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AULA TÉCNICA 23 2007 INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: CSFI / OBD 1+ VALORES.

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1 AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

2 SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: CSFI / OBD 1+ VALORES

3 ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO NO FINAL DESTA AULA.

4 INFORMAÇÕES TÉCNICAS AO ALUNO UMEC NO SITE DA UMEC, VOCÊ TEM O FÓRUM COM DICAS E SOLUÇÕES E OS MANUAIS DE NOSSOS PATROCINADORES. PARTICIPE E PRESTIGIE !

5 Já tivemos aula com os códigos de falhas no sistema de injeção eletrônica CSFI OBD1+. Agora veremos: VALORES CSFI / OBD 1+

6 DIAGRAMAÇÃO E C U CSFI OBD 1+ TEMP. ÁGUA TEMP. AR ROTAÇÃO MAP POSIÇÃO BORBOLETA DETONAÇÃO SENSOR DE OXIGÊNIO 1 e 2 06 INJETORES BOBINA CANISTER ATUADOR DE M. LENTA RELÉ BOMBA LÂMPADA DE DIAGNOSE CONECTOR DIAGNOSE PADRÃO OBD AR CONDICIONADO MAF –MASSA DE AR VSS - VELOCIDADE VÁLVULA EGR SENSOR DE FASE

7 REPRESENTAÇÃO DOS CONECTORES DA ECU CADA CONECTOR POSSUE 32 PINOS

8 OS VALORES NO SISTEMA CSFI OBD1+ TEMOS OS TESTES QUE IDENTIFICAM AS REAIS POSSIBILIDADES PARA SE ENCONTRAR DETERMINADA FALHA. COM OS VALORES DESCRITOS NESTA AULA, SERÁ POSSÍVEL MEDIR E ANALISAR, COM FERRAMENTAS BÁSICAS COMO O MULTÍMETRO, ESSES COMPONENTES.

9 ATERRAMENTO

10 LOCALIZADOS EM DIVERSOS PONTOS, POR QUESTÃO DE SEGURANÇA E CONFIABILIDADE DO SISTEMA, OS PONTOS DE ATERRAMENTOS DEVEM SER VERIFICADOS E ANALISADOS, MESMO PORQUE SÃO DEFEITOS QUE NÃO APARECEM EM CÓDIGOS DE FALHAS E SÃO INTERMITENTES QUANDO MEDIDOS.

11 LOCAIS NO SISTEMA CSFI OBD 1+, TEMOS OS SEGUINTES PONTOS DE ATERRAMENTO:.G103; G104; G105; G106; G107;.G108; G109; G110; G400 CADA PONTO DE ATERRAMENTO ESTÁ LIGADO A UM OU MAIS SUB-SISTEMAS.

12 G103 LOCALIZADO JUNTO A CAIXA DE VENTILAÇÃO INTERNA, COM ACESSO PELO COMPARTIMENTO DO MOTOR, ESTÁ PRÓXIMO À CHURRASQUEIRA DE ENTRADA DE AR. É UM PONTO DE ATERRAMENTO QUE ESTÁ LIGADO À ECU E AO SENSOR MAF.

13 G104, G105, G106, G107 E G108 ESTÃO FIXOS NA LATERAIS DIREITA E ESQUERDA DO BLOCO DO MOTOR, É DE GRANDE CAPACIDADE PARA SUPORTAR MUITA CORRENTE ELÉTRICA, PRINCIPALMENTE PELO MOTOR DE ARRANQUE, E TAMBÉM SERVEM PARA ATERRAR OS DEMAIS COMPONENTES LIGADOS AO MOTOR, COMO AS SONDAS DE OXIGÊNIO.

14 ECU E ATERRAMENTOS

15 G109 ESTÁ FIXO NA CARROÇARIA DO VEÍCULO, LIGADO TAMBÉM À BATERIA, NO BORNE NEGATIVO. É O RESPONSÁVEL POR ATERRAR TODA A LATARIA DO VEÍCULO, E EM CASOS DE MAL CONTATO, AFETA LUMINOSIDADE DE PAINEL E FARÓIS E FUNCIONAMENTO DA BOMBA ELÉTRICA DE COMBUSTÍVEL.

16 MAIS LOCAIS.G110 FIXADO NA EXTREMIDADE ANTERIOR DO CHASSIS.G400 FIXADO NA TRAVESSA POSTERIOR ESQUERDA DO CHASSIS, É O PONTO DE ATERRAMENTO DA BOMBA ELÉTRICA À CARROÇARIA, E QUE SOFRE QUEBRA NA REMOÇÃO DO TANQUE.

17 CAIXA DE DERIVAÇÃO POSITIVA.CENTRAL DE DISTRIBUIÇÃO + É UMA CAIXA DE DERIVAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE POSITIVO (TENSÃO DA BATERIA), QUE ESTÁ LOCALIZADA NA PARTE INTERNA DO PÁRALAMA DAINTEIRO ESQUERDO. ATENÇÃO À OXIDAÇÃO E PORCAS SOLTAS NESTE PONTO.

18 VALORES IDEAIS A TABELA A SEGUIR, SERVE COMO INDICADOR DE VALORES IDEAIS DE FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRÔNICA, E QUE FACILITAM O DIGNÓSTICO RÁPIDO DE FALHAS. ALGUNS VALORES, SÃO INCLUSIVE EM TESTE DINÂMICO, OU SEJA COM O MOTOR FUNCIONANDO E AQUECIDO.

19 CONECTOR DE DIAGNOSE

20 VALORES IDEAIS-MOTOR FUNC. TI = TEMPO DE INJEÇÃO3 a 5 ms BORBOLETA0 % DEPRESSÃO NO COLTEOR25 a 30 kPa TEMPERATURA DO AR25 a 45 Celsius TEMPERTURA DA ÁGUA90 a 99 Celsius MARCHA LENTA600 a 700 rpm

21 REFERÊNCIA SENSOR MAP NOS VALORES DO SENSOR MAP O FATOR PRESSÃO ATMOSFÉRICA ALTERA AS RESPOSTAS OBTIDAS NO TESTE, SENDO QUE A DIFERENÇA NO PRIMIERO VALOR AINDA SEM DEPRESSÃO DEVE SER CONSIDERADO E SUBTRAÍDO EM TODOS OS DEMAIS VALORES DA TABELA DA AULA DE SENSORES.

22 O BLOCO V6

23 PERGUNTA PODE SER UTILIZADA UMA LÂMPADA DE TESTE PARA CONFIRMAR OS PONTOS DE ATERRAMENTO ?

24 RESPOSTA NÃO SÓ PODE, COMO É RECOMENDÁVEL, POIS SE FOR TESTADO COM MULTÍMETRO OU CANETA DE POLARIDADE, NÃO ESTÁ SENDO FORÇADO UM CONSUMO, E PODE SER INDICADO COMO BOM. AO SE UTILIZAR A LÂMPADA DE TESTE, É FORÇADO UMA PASSAGEM DE MAIOR CORRENTE ELÉTRICA E SE CONFIRMA O TESTE.

25 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: INJEÇÃO ELETRÔNICA 2007 / 25 NOVA AULA CELTA FLEX Instrutor Scopino

26 E AGORA VAMOS AO VIVO AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O PROF. SCOPINO UMEC – UNIVERSIDADE DO MECÂNICO


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