Brasília/DF.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FUNDEB 2012 Apresentação: VANDER OLIVEIRA BORGES
Advertisements

FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
Orçamento na CF/88 Princípios
CENSO ESCOLAR 2011.
Ministério Público do Estado do Paraná
Sistema de Acompanhamento das Transferências Constitucionais e Legais T R A N S C O N Setembro de 2013.
Fortaleza, 23 e 24 de maio de 2005
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
Novidades na estrutura do art. 48 da LRF
Sistema Único da Assistência Social - Acesso aos Municípios.
SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social DRPSP – Departamento de Regimes de Previdência no Serviço Público GCEEI – Coordenação-Geral de Estudos.
Conferência lIVRE Uberlândia/MG EIXO VII FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO, GESTÃO, TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL DOS RECURSOS 1.O financiamento da.
MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria do Tesouro Nacional
CONTROLE SOCIAL E O FORTALECIMENTO DA GESTÃO PROJETO DE CAPACITAÇÃO DOS NOVOS GESTORES 2009 PROJETO DE CAPACITAÇÃO DOS NOVOS GESTORES 2009.
Ministério Público do Estado do Paraná. Transparência Pública A transparência pública decorre diretamente do princípio da publicidade dos atos da administração.
Sistema Integrado de Informações Previdenciárias
RECURSOS DA EDUCAÇÃO E SEU EMPREGO
1 Módulo Contas Anuais Prestação de Dados Junho de 2009 Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.
Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação
FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO
SIOPS Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde
II CONGRESSO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DAS REGIÕES NORTE E NORDESTE Manaus, 15 de abril de SIOPS/2014 SIOPS, CERTIFICAÇÃO DIGITAL E LEGISLAÇÃO.
Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS) : Legislação Reunião Conjunta: Associação dos Municípios Alagoanos e COSEMS/AL Alagoas,
Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde
Secretaria Municipal de Educação
9 de Agosto de 2010Diretoria de Regulação e Supervisão - SETEC/MEC (Versão 0.6)‏ 1/20 SISTEC Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e.
Controle da Destinação de Recursos
Atividades no Trimestre CONFAZ CURITIBA-2011 Presidente – Célia Carvalho Coordenação Executiva – Augusto Monteiro.
1988 Crise do f inanciamento do SUS Nasce o SIOPS Constituição Federal Lei 141 e Decreto Lei 141 e Decreto Portaria MS.
AUDIÊNCIA PÚBLICA AVALIAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS METAS 3º QUADRIMESTRE 2011.
FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
Ministério dos Transportes Brasília / DF, 16 de maio de 2007 Execução orçamentária e financeira dos recursos da CIDE 1ª Assembléia da Associação Brasileira.
Coordenação-Geral de Finanças
Orçamento Público Bahia 2008 Superintendência de Recursos Humanos da Saúde Diretoria de Gestão da Educação e do Trabalho na Saúde.
AUDIÊNCIA PÚBLICA 2º QUADRIMESTRE DE 2013
XXV SEMINÁRIO NACIONAL DOS NEASIOPS
Profª. Me. Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral Dirigente Municipal de Educação de Costa Rica/ MS e Vice-presidente da Undime Alternativas para o.
AUDIÊNCIA PÚBLICA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS
Realização: Parceria: Orçamento Público e Mecanismos de Participação.
II Oficina sobre Relatório de Gestão da Unifesspa
Audiência Pública Audiência Pública 2º Quadrimestre 2015.
Custo Aluno-Qualidade Inicial (CAQi) Profª. Me. Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral Dirigente Municipal de Educação de Costa Rica/ MS Vice-presidente.
SIOPE Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação
IMPLANTAÇÃO DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento FONDCF 15/05/2015.
PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA SECRETARIA DE TURISMO TRABALHO E RENDA CAPACITAÇÃO: AMARIV e ASCAMARE - ATRIBUIÇÕES DA DIRETORIA - PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ICHU. Lei de Responsabilidade Fiscal: “Art. 9º (...) § 4o Até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, o Poder Executivo.
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DO PIAUÍ AUDIÊNCIA PÚBLICA FEVEREIRO DE 2016.
AUDIÊNCIA PÚBLICA DA GESTÃO FISCAL 3º QUADRIMESTRE | 2015 SECRETARIA DE FINANÇAS E ARRECADAÇÃO.
Prefeitura do Município de Jahu Secretaria de Economia e Finanças.
PREFEITURA DE SÃO JOSÉ SECRETARIA DE FINANÇAS AUDIÊNCIA PÚBLICA DEMONSTRAR E AVALIAR O CUMPRIMENTO DAS METAS FISCAIS REFERENTES AO 3º QUADRIMESTRE DE 2015.
FUNDEB LEI /2007 – REGULAMENTA O FUNDO DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.
1 Orientações para acessar o Sistema Educacenso Censo Escolar Secretaria de Estado da Educação – SEE/SP Centro de Informações Educacionais – CIE.
Principais irregularidades apuradas na fiscalização.
RREO - R ELATÓRIO R ESUMIDO DE E XECUÇÃO O RÇAMENTÁRIA RGF – R ELATÓRIO DE G ESTÃO F ISCAL Odair Scharnowski 18/06/2013.
Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação – SIOPE Alinhamento Técnico Pedagógico/2016.
1 Audiência Pública Demonstração e Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais: 2º Quadrimestre de 2015 Administração 2013/2016 Prefeito: VILMAR ZANDONAI.
PCPR 2014 Orientações Coordenação de Informação de Custos da União - COINC Subsecretaria de Contabilidade Pública - SUCON.
Módulo de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde Sistema de Regulação, Controle e Avaliação – SISRCA Outubro 2012 Ministério da Saúde Secretaria.
O SISTEMA SAGRES E SUA VANTAGEM PARA O SERVIÇO PÚBLICO – CONS. RONALD POLANCO RIBEIRO.
ALUNOS: Francisco Hermeson Sampaio de Sousa Júnior Oliveira José Félix Nogueira Maria Conceição Nascimento Rodrigues Maria de Jesus Freitas Margarete Pereira.
1 PRESTAÇÃO DE CONTAS Prefeitura Municipal de Anchieta.
Audiência Pública: Câmara de Vereadores Apresentação e Discussão do Projeto de Lei do Orçamento para 2011.
Aula 10: financiamento da educação.  Retomar aula anterior  Recursos para educação  FUNDEF  FUNDEB  FNDE.
Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação Diretoria de Políticas e Planejamento Educacional Gerência de Avaliação da Educação Básica e.
1 PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA 2011 Audiência Pública PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA 2011 Santa Carmem, MT, 28 de Setembro de 2010 PREFEITURADESANTACARMEMPREFEITURADESANTACARMEM.
AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA A COMISSÃO DE ORÇAMENTO E FINANÇAS DA CÂMARA Prefeitura Municipal de Erechim RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL ÚLTIMO QUADRIMESTRE/2006.
Profª. Maria Edineide de Almeida Batista Dirigente Municipal de Educação de Lagoa de Pedras e Secretária de Finanças da Undime A Educação ao Longo da Vida.
1 AUDIÊNCIA PÚBLICA 1° QUADRIMESTRE/2014 LC 101/ RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL SEGUNDO QUADRIMESTRE 2014.
SIOPE – Sistema de Informações Sobre Orçamentos Públicos em Educação
Transcrição da apresentação:

Brasília/DF

SIOPE e o Financiamento da Educação Básica INDICADORES LEGAIS APURADOS PELO SIOPE Acompanhamento e monitoramento da aplicação dos Recursos do FUNDEB Mínimo 60% pagamento professores Máximo 40% em ações de MDE (LDB – Art. 70) Máximo 5% para investir no ano seguinte Apuração mínimo de aplicação em MDE (Art. 212 da CF) Mínimo de 25% para estados e municípios OBS: Mínimo de 18% para UNIÃO (Disponibilizado pela STN e divulgado no site do SIOPE)

Aspectos Gerais do SIOPE Objetivos: Constituir base de dados nacional detalhada sobre as receitas e investimentos públicos em educação de todos os entes federados. Assegurar transparência e publicidade às informações sobre financiamento e investimentos públicos em educação. Produzir indicadores sobre os investimentos públicos em educação. Mais de 38 indicadores Instrumentalizar a atuação do controle social Divulgação na internet dos dados transmitidos Envio de comunicados

PARTICULARIDADES DO SIOPE Dados declaratórios Fonte: Balanço contábil do ente federado Lei 4.320/64 e Portarias/Manual da STN Não é sistema contábil / prestação de contas Princípio da Anualidade 3 grupos de despesas Despesas com recursos Próprios (contam para o MDE) Despesas com recursos FUNDEB (contam para o MDE) Despesas com recursos Vinculados (não contam para o MDE) Fazem parte da vinculação da UNIÃO (18%)

ASPECTOS GERAIS DO SIOPE Obrigatoriedade/punições: FNDE: Exige a transmissão para liberação de recursos CAUC – Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias – STN/MF (2009) Exige a transmissão e cumprimento da vinculação (25%) Prazo: Municípios até 30/04 e Estados até 31/05

ASPECTOS GERAIS DO SIOPE Envio automático de comunicado: Atualmente emite quando não cumpre a vinculação: Ministério Público / Tribunal de Contas A partir de 2014, emite, também, comunicado quando: Não cumpre ou não transmite os dados no prazo: CACS – Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB Câmara municipal / Assembleia Legislativa e Secretário de Educação

ASPECTOS GERAIS DO SIOPE Tecnologia: Similaridade com o IR Download versão cliente (desktop) Número do recibo de transmissão do exercício anterior Tipos de críticas de consistência: Avisos: Não impedem a transmissão dos dados Impeditivas: Impedem a transmissão dos dados Integração com: STN, INEP, FNDE

ASPECTOS GERAIS DO SIOPE Filtros de consistência - Cruzamentos com as bases de dados: da STN - FPM - FPE - IPI Exportação - Lei Kandir - IOF ouro - Recursos FUNDEB - ITR - CIDE - Royalties Petróleo - ICMS - IPVA do FNDE - Salário Educação - PDDE - PNAE - PNATE - PROINFÂNCIA - BRALF - PAR - CAMINHO DA ESCOLA - Projovem do INEP - Matrículas - IDEB - Indicadores

ASPECTOS GERAIS DO SIOPE Tecnologia: Banco de dados local (estrutura XML) Transmissão Via internet (porta 80) Web Service: Agilidade/Interatividade Validação: Senha de Transmissão Versão Autorização para retificar Etc.

ASPECTOS GERAIS DO SIOPE Módulos: Siope Cliente Estadual e Municipal Entrada de dados e transmissão para o SIOPE Siope Par Estadual e Municipal Cadastros ( Período, versão, indicadores, críticas, pastas, conta contábil, etc.) Extração/consulta de dados transmitidos Acompanhamento do recebimento e processamento de arquivos Inibição de críticas Geração de instalador do aplicativo cliente Importação de dados ( STN, INEP, “FNDE”) Autorização para retificação de dados Etc.

ASPECTOS GERAIS DO SIOPE Módulos: Siope Cartas Automático (Gera e emite comunicados) Parametrização (Configuração gestor) Cadastros de destinatários Reenvio de comunicados Siope Importador Importação automática no BD do FNDE, geração dos indicadores, geração dos Relatório RREO e Recibo de Transmissão Siope WS ( Web Service ) WS SIOPE ( Valida senha, versão, etc .) WS CAUC ( Disponibiliza dados para STN ) Siope Web e Fale Conosco

Passo a Passo do Sistema SIOPE

Preenchimento do SIOPE

Importar dados de receita do SIOPS

Principais Funcionalidades do SIOPE Arquivo Exibir Transmissão Relatórios Ajuda  

Realizar o preenchimento dos dados

Pausa ... Qual a diferença entre o SIOPE Municipal e Estadual ?

Verificação de Críticas

Críticas Recorrentes 172.1 – Preenchimento do Recibo de Transmissão do ano anterior 205.2 – Previsão Atualizada Total para o exercício atual superior à Receita Realizada 270.1 – Dedução da Cota-Parte do FPM para o FUNDEB

Críticas Recorrentes 273.1 - Dedução da Cota-Parte do ITR para o FUNDEB 275.1 - Dedução da Transferência Financeira da Lei Complementar nº 87/96 para o FUNDEB 315.1 - Dedução da Cota-Parte do ICMS para o FUNDEB

Críticas Recorrentes 317.1 - Dedução da Cota-Parte do IPVA para o FUNDEB 320.1 - Dedução da Cota-Parte do IPI-Exportação para o FUNDEB 508.1 – Despesas da Educação (função 12) 531.1 - Despesas com Obrigações Patronais

Críticas Recorrentes 640.1 - Percentual aplicado em Manutenção e Desenvolvimento do Ensino - MDE superior a 36% 640.3 - Percentual aplicado em Manutenção e Desenvolvimento do Ensino - MDE inferior a 25% 648.1 - Despesas Totais com FUNDEB superior às Receitas

Críticas Recorrentes 650.1 – Remuneração dos Profissionais do Magistério (60% do FUNDEB) 654.1 – Saldo Financeiro do FUNDEB ao final do exercício

O que fazer para eliminar as críticas? Seguir as orientações apontadas pelo SIOPE Abrir uma solicitação no sistema SIOPE FALE CONOSCO ( www.fnde.gov.br ) Seguir as orientações enviadas pela equipe técnica do SIOPE

Transmissão do SIOPE

Relatórios Disponibilizados pelo SIOPE Demonstrativo FUNDEB Relatório Resumido da Execução Orçamentária – (RREO -Anexo X-2012; Anexo VIII-2013) Indicadores Dados Informados

Relatórios Disponibilizados pelo SIOPE Quadro Resumo das Despesas Quadro Consolidado de Receitas Quadro Consolidado de Despesas Demonstrativo da Função Educação Matrículas

Relatório de Indicadores

Como obter a senha do SIOPE? PERGUNTAS FREQUENTES Como obter a senha do SIOPE? Quem é o responsável pelo preenchimento do SIOPE? O que fazer quando o ente federado não dispõe de documentos oficiais para o preenchimento do SIOPE?

Em que situação o ente federado é registrado no CAUC/STN? PERGUNTAS FREQUENTES Em que situação o ente federado é registrado no CAUC/STN? Há possibilidade de o ente federado regularizar a sua situação junto ao CAUC/STN?

Manual do próprio aplicativo local do SIOPE Onde obter ajuda? No site www.fnde.gov.br link sistema/SIOPE/ Material de divulgação (perguntas e respostas frequentes) Manual do próprio aplicativo local do SIOPE Siope Fale Conosco www.fnde.gov.br link sistema/SIOPE/Fale Conosco Telefone – Equipe técnica do SIOPE Presencial – Atendimento Institucional do FNDE

“Educação nunca foi despesa, sempre foi investimento com retorno garantido” (Sir Arthur Lewis)

DIOSI/COSES/CGFSE/DIGEF/FNDE/MEC 61 – 2022-4229/4666 MUITO OBRIGADO! DIOSI/COSES/CGFSE/DIGEF/FNDE/MEC 61 – 2022-4229/4666