Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire 2014

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Transcrição da apresentação:

Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire 2014

Comunicação Integrada de Marketing Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Comunicação Integrada de Marketing O século XX, principalmente a segunda metade, foi caracterizado por grandes mudanças; A área da comunicação foi uma das que mais mudou e, com isso, alterou os hábitos e costumes tanto das pessoas, como das empresas e instituições. Carlos Freire 2014.2

Mudanças na Comunicação Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Mudanças na Comunicação Televisão Rádio Internet Informática Pessoas Organizações Globalização Carlos Freire 2014.2

Mídias não interativas Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Mudanças na Comunicação Mídias não interativas Carlos Freire 2014.2

Mídias não interativas Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Mudanças na Comunicação Televisão Rádio Jornal Revista Outdoor Mídias não interativas Carlos Freire 2014.2

Mídias não interativas Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Mudanças na Comunicação Televisão Rádio Jornal Revista Outdoor Mídias não interativas Mídias interativas Carlos Freire 2014.2

Mídias não interativas Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Mudanças na Comunicação Televisão Rádio Jornal Revista Outdoor Mídias não interativas Internet Mídias Sociais Sites Grupos Whats App Mídias interativas Carlos Freire 2014.2

Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Mudanças no Mercado Os mercados (consumidor e empresarial), por sua vez, passaram a ter uma grande sinergia. A todo momento surgem novo produtos e serviços, muito parecidos entre si. Isso torna o consumidor mais exigente e habituado a escolher entre várias opções. Carlos Freire 2014.2

Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Mudanças nas Empresas Por tudo isso as empresas passaram a ver os mercados pela ótica da linha de produtos e marcas. Traçam objetivos, estratégias e ações para cada um destes produtos, destinando verbas específicas de marketing e comunicação. Carlos Freire 2014.2

Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Ações Integradas Como resultado as ações de marketing e comunicação de cada um dos produtos/serviços são integradas entre si, buscando sinergia e melhores resultados. Carlos Freire 2014.2

Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire 2014.2

Comunicação Integrada Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Comunicação Integrada As empresas/instituções passam a utilizar os fundamentos do marketing – produto, preço, distribuição e comunicação - de forma integrada, buscando obter o máximo resultado em cada etapa do Ciclo de Vida do Produto. Carlos Freire 2014.2

Comunicação Integrada Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Comunicação Integrada As empresas buscam obter: Participação de Mercado ( Share of Market); Lembrança da Marca (Share of Mind); Relacionamento e identidade com a marca (Share of Heart) Receitas financeiras (Share of pocket) Carlos Freire 2014.2

Comunicação Integrada Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Comunicação Integrada A comunicação integrada busca divulgar mensagem que informe a existência de um produto/serviço que atende à determinada necessidade e gerar novos mercados informando a existência de outros produtos. Carlos Freire 2014.2

Evolução do Processo de Comunicação Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Evolução do Processo de Comunicação Para entender a evolução do processo de comunicação é importante analisar vários fatores que encurtaram a distância (espaço) e o tempo de relacionamento entre as pessoas. Carlos Freire 2014.2

Evolução do Processo de Comunicação Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Evolução do Processo de Comunicação Desenvolvimento dos meios de transportes e dos instrumentos de comunicação. À cavalo ou carruagem ia-se de São Paulo a Salvador em uma semana; De avião demora algo em torno de 2 horas; Carlos Freire 2014.2

Evolução do Processo de Comunicação Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Evolução do Processo de Comunicação Uma carta para a Itália levava mais ou menos 30 dias para chegar; Um email para o mesmo destinatário leva alguns segundos; Carlos Freire 2014.2

Evolução do Processo de Comunicação Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Evolução do Processo de Comunicação Um comercial de TV, antes visto por alguns milhares, das classes mais favorecidas; Hoje é visto por milhões instantaneamente; Carlos Freire 2014.2

Evolução do Processo de Comunicação Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Evolução do Processo de Comunicação O jogo Itália x Inglaterra ocorrido na Arena da Amazônia foi assistido por mais de 3 bilhões de pessoas. Carlos Freire 2014.2

Evolução do Processo de Comunicação Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Evolução do Processo de Comunicação A prática do livre comércio e globalização gerou novos hábitos, costumes e atitudes e ainda desencadeou uma concorrência mais acirrada entre os fornecedores. Carlos Freire 2014.2

Evolução do Processo de Comunicação Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Evolução do Processo de Comunicação Evolução das formas de distribuir e vender. Antes eram as feiras, os centros comerciais, hoje são os shoppings, os megastores, showroons, quiosques e pontos de venda móveis. Carlos Freire 2014.2

Evolução do Processo de Comunicação Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Evolução do Processo de Comunicação E ainda, além do vendedor de balcão, surgiram: autosserviço, vendas por telemarketing, máquinas automáticas, catálogos/correio, lojas virtuais e delivery. Carlos Freire 2014.2

Evolução do Processo de Comunicação Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Evolução do Processo de Comunicação As técnicas de comunicação tiveram que ser ampliadas, formulando as mensagens considerando: Carlos Freire 2014.2

Evolução do Processo de Comunicação Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Evolução do Processo de Comunicação Conteúdo: o que falar; Criação: como falar; Produção de Peças: de que forma falar; Público Alvo: para quem falar; Mídia: onde, quando e com que frequência falar. Carlos Freire 2014.2

Evolução do Processo de Comunicação Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Evolução do Processo de Comunicação Além da propaganda e promoção de vendas (incluindo os eventos comerciais), passou-se a utilizar também ações de Relações Públicas (eventos institucionais) e merchandising (exposição sutil do produto em situações cotidianas). Carlos Freire 2014.2

Evolução do Processo de Comunicação Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Evolução do Processo de Comunicação Houve ainda uma busca pelo aumento dos pontos de contato com o consumidor, como por exemplo: Shows musicais ou humorísticos; Encontros sociais, culturais, científicos; Desfiles de Moda; Torneios esportivos; Feiras salões, exposições, showrooms. Carlos Freire 2014.2

Evolução do Processo de Comunicação Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Evolução do Processo de Comunicação Além da utilização das mídias não interativas convencionais (TV, Rádio, Jornal, Revista), passou-se a utilizar também outras mídias tais como: correio, telemarketing e, finalmente, a Internet. Carlos Freire 2014.2

Como Integrar a Comunicação de Marketing Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Como Integrar a Comunicação de Marketing Com todas essas mudanças o mercado da comunicação ficou muito amplo e cheio de alternativas para impactar o público alvo. Carlos Freire 2014.2

Evolução do Processo de Comunicação Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Evolução do Processo de Comunicação As mídias interativas: Internet; Mídias Sociais; SMS; WhatsApp Carlos Freire 2014.2

Como Integrar a Comunicação de Marketing Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Como Integrar a Comunicação de Marketing Veio daí a necessidade de se integrar as diversas possibilidades em um Plano de Comunicação Integrada de Marketing. Para isso é preciso: Carlos Freire 2014.2

Como Integrar a Comunicação de Marketing Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Como Integrar a Comunicação de Marketing 1. definir objetivos de marketing e de comunicação a serem atingidos para os produtos e marcas em questão, assim como os investimentos que serão realizados; Carlos Freire 2014.2

Como Integrar a Comunicação de Marketing Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Como Integrar a Comunicação de Marketing 2. escolher uma ou mais mídias adequadas aos objetivos traçados e integrá-las entre si; 3. selecionar uma ou mais ferramentas adequadas aos objetivos traçados e integrá-las entre si; 4. eleger os pontos de venda/contato adequados aos objetivos traçados e integrá-los entre si; Carlos Freire 2014.2

Como Integrar a Comunicação de Marketing Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Como Integrar a Comunicação de Marketing 5. integrar e ajustar as mídias, as ferramentas, e os pontos de contato entre si; 6. uniformizar o conteúdo das mensagens de comunicação a serem utilizadas. Uma única linguagem visual e verbal facilitando a compreensão da mensagem. Carlos Freire 2014.2

Comunicação Integrada de Marketing Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Comunicação Integrada de Marketing Com isso estamos integrando a comunicação de marketing e aumentando as chances de se obter: Interação, integração, sinergia, eficiência, eficácia e efetividade na comunicação. Carlos Freire 2014.2

Comunicação Integrada de Marketing Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Comunicação Integrada de Marketing Simples assim. Carlos Freire 2014.2

Comunicação Integrada de Marketing Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Comunicação Integrada de Marketing Coca Cola 1o cartaz Carlos Freire 2014.2

Comunicação Integrada de Marketing Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Comunicação Integrada de Marketing Coca Cola 1 Carlos Freire 2014.2

Comunicação Integrada de Marketing Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Comunicação Integrada de Marketing Coca Cola Natal Carlos Freire 2014.2

Comunicação Integrada de Marketing Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Comunicação Integrada de Marketing Avaliação Pontual: Qual o significado de sinergia de marcas? Cite 2 diferenças entre as mídias tradicionais e as mídias digitais. O que caracteriza o Ciclo de Vida dos produtos na atualidade? Carlos Freire 2014.2