DE FORMAÇÃO INSTITUCIONALIZADOS COMO UM “LUGAR” DE VALORIZAÇÃO DA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA Programa de Formação Docente Universitária: experiência.
Introdução ao Serviço Social
ESTRATÉGIAS DE CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NA ILHA DO SUPERAGUI Priscilla Nascimento Amorim, Profº Dr. Roberto Martins de Souza
Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário.
PARFOR – UNEB Formação de Professores em Exercício
TEMA: A SEMANA PEDAGÓGICA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
A PESQUISA EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS Oscar Hipólito 09/11/2013.
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
TENSÕES AVALIATIVAS NA BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DA UNIVERSIDADE E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA Luciane Spanhol Bordignon Maria Estela Dal.
Recife
3ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco, BRASIL | 4,
A estrutura acadêmica do Campus da Universidade de Brasília em Planaltina-DF e seu potencial para a promoção do trabalho interdisciplinar.
3ª Conferência FORGES – UFPE/Recife – Dezembro/2013 Kaline SILVA & Kátia RAMOS 3ª Conferência FORGES Formação para a Docência na Educação Superior: um.
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
Socialização Profissional de Professores Ingressantes na Universidade: Formação, Identidade e Saberes Universidade Federal de Uberlândia/MG UFU/PROGRAD/DIREN.
Formação de Professores no Contexto Universitário Formação de Professores no Contexto Universitário Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo Unesp/Rio Claro.
Definição e priorização das ações de internacionalização a partir do modelo de referência Agosto de 2008 Tubarão/SC. Silvete Helena Heerdt Beatriz Peçanha.
Educação da Amazônia ao Sertão: identidades e pluralidades
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID.
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Transcrição da apresentação:

FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA Recife, 2013 Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Adriana Katia Corrêa – EERP/USP Maria Conceição B de Mello e Souza – EERP/USP Noeli Prestes P Rivas – FFCLRP/USP Marlene Fagundes C Gonçalves – EERP/USP Yassuko Iamamoto – FFCLRP/USP Alma Blásida C Elizaur B Catirse – FORP/USP Gláucia Maria da Silva – FFCLRP/USP Os Desafios da Formação Docente no Campo da Saúde no Contexto da Educação Superior 1

- Políticas e Ações – formação pedagógica de professores universitários (contexto nacional e internacional) – Relação com políticas de valorização do ensino de graduação - Professores envolvidos com a temática “formação de professores universitários” – Grupo de Apoio Pedagógico do Campus USP Ribeirão Preto e Programa Pró- Ensino na Saúde – CAPES. Introdução Introdução

A proposta deste estudo é apresentar reflexões sobre os desafios de construir ações dirigidas à formação pedagógica do docente universitário, especificamente no campo da saúde, no atual contexto da educação superior pública. Objetivo

Campo da saúde, desde década de 90 – movimento em prol de transformações no ensino de graduação – contribuir para consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) Outros modelos de atuação docente: participação em projeto coletivo de formação, mudanças metodológicas e nos processos de avaliação do ensino- aprendizagem, fortalecimento das articulações universidade-serviços de saúde (articulação teoria-prática e compromisso social) Docência no Ensino Superior em Saúde Docência no Ensino Superior em Saúde

Docência no Ensino Superior em Saúde Necessidade de intenso envolvimento com ensino de graduação e formação permanente docente - Profissionalização docente. Espera-se que os professores não sejam apenas bons cientistas ou bons administradores, mas essencialmente, bons formadores pois além de seus conhecimentos, devem ter condições de estimular o desenvolvimento e a maturidade dos seus estudantes, de fazê-los pessoas... mais completas sob o ponto de vista pessoal e social ( Zabalza, 2007, p.115)

A experiência Apresentação dos Grupos/Projetos de Formação em Articulação GAPRP: GAPRP: grupo interdisciplinar com foco na realização de ações de formação pedagógica do docente universitário e desenvolvimento de pesquisas sobre a docência universitária; Programa Pró-Ensino na Saúde: Programa Pró-Ensino na Saúde: Projeto de Pesquisa e de ensino que visa estimular desenvolvimento de projetos de pesquisa e apoiar o ensino na saúde, por meio dos recursos humanos e da infraestrutura de Instituições do Ensino Superior, tendo em vista a melhoria do ensino de pós-graduação e graduação em saúde – FOCO: Docência no Ensino Superior em Saúde/Enfermagem – Projeto “A formação de professores no contexto do SUS; políticas, ações e construção de conhecimento”.

GAPRP

Programa Pró-Ensino na Saúde - CAPES

A experiência Projetos de Formação pedagógica docente Articulação GAPRP e Pró-Ensino na Saúde - Curso Pedagogia Universitária e Seminários Pedagogia Universitária; - Oficinas Pedagógicas; - Disciplinas de Pós-Graduação; - Articulação com Programa Aperfeiçoamento no Ensino – PAE/USP - Encontros – Discussão projetos e temáticas; - Inserção alunos PG em disciplinas do campo do ensino na saúde – curso de licenciatura enfermagem; - Produção de pesquisas com foco na docência universitária.

A experiência Construção de espaços formativos compartilhados – docentes universitários, alunos de pós-graduação e em alguns momentos graduação. Espaços norteados pela discussão de aspectos políticos e teórico-metodológicos que incentivam a problematização, a compreensão/análise da docência universitária e a busca de novos modos de construção da prática docente.

Desafios Apesar das iniciativas bem avaliadas por docentes e alunos PG, muitos desafios estão presentes: - - Lidar com a ideia comum; “quem sabe fazer sabe ensinar” (Cunha, 2004); - - Maior valorização da formação específica em detrimento da formação pedagógica – relação com a compreensão da docência como ação complexa que se compõe de vários saberes (Cunha, 2010);

Desafios - Critérios de qualidade docente centrados na produção científica – articulação efetiva ensino/pesquisa/extensão; - Desvalorização da dimensão do ensino no espaço acadêmico, prestígio: pesquisa, publicação, participação em bancas examinadoras, conferências ministradas e financiamentos obtidos das agências de fomento para subsidiar pesquisas (Cunha, 2007); - Intensificação do Trabalho, burocratização das atividades docentes, exigência de produtividade acadêmica, dentre outros (Veiga, 2010);

Desafios - Lógica da Universidade como organização (Chauí, 2013) – Universidade construindo outros modelos e valores; - Responsabilidade institucional pelo ensino de graduação (Baibich e Sommer, 2012).

Considerações Finais Construir ações de formação pedagógica do docente universitário é necessidade premente que está em sintonia com as atuais mudanças político- legais previstas para o ensino de graduação, todavia, apenas terão impacto se de fato forem construídas políticas que valorizem a atuação inovadora no ensino de graduação como dimensão importante nos processos de avaliação e progressão na carreira docente. Esta ideia confronta-se com a “lógica produtivista” que põe em risco o sentido precípuo da universidade: formação de pessoas. Sentido esse que exige a construção de novas formas de diálogo e articulação entre ensino, pesquisa e extensão.

Referências Bibliográficas Baibich, T.M.; Sommer, L.H. (2012) Responsabilidade institucional com a qualidade do ensino de graduação: pró- reitores. Avaliação, Campinas/Sorocaba. v. 17, n. 1, p Chauí, M. (2003). A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação. nº 24. Cunha, M.I. (2004). Inovações pedagógicas e a reconfiguração de saberes no ensinar e no aprender na universidade. In: VII Congresso Luso-Brasileiro de Ciências Sociais. A questão social no novo milênio. Cunha, M. I. (2010) A docência como ação complexa. In: Cunha, M.I. Trajetórias e lugares da formação docente na universidade – da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara, Junqueira e Marins. Zabalza, M. A. (2007). O ensino universitário : seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre, Artes Médicas.

OBRIGADA !