O PAPEL DO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Gilvanete Correia Bezerra
Advertisements

A prova do ENADE em Administração avaliará se o estudante desenvolveu, no processo de formação, habilidades e competências para:
Dr. Thomé E. Tavares Filho
A escola e a prevenção ao uso de drogas
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Relação professor/aluno
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
Avaliação Psicomotora
FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR.
Avaliação Institucional
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
Quem somos nós, professores e professoras? Docência: que ofício é esse? VI Congresso IBOPE - UNESCO.
Lideranças nas organizações educativas
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
serviço de psicologia e orientação (spo) rita raposo
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
A noção de nautonomia, ou seja,
Perfil do Profissional
O PROMOTOR DE JUSTIÇA E O BULLYING
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
A Importância da Educação Continuada
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
EDUCAÇÃO EM SAÚDE Profª. Mayara Thomaz.
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
XI FORO DE FACULDADES DE AGRONOMIA PORTO ALEGRE, 26, 27 E 28/11/08 CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL CURRÍCULO.
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
História nas atuais propostas curriculares
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL ( ETI)
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Educação Especial Aula 7
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
Psicopedagogo clínico
Escola e Família Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento.
O ORIENTADOR EDUCACIONAL: UM AGENTE DE MUDANÇA NO COTIDIANO ESCOLAR
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
O desenvolvimento de uma nação depende, muito, da educação.
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA... sky ORIENTAÇÃO PATOGÉNICA......Olhamos para as perigosidades do rio.
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
Um paralelo entre aprendizagem na família e aprendizagem na escola
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES
O ALUNO SURDO SEED/DEE 07 a 11/03/2005.
Docência universitária: repensando a aula
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Tendência Liberal Acadêmicas: Adriana dos Santos, Caroline Fagundes Nogueira, Claudia Zimermann e Natalia Pilonetto.
O computador como Meio e como Fim...
Conceito de juventude Felipe Maciel e Maikieli Provenzi.
Para sair tecle “Esc” A Formação do enfermeiro auditor: reflexões sobre uma experiência na prática do ensino interdisciplinar Pesquisa.
MARILUCIA FERREIRA. COMUNICAÇÃO: DIÁLOGO ESCOLA E FAMÍLIA OBJETIVO: REFLETIR SOBRE AS AÇÕES DOS RESPONSÁVEIS PELAS CRIANÇAS PARA CAMINHAREM COM OS OBJETIVOS.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AEE Jucimara Liesenberg 1.
Termo de Terminalidade
A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL – UMA PERSPECTIVA CONTEXTUALIZADA GRISPUN, Mirian P.S. Zippin (org.) A prática dos orientadores educacionais. São Paulo: Cortez,
Transcrição da apresentação:

O PAPEL DO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO Aula: 03

Segundo os estatutos da Associação Brasileira de Psicologia Escolar - ABRAPEE (1991), Entende por psicólogos escolares e educacionais aqueles profissionais, que devido a sua preparação universitária em Psicologia e experiências subseqüentes nas áreas escolar e/ou educacional, trabalham para melhorar o processo ensino-aprendizagem no seu aspecto global “ (cognitivo, emocional, social e motor) através de serviços oferecidos a indivíduos, grupos, famílias e organizações“ .

O PAPEL DO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO O psicólogo que trabalha na educação precisa conhecer o passado para não repetir erros e para ser criativo face às exigências do presente. Anos 70 - marcados em nosso País pelas conseqüências de um regime político autoritário - gerou muito sofrimento humano - as novas gerações em grande parte desconhecem. Formação profissional do psicólogo brasileiro consolidou-se no início dessa década sofreu as conseqüências da repressão das idéias e ações que podiam desvelar problemáticas sociais não assumidas pelo poder político.

Manuais de Psicologia traduzidos para o português que favoreciam a repetição do que vinha sendo ensinado nos países do chamado primeiro mundo. Utilizados de maneira reprodutiva, sem apoio em pesquisas que permitissem a crítica e o avanço de conhecimentos. Final da década de 70 evidenciou-se um crescente movimento de reflexão e crítica a respeito da atuação do psicólogo na educação. Particularmente da escola pública que atende a maioria da população, que permaneciam ocultas aos olhos dos profissionais.

Educação fenômeno complexo objeto de estudo : psicologia, pedagogia, sociologia, antropologia. Trabalhos práticos ou de pesquisas a escola continua enfrentando dificuldades para atingir seus objetivos. Graves problemas educacionais: Altos índices de evasão Analfabetos Insatisfação de professores pela sua condição de trabalho Insatisfação das famílias pelo insucesso de seus filhos Violência e Drogas Gravidez Precoce

Papel do Psicólogo Educacional desenvolver um trabalho em conjunto com educadores, professores, pais e com a restante comunidade escolar. Tornado o processo de aprendizagem efetivo e significativo para o educando, principalmente no que diz respeito à motivação e às dificuldades de aprendizagem. Centra o seu trabalho no desenvolvimento de capacidades e competências para a população estudantil, com dificuldades de aprendizagem, com problemas emocionais ou com problemas comportamentais. .

Bom crescimento pessoal, social e afectivo dos alunos e, o bem-estar físico e psíquico dos alunos

Segundo Maluf o exercício profissional do psicólogo escolar possibilidades de atuação a nível preventivo: Especialista Educacional: aplicar conhecimentos psicológicos na escola, concernentes ao processo ensino aprendizagem, ao desenvolvimento humano, às relações interpessoais e à integração família - comunidade - escola através de atuação em equipe interdisciplinar dentro da escola, assim como administrar conflitos sociais em relação ao sistema de ensino e ao planejamento curricular geral a nível de macro sistema educacional.

Assessor e Consultor: prestação de serviços diretos e indiretos aos agentes educacionais e orientando programas de apoio administrativos e educacionais como profissional independente. Ergonomista: desenvolver estudos e analisar as relações homem ambiente físico- material quanto ao processo ensino-aprendizagem e produtividade educacional; Ecólogo: desenvolver programas visando à qualidade de vida e aos cuidados indispensáveis às atividades acadêmicas. Modificador de Comportamento: implementar programas para alterar comportamentos e hábitos mal adaptados no contexto escolar, além de desenvolver habilidades básicas para aquisição de conhecimento e desenvolvimento humano

Avaliador: atuar não somente na avaliação do processo ensino-aprendizagem usando e validando instrumentos e testes psicológicos adequados e fidedignos, mas também fornecer subsídios para o replanejamento e reformulação do plano escolar, ajustes e orientações à equipe escolar, avaliação da eficiência dos programas educacionais. Pesquisador: pesquisar dados sobre a realidade da escola em seus múltiplos aspectos visando desenvolver o conhecimento científico.