A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA TÉCNICA 53 2008 INSTRUTOR: SCOPINO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA TÉCNICA 53 2008 INSTRUTOR: SCOPINO."— Transcrição da apresentação:

1 AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

2 INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMAS: MULTEC M
APRESENTAÇÃO SCOPINO TREINAMENTOS

3 ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC
DURANTE OU AO FINAL DESTA AULA TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO.

4 INFORMAÇÕES TÉCNICAS AO ALUNO UMEC
SOMENTE NA UMEC VOCÊ ASSISTE AS AULAS AO VIVO OU GRAVADAS ! NO SITE DA UMEC, VOCÊ TEM O FÓRUM COM DICAS E SOLUÇÕES E OS MANUAIS DOS PRODUTOS DE NOSSOS PATROCINADORES. PARTICIPE E PRESTIGIE !

5 Já tivemos aula sobre: NOVO PÁLIO.
Agora veremos: MULTEC M APRESENTAÇÃO.

6 E C U DIAGRAMAÇÃO MULTEC M MOTOR 16 V SONDA LAMBDA VÁLVULA EGR LINEAR
ROTAÇÃO E PMS LÂMPADA DE DIAGNOSE DETONAÇÃO 04 INJETORES COMANDO A/C MÓDULO DIS FASE CANISTER POSIÇÃO BORBOLETA ELETROVENTILADOR VSS – VELOCIDADE ATUADOR DE M. LENTA RELÉ BOMBA SENSOR MAP AR CONDICIONADO TEMPERATURA DA ÁGUA TEMPERATURA DO AR CONECTOR DIAGNOSE IMOBILIZADOR

7 APRESENTAÇÃO ATENDENDO A PEDIDOS DOS ALUNOS DA UMEC, INICIAMOS UMA NOVA SÉRIE DE SISTEMAS DE INJEÇÃO ELETRÔNICA DENOMINADA DE MULTEC M, APLICADO NOS VEÍCULOS DA GM, CORSA COM MOTORES v E v COM FABRICAÇÃO ENTRE 1995 A 2001.

8 GM CORSA

9 O SISTEMA MULTEC ESTE SISTEMA É FABRICADO PELA DELPHI, E É A EVOLUÇÃO DO SISTEMA APLICADO NO CORSA 8v, O IEFI-6. É UM SISTEMA MULTIPONTO DIGITAL, ONDE A ECU FAZ O CONTROLE DA INJEÇÃO ELETRÔNICA DE COMBUSTÍVEL E TAMBÉM MAPEA A IGNIÇÃO COM CONTROLE DE DETONAÇÃO DOS CILINDROS.

10 O MOTOR 16 V

11 SENSOR DE FASE UMA CARACTERÍSTICA NESTES MOTORES DO CORSA 16v É A PRESENÇA DO SENSOR DE FASE ENTRE OS COMANDOS DE VÁLVULAS, O QUE FAZ COM QUE A INJEÇÃO DE COMBUSTÍVEL SEJA DO TIPO SEQUÊNCIAL, ONDE É INJETADA A GASOLINA NO CILINDRO CORRESPONDENTE A ABERTURA DA VÁLVULA.

12 A ECU

13 LOCALIZAÇÃO DA ECU A UNIDADE DE COMANDO ELETRÔNICO ESTÁ MUITO BEM PROTEGIDA DENTRO DO VEÍCULO, LADO DIREITO ABAIXO DO PORTA LUVAS, PRÓXIMO A COLUNA DA PORTA DIANTEIRA DIREITA. POSSUI DOIS CONECTORES DE ENGATES DIFERENTES.

14 OS SENSORES

15 DICA PARA IDENTIFICAÇÃO SE O MOTOR EM QUESTÃO DO CORSA É v OU v, POR SEREM AMBOS DE DOIS COMANDOS E EXTERNAMENTE NÃO HAVER IDENTIFICAÇÃO, VERIFIQUE A MARCAÇÃO NO CABEÇOTE DO MOTOR, PRÓXIMO AO RADIADOR, ONDE APARECERÁ 10 OU 16, QUE RESPECTIVAMENTE SIGNIFICA 1.0 E 1.6.

16 COMANDOS A ECU DO CORSA 16v MULTEC M RECEBE OS SINAIS DOS SENSORES DISTRIBUÍDOS PELO MOTOR, FAZENDO UM RÁPIDO PROCESSAMENTO DESTAS INFORMAÇÕES, SEGUINDO OS MAPAS DE SUA MEMÓRIA E DISPARA OS COMANDOS AOS ATUADORES.

17 OS ATUADORES

18 MÓDULO DIS JUNTO À BOBINA DE IGNIÇÃO HÁ UM MÓDULO CHAMADO DIS, QUE AMPLIFICA O SINAL DE COMANDO DA ECU E DISPARA A BOBINA DUPLA, QUE ENVIA ALTA TENSÃO AOS CILINDROS GÊMEOS 1 E 4, 2 E 3. ESTE MÓDULO APRESENTA SÉRIO PROBLEMAS DE QUEIMA QUANDO TEMOS CABOS DE VELAS COM RESISTÊNCIA ALTA.

19 O MÓDULO DIS

20 COMANDO DE ATUADORES ATRAVÉS DE SCANNER É POSSÍVEL TESTAR TODOS OS ATUADORES DESTE SISTEMA, ONDE CONSEGUIMOS SABER SE ESTES COMPONENTES, CHICOTE, FUSÍVEIS,RELÉS E A ECU ESTÃO EM CORRETO FUNCIONAMENTO.

21 DICA ESTE SISTEMA, QUANDO POSSUI O CONECTOR ANTIGO DE 10 PINOS AINDA É POSSIVEL O ACESSO AO CÓDIGO DE FALHAS FAZENDO UM JAMP E CONTANDO ATRAVÉS DA LÂMPADA DO PAINEL, QUANDO É UTILIZADO O CONECTOR PADRÃO OBDII O DIAGNÓSTICO SÓ PODE SER ATRAVÉS DE SCANNER AUTOMOTIVO.

22 QUAIS SÃO AS FALHAS MAIS COMUNS NESTE SISTEMA ?
PERGUNTA QUAIS SÃO AS FALHAS MAIS COMUNS NESTE SISTEMA ?

23 RESPOSTA O MULTEC M É UM SISTEMA BEM CONFIÁVEL, PODEMOS CITAR QUE A MAIOR FALHA É O MÓDULO DE COMBUSTÍVEL, SEGUIDO POR FALHAS NA BOBINA E CABOS DE IGNIÇÃO.

24 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DESTA AULA
OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DESTA AULA. ATÉ A PRÓXIMA: INJEÇÃO ELETRÔNICA 55/ AULA 02 CORSA 16V Instrutor Scopino 


Carregar ppt "AULA TÉCNICA 53 2008 INSTRUTOR: SCOPINO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google