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GEOMETRIA DESCRITIVA A 11.º Ano Sombras - Introdução © antónio de campos, 2010.

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1 GEOMETRIA DESCRITIVA A 11.º Ano Sombras - Introdução © antónio de campos, 2010

2 GENERALIDADES A sombra na Geometria Descritiva é uniforme, ao contrário da realidade. Os componentes básicos da sombra (de um ponto neste caso) são os seguintes: L – fonte luminosa; l – raio luminoso; A – objecto (ponto) exposto à situação luminosa; A s – sombra do ponto A no plano α (ponto de intersecção do raio luminoso l com o plano α). α A L AsAs l

3 FONTE LUMINOSA A fonte luminosa pode situar-se a uma distância finita (considera-se um foco luminoso) ou a uma distância infinita (considera-se uma direcção luminosa). α L l l α l l foco luminoso direcção luminosa

4 DIRECÇÃO LUMINOSA CONVENCIONAL A direcção luminosa convencional (ou direcção convencional da luz) é considerada a direcção luminosa ideal para as pessoas dextras escreverem. A luz provém de cima, da esquerda e de trás, com um ângulo de amplitude de cerca de 35º 26. É convencionalmente representada por φº. As projecções da recta l (raio luminoso da direcção convencional da luz) fazem 45º com o eixo x. x xz xy A l A2A2 A1A1 l1l1 l2l2 φºφº φºφº 45º x l2l2 l1l1 h αr h α fαfα (e 1 ) f αr e 2 A2A2 A1A1 ArAr lrlr φºφº

5 SOMBRA PROJECTADA, SOMBRA PRÓPRIA E SOMBRA ESPACIAL A sombra projectada (ou produzida) é a sombra que um objecto produz numa superfície. A sombra própria é a parte do objecto que se encontra sombreada. A sombra espacial é a porção do espaço compreendida entre a sombra própria e a sombra projectada. α L l l A B C l AsAs BsBs CsCs

6 x xz xy SOMBRA REAL E SOMBRA VIRTUAL A sombra real é a sombra que um objecto produz na superfície do primeiro plano de projecção que intersecta o raio da sombra (o raio luminoso depois de passar pelo objecto). Só há uma sombra real por objecto. Só se contempla casos no 1.º diedro. A sombra virtual é a sombra que um objecto produz na superfície de outros planos que intersecta o raio da sombra, depois de ter intersectado o primeiro plano de projecção. Pode haver mais de que uma sombra virtual. Para simplificar as anotações, são omitidas as projecções da sombra real e da sombra virtual no eixo x. L A AsAs AvAv l x l2l2 l1l1 A2A2 A1A1 A s2 A v1 L2L2 L1L1


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