O professor Universitário em tempos adversos – imagens da docência.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DOS ASSISTENTES SOCIAIS
CEAMA CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
Pedagogia da pesquisa-ação
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
Prof. Dra. Laura Feuerwerker
PROFISSIONALIZAÇÃO DO PROFESSOR: PROBLEMAS E PERSPECTIVAS
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
Profa. Dra. Flavinês Rebolo Lapo
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
SÉCULO XX.
Quem somos nós, professores e professoras? Docência: que ofício é esse? VI Congresso IBOPE - UNESCO.
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
FORGES 2011 – LEITE & RAMOS Política de Avaliação da Docência Universitária: elementos para um debate em construção a partir de experiências.
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Educação no contexto do Trabalho
  Mª da Conceição Carrilho de Aguiar - UFPE
CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Vitor Luiz Sordi Pró-reitoria de Graduação
FORGES 2011 RAMOS & CORDEIRO
Similitudes e dissonâncias no percurso de formação: a gestão pedagógica no exercício da docência no Ensino Superior.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Conversando sobre Formação Integral.
Políticas de Prevenção de Atendimento à Saúde dos Trabalhadores da Educação CONAE 2010 Maria de Fátima B. Abdalla
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Maria Isabel de Almeida Fac. de Educação – USP GEPEFE/FEUSP
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Políticas educacionais, formação de professores e práticas pedagógicas
Projeto Institucional das escolas Salesianas
Metodologia Científica
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
SENSAÇÕES/ IMPRESSÕES
Interdisciplinaridade: Relato de Experiência
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
Introdução ao Serviço Social
FORMAÇÃO INICIAL, FORMAÇÃO PERMANENTE E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO: CONTRIBUIÇÕES DO GRUPO DE PESQUISA F3P-EFICE PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA REDE MUNICIPAL.
Elena Maria Billig Mello II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES Bagé, 26 e 27 de julho de COMPONENTES PEDAGÓGICOS DA AÇÃO DOCENTE NA UNIPAMPA:
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Docência universitária: repensando a aula
3ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco, BRASIL | 4,
3ª Conferência FORGES – UFPE/Recife – Dezembro/2013 Kaline SILVA & Kátia RAMOS 3ª Conferência FORGES Formação para a Docência na Educação Superior: um.
Socialização Profissional de Professores Ingressantes na Universidade: Formação, Identidade e Saberes Universidade Federal de Uberlândia/MG UFU/PROGRAD/DIREN.
Formação de Professores no Contexto Universitário Formação de Professores no Contexto Universitário Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo Unesp/Rio Claro.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
Gostar das crianças é essencial, mas não basta. A pessoa tem de estar preparada para cuidar e educar. Precisa saber lidar com imprevistos, se relacionar.
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
FORMAÇÃO E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
OS SENTIDOS DO TRABALHO CONCEPÇÕES SOBRE O TRABALHO SENTIDO DO TRABALHO NA CONTEMPORANEIDADE. Atividade complexa, multifacetada e polissêmica. Visão dicotômica.
Saberes docentes.
FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL
Transcrição da apresentação:

O professor Universitário em tempos adversos – imagens da docência. Maria do Socorro C. de Lima - Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade da Amazônia (UNAMA). Investigadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (GEPES/UFPA). Coordenadora dos Programas de Pesquisa e Extensão da Universidade da Amazônia. FORGES - 3ª Conferência - Recife-Pe - 2013 - O Professor Universitário em tempos adversos - Imagens da Docência

Problema do Estudo As amplas reformas no âmbito da educação superior brasileira geraram transformações na Universidade, descaracterizando-a como instituição autônoma, alterando sua identidade institucional, função social e dinâmica, provocando significativas mudanças na profissão acadêmica, na identidade profissional docente e na sua imagem socioprofissional. FORGES - 3ª Conferência - Recife-Pe - 2013 - O Professor Universitário em tempos adversos - Imagens da Docência

Mais especificamente... identificar concepções, dilemas e possibilidades da docência universitária, analisando-as no contexto contemporâneo universitário; compreender o movimento construtivo de ser professor universitário, evidenciando os aspectos envolvidos na construção e desenvolvimento da identidade profissional; analisar os significados e sentidos da profissão acadêmica e da imagem dos professores. FORGES - 3ª Conferência - Recife-Pe - 2013 - O Professor Universitário em tempos adversos - Imagens da Docência

Universo da Pesquisa Universidade Federal do Pará – UFPA Universidade da Amazônia - UNAMA População alvo UFPA UNAMA Docentes 1.558 524 Fonte: Relatório anual 2012 de Unama e da Ufpa. Elaboração própria FORGES - 3ª Conferência - Recife-Pe - 2013 - O Professor Universitário em tempos adversos - Imagens da Docência

Busco evidenciar..... A compreensão do professor sobre si, enquanto docente universitário (imagem de si); A apreciação do professor sobre o exercício da profissão acadêmica (imagem da docência). FORGES - 3ª Conferência - Recife-Pe - 2013 - O Professor Universitário em tempos adversos - Imagens da Docência

Imagem de si.... A auto-imagem docente. carregada de sentimentos positivos em relação a si mesmo como profissional docente; em busca de afirmação profissional; evidencia um certo desconforto - acham que são mal interpretados profissionalmente pela sociedade; a ideia da deterioração da imagem e de seu status social está presente e afeta a sua auto- imagem. FORGES - 3ª Conferência - Recife-Pe - 2013 - O Professor Universitário em tempos adversos - Imagens da Docência

Imagem de si..... Envolvimento com a pesquisa quando aluno. Processo de inserção à docência Envolvimento com a pesquisa quando aluno. Sonho/desejo antigo ser professor na universidade. Oportunidade do exercício de mais uma profissão. Busca de qualificação / melhoria da prática docente. Incentivo externo - professor /família/ amigo/ colega. FORGES - 3ª Conferência - Recife-Pe - 2013 - O Professor Universitário em tempos adversos - Imagens da Docência

Imagem de si..... Preparação para a docência Universitária As experiências prévias direcionaram os professores na carreira docente universitária; Os professores sentem-se preparados a partir do estabelecimento de uma rede de interação. Os docentes iniciantes espelham-se nos professores que foram significativos em suas vidas, que contribuíram para a sua formação pessoal e profissional. FORGES - 3ª Conferência - Recife-Pe - 2013 - O Professor Universitário em tempos adversos - Imagens da Docência

Imagem de si..... Intensificação do trabalho docente. Dilemas contemporâneos da docência Intensificação do trabalho docente. Conciliação das atividades de ensino com as administrativas. Formação continuada pouca ou inadequada. Falta de incentivo e investimento na pesquisa. A precariedade das condições matérias e de infra-estrutura. FORGES - 3ª Conferência - Recife-Pe - 2013 - O Professor Universitário em tempos adversos - Imagens da Docência

Imagens da docência..... o entendimento da docência em processo de constante aprendizagem; reconhecem e consideram a dimensão pedagógica da docência universitária; ainda está presente a ideia do professor transmissor do conhecimento FORGES - 3ª Conferência - Recife-Pe - 2013 - O Professor Universitário em tempos adversos - Imagens da Docência

Imagens da docência..... As reformas ao longo da história da Universidade no Brasil, trouxeram: modificações ao conjunto do trabalho docente; impuseram novas configurações à profissão acadêmica; ocasionaram alterações na identidade profissional dos professores e nas imagens que foram construídas ao longo da história nacional do ensino superior brasileiro.   FORGES - 3ª Conferência - Recife-Pe - 2013 - O Professor Universitário em tempos adversos - Imagens da Docência

Imagens da docência..... As mudanças na identidade da instituição universitária e do trabalho do professor estão relacionadas com a manutenção das margens de produtividade do capital e sua internacionalização; as transformações impõem a expansão da educação superior por meio da privatização e diversificação dos sistemas de ensino, estabelecendo uma forma de controle e avaliação sistemática sobre as instituições e os sujeitos que as constituem. FORGES - 3ª Conferência - Recife-Pe - 2013 - O Professor Universitário em tempos adversos - Imagens da Docência

Aproximações conclusivas.....   Evidenciam-se efeitos subjetivos e coletivos que reconfiguram a imagem docente: Individualização no trabalho acadêmico; Produtivismo Competitividade; Adoecimento; Intensificação, flexibilização e precarização do trabalho. FORGES - 3ª Conferência - Recife-Pe - 2013 - O Professor Universitário em tempos adversos - Imagens da Docência

Aproximações conclusivas Evidencia-se representações antagônicas: as mudanças são necessárias ao desenvolvimento de uma nova concepção do trabalho acadêmico; reconhece a existência de modificações, todavia acreditam que não altera de forma substancial o exercício da profissão acadêmica. FORGES - 3ª Conferência - Recife-Pe - 2013 - O Professor Universitário em tempos adversos - Imagens da Docência

Aproximações conclusivas Para um grupo representativo as mudanças têm afetado o trabalho acadêmico e sua autonomia, ocasionando sentimentos pouco confortáveis quanto ao futuro da docência universitária. Existe um movimento reflexivo de olhar para a própria prática e sua condição docente e, com base neste exercício, vislumbrar as possibilidades/esperanças para a docência universitária. FORGES - 3ª Conferência - Recife-Pe - 2013 - O Professor Universitário em tempos adversos - Imagens da Docência

Aproximações conclusivas Há existência de diferentes grupos profissionais dentro da profissão acadêmica, em um movimento não natural, mas impulsionado na lógica das reforma do ensino superior. Os professores podem ser distinguidos por meio de posicionamentos contraditórios e ambíguos assumido nos diversos grupos que se estabeleceram no interior da Universidade. FORGES - 3ª Conferência - Recife-Pe - 2013 - O Professor Universitário em tempos adversos - Imagens da Docência

Aproximações conclusivas As imagem que os docentes têm de si mesmos, enquanto acadêmicos e da profissão acadêmica revelam-se um pouco estereotipada, baseada em falsas idealizações e até certo ponto mais próxima de uma visão romântica da profissão. FORGES - 3ª Conferência - Recife-Pe - 2013 - O Professor Universitário em tempos adversos - Imagens da Docência

Outras imagens - Possibilidades/Esperanças Compromisso ético com a sociedade. A formação pedagógico-didática como caminho para a melhoria da docência e da Universidade. Crescimento e valorização na carreira docente. Espaços institucionais organizados e capacitados Desenvolvimento de práticas pedagógicas que corroborem para os processos construtivos de formação dos alunos. FORGES - 3ª Conferência - Recife-Pe - 2013 - O Professor Universitário em tempos adversos - Imagens da Docência

Concluindo...... Assim, tendo nós, ao mesmo tempo, consciência do exterior e do nosso espírito, e sendo o nosso espírito uma paisagem, tempos ao mesmo tempo consciência de duas paisagens. Ora, essas paisagens fundem-se, interpenetram-se, de modo que o nosso estado de alma, seja ele qual for, sofre um pouco da paisagem que estamos vendo [...]. Fernando Pessoa. Cancioneiro – excerto de Notas Introdutórias. Obrigada! FORGES - 3ª Conferência - Recife-Pe - 2013 - O Professor Universitário em tempos adversos - Imagens da Docência