Prof. Adrean Scremin Quinto
Gestão Vem do Latim gestio, “ato de administrar, de gerenciar”, de gerere, “levar, realizar”.
Definição Em vários dicionários gestão e administração aparecem, portanto, como sinônimos.
Definição “Ato ou efeito de administrar; ação de governar ou gerir empresa, órgão público [...]. Exercer mando, ter poder de decisão (sobre), dirigir, gerir” (HOUAISS, 2001).
Definição Os termos gestão e administração referem-se ao ato de governar pessoas, organizações e instituições. Política, portanto.
Definição Em sua origem, na Grécia clássica, o termo “política” provém de “Polis”, cidade. Sendo assim, a política era a capacidade de fazer a gestão democrática das cidades estado.
Gestão Gestão Técnica – Evidências Trabalho 1. Intelectual 2. Execução
Gestão de Pessoas Recursos Humanos Habilidades Método Capital Humano
A Gestão em questão Conduzir (dirigir): Quem? (Sujeito da gestão) Como? (Tecnologias de gestão) Para onde? (direcionalidade)
Gestão de Pessoas
Institucional: funções e competências das instâncias de gestão. Profissional: conhecimentos, habilidades e valores agregados aos profissionais e trabalhadores. Pessoal: redefinição do perfil dos sujeitos ético.
Gestão de Pessoas Colaboradores Empresa Relações Trabalhistas Sindicato
Gestão de Pessoas Greve (Ação Sindical): Fatores Objetivos Fatores Subjetivos Fatores Políticos
Gestão de Pessoas Contratação Treinamento Monitoramento
Planejamento e Recrutamento de Pessoas Recrutamento Interno Recrutamento Externo E-Recruting
Análise dos Cargos Desenho Desenvolvimento Posicionamento
Avaliação de Desenvolvimento Conhecimento Comprometimento Dinamismo
Manutenção Profissional Atualização Profissional Remuneração Benefícios
Desenvolvimento Aperfeiçoamento Treinamento Execução tática
Monitoração Controle de Freqüência Desempenho
Motivação Necessidades Biológicas Necessidades de Segurança Necessidades Sociais Necessidades de Estima Necessidades de Auto-Realização