EVENTO DE ESPORTE EDUCACIONAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Grupo Social Escolar Os espaços físicos da Escola
Advertisements

PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PROJETO PEDAGÓGICO 2010.
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Interação com os Alunos
QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA O SESI GINÁSTICA NA EMPRESA?
1 PARÂMETROS PARA ESCOLHA E DICAS DE APLICAÇÃO Alguns parâmetros que você deve sempre considerar ao escolher Jogos Cooperativos, seja criando novos jogos,
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
REGISTRO DA OFICINA DE GRAVURA PROJETO SOCIAL ACM
ATIVIDADE DIFERENCIADA PROJETO ALÉM DAS PALAVRAS MATEMATICA
Prática docente: reflexões sobre SATISFAÇÕES E DIFICULDADES
PROJETO:MÙSICA NA SALA DE AULA.
BRINCANDO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS.
Diferenças e preconceitos nas práticas corporais
Exercícios no frio e na chuva (04/05)
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Percepção do Espaço Pela Criança
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
1ª OFICINA.
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 4 Tarde
Profª Eleida da Silva Arce Adamiski
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
Curso sobre Revista.
MARKETING CONTÁBIL E O PROCESSO DE MELHORIA CONTÍNUA
PROJETO DIA DAS MÃES DURAÇÃO: 1 SEMANA TEMA: EU TE AMO MÃE.
Contadores de histórias
TODOS CONTRA A PEDOFILIA
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
Agora que você já refletiu e percebeu a importância da aprendizagem por projetos, vamos colocar a “mão na massa”. Primeiramente vamos refletir sobre algumas.
 Como os alunos vinham a trabalhar com os robôs da Lego Mindstorms, resolvemos premiá-los pela motivação e empenho que mostraram nas diversas tarefas.
Empresa Junior.
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
PREFEITURA MUNICIPAL DE JARAGUÁ DO SUL
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
CURSO: Licenciatura em Educação Física
Equipe responsável pela produção
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
OFICINA DE CRIATIVIDADE
SITUAÇÕES.
Projeto de Orientação de Estudo - 2º ano (EF)
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
Conceitos, Propostas e recursos metodológicos
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
JOGOS E BRINCADEIRAS Débora Cristina Assmmann de Moura
Talvez Sônia Carvalho.
Física Metodologia de Ensino.
COMO ESTUDAR HISTÓRIA.
Equipe responsável pela produção
EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA Profª.Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
Grupo: Miriã Suellén Poliana Cristina Rebeka Viviane Cristina
O QUE Relacionados às necessidades das crianças de educação e cuidado
Professor(es) Apresentador(es):
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
A HISTÓRIA DO MEU NOME 4ºANO B
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Os sentimentos de cada um
Terra dos Monstros Fernanda Bispo – 2º ano.
EVENTO DE ESPORTE EDUCACIONAL. SEMINÁRIO DE ESPORTE EDUCACIONAL Nomes dos Participantes: Ana Paula Pinheiro Marques Rosinete Aparecida Machado.
EVENTO DE ESPORTE EDUCACIONAL. SEMINÁRIO DE ESPORTE EDUCACIONAL Sabrina de Cássia Tuleski e Suzana Nunes Branco Escola Municipal Professora Terezinha.
Metodologia de Ensino Analítico Sintético Global de confrontação
ESTUDO DE CASO. Nome Data de nascimento - 13/01/2007 Idade_7 anos - Série – 2 ºsérie Deficiência –
EVENTO DE ESPORTE EDUCACIONAL. SEMINÁRIO DE ESPORTE EDUCACIONAL LUZIA FERNANDES BENDER Escola Municipal Delani Aparecida Alves IEE / Fundação Mondelēz.
Transcrição da apresentação:

EVENTO DE ESPORTE EDUCACIONAL

SEMINÁRIO DE ESPORTE EDUCACIONAL Josiane/Pedro Paulo Ayrton Senna da Silva/Juscelino kubistcheck IEE / Fundação Mondelēz

CONTEXTO Escola Número de Alunos Turmas Alunos Atendidos Ayrton Senna 550 2º, 3º, 4º e 5º 330 Juscelino kubistcheck 600 2º 40

JUSTIFICATIVA Sabendo que o nosso corpo é uma máquina muito especial e complexa e que muitas vezes não nos apercebemos disso, resolvemos explorar a “Ginástica”, através de Identidade Corporal. Lembrando que se conhecer e conhecer o próprio corpo é um exercício complexo e importantíssimo, pois quanto mais me conheço, mais percebo do que sou capaz, meus limites e possibilidades. Nessa atividade, os alunos ,terão oportunidade de observação às limitações de seu corpo, bem como as possibilidades de superação das mesmas.

OBJETIVOS OBJETIVOS :(gerais e específicos) Explorar e conhecer as possibilidades de movimento do próprio corpo e suas limitações; Observação das diferenças e semelhanças de sua movimentação corporal em relação aos outros; Aceitar as diferenças corporais; Vivenciar e aceitar as situações de desafios corporais

Descrição da atividade Esse trabalho de expressão corporal, foi motivado a ser envolvido nas aulas, devido a necessidade encontrada em fazer com que os estudantes perdessem a vergonha de se expressarem em público, junto com os demais amigos de sala de aula. E também a necessidade de reconhecer e identificar partes do próprio corpo. Assim, também como forma de perceberem os limites de seu corpo e do outro, respeitando suas limitações e as dos outros em uma atividade coletiva.

O mesmo foi iniciado com a fala da professora sobre “nosso corpo”: as partes que o compõe, assim como os cuidados com ele, higiene entre outros. Depois seguindo as etapas abaixo: DESENHANDO O CORPO: Em um grande círculo, incentivar os alunos a desenharem no chão, a sua frente, seu corpo, expressando no desenho um movimento com o corpo ( mão na cintura, mão na cabeça, pernas abertas, cruzadas, entre outras).

Depois de todos os desenhos concluídos, colocar uma música para que, se movimentem ao ritmo da música, dançando em círculo. Ao comando da professora, quando a música parar, cada estudante deve realização a expressão corporal desenhada no chão, no local onde parou, que o amigo desenhou.

CRIANDO UM MOVIMENTO CORPORAL: 1° momento: Promover uma atividade em papel, utilizando palitos e cola, onde cada estudante deve montar um boneco de palito de sorvete, expressando nesse um movimento corporal. 2° momento: Em um grande círculo, cada um leva seu boneco e o coloca no chão à sua frente. Ao sinal da professora, com música, palmas , apito ou outro sinal, deverão parar na frente de um boneco e reproduzir com o próprio corpo a posição do boneco.

FOTOS Colocar 2 fotos (com legenda) por professor

AVALIAÇÃO Os objetivos foram atingidos? Os objetivos propostos foram alcançados.

Quais os pontos positivos? Durante o processo, chamou muita a atenção, o interesse dos estudantes na construção dos bonecos, pois cada um realmente conseguiu colocar no papel, usando os palitos, diferentes possibilidades de movimentação com o corpo. Também o respeito pelo outro, adquirido ao longo da atividade, percebendo a limitação de cada um e respeitando-a.

O momento prático, pois cada estudante visualizava a imagem retratada no boneco do amigo, de uma maneira diferenciada, construindo com o próprio corpo, um movimento diferente, conforme a leitura que fazia de cada imagem. A percepção das limitações, muitos ao tentarem criar o movimento, perceberam que era impossível. A participação intensa na construção da atividade e nas diferentes realizações (variações) da mesma.

O que podemos melhorar? Poderíamos ter mostrado vídeos de pessoas quebrando seus próprios limites, a fim de incentivar os estudantes;