PROJETO: “A Estatística auxiliando a Gestão Escolar”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais Dia:.
Advertisements

ESCOLA MUNICIPAL MÁRCIO ANDRADE GUERRA
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
Pedagogia da pesquisa-ação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Professora Lúcia Brasil
A Constituição Federal, Uma visão legal sobre a educação Brasileira
Estudo de Cunho Etnográfico
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
Educação no contexto do Trabalho
Educação, um direto de todos... Professor Ulisses Mauro Lima
A Identidade da minha Escola
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
Apresentação de IEE 14/03/2014 Nomes: Rafael Perez, Lucas Mattos, Ana Carolina, Thábata Tessima e Matheus Sossa 1.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Ester viana larissa darque
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Marco Doutrinal e Marco Operativo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
Construindo o futuro do seu filho!
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais.
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
III Encontro de Boas Práticas
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E
Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Ciência da Informação Biblioteconomia – Noturno Teoria e Gestão da Informação Usuários da Informação Grupo.
Roteiro de observação de estágio
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Coordenadora: Josandra Araújo Barreto
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
O profissional da gestão escolar e suas implicações
ANÁLISE DOS SERVIÇOS OFERTADOS PELA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA NORTE DA ILHA VISANDO À OTIMIZAÇÃO DE SUA UTILIZAÇÃO PELA COMUNIDADE ACADÊMICA Introdução.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Inclusão que bicho é esse?
A IMPORTÂNCIA DAS AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
DIFERENÇAS DE EFICIÊNCIA ENTRE ENSINO PÚBLICO E PRIVADO NO BRASIL
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
Como elaborar um plano de aula
Daniela Santana João Rodrigues Braga
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência. Pibid Universidade Estadual da Paraíba Sub projeto de Geografia Coordenadora: Josandra A. Barreto.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA
III SIMPÓSIO DE PROFISSIONAIS DE ENSINO DE QUÍMICA.
Por uma educação de qualidade
O PERFIL DO EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Marcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss INTRODUÇAO No.
PIBID - Subprojeto de Geografia no Assis Chateaubriand Professora Ms
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
O PAPEL DO CONSELHO ESCOLAR NO ACOMPANHAMENTO AOS
MAPA DE HABILIDADES.
Contextualização das Medidas de Aprendizado feitas pelo INEP Chico Soares – Presidente do Inep Brasília, julho de 2014.
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
A MOTIVAÇÃO PROPICIADA PELA ABORDAGEM DE UM TEMA DA FÍSICA MODERNA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Luciene Fernanda da Silva¹, Alice Assis² ¹ USP / Programa.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Transcrição da apresentação:

PROJETO: “A Estatística auxiliando a Gestão Escolar” Público Alvo: Alunos do 3º Ensino Médio da E.E. Amácio Mazzaropi. Coordenador do Projeto: Professor Fernando Borges Correia Filho (Matemática) Justificativa: Considerando o Currículo Oficial do Ensino do Estado de São Paulo no que se refere ao desenvolvimento de Competências e Habilidades e a necessidade de ouvir alunos, pais, professores, funcionários e gestores para melhorar a qualidade da Gestão Escolar o projeto foi proposto aos alunos do último ano do Ensino Médio. O projeto se faz necessário para tornar as aulas mais interessantes com uma participação mais efetiva dos alunos e uma proposta mais contextualizada com questões do dia-a-dia..

PROJETO: “A Estatística auxiliando a Gestão Escolar” Público Alvo: Alunos do 3º Ensino Médio da E.E. Amácio Mazzaropi – Taubaté – SP Coordenador do Projeto: Professor Fernando Borges Correia Filho (Matemática) Objetivos:  Consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;  A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;  O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;  A compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

PROJETO: “A Estatística auxiliando a Gestão Escolar” Público Alvo: Alunos do 3º Ensino Médio da E.E. Amácio Mazzaropi – Taubaté – SP Coordenador do Projeto: Professor Fernando Borges Correia Filho (Matemática) Metodologia  Ao propor o Tema foi sugerido que os alunos fizessem um questionário.  Após aplicar os questionários para todos os atores da comunidade escolar os alunos passaram a organizar os dados coletados em gráficos e tabelas feitos no Excel;  Para finalizar os alunos organizaram uma apresentação de slides e um texto de opinião para apresentação para sala;

PROJETO: “A Estatística auxiliando a Gestão Escolar” Público Alvo: Alunos do 3º Ensino Médio da E.E. Amácio Mazzaropi – Taubaté – SP Coordenador do Projeto: Professor Fernando Borges Correia Filho (Matemática) Competências e Habilidades a serem desenvolvidas Conteúdo Trabalhado: Números e Relações (Estatística) Período de Realização: 4º Bimestre (Outubro á Novembro)  Analisar qualitativamente dados quantitativos representados gráfica ou algebricamente, relacionados a contextos socioeconômicos, científicos ou cotidianos;  Saber construir e interpretar tabelas e gráficos de frequência a partir de dados obtidos em pesquisas por amostras estatísticas;  Produzir textos de opinião sobre os dados coletados e organizados em gráficos e Tabelas.

PROJETO: “A Estatística auxiliando a Gestão Escolar” Público Alvo: Alunos do 3º Ensino Médio da E.E. Amácio Mazzaropi – Taubaté – SP Coordenador do Projeto: Professor Fernando Borges Correia Filho (Matemática) Avaliação dos Resultados: Foram produzidos vários trabalhos de Estudo Estatístico com coleta de dados em toda comunidade escolar, organização dos dados coletados em gráficos e tabelas e produção de textos de opinião. Os alunos participaram efetivamente da construção do conhecimento e mostraram muita qualidade na organização e apresentação dos trabalhos propostos. Material Utilizado: Caderno do Aluno e livros didáticos existentes na escola WWW.somatematica.com.br (sala do acessa) Jornais e Revistas.

Pesquisa sobre a estrutura escolar

Foram entrevistados 100 alunos do ensino médio, sendo dois terceiros anos e dois segundos anos.

O que você gostaria de comer na merenda da escola?

O que você acha que deve melhorar na estrutura da biblioteca?

O que seria uma sala ideal(em termos de estrutura)?

Quais eventos a mais você gostaria que a escola promovesse?

O que seria pra você uma escola ideal?

Conclusão Podemos concluir que a diversos pontos que podem ser melhorados na escola, tanto na área de lazer quanto na área de estudo. Podendo ter mais festas para incentivar os alunos a fazer feiras e sarais. Isto poderia ser realizado com a integração de alunos, grêmio e diretoria.

Obrigada! Nomes: Isabella Santos N°12 Karolline Gonçalves N°19 Leticia Monteiro N°24 Tabata Nunes N°37

Estatística A escola que queremos (Escola Ideal)

Público-alvo Desta Pesquisa

Idade do Público-alvo

Idade por sexo do Público-Alvo

O que é primordial para uma escola ideal ?

Segundo os alunos de ambos os Sexos com 17 Anos, Um lanche de boa qualidade é:

Segundo alunos homens com 16 Anos Um material didático em uma escola ideal é:

Segundo alunas mulheres de 16 Anos, Uma escola com boa infraestrutura é:

Para um melhor desempenho escolar é preciso que exista:

Segundo os alunos, à merenda escolar deveria ser:

Segundo os alunos de 18 Anos, a biblioteca deveria conter:

Segundo alunas mulheres com 17 Anos, Para uma melhor convivência na sala de informática deve-se ter:

Segundo alunos homens com 17 anos, Para uma melhor convivência na sala de informática deve-se ter:

Segundo alunos de ambos os sexos com 16 anos, para uma melhor convivência escolar precisa-se de:

Segundo, alunos homens, o desempenho do aluno deve ser avaliado pela:

Segundo alunas mulheres, o desempenho do aluno deve ser avaliado pela:

Os alunos acham que devem ser motivados com:

3ºD Matemática Aislan Martins Nº 1 Bárbara Vidal Nº 6 Giovani Rodrigues Nº 14 Mário Campos Nº 26 Simile Ariel Nº 32 Valéria Fagundes Nº 33 Victoria Borges Nº 35 Vinicius Monteiro Nº 36 Professor: Fernando Borges

A escola que temos Pesquisa realizada entre os alunos, professores e funcionários Foram entrevistados 80 alunos,12 professores e 8 funcionários

A escola fornece bons materiais para aulas de Física e Química ?

A escola fornece bons materiais para palestras e filmes ?

A sala de informática é bem equipada ?

A merenda da escola é boa ?

A merenda da escola é saudável ?

O refeitório é limpo ?

A lousa da escola é boa ?

As cadeiras e carteiras são confortáveis ?

O caderno do aluno é bem utilizado ?

Os ventiladores são bons ?

As salas de aula são adequadas para o aprendizado ?

A biblioteca é bem utilizada ?

A biblioteca é bem organizada ?

A biblioteca tem livros de todos os gêneros ?

Os banheiros são limpos ?

Gleiston nº 9 Marcella n° 26 Mateus n° 27 3° ano B – Professor Fernando

Gráficos

O que devemos fazer para melhorar a escola ?

O que devemos fazer para melhorar a escola ?

O que devemos fazer para melhorar a escola ?

O que devemos fazer para melhorar a escola ?

Conclusão Concluímos que para os alunos, a maior porcentagem foi para que houvesse mais foco nos vestibulares, porque para todos é muito importante que estejam preparados o suficiente para passar em alguma faculdade após o término do Ensino Médio. Para os professores o que teve mais porcentagem foi, a mudança de comportamento e melhora da estrutura da escola, pelo que podemos perceber os professores tem certa dificuldade em fazer os alunos se concentrarem em suas explicações, então para eles se houvesse mais respeito seria melhor. Na pesquisa com os pais, eles desejam que haja mais segurança, pois ficam preocupados na hora de ir e vir da escola com seus filhos, pelo fato dos roubos que andam acontecendo em volta da escola, então deveria melhorar ainda mais nos policiamentos em volta das escolas. Para os funcionários eles deram foco na opção de que os alunos sejam mais valorizados nas escolas, acho que pelo fato de que eles vem muitos alunos se esforçando, até mesmo os alunos que saem da escola e vão direto para outra, isso seria uma forma de agradecer e incentivar mais os alunos a manterem esse nível. Para os gestores, eles tiveram uma escolha maior pela melhora da estrutura da escola, eles não só pensam na segurança de todos dentro da escola, como também no conforto, pois quem fica na escola quase o dia todo, quer pelo menos tem um certo conforto dentro da escola, ninguém merece ficar em um lugar que não tem estrutura adequada.

Jéssica Hellen, 15 José Alessandro, 17 Leide Nascimento, 19 Leonardo Lucian, 20 Luana Alves,22 Rafael Ferreira, 35 Lucas Suzigan, 43

Matemática Yasmim Floriano Joyce Dayane Jessica Guedes Ana Carolina Carlota Thamires

Pesquisa realizada com 100 alunos da escola Amácio Mazzaropi

1-O que deve melhorar na educação?

2-Para uma escola ter merenda saudável é preciso:

3-A biblioteca de uma escola ideal deve ser:

4-Para o ambiente da escola ser agradável é preciso:

5-Como você classifica a qualidade de ensino da sua escola:

Conclusão Com base nas pesquisas realizadas, o grupo concluiu que a para a escola ficar ideal na visão dos alunos , a estrutura deve ser melhorada, a escola deve oferecer mais opções de frutas, aumentar sua variedade de livros, ter mais passeios e ter mais respeito. Sua qualidade nessa pesquisa apesar de tantas coisas para melhorar foi classificada como boa.

Obrigada!

Conheça nossa escola A escola que temos

Na escola Amácio Mazzaropi tem segurança?

A escola Amácio Mazzaropi apresenta atividades culturais?

Na escola Amácio Mazzaropi tem brigada de incêndio?

A escola Amácio Mazzaropi é considerada uma boa escola?

Conclusão Concluímos que a escola é boa, mesmo faltando algumas coisa como ( brigada de incêndio, mais atividades culturais e o principal, segurança). A escola Amácio Mazzaropi é uma boa escola, embora algumas pessoas falam que o rendimento escolar é regular. Então como já havíamos dito, a escola é considera uma boa escola.

Trabalho realizado pelo grupo Fundeco Benedito 03 Driely 08 Isabela 20 Isaque 21 Julia 22 Keity 24 Lara 25 Larissa Toledo 27 Rafael 37 Thais 38 Victor 39 Fundeco Forever

Questionários & Estatísticas

Questionário dos Pais: Você voltaria a estudar se houvesse uma oportunidade? Você faria uma faculdade? Você acha que seu filho está em uma boa escola? Você acha que seu filho terá um bom futuro? Você acompanha a vida escolar de seu filho? Você sabe tudo o que acontece na escola do mesmo? Você pergunta para seu filho como foi o dia na escola e o que ele aprendeu? Você participa das reuniões de pais e mestres? Você conversa com os professores? Você está satisfeito com o desempenho de seu filho?

Questionário dos Pais - Entrevistados: 4

Questionário dos Gestores: Como está à segurança do caminho até a escola? O que seus amigos / familiares pensam sobre seu trabalho? Como você avalia seu serviço? Como você avalia seu ambiente de trabalho? Como você se sente no trabalho? Qual é a sua relação com outros funcionários? Sua opinião sobre seu salário: Sua opinião sobre o intervalo de trabalho: Como você acha que é visto(a) pelos outros funcionários? Qual o respeito dos alunos com você?

Questionário dos Gestores - Entrevistados: 3

Questionário dos Funcionários: Como está à segurança do caminho até a escola? O que seus amigos / familiares pensam sobre seu trabalho? Como você avalia seu serviço? Como você avalia seu ambiente de trabalho? Como você se sente no trabalho? Qual é a sua relação com outros funcionários? Sua opinião sobre seu salário: Sua opinião sobre o intervalo de trabalho: Como você acha que é visto(a) pelos outros funcionários? Qual o respeito dos alunos com você?

Questionário dos Funcionários - Entrevistados: 5

Questionário dos Professores: Como você avalia a estrutura que a escola proporciona para o professor? Em sua opinião, qual o grau de interesse dos alunos neste 4º Bimestre? Hoje você acha que os alunos estão preparados para ingressar na faculdade? O Desenvolvimento da escola nos últimos anos, como um todo, foi? Em sua opinião você acha que é bem remunerado(a)? Você acha que os professores são respeitados na escola? Você se sente desvalorizado em relação a outras profissões? Você precisa comprar seus materiais para dar aula? Existem “brigas” em relação à demanda das aulas entre os professores? Você já pensou em deixar de ser professor(a)?

Questionário dos Professores - Entrevistados: 13

Questionário dos Alunos: Você mora próximo à escola? Você sente-se seguro dentro da escola? Você sente-se seguro a caminho/saída da escola? Você participa da escola da família? Seus pais participam das reuniões? Você está satisfeito com as matérias? Você acha que está bem preparado para um vestibular/concurso? Você usa celular na sala de aula? Você acha que passará de série? Você gostaria de mudar de escola? Você usa a internet na madrugada? Se sim, isso dificulta sua aula? Suas pesquisas/trabalhos são na internet? Você costuma ler livros? Suas pesquisas/trabalhos são retirados(as) de livros?

Questionário dos Alunos - Entrevistados: 50 Q - S - N 1 - 17 33 2 - 38 12 3 - 6 44 4 - 4 46 5 - 20 30 6 - 28 22 7 - 16 34 8 - 37 13 9 - 43 7 10 - 18 32 11 - 18 32 12 - 6 44 13 - 48 2 14 - 24 26 15 - 12 38

FIM