Estratégias: formulação, implementação e avaliação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégia Uma visão executiva Pearson Education do Brasil 2ª edição Capítulo 2 Estratégia e desempenho.
Advertisements

AVALIANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
Contexto da Informação
Sistema de Informação Gerencial
Daciane de Oliveira Silva
BSC – BALANCED SCORECARD
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL
BALANCED SCORECARD Origem: Justificativa: Foco:
Sistema de Indicadores de Desempenho e o Balanced Scorecard
Governança de TI BSC Indicadores Balanceados de Desempenho
Balanced Scorecard Integrantes do Grupo: Janice Zambon Juliana Fonseca
Planejamento Estratégico AULA 8 Março/2011
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
Balanced Scorecard BSC
“O que não é medido não é gerenciado”. Medir é importante? “O que não é medido não é gerenciado”. “Também não se pode medir o que não se descreve”.
Sistemas de Informação para Apoio à Tomada de Decisão- Balanced Scorecard (BSC) Prof. Cláudio.
BALANCED SCORECARD BUSINESS WAREHOUSE.
INTRODUÇÃO AO BALANCED SCORECARD
Prof. Esp. Sandro Everton Leão
Ciências Contábeis - Executivo Contabilidade Gerencial
Sérgio Lemos Duarte Valdiney Alves de Oliveira
MAP_BSC n o 1 / 29 IDENTIFICAÇÃO, MODELAGEM E ANÁLISE DE PROCESSOS LUÍS GONZAGA TRABASSO Professor Associado Divisão de Engenharia Mecânica.
ADM01003 – Visão Sistêmica nas Organizações
Contabilidade Gerencial
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration

Balanced Scorecard DEFINIÇÃO IMPLANTAÇÃO
Balanced Scorecard A Estratégia em Ação Medições que impulsionam o
Transformando estratégia em ação
CAPITAL INTELECTUAL §“É a soma de conhecimento de todos em uma empresa, o que lhe proporciona vantagem competitiva” §O Capital intelectual constitui a.
Missão + Visão = Estratégias Temas estratégicos
Controle da estratégia e Balanced Scorecard (BSC)
Aula 7 Processos Administrativos
Processo do Negócio Empresarial: Alinhando a Organização e as Pessoas.
POR QUE A EMPRESA NECESSITA DE UM BALANCED SCORECARD ?
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
Diagnóstico Organizacional
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
Balanced Scorecard (BSC)
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller
Balanced Scorecard.
Aula 12 Apêndice Balanced ScoreCard (BSC) como ferramenta de implementação e controle da estratégia SANTINI Júnior, Nelson. ALMEIDA, Sérgio Roberto Porto.
Disciplina: Controladoria
Faculdade Castro Alves
BALANCED SCORE CARD.
ADMINISTRAÇÃO Aula 09 ESTRATÉGICA II BALANCED SCORECARD CONSTRUÇÃO.
BSC Jefferson Bueno.
“O que não é medido não é gerenciado”.  ERA DA INDUSTRIALIZAÇAO CLÁSSICA- Burocrática, Centralizadora e verticalizada. ( )  ERA DA INDUSTRIALIZAÇÃO.
Gerencial e Contabilidade Prof. Cláudio Wanderley, PhD
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
Módulo 4 BALANCED SCORECARD Prof. Paulo R. A. Bernardo
Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A SEGUNDA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.
BALANCED SCORECARD COMO UM MODELO DE GESTÃO ESTRATÉGICA
BALANCED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
Balanced Scorecard (BSC)
CONCEITO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Balanced Scorecard (BSC) Disciplina: Tecnologias de Gestão Prof. Eduardo M. Borba.
CONTROLADORIA Prof. André da Costa Ramos, M.Sc.
1 Universidade Presbiteriana Mackenzie Planejamento Estratégico Módulo 7- Balanced Scorecard.
COGPL/SPOA BALANCED SCORECARD “ Medir é importante: O que não é medido não é gerenciado ”
COMPETITIVIDADE E DESEMPENHO EMPRESARIAL
Profa. Bruna Panzarini Aula 9- Administração Estratégica Professora Bruna Panzarini.
Administração Estratégica Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/10 Aula 12 Apêndice Balanced ScoreCard (BSC) como ferramenta de implementação e controle da estratégia.
Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Aula 13 - Apêndice Balanced ScoreCard (BSC) como ferramenta de implementação e controle da estratégia.
Contabilidade Gerencial
Transcrição da apresentação:

Estratégias: formulação, implementação e avaliação O desafio das organizações contemporâneas Maria Terezinha Angeloni e Clarissa Carneiro Mussi (organizadoras) 1ª Edição |2008|

estratégia e avaliação do desempenho Capítulo 10 O balanced scorecard: estratégia e avaliação do desempenho Carlos Rogério Montenegro de Lima

10.1 Introdução Historicamente, verifica-se uma tendência dos sistemas de avaliação de desempenho serem reduzidos à dimensão financeira por meio da contabilidade. O balanced scorecard foi criado por Kaplan e Norton, no início da década de 1990, como um sistema de avaliação de desempenho empresarial que coloca a estratégia no centro do processo. 10.2 Por que utilizar um balanced scorecard? O BSC nos mostra os conhecimentos, as habilidades e os sistemas que os funcionários necessitam (aprendizado e crescimento) para inovar e construir as capacidades estratégicas e as eficiências adequadas (processos internos) para criar valor para o mercado (clientes) que levará ao maior valor aos acionistas (financeiro).

10.3 O balanced scorecard como sistema gerencial estratégico Os sistemas gerenciais estratégicos tradicionais fundamentam-se em indicadores financeiros e apresentam pouca relação com os objetivos estratégicos. O BSC introduz quatro novos processos que auxiliam as empresas a conectar os objetivos de longo prazo às ações de curto prazo. Estes novos processos introduzidos pelo BSC são: Tradução da visão Comunicação e conexão Planejamento de negócios Feedback e aprendizado

10.4 Os indicadores de desempenho no BSC Perspectiva financeira Lucro/empregado Margem de contribuição Retorno sobre o investimento (ROI) Geração de caixa Retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) Liquidez corrente Valor Econômico Agregado (EVA) Perspectiva dos clientes Participação de mercado Receitas anuais/cliente Clientes/funcionário Índice de satisfação dos clientes Retenção de clientes Percentagem da receita com novos clientes Perspectiva dos processos Entregas no prazo Giro dos estoques Custo dos produtos Percentagem de defeitos Retrabalhos Tempo de parada Perspectiva do aprendizado e crescimento Melhorias sugeridas/funcionário Índice de satisfação dos funcionários Retenção de pessoas-chave Gastos com desenvolvimento de competências/funcionário Rotatividade de funcionários Absenteísmo médio

10.5 As relações de causa e efeito no BSC Todo indicador selecionado para um BSC deve fazer parte de uma cadeia de relações de causa e efeito, que deve ser vinculada a objetivos financeiros e representar um termo estratégico para a unidade de negócios. 10.6 As perspectivas do balanced scorecard Kaplan e Norton sugerem quatro perspectivas pra o BSC. No entanto, algumas empresas preferiram acrescentar uma quinta perspectiva - dos talentos humanos -, outras desenvolveram perspectivas para inovação, pesquisa e desenvolvimento, meio ambiente, fornecedores, liderança e comunidade.

10.6.1 Perspectiva financeira As medidas de desempenho financeiro informam se a estratégia da empresa e sua implementação e execução estão contribuindo para a melhoria dos resultados financeiros. Existem três temas estratégicos financeiros para a perspectiva financeira: crescimento e mix de receita. redução de custos/melhoria de produtividade. utilização dos ativos/estratégia de investimento. 10.6.2 Perspectiva dos clientes Esta é a segunda perspectiva do BSC, na qual se caracteriza a identificação do mercado e a dos segmentos com os quais a organização deseja competir.

10.6.3 Perspectiva dos processos internos Os executivos identificam os processos mais críticos para a realização dos objetivos dos clientes e dos acionistas, permitindo que a unidade de negócio ofereça propostas de valor capazes de atrair e reter clientes em segmentos-alvo de mercado e que possam satisfazer às expectativas que os acionistas têm de excelentes retornos financeiros. 10.6.4 Perspectiva do aprendizado e crescimento Essa perspectiva identifica a infra-estrutura que a organização deve construir para alcançar os objetivos nas outras três perspectivas. O aprendizado e o crescimento provêm de três fontes principais: pessoas, sistemas e procedimentos organizacionais.

10.7 Mapeando a estratégia A construção dos mapas estratégicos deve ser feita, preferencialmente, de cima pra baixo, partindo do destino e mapeando as rotas que levarão àquele ponto. Os executivos devem analisar a missão e os valores essenciais para, em seguida, desenvolver a visão estratégica e, por fim, definir a lógica de como chegar ao destino. 10.7.1 Perspectiva financeira A construção do mapa estratégico geralmente começa coma estratégia que aumentará o valor para os acionistas por meio de duas alavancas: crescimento da receita e aumento de produtividade.

10.7.2 Perspectiva dos clientes A essência de qualquer estratégia é a preposição de valor para o cliente, que descreve uma combinação de atributos de produtos, relacionamento com os clientes e de imagem corporativa. A proposição de valor é escolhida entre três diferenciadores: excelência operacional por meio de precificação competitiva, seleção e qualidade dos produtos e pontualidade da entrega; intimidade com o cliente por meio da qualidade dos relacionamentos com esse; e liderança do produto por meio de funcionalidade, características e desempenho geral de seus produtos.

10.7.3 Perspectiva dos processos internos Identifica as atividades organizacionais críticas que se enquadram em quatro processos: construir a franquia por meio de inovações; aumentar o valor para os clientes por meio de processos de gerenciamento do cliente; alcançar a excelência operacional por meio de processos operacionais e logísticos; e ser bom cidadão corporativo por meio de processos regulatórios e ambientais.

10.7.4 Perspectiva do aprendizado e crescimento A perspectiva do aprendizado e crescimento define as habilidades e competências essenciais, as tecnologias e a cultura organizacional necessárias para suportar a estratégia de negócios. 10.8 Desdobramento do balanced scorecard Para implementar a visão estratégica é necessário interligar o BSC corporativo com os das unidades de negócios, das equipes e dos indivíduos. Dessa forma, constrói-se uma ponte entre os sucessivos níveis organizacionais e as mensagens da alta gerência, que são traduzidas de maneira consistente para os níveis mais baixos e vice-versa.

10.9 O balanced scorecard individual Desdobrar o BSC em nível individual pode trazer muitos benefícios: proporciona uma oportunidade para dividir com os colaboradores os princípios e as técnicas do BSC; aumenta a compreensão dos BSCs nos vários níveis organizacionais; permite que cada colaborador demonstre como suas ações individuais levam aos resultados organizacionais.

10.10 Implementação do balanced scorecard organizacional As empresas bem-sucedidas do balanced scorecard apresentavam cinco princípios comuns, que eles denominam princípios da organização orientada para a estratégia. Princípio 1 – Mobilizar a mudança por meio da liderança executiva. Princípio 2 – Traduzir a estratégia em termos operacionais. Princípio 3 – Alinhar a organização à estratégia. Princípio 4 – Transformar a estratégia em tarefa de todos. Princípio 5 – Converter a estratégia em processo contínuo.

10.11 Considerações finais Para mensurar o progresso da implementação da estratégia e o sucesso de uma estratégia empresarial, utilizam-se indicadores no BSC. Todo o indicador selecionado para um BSC deve fazer parte de uma cadeia de relações de causa e efeito.