Gestão de Pessoas I Prof. José Pereira de Oliveira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O QUE FAZEM OS EXECUTIVOS
Advertisements

Fundamentos da Administração Administração
FACULDADES SANTA CRUZ COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Teoria Neoclássica da Administração
ad – direção para, tendência para;
Gestão de Pessoas Jefferson Bueno.
  ORGANIZAÇÕES.
Comportamento Organizacional
Introdução à Administração de Empresas O processo de Administração
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
MA_12_PAPEL DO ADMINISTRADOR_Henry Mintzberg
IA_08_PAPEL DO ADMINISTRADOR_Henry Mintzberg
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Unidade I: Fundamentos do Comportamento Organizacional Profa: Tereza Cristina Batista.
Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
OS PROCESSOS GERENCIAIS NA ESTRUTURA EMPRESARIAL
Gerenciamento e Liderança nas atuais Organizações
Prof(a): Patrícia Braz
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
Professora Andréia Oliveira Vicente
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: UMA PEQUENA INTRODUÇÃO
Comportamento Organizacional
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
PMBOK 5ª Edição Capítulo 9
Comportamento Organizacional
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Profa. Denise de Fátima Alonso
ADM DE VENDAS PROFa. WANESSA PAZINI
EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO
NATUREZA E DESAFIOS ATUAIS DA ADMINISTRAÇÃO
Princípios da Administração Fonte: Introdução à Administração de Antonio Cesar Amaru Maximiano Volume 03 Versão /07/2009.
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
Administração de Recursos Humanos II
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
Gestão de pessoas e Desenvolvimento de equipes
Funções dos Administradores
Teoria Geral da Administração
Capítulo 1 A administração hoje.
Gestão Estratégica de Pessoas
ORGANIZAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO
Delegação, Centralização e Descentralização
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Gerenciamento dos Recursos Humanos
Comportamento Organizacional e Visão Sistêmica
Agenda Habilidades Gerenciais Tipos Interesses
Teoria da Administração
Liderança e Comportamento Organizacional
Mentoring Coaching.
ADMINISTRAÇÃO Profª. Joelma Kremer 1
DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO CAMPO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Como Administrar na Sociedade Moderna
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
Desenvolvimento Organizacional - DO
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
Comportamento Organizacional
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
MBA de RH Prof Fabio Uchôas. Refere-se as práticas e as políticas para conduzir os aspectos relacionados as pessoas no trabalho de gerenciamento: ◦
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Processo Administrativo Prof. Alexandro Bernhardt UCS 2007.
GESTÃO DE PROJETOS Recursos Humanos.
Transcrição da apresentação:

Gestão de Pessoas I Prof. José Pereira de Oliveira

A importância das habilidades interpessoais  Reconhecer a importância de desenvolver habilidades interpessoais em gerentes está diretamente relacionado com a necessidade das organizações em atrair e manter pessoal de qualidade e alto desempenho.  “Força de trabalho como única vantagem competitiva”  O papel dos gerentes  Conseguir que as tarefas sejam cumpridas pelas pessoas. Tomam decisões, administram os recursos e dirigem atividades.

Funções gerenciais (Fayol):  Planejar – Definir metas para a organização, estabelecendo quais as estratégias e desenvolvendo planos de interação e atividades.  Organizar – Conceber a estrutura da organização; Determinação das tarefas que devem ser executadas e quem vai operacionalizar, definir ainda como e quais tarefas devem ser agrupadas, e a hierarquia de decisões.  Coordenar e Comandar - Principal enfoque das gerencias; consiste na liderança.  Controle - Depois de tudo organizado, treinado, formulado, há a possibilidade de dar errado, daí a necessidade da monitoração.

Papéis gerenciais Definidos por Mintzberg (1960) em estudo com 5 executivos: PapelDescriçãoExemplos Interpessoal Figura principal Chefe simbólico; desempenha obrigações rotineiras e de natureza legais ou social Cerimônias, requisições de status, solicitações LíderResponsável pela motivação e direção de subordinados Atividades gerencias com subordinados LigaçãoMantém rede de contatos, fornecem informações e favores Reconhecimento, trabalho externo

PapelDescriçãoExemplos Informacional MonitorRecebe muitas informações (centro nervoso) internas e externas Lida com todos os tipos de contatos e dados DisseminadorTransmite informação de fora, e de outros subordinados e superiores Expedição de comunicados, contatos verbais, etc Porta-vozTransmite informação sobre planos, políticas, resultados e ações Reuniões com o Conselho; lida com contatos transmitindo informações para os de fora

PapelDescriçãoExemplos Decisório EmpreendedorBusca oportunidade na organização, inicia projetos que tragam mudanças Reuniões de estratégia e revisão, planejamento de projetos Administrador de problemas Responsável por ação corretiva, principalmente diante de problemas inesperados Reuniões de estratégia e revisão envolvendo problemas e crises Alocador de recursos Toma e aprova decisões significativas Programação; autorizações; orçamentos; programação de trabalho dos subordinados NegociadorRepresenta a organização em reuniões e negociações importantes Negociação de contratos

Habilidades Gerenciais  Robert Katz identificou 3 em seus estudos:  Técnicas – Habilidade de aplicar um conhecimento especializado ou perícia. Ex.: Engenheiro civil, médico, dentista.  Humanas – Capacidade de trabalhar com outras pessoas, entender e motivar, tanto individualmente como em grupos. Ex.: Conseguir que as pessoas façam o que deve ser feito.  Conceituais – Capacidade cognitiva para analisar informações e diagnosticar situações complexas. Ex.: Localizar problemas e identificar alternativas para corrigir.

Generalizações sobre o Comportamento  A observação pode levar à desenvolver generalizações para explicar e prever o que alguém faz ou vai fazer.  Considere as seguintes afirmações:  Trabalhadores felizes são trabalhadores produtivos;  Quando o chefe é amigável, confiável e acessível, os trabalhadores são produtivos;  O melhor líder é aquele que não se altera com situações diversas;  As entrevistas de seleção separam os profissionais de alto e baixo desempenho;  Todos querem um trabalho desafiador;

Generalizações sobre o Comportamento  Nada como um pouco de medo para que as pessoas façam o seu trabalho;  As pessoas trabalham melhor quando de pede que façam o melhor que puder;  Todo mundo é motivado por dinheiro;  A preocupação principal é com o próprio salário e não com o dos outros;  Equipes de trabalho eficazes estão livres de conflitos. Quais são verdadeiras? Todas são falsas? O importante é que todos os pontos de vista que você tem, estão baseados mais em intuição do que em fatos.

Desafios e Oportunidades para o CO  Em uma olhada rápida pelas organizações podemos observar:  Empregados mais velhos;  Pessoas de raças diferentes;  Mais e mais mulheres;  Cortes de pessoal rompendo “laços”;  Empregados flexíveis;  Mudanças rápidas.

Aldeia Global AntesHoje Pesadas tarifas de importação Abertura de fronteiras e formação de blocos econômicos Economias controladas (URSS, Iugoslávia,...) Grande ramificação de filiais (Burger King, Mc Donalds, Ford, Shell, Petrobras) Baixa capacidade de produção e qualidade (Oriente) Disseminação da mão de obra qualificada

Aldeia Global  A globalização afeta as habilidades pessoais de um gerente de pelo menos duas formas:  Vai se deparar com tarefas fora do seu país; pode ser transferido, etc.  Vai se trabalhar com chefes e colegas que nasceram e/ou foram criados em culturas diferentes. O que é correto e comum para você, pode ser totalmente estranho para outro.

Diversidade da força de trabalho  Significa que as organizações estão se tornando mais heterogêneas (raça, etnia...)  mulheres, afro-americanos, hispânicos, asiáticos, niseis,  fisicamente incapacitados, idosos, homossexuais, etc.

Diversidade da força de trabalho  A diversidade:  Se bem administrada, pode aumentar a criatividade e a inovação, bem como aprimorar a tomada de decisões, oferecendo perspectivas diferentes dos problemas.  Se não administrada, existe um potencial maior para a rotatividade, mais dificuldade de comunicação e mais conflitos interpessoais.

 TQM / Reengenharia  Os gerentes têm de reconsiderar como trabalho seria feito e como seria estruturada a organização. A qualidade tem implicações para o CO porque exige que os empregados repensem o que fazem e que se tornem mais envolvidos nas decisões no local de trabalho.  Empowerment  Colocação dos empregados no controle do que fazem  Delegação de poder  Tomar decisões apropriadas  Mudando os estilos de liderança, as relações de poder, o modo como o trabalho é projetado e a forma como as organizações estão sendo estruturadas.

Modelos de Comportamento Organizacional  É uma abstração da realidade, uma representação simplificada de alguns fenômenos do mundo real. Loja  Manequim Contador  Ativo = Passivo + capital líquido CO 

Variáveis dependentes  São os fatores-chave que você quer explicar ou prever e que são afetados por outro fator:  Produtividade: Alcançar resultados a baixo custo. Saber que fatores influenciam a eficácia e a eficiência de indivíduos, grupos e toda organização.  Absenteísmo: Tem um impacto direto na eficiência e eficácia. Nem toda falta tem impacto negativo (ex.: piloto, médico).

Variáveis dependentes  Rotatividade: Resulta em grandes custos com recrutamento e treinamento e pode interromper o funcionamento eficiente de uma organização. Pode envolver empregados valiosos e pode substituir um empregado de baixo desempenho.  Satisfação com o trabalho: Mensurada pela diferença entre a quantidade de premiações recebidas e a quantidade que acham que deveriam receber. Crença de que empregados satisfeitos são mais produtivos.

Variáveis independentes  Variáveis do nível individual: Fundamentada na experiência e vivências de cada pessoa e a gerencia pouco pode fazer para alterar (valores, atitudes, habilidades, percepção, aprendizagem, motivação, etc).  Variáveis do nível de grupo: O comportamento das pessoas quando estão em grupo é diferente de quando se está só. Ênfase no trabalho em equipe, padrões de comunicação, estilos de liderança, poder, níveis de conflitos, etc.  Variáveis do nível de sistemas de organização: Fundamentado quando se está envolvido por uma estrutura formal. Destaque para a cultura interna, políticas e práticas, processos de trabalho, etc.

Colocando em prática  Milhões de trabalhadores perderam o emprego devido ao enxugamento das empresas. Ao mesmo tempo, muitas organizações estão reclamando que não encontram pessoas para preencher suas vagas. Como você explica esta contradição?  O que é eficácia e eficiência e como estão relacionadas com o comportamento organizacional?