Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.

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Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7

Análise Ambiental Análise do setor e do mercado: –Perfil do setor: principais linhas de produtos e segmentos de mercados significativos do setor. –Crescimento do setor: taxas de crescimento de todo o setor, taxa de crescimento para cada segmento de mercado-chave, mudanças projetadas nos padrões de crescimento e determinantes do crescimento. –Modelo Porter do ambiente competitivo. Análise dos concorrentes: –Perfil dos concorrentes, principais concorrentes e suas participações no mercado. –Análise da concorrência: objetivos, estratégias, pontos fortes e fracos de cada concorrente. –Vantagens da concorrência: o grau em que os concorrentes do setor têm diferenciado seus produtos e serviços ou atingido a liderança de custo. Análise política e de regulamentação: –Atividades legislativas e de regulamentação e seus efeitos sobre o setor.

Análise Ambiental Análise Social Questões sociais: questões sociais atuais e seus possíveis efeitos no setor. Grupos de interesses sociais: consumidores, ambientalistas e grupos ativistas similares que buscam influenciar o setor. Análise de recursos humanos Questões trabalhistas: principais necessidades trabalhistas, limitações, oportunidades e problemas com que se defrontam o setor. Análise macroeconômica Condições macroeconômicas: fatores econômicos que afetam a oferta e a demanda. O crescimento, a concorrência e a lucratividade dentro do setor. Análise tecnológica Fatores tecnológicos: métodos científicos ou técnicos que afetam o setor, principalmente inovações recentes e potenciais.

Análise Interna ou Organizacional A análise organizacional refere-se ao exame das condições atuais e futuras da organização, seus recursos disponíveis e necessários (incluindo tecnologia), habilidades, forças e fraquezas, estrutura organizacional, capacidades e competências essenciais. A análise organizacional leva em conta o que a organização produz (produtos ou serviços), como ela produz (qualidade, custo, produtividade), para quem ela produz (mercado de clientes, concorrentes), com o que ela produz (tecnologia, pessoal, recursos próprios ou de terceiros, fornecedores), para se ter uma idéia clara das suas vantagens competitivas e de como utilizá-las melhor. Na realidade, a análise organizacional busca a localização dos fatores críticos de sucesso da organização. A estratégia procura entrelaçar fatores organizacionais com fatores ambientais, visando a melhor articulação dos esforços e recursos da organização em direção a resultados capazes de assegurar o alcance dos objetivos.

Análise Interna ou Organizacional Análise Financeira –Examina os pontos fortes e fracos financeiros por meio de demonstrativos financeiros, como balanço patrimonial e demonstrativos de faturamento, e compara tendências históricas com projeções setoriais. Avaliação de recursos humanos –Examina os pontos fortes e fracos de todos os níveis de administração e dos empregados e focaliza as atividades-chaves de recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, alocação, treinamento, relações trabalhistas (sindicatos), compensação, promoção, avaliação da qualidade de vida e planejamento de recursos humanos. Auditoria de Marketing –Examina os pontos fortes e fracos das principais atividades de marketing e identifica mercados, segmentos de mercados-chaves e a posição competitiva (participação de mercado) da organização em seus mercados-chaves. Análise de produção e operações –Examina os pontos fortes e fracos da fabricação, produção ou serviços da organização. Outras análises (pesquisa, tecnologia, processos, informação, engenharia)

ADM. ESTRATÉGICA – Análise ambiental Análise SWOT – Matriz FOFA –do inglês strengths (forças), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades), threats (ameaças). Forças e Fraquezas se configuram como análise do ambiente da empresa Oportunidades e Ameaças se caracterizam como análise do ambiente externo –Do cruzamento entre as forças e as oportunidades teremos os pontos de alavancagem da empresa –Do cruzamento entre as fraquezas e as ameaças teremos os problemas –Da junção de forças e ameaças teremos a vulnerabilidade, assim como, as limitações do cruzamento das fraquezas com as oportunidades

ADM. ESTRATÉGICA – Análise ambiental Oportunidades novos mercados novas tecnologias novos produtos alianças Forças patentes custos + baixos elevada Liquidez instalações novas Fraquezas Limitação financeira Má distribuição Elevado custo Mão-de-obra ruim Ameaças Perfil do consumo Interferência do Governo Novos concorrentes alavancagem problemas limitações vulnerabilidade