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A AULA COMEÇARÁ EM BREVE. AULA TÉCNICA 35 2007 INSTRUTOR: SCOPINO.

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1 A AULA COMEÇARÁ EM BREVE

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3 AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

4 SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MULTEC-H FLEXPOWER MEDIÇÕES DE ROTAÇÃO E TEMPERATURA

5 ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO NO FINAL DESTA AULA.

6 INFORMAÇÕES TÉCNICAS AO ALUNO UMEC SOMENTE NA UMEC VOCÊ ASSISTE AS AULAS AO VIVO OU GRAVADAS ! NO SITE DA UMEC, VOCÊ TEM O FÓRUM COM DICAS E SOLUÇÕES E OS MANUAIS DOS PRODUTOS DE NOSSOS PATROCINADORES. PARTICIPE E PRESTIGIE !

7 Já tivemos aula sobre SISTEMA DE MEDIÇÃO DE AR na injeção eletrônica MULTEC-H. Agora veremos: FLEXPOWER CELTA 2007 MEDIÇÕES DE ROTAÇÃO E TEMPERATURA

8 DIAGRAMAÇÃO FLEXPOWER E C U MULTEC H TEMPERATURA DE ÁGUA * TEMPERATURA DE AR + MAP* ROTAÇÃO * POSIÇÃO BORBOLETA* DETONAÇÃO SENSOR DE OXIGÊNIO 04 INJETORES BOBINA CANISTER ATUADOR DE M. LENTA RELÉ BOMBA LÂMPADA DE DIAGNOSE CONECTOR DIAGNOSE PADRÃO OBD2 AR CONDICIONADO VSS - VELOCIDADE PARTIDA A FRIO SENSOR DE FASE * ELETROVENTILADOR IMOBILIZADOR

9 SENSOR DE ROTAÇÃO TAMBÉM CONHECIDO POR SENSOR DE POSIÇÃO DA ÁRVORE DE MANIVELAS O CKP É UM SENSOR DO TIPO INDUTIVO QUE INFORMA À ECU AS ROTAÇÕES DO MOTOR,E TAMBÉM A POSIÇÃO DOS ÊMBOLOS NO EIXO VIRABREQUIM. ESTE SINAL É IMPRESCINDÍVEL PARA O FUNCIONAMENTO DO SISTEMA.

10 SENSOR DE ROTAÇÃO

11 ATRAVÉS DOS SINAIS DESTE SENSOR A ECU É CAPAZ DE MAPEAR A INJEÇÃO E A IGNIÇÃO, E TAMBÉM FAZ A PROJEÇÃO PARA SENSOR DE FASE (COMPONENTE NÃO PRESENTE FISICAMENTE NESTE SISTEMA). SEM SINAL DE RPM O MOTOR NÃO FUNCIONA.

12 CARACTERÍSTICAS O TESTE DESTE SENSOR PODE SER FEITO COM MULTÍMETRO EM RESISTÊNCIA: MEDIR ENTRE OS TERMINAIS 1 E 2 DO SENSOR= 540 OHMS VERIFIQUE TAMBÉM A MALHA DE BLINDAGEM EM RELAÇÃO A MASSA DO MOTOR= 0.0 OHMS

13 A RODA DENTADA A RODA DENTADA ESTÁ FIXA APÓS A ENGRENAGEM NA PONTA DO EIXO VIRABREQUIM. HÁ UM ENCAIXE ÚNICO PARA MONTAGEM. DICA: CONSTATADO VÁRIOS CASOS EM QUE A POLIA FOI POSICIONADA DE FORMA INCORRETA, AMASSANDO-A E ALTERANDO O MAPEAMENTO DO SISTEMA.

14 DICA EM CARROS COM GNV HÁ NO CONECTOR DO SENSOR DE RPM, UMA LIGAÇÃO EM PARALELO COM A CENTRAL DO GNV, ATENÇÃO A ESTE ENCAIXE E AO POSSÍVEL MAL CONTATO NESTA LIGAÇÃO, GERANDO FALHAS INTERMITENTES NO FUNCIONAMENTO DO MOTOR.

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16 TEMPERATURA DE ÁGUA A ECU ENVIA 5 VOLTS COM CONTROLE DE TENSÃO E O NEGATIVO. ESTA TENSÃO CONTROLADA IRÁ PASSAR PELA RESISTÊNCIA DO SENSOR, QUE DE ACORDO COM SUA TEMPERATURA DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO, PERMITE UMA MAIOR OU MENOR PASSAGEM DESTA CORRENTE.

17 DIAGRAMA TEMPERATURA DE ÁGUA ECU SENSOR B27 B16 ABAB

18 PINOS DE MEDIÇÕES LADO SENSOR: A: NEGATIVO B: 5 VOLTS COM CONTROLE DE TENSÃO

19 SENSOR NTC

20 VALORES TEMPERATURA DE ÁGUA TEMPERATURATENSÃO Volts 103,3 302,5 602,1 901,8

21 VALORES TEMPERATURA DE ÁGUA TEMPERATURARESISTÊNCIA KOHMS 105,7 302,3 600,7 900,2

22 DETALHES NO CELTA FLEXPOWER, NÃO HÁ INTERRUPTOR DO VENTILADOR, É ATRAVÉS DO SINAL DO SENSOR DE TEMP. DA ÁGUA QUE A ECU ACIONA O RELÉS 07 (BAIXA VELOCIDADE) E 08 (ALTA VELCIDADE) QUE APÓS PASSAR POR FUSÍVEIS ACIONA O ELETROVENTILADOR NA VELOCIDADE CORRESPONDENTE.

23 PAINEL

24 É ATRAVÉS DESTE SENSOR, QUE A ECU TAMBÉM ENVIA O SINAL PARA A MARCAÇÃO NO PONTEIRO DO PAINEL DE INSTRUMENTOS PELOS PINOS A08 E A09 DA ECU, AOS PINOS 19 E 31 DO PAINEL DE INSTRUMENTOS. OBS. ATENÇÃO PARA SANGRIA DO SISTEMA APÓS A MANUTENÇÃO.

25 PERGUNTA O QUE OCORRE COM CIRCUITO ABERTO NO SENSOR DE TEMPERATURA DE ÁGUA ?

26 RESPOSTA SEM ESTE IMPORTANTE SINAL, A ECU ACIONA A LÂMPADA DE EMERGÊNCIA (ANOMALIA) E USA COMO BASE SIMPLES O SINAL DE TEMPERATURA DO AR, MAS POR SEGURANÇA, ACIONA O RELÉ DO ELETROVENTILADOR.

27 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: INJEÇÃO ELETRÔNICA 2007 / 37 MULTEC-H AULA 07 CELTA FLEX Instrutor Scopino

28 E AGORA VAMOS AO VIVO AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O PROF. SCOPINO UMEC – UNIVERSIDADE DO MECÂNICO

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