A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA TÉCNICA 58 2007 INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS AULA SOBRE ELÉTRICA E ELETRÔNICA TEMA DE HOJE: RELÉS FUNCIONAMENTO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA TÉCNICA 58 2007 INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS AULA SOBRE ELÉTRICA E ELETRÔNICA TEMA DE HOJE: RELÉS FUNCIONAMENTO."— Transcrição da apresentação:

1 AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

2 SCOPINO TREINAMENTOS AULA SOBRE ELÉTRICA E ELETRÔNICA TEMA DE HOJE: RELÉS FUNCIONAMENTO

3 ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO NO FINAL DESTA AULA.

4 INFORMAÇÕES TÉCNICAS AO ALUNO UMEC NO SITE DA UMEC, VOCÊ TEM O FÓRUM COM DICAS E SOLUÇÕES E OS MANUAIS DE NOSSOS PATROCINADORES. PARTICIPE E PRESTIGIE !

5 JÁ TIVEMOS AQUI NA UMEC, A AULA SOBRE RELÉS - INTRODUÇÃO Nesta aula veremos: RELÉS FUNCIONAMENTO

6 RECAPITULADO: INTRODUÇÃO

7 COMPOSIÇÃO OS RELÉS POSSUEM UM ELETROÍMÃ EM UMA ARMADURA MÓVEL COM CONTATOS. TEMOS O CONTATO FIXO E O CONTATO MÓVEL, A BOBINA E AS ARMADURAS FIXA E MÓVEL, SENDO A MÓVEL COM FUNÇÃO DE MOLA. EXTERNAMENTE TEMOS A TAMPA PLÁSTICA COM A DEVIDA IDENTIFICAÇÃO E OS TERMINAIS EXTERNOS.

8 COMPOSIÇÃO

9 COMO FUNCIONA NA OS RELÉS POSSUEM UM ELETROÍMÃ EM UMA ARMADURA MÓVEL COM CONTATOS. QUANDO É ENERGIZADA A BOBINA, ESTA IRÁ ATRAIR, POR MEIO DO CAMPO MAGNÉTICO GERADO, A ARMADURA MÓVEL, FAZENDO O SEU DESLOCAMENTO E FECHANDO OS CONTATOS DO RELÉ. NESTE CASO ESTAMOS FALANDO DE UM RELÉ NA.

10 EXEMPLO NA ARMADURA MÓVEL CONTATO FIXO

11 COMO FUNCIONA NF OS RELÉS NF POSSUEM A POSIÇÃO INVERTIDA DA ARMADURA MÓVEL. QUANDO É ENERGIZADA A BOBINA, ESTA IRÁ ATRAIR, POR MEIO DO CAMPO MAGNÉTICO GERADO, A ARMADURA MÓVEL, FAZENDO O SEU DESLOCAMENTO E ABRINDO OS CONTATOS DO RELÉ. NESTE CASO ESTAMOS FALANDO DE UM RELÉ NF.

12 EXEMPLO NF ARMADURA MÓVEL CONTATO FIXO

13 FUNCIONAMENTO O funcionamento dos relés é bem simples: quando uma corrente circula pela bobina, esta cria um campo magnético que atrai um ou uma série de contatos fechando ou abrindo circuitos. Ao cessar a corrente da bobina o campo magnético também cessa, fazendo com que os contatos voltem para a posição original.

14 MAIS DETALHES Isso significa que, através de uma corrente de controle aplicada à bobina de um relé, podemos abrir, fechar ou comutar os contatos de uma determinada forma, controlando assim as correntes que circulam pelos circuitos externos. Quando a corrente deixa de circular pela bobina do relé o campo magnético criado desaparece, a armadura volta a sua posição inicial pela ação da mola.

15 MAIS APLICAÇÕES DEPENDENDO DE SUA APLICAÇÃO E FUNCIONAMENTO HAVERÁ UMA GRANDE VARIEDADE DE COMPONENTES EM SEU INTERIOR. OS RELÉS SÃO UTILIZADOS NA LINHA AUTOMOTIVA, LINHA BRANCA DE LAVADORAS E SECADORAS, EM TELEFONIA E EM VÁRIAS OUTRAS ÁREAS.

16 EXEMPLO NA ENERGIZADO ARMADURA MÓVEL CONTATO FIXO

17 ENERGIZADOS OU NÃO Podemos dizer que os relés estão energizados quando estão sendo percorridos por uma corrente em sua bobina capaz de ativar seus contatos, e estarão desenergizados quando não há corrente circulando por sua bobina. Este fator independe se estamos falando de um relé NA ou NF, ou até mesmo NA/NF.

18 BOBINA

19 SEGURANÇA Outra característica importante dos relés é a segurança dada pelo isolamento do circuito de controle em relação ao circuito que está sendo controlado. Não existe contato elétrico entre o circuito da bobina e os circuitos dos contatos do relé, o que significa que não há passagem de qualquer corrente do circuito que ativa o relé para o circuito que ele controla.

20 A BOBINA A bobina de um relé é enrolada com um fio esmaltado cuja espessura e número de voltas são determinados pelas condições em que se deseja fazer sua energização. A intensidade do campo magnético produzido e, portanto, a força com que a armadura é atraída depende tanto da intensidade da corrente que circula pela bobina como do número de voltas que ela contém.

21 DICA Por outro lado, a espessura do fio e a quantidade de voltas determinam o comprimento do enrolamento da bobina, o qual é função tanto da corrente como da tensão que deve ser aplicada ao relé para sua energização, o que no fundo é a resistência do componente. A bobina é um dos componentes do relé que mais apresentam falha, por desgaste e fadiga pelo uso constante.

22 PERGUNTA QUANDO E QUEM INVENTOU O RELÉ ?

23 SAMUEL MORSE

24 RESPOSTA EM 1836 POR SAMUEL MORSE, APÓS VÁRIAS EXPERIÊNCIAS COM O USO DE ÍMÃS, FOI DESCOBERTO O ELETROMAGNETISMO. TAMBÉM É O PAI DO TELÉGRAFO.

25 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: 2007 / 60 ELÉTRICA E ELETRÔNICA RELÉS PARTE 03 Instrutor Scopino


Carregar ppt "AULA TÉCNICA 58 2007 INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS AULA SOBRE ELÉTRICA E ELETRÔNICA TEMA DE HOJE: RELÉS FUNCIONAMENTO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google