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AULA TÉCNICA 32 2006 INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: ME 7.3 H4 SENSORES.

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1 AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

2 SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: ME 7.3 H4 SENSORES

3 ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO NO FINAL DESTA AULA.

4 INFORMAÇÕES TÉCNICAS AO ALUNO UMEC GRP NA PÁGINA INICIAL DO SITE UMEC

5 Já tivemos aula com a introdução no sistema de injeção eletrônica ME 7.3 H4. Agora veremos: SENSORES ME 7.3 H4

6 DIAGRAMAÇÃO E C U ME 7.3 H4 TEMP. ÁGUA TEMP. AR ROTAÇÃO MAP POSIÇÃO BORBOLETA DETONAÇÃO SENSOR DE OXIGÊNIO INJETORES BOBINA CANISTER CORPO DE BORBOLETA RELÉ BOMBA LÂMPADA DE DIAGNOSE CONECTOR DIAGNOSE RELÉ AR COND. SENSOR DE FASE – VIA SOFTWARE REDE CAN PEDAL ACELERADOR

7 SENSOR DE ROTAÇÃO COMO JÁ VISTO EM OUTRAS AULAS AQUI NA UMEC, É UM SENSOR INDUTIVO QUE ENVIA SINAIS COM A VARIAÇÃO DA RODA DENTADA. PARA O PMS DE 1 E 4 DEVEMOS POSICIONAR NO DENTE 17, E 2 E 3 NO DENTE 37. HÁ FALHA DE 2 DENTES NA RODA DENTADA PARA SINCRONISMO DO SISTEMA.

8 SENSOR DE FASE ONDE ESTÁ ?

9 SENSOR DE FASE É VIA SOFTWARE, OU SEJA, NÃO HÁ A PEÇA NO SISTEMA. DE FORMA INTELIGENTE E COM A UTILIZAÇÃO DE PROGRAMA ESPECÍFICO, A ECU DETERMINA QUEM É O CILINDRO 1 E FAZ A CONTAGEM , TORNANDO O SISTEMA DE INJEÇÃO SEQUÊNCIAL.

10 COMO FUNCIONA APÓS A PARTIDA NO MOTOR E NA SUA DESACELERAÇÃO, A ECU CORTA O TI DO CILINDRO 1 DE 2 A 3 VEZES, AGUARDANDO A QUEDA DA ROTAÇÃO EM CERCA DE 200 RPM, FAZENDO A SUA IDENTIFICAÇÃO. ESTE FASAMENTO É CONFIRMADO NAS DESACELERAÇÕES ENTRE 2000 A 1000 RPM.

11 TEMPERATURA DE ÁGUA

12 É UM TERMISTOR DO TIPO NTC, E VIA REDE CAN, TAMBÉM É ATRAVÉS DESTA INFORMAÇÃO EM QUE É MARCADA A TEMPERATURA NO PAINEL DE INSTRUMENTOS, E A ECU COMANDA O RELÉ DO ELETROVENTILADOR. EM RECOVERY, É ACIONADO O ELETROVENTILADOR EM PRIMEIRA VELOCIDADE.

13 DICA TÉCNICA HÁ ALGUNS RELATOS DE DESGASTE PREMATURO DO SENSOR DE TEMPERATURA DE ÁGUA, QUE SOFRE UMA GRANDE CORROSÃO EM SUA CÁPSULA DE CONTATO COM O LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO. NESTES CASOS, DEVE-SE TROCAR O SENSOR E INVERTER A POSIÇÃO NO CHICOTE DE SEUS DOIS TERMINAIS.

14 SENSOR DE TEMP. AR

15 TEMPERATURA DE AR É UM TERMISTOR DO TIPO NTC E INFORMA A TEMPERATURA DO AR JÁ NO COLETOR DE ADMISSÃO. COM ESTA INFORMAÇÃO, A ECU CALCULA A DENSIDADE DO AR ADMITIDO, E CONSEGUE DESTA FORMA ADEQUAR AINDA MAIS A QUANTIDADE DE COMBUSTÍVEL PARA O AR NO MOTOR.

16 SENSOR MAP

17 ESTÁ CONJUGADO AO SENSOR DE TEMPERATURA DE AR, SENDO IMPORTANTE PARA O CÁLCULO DE AR ADMITIDO. ALGUNS SENSORES APRESENTAM FALHA POR IMPREGNAÇÃO DE ÓLEO, OCASIONADO POR ENTUPIMENTO NO SISTEMA DE RESPIRO DO ÓLEO DO MOTOR.

18 DIAGRAMA DO SENSOR COMBINADO MAP + TEMPERATURA DE AR 1 – NEGATIVO 2 – 5 V TEMP. AR 3 – 5 V MAP 4 – RESPOSTA MAP

19 SENSOR DE VELOCIDADE ESTÁ JUNTO A CAIXA DE MUDANÇAS, E TRANSMITE ESTA INFORMAÇÃO PARA O BODY COMPUTER, OU SEJA VIA REDE CAN. É DO TIPO HALL E TRANSMITE 16 PULSOS POR ROTAÇÃO COMPLETA DA RODA DIANTEIRA ESQUERDA. RECEBE 12 VOLTS E ATERRAMENTO PARA FUNCIONAR.

20 BODY COMPUTER

21 DICA TÉCNCIA EM MUITOS CASOS RELATADOS, HÁ NECESSIDADE DE TROCA DO SENSOR DE VELOCIDADE QUANDO O MOTOR MORRE NAS DESACELERAÇÕES. O PROBLEMA É A INFILTRAÇÃO DE ÁGUA NA PEÇA, DEVIDO A SUA LOCALIZAÇÃO NA CAIXA DE MUDANÇAS.

22 PERGUNTA COMO É FEITA A CORREÇÃO DA VARIAÇÃO DE ALTITUDE DESTE SISTEMA ?

23 RESPOSTA ATRAVÉS DO SENSOR MAP, A ECU COMANDA AS ALTERAÇÕES NO TI E NA BORBOLETA MOTORIZADA NAS ALTERAÇÕES DE ALTITUDE. A CAPTAÇÃO DESTAS INFORMAÇÕES É FEITA APÓS O DESLIGAMENTO DO MOTOR E TAMBÉM PELA POSIÇÃO DO PEDAL DO ACELERADOR.

24 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: INJEÇÃO ELETRÔNICA 33 ME 7.3 H4 SENSORES 2 Instrutor Scopino

25 E AGORA VAMOS AO VIVO AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O SCOPINO UMEC – UNIVERSIDADE DO MECÂNICO


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