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A AULA COMEÇARÁ EM BREVE. AULA TÉCNICA 47 2007 INSTRUTOR: SCOPINO.

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1 A AULA COMEÇARÁ EM BREVE

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3 AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

4 SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MULTEC-H FLEXPOWER LÂMPADA DE DIAGNOSE E DEMAIS COMANDOS

5 ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO NO FINAL DESTA AULA.

6 INFORMAÇÕES TÉCNICAS AO ALUNO UMEC SOMENTE NA UMEC VOCÊ ASSISTE AS AULAS AO VIVO OU GRAVADAS ! NO SITE DA UMEC, VOCÊ TEM O FÓRUM COM DICAS E SOLUÇÕES E OS MANUAIS DOS PRODUTOS DE NOSSOS PATROCINADORES. PARTICIPE E PRESTIGIE !

7 Já tivemos aula sobre BOBINA E SISTEMA DE PARTIDA A FRIO na injeção eletrônica MULTEC-H. Agora veremos: FLEXPOWER CELTA 2007 LÂMPADA E DEMAIS COMANDOS

8 DIAGRAMAÇÃO FLEXPOWER E C U MULTEC H TEMPERATURA DE ÁGUA * TEMPERATURA DE AR + MAP* ROTAÇÃO * POSIÇÃO BORBOLETA* DETONAÇÃO * SENSOR DE OXIGÊNIO * 04 INJETORES* BOBINA* CANISTER* ATUADOR DE M. LENTA* RELÉ BOMBA* LÂMPADA DE DIAGNOSE * CONECTOR DIAGNOSE PADRÃO OBD2 AR CONDICIONADO * VSS – VELOCIDADE * PARTIDA A FRIO* SENSOR DE FASE * ELETROVENTILADOR* IMOBILIZADOR

9 PAINEL DE INSTRUMENTOS

10 LÂMPADA DE ANOMALIA É O ATUADOR QUE É COMANDADO PELA ECU, E AVISA O CONDUTOR QUE HÁ UMA DEFICIÊNCIA NO SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRÔNICA. SEMPRE QUE ESTA LÂMPADA É ACESA, FICA ARMAZENADO UM CÓDIGO REFERENTE AO SEU REGISTRO NA MEMÓRIA DE DEFEITOS ACESSADOS VIA SCANNER.

11 ECU

12 DETALHES O COMANDO DE ATERRAMENTO PARA ESTE ATUADOR, VEM DA ECU ATRAVÉS DOS PINOS A08, A09 E A32. AO SER LIGADA A IGNIÇÃO, PARA EFEITO DE TESTE, A ECU ACIONA A LÂMPADA POR CERCA DE 3 SEGUNDOS. NESTE CURTO PERÍODO, É EFETUADA UMA VARREDURA SIMPLES NO SISTEMA EM BUSCA DE FALHAS.

13 ESQUEMA DE LIGAÇÃO ECUECU A08 A32 PAINELPAINEL A09

14 LÂMPADA APAGADA

15 FUNCIONAMENTO O SISTEMA ESTÁ PROGRAMADO PARA IDENTIFICAR FALHAS PRESENTES E PASSADAS NA MEMÓRIA DA ECU. TAMBÉM IDENTIFICA CC OU CA, OU SEJA, CIRCUITO ABERTO OU CURTO CIRCUITO NOS COMPONENTES.

16 ATUADOR

17 DICA É MUITO RARO A ECU IDENTIFICAR FALHAS NOS ATUADORES, POIS O COMANDO DESTE TIPO DE SINAL É APENAS DE SAÍDA, JÁ NO CASO DOS SENSORES, COMO SÃO SINAIS DE ENTRADA, FALHAS DO TIPO CA OU CC SÃO FACILMENTE IDENTIFICADAS E TAMBÉM CONCLUSIVAS.

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19 AR CONCIONADO O SISTEMA DE AR CONDICIONADO É UM ITEM ORIGINAL DE MONTADORA, OU PODE SER INCORPORADO COMO UM ACESSÓRIO A PARTE, SENDO QUE EM AMBOS OS CASOS, TEREMOS A COMUNICAÇÃO E INTERVENÇÃO DA ECU DA INJEÇÃO ELETRÔNICA NESTE ATUADOR.

20 COMPRESSOR

21 FUNCIONAMENTO APÓS FUNCIONAR O MOTOR DO VEÍCULO, AO SER ACIONADO O BOTÃO DO AR CONDICIONADO, ESTE SINAL CHEGARÁ PRIMEIRO À ECU, E ESTA IRÁ ACIONAR O ELETROVENTILADOR (VENTOINHA) EM BAIXA VELOCIDADE E O RELÉ (NÚMERO 5 NA CAIXA DE FUSÍVEIS) DA EMBREAGEM DO COMPRESSOR.

22 EMBREAGEM

23 O PRESSOSTATO É UMA ESPÉCIE DE VÁLVULA DE PRESSÃO, QUE AO INDICAR ALTA PRESSÃO OU MESMO BAIXA PRESSÃO DO GÁS REFRIGERANTE DO AR CONDICIONADO (R134A), IRÁ COM A INTERVENÇÃO DA ECU, DESATIVAR O COMPRESSOR OU LIGAR O ELETROVENTILADOR NA ALTA VELOCIDADE.

24 ESQUEMA DE LIGAÇÃO ECUECU A01 A22 PRESSOSTATOPRESSOSTATO A17

25 DETALHE MUITO ATENÇÃO À CARGA DO GÁS R134A PARA ESTE SISTEMA DE AR CONDICIONADO. SE FOR FEITA MANUTENÇÃO E COLOCADO CARGA A MAIS OU A MENOS, HAVERÁ PROBLEMAS COM O FUNCIONAMENTO DEVIDO A FUNÇÃO DO PRESSOSTATO.

26 PERGUNTA QUAL É A FALHA QUANDO O CELTA NÃO FUNCIONA, E A LÂMPADA DE ANOMALIA FICA PISCANDO DE FORMA INTERMITENTE ?

27 RESPOSTA É FALHA NO SISTEMA DE IMOBILIZADOR, ACOMPANHE NOSSAS PRÓXIMAS AULAS.

28 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: INJEÇÃO ELETRÔNICA 2007 / 49 MULTEC-H AULA 12 CELTA FLEX Instrutor Scopino

29 E AGORA VAMOS AO VIVO AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O PROF. SCOPINO UMEC – UNIVERSIDADE DO MECÂNICO

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