Operação Fronteira Blindada

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
Advertisements

DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO
GUARDA MUNICIPAL.
Direito Constitucional I
ATRIBUIÇÕES DA GS/SDR REF. VIGILÂNCIA SANITÁRIA OBS. AÇÕES P/ PORTE I, II e III.
SEMINÁRIO SOBRE PIRATARIA NO SETOR DE GLP
LEGISLAÇÃO RELATIVA AO DPRF
RECEITA FEDERAL DO BRASIL
FISCALIZAÇÃO ADUANEIRA
O que é a Receita Federal do Brasil
ATUAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL E SEGURANÇA NO CAMPUS
ETAPAS DE REGISTRO E ESFERAS DO GOVERNO.
Aduaneiros de Importação
Os órgãos reguladores e o Empresariado Princípios de Contabilidade
Despacho Aduaneiro Vivaldo Mason Filho 1.
Receita Federal do Brasil COORDENAÇÃO GERAL DE ADMINISTRAÇÃO ADUANEIRA
Missão “Administrar os Tributos Estaduais com Justiça e Eficiência, Estimulando o Cumprimento Voluntário das Obrigações Tributárias e Contribuindo para.
Procedimentos Aduaneiros na Importação
24 de agosto de 2009 Câmara Americana de Comércio - AMCHAM, São Paulo - SP Facilitação de Comércio e Perspectivas do Pós-Crise LYTHA SPÍNDOLA Secretária-Executiva.
SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL
Modernização da Administração Aduaneira Ações, Iniciativas e Projetos
RAFAEL BRAGA – COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO E MONITORAMENTO DE MÍDIA DO MINISTÉRIO DA DEFESA Mar/2014.
“Uma longa caminhada começa sempre pelo primeiro passo”. (Lao-Tsé)
COMÉRCIO INTERNACIONAL Prof. Uziel Santana
Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor A Portaria 2.293, de 23 de outubro de 2014.
Seminário Aduaneiro Internacional
GRUPOS TEMÁTICOS PERMATENTES. GRUPO PERMANENTE DA SEGURANÇA PÚBLICA EIXO DESENVOLVIMENTO SOCIAL GRUPOS TEMÁTICOS PERMANENTES.
IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO Regime de Tributação Unificada - RTU
NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
AULA 3 JURISDIÇÃO ADUANEIRA.
Sistemática de Importação e Exportação
Programação 2010 ESAF Junho Diretrizes para Programação ESAF  A programação será definida por Trilha de Capacitação Fazendária  Serão definidos.
GGPAF ANVISA Gerência Geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados ANVISA
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
Ministério da Saúde Agência Nacional de Vigilância Sanitária
6.9 – TRATAMENTO TRIBUTÁRIO NA IMPORTAÇÃO
DESPACHO ADUANEIRO EXPRESSO LINHA AZUL
Legislação Aduaneira Base legal: - Decreto n /2009 e alterações.
Gerência Geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras
4 – SIST INFO COMEX.
Câmara de Comércio Exterior (CAMEX)
II Imposto sobre a Importação
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos BRASÍLIA – DF Junho de 2006 PROGRAMAS.
O ENVOLVIMENTO DO COAF NA SUA APURAÇÃO
42ª ASSEMBLEIA – ASAPRA 2011 Modernização da Administração Aduaneira do Brasil Santos – 9 a 11 de novembro de 2011.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PRF Silvia Regina.
R E I D I A Receita Federal do Brasil Atuação e formas de tributação
INSTITUIÇÕES INTERVENIENTES NO COMÉRCIO EXTERIOR
INTCEX 7 – ESTRUTURA DO COMEX.
Um retrato do abandono da aduana brasileira. De acordo com a legislação a Receita Federal do Brasil tem a precedência nas ações de vigilância, repressão.
Tributos Internacionais
LEI Nº 10991/97 Lei de Organização Básica da BM
Clique para editar o título mestre. Tráfico de drogas Tráfico de armas de fogo e munições Contrabando e descaminho Exportação ilegal de veículos Tráfico.
Daniel Pereira | Vice-Governador Ciclo Completo de Polícia.
SISCOMEX O Siscomex começou a operar em 1993, para as exportações e, em 1997, para as importações. É administrado pelos chamados órgãos gestores, que são:
CONTROLE DE FRONTEIRAS Uma análise do abandono da Aduana brasileira.
1/23 PLANO ESTRATÉGICO DE FRONTEIRAS = DEBATE = General de Divisão Álvaro Gonçalves Wanderley Subchefe de Inteligência de Defesa.
MISSÃO Fundado em 2006 tem por missão: “ Unir esforços no combate à pirataria, falsificação, descaminho, subfaturamento, contrabando, sonegação fiscal.
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Audiência Pública “Pirataria, Prevenção, Repressão e seus Impactos na Economia do País” Rodolfo.
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Compreender a estrutura do Sistema Brasileiro de Comércio Exterior.  Histórico.  Órgãos governamentais.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
* *As idéias e opiniões expressas neste documento são dos autores e não refletem necessariamente a posição oficial do Banco Interamericano de Desenvolvimento.
Edson Luiz Vismona PRESIDENTE
SEMINÁRIO - CONSTRUINDO CAMINHOS PARA A CIDADANIA NO BRASIL: DESAFIOS DO NOSSO TEMPO Secretaria Nacional de Defesa Civil Ministério da Integração Nacional.
Defesa agropecuária e integração dos entes da federação Tania Lyra Consultora em Defesa Agropecuária.
SUBSECRETARIA DE ADUANA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS.
SECRETARIA NACIONAL DO CONSUMIDOR Abril de A Lei 8.078/90 e a criação do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor - Constituição Federal de 1988,
04 de setembro de 2013 Senado Federal Comissão de Serviços de Infraestrutura Segurança Operacional e o crescimento da Aviação Civil Brasileira Audiência.
INTCEX IMPORTAÇÃO. REGISTRO DE IMPORTADOR As operações de importação somente poderão ser efetuadas por pessoas físicas ou jurídicas que estiverem inscritas.
Transcrição da apresentação:

Operação Fronteira Blindada Outubro/2015 1

Roteiro da Apresentação Operação Fronteira Blindada Aduana Brasileira Operação Fronteira Blindada Ação Escudo 2

Aduana Brasileira PILARES DAS ADUANAS MODERNAS REGULAÇÃO ECONÔMICA: Proteção Tarifária Defesa Comercial Defesa do Ambiente Concorrencial Regimes Tributários e Aduaneiros Arrecadação de Tributos SEGURANÇA PÚBLICA: Contrabando e Descaminho Contrafação e Pirataria Tráfico de Armas e Drogas Lavagem de Dinheiro Terrorismo e Crime Internacional FACILITAÇÃO SEGURANÇA PROTEÇÃO À SOCIEDADE: Controles Administrativos Saúde Pública e Meio Ambiente Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural Fauna e Flora Direitos do Consumidor RELAÇÕES INTERNACIONAIS: Integração Econômica Acordos Comerciais Facilitação de Comércio Lícito Cumprimento Voluntário das Obrigações 3

Aduana Brasileira Constituição Federal Art. 237. A fiscalização e o controle sobre o comércio exterior, essenciais à defesa dos interesses fazendários nacionais, serão exercidos pelo Ministério da Fazenda. Regimento Interno da Secretaria da Receita Federal do Brasil, (Portaria MF nº 203, de 14 de maio de 2012)   Art. 1º A Secretaria da Receita Federal do Brasil - RFB, órgão específico singular, diretamente subordinado ao Ministro da Fazenda, tem por finalidade: ... XVII - dirigir, supervisionar, orientar, coordenar e executar os serviços de administração, fiscalização e controle aduaneiros, inclusive no que diz respeito a alfandegamento de áreas e recintos; XX - planejar, coordenar e realizar as atividades de repressão ao contrabando, ao descaminho, à contrafação e pirataria e ao tráfico ilícito de entorpecentes e de drogas afins, e à lavagem e ocultação de bens, direitos e valores, observada a competência específica de outros órgãos;

MODELO DE CONTROLE ADUANEIRO Aduana Brasileira MODELO DE CONTROLE ADUANEIRO Segurança e Agilidade ao Fluxo Internacional de Mercadorias, Bens e Viajantes Gerenciamento de Riscos Operacionais Aduaneiros Habilitação e Credenciamento de Operadores Controle de Cargas e Despacho Aduaneiro Auditorias Fiscais e de Conformidade Vigilância e Repressão Aduaneiras Controle de Bens de Viajantes e Remessas Expressas e Postais

Aduana Brasileira DESAFIO ADUANEIRO 8,5 milhões de km² 41 aeroportos alfandegados 16 mil km de fronteira terrestre 38 portos organizados Mais de 7 mil km de orla marítima 217 instalações portuárias Cerca de 2,5 milhões de DI (2014) 34 pontos de fronteiras Mais de 1,2 milhão de DE (2014) 73 instalações de interior Mais de 85 mil empresas habilitadas 3 centros de remessas postais Mais de 13 mil despachantes credenciados (2014) 3 centros de remessas expressas

Aduana Brasileira ESTRUTURA OPERACIONAL ADUANEIRA 10 Divisões de Repressão 1 Divisão de Operações Aéreas 26 Alfândegas 55 Inspetorias 59 Delegacias Mistas 2 Helicópteros 300 Armas de Calibre Restrito Cerca de 2.700 Servidores Aduaneiros 101 Scanners de Bagagem 13 Embarcações 11 Scanners Móveis Veiculares 25 Cães de Faro

Aduana Brasileira Vigilância e Repressão Aduaneiras Contrabando e Descaminho Contrabando de Cigarro Contrafação e Pirataria Lavagem de Dinheiro Tráfico Internacional de Drogas Tráfico Internacional de Armas

Operação Fronteira Blindada Plano Estratégico de Fronteiras Decreto nº 7.496, de 8 de junho de 2011 (Redação dada pelo Decreto nº 7.638, de 2011) Art. 1º  Fica instituído o Plano Estratégico de Fronteiras para o fortalecimento da prevenção, controle, fiscalização e repressão dos delitos transfronteiriços e dos delitos praticados na faixa de fronteira brasileira. Art. 2º  O Plano Estratégico de Fronteiras terá como diretrizes: I - a atuação integrada dos órgãos de segurança pública, da Secretaria da Receita Federal do Brasil e das Forças Armadas; e  II - a execução de ações conjuntas entre os órgãos de segurança pública, federais e estaduais, a Secretaria da Receita Federal do Brasil e as Forças Armadas; III - a troca de informações entre os órgãos de segurança pública, federais e estaduais, a Secretaria da Receita Federal do Brasil e as Forças Armadas;  ...

Operação Fronteira Blindada Atuação permanente da Receita Federal de combate ao contrabando, descaminho e pirataria, inserida no Plano Estratégico de Fronteiras do Governo Federal.

Operação Fronteira Blindada Operações de Vigilância e Repressão – 2010/2014 Entre 2010 e 2014, mais de 35% de aumento de operações Em 2014, cerca de 2/3 das operações foram efetuadas sem apoio policial Em 2015, até junho, 1.850 operações

Operação Fronteira Blindada Valor de Apreensões de Mercadorias – 2010/2014 Entre 2010 e 2014, mais de 40% de aumento nas apreensões Em 2012, uma apreensão atípica de R$ 350 milhões Em 2015, até setembro, mais de R$ 1,4 bilhão em apreensões

Operação Fronteira Blindada Outros produtos importantes: Cigarros e similares: 2014 – 28,6% 2015 – 36,6% Outros produtos importantes: Eletro-eletrônicos, Veículos, Vestuário, Óculos de Sol, Informática, Relógios, Brinquedos e Bolsas.

Operação Fronteira Blindada Quantidade de Apreensões de Cigarros – 2010/2014 Mais de 50% de crescimento de 2010/2014 Em 2015, até setembro, mais de 137 milhões de maços

Operação Fronteira Blindada Quantidade de Apreensões de Drogas – 2011/2014 Quase 100% de crescimento de 2011/2014

7.177 veículos apreendidos 1,8 bilhões de mercadorias apreendidas Operação Fronteira Blindada Números de Destaque em 2014 5.134 armas e simulacros e 83.660 munições apreendidas 1,8 bilhões de mercadorias apreendidas 182 milhões de maços de cigarros apreendidos 860 prisões efetuadas apenas em Foz do Iguaçu 7.177 veículos apreendidos 8,7 toneladas de drogas apreendidas

Ação Escudo 17

Ação Escudo Atuação na fronteira do Brasil/Paraguai Prevenção e repressão de crimes transfronteiriços De longo prazo, de 24/04 até 30/08 Ação na fronteira, em estradas e em centros de consumo Parcerias com PF, PRF e Polícias Estaduais Busca de Impacto de Presença Fiscal e Percepção de Risco 18

Ação Escudo 03 Scanners (Fixo, Cerca de 630 servidores participantes Móvel e de Bagagem) Cerca de 630 servidores participantes Mais de 40 unidades participantes Dois helicópteros Média de 12 viaturas utilizadas por dia 06 Equipes K9

Ação Escudo Mais de 46.000 veículos fiscalizados Mais de R$ 91 milhões de mercadorias retidas

110 prisões em flagrante delito Ação Escudo 367 veículos retidos 23 armas e 4.015 munições 110 prisões em flagrante delito

Ação Escudo Quase 900 frascos de esteroides Cerca de 3,9 toneladas de entorpecentes Cerca de 41.500 comprimidos de medicamentos

Ação Escudo Mais de US$ 500 mil apreendidos (Aeroporto de Foz do Iguaçu) Mais de 14 milhões de maços de cigarros apreendidos