“SUPER-HÁBITOS, SUPERPODERES” Uma estratégia de Educação Alimentar e Nutricional com escolares Universidade de Brasília Aluna: Gabriella Ribeiro Dantas.

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Transcrição da apresentação:

“SUPER-HÁBITOS, SUPERPODERES” Uma estratégia de Educação Alimentar e Nutricional com escolares Universidade de Brasília Aluna: Gabriella Ribeiro Dantas de Carvalho de Paula Orientadora: Prof. Dra. Elisabetta Recine Faculdade de Ciências da Saúde; Departamento de Nutrição Universidade de Brasília OBJETIVO INTRODUÇÃO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO RESULTADOS Tabela 1. Resultados dos encontros realizados. O hábito alimentar da população brasileira nos últimos anos tem trazido preocupação para a saúde pública. Esse perfil de mal hábito alimentar, que normalmente é seguido pela família inteira, atinge também as crianças. Uma alimentação adequada é importante é necessária em qualquer fase da vida, porém, uma alimentação adequada na infância é muito mais importante - crianças que aprendem a comer bem desde pequenas tendem a manter uma alimentação mais adequada ao longo da vida. Uma aproximação das crianças com os alimentos e um encorajamento e incentivo frente a alimentação saudável são algumas ferramentas para formação e mudança dos hábitos alimentares infantis. Estimular uma aproximação entre crianças e a alimentação para a valorização de hábitos alimentares saudáveis. A atividade foi realizada no Colégio Monteiro Lobato, com 5 turmas, com uma média de 60 alunos de 06 a 10 anos de idade, em 5 encontros quinzenais. Tratou-se da elaboração e aplicação de um conjunto de atividades práticas sobre alimentação, nutrição e saúde, concebidas no formato de desafios ou missões. As atividades aconteceram no contexto do mundo sendo invadido pela má alimentação, mostrado através de um vídeo com o formato de animação - as crianças seriam os super- heróis que salvariam o mundo. As missões foram apresentadas em sala de aula para serem desenvolvidas presencialmente ou como dever de casa. O processo foi registrado pelas crianças em uma folha de acompanhamento e depois houve reflexões sobre as atividades realizadas. EncontroTema/objetivoMissão - Atividades Instrumentos/ recursos Reação imediata das crianças Resultado da missãoPontos positivosPontos negativosObservações gerais 1 (03/09/2015) 1) Apresentação da proposta do projeto 2) Entrega do termo de consentimento/uso de imagem. 1) Apresentação do vídeo 2) Debate sobre o tema. Notebook, projetor, caixa de som. Interesse; euforia; expressões de aprovação. Participação ativa das crianças, interagindo com a aplicadora e interessadas no projeto. Interesse e participação. Disperção e bagunça. A quantidade de crianças e a variação de faixa etária interferiram na concentração e ordem da sala. 2 (17/09/2015) Esclarecimento do que é alimentação saudável. 1) Explicar o que é alimentação saudável, grupos alimentares e suas funções; 2) “Dinâmica: montar um prato” 3) Primeira missão – Explique para 3 pessoas o que é alimentação saudável Fantoches. Atenção, questionamentos, se voluntariaram para a dinânica. Participação e troca de informação com as crianças; Curiosidade Interesse e participação. Barulho. Nesse encontro foram utilizados fantoches (um com forma de pêssego – para sinalizar silêncio e outro com forma de maçã verde – sinalizando que as crianças poderiam falar) numa tentativa de controlar a conversa e disperção. 3 (01/10/2015) 1)Conversar sobre a origem e ingredientes dos alimentos 2)Ensinar a ler os ingredientes nos rótulos. 1)Utilizar revistas, tesoura e cola para confecção de cartazes 2)Apresentação de rótulos de alimentos e leitura dos mesmos 3)Segunda missão: Lendo o rótulo dos alimentos Cartolina, revistas, tesoura, cola. Alegria, cooperação, participação. Demonstração do entendimento do tema, com a apresentação dos cartazes produzidos. Grande aceitação da atividade do cartaz; vinculação do grupo com a aplicadora da atividade. Pouco tempo para a realização da atividade. 4 (15/10/2015) 1) Fazer um preparo saudável 2) Aproximação da criança com os alimentos. 1) Distribuir toucas para as crianças e preparar um smoothie de iogurte natural e morango. 3) Terceira missão: preparando um smoothie Toucas descartáveis, iogurte natural, morango, liquidificador, copos descartáveis Euforia; cooperação; curiosidade. Entendimento de que alimentação saudável pode ser gostosa e de que o preparo pode ser prazeroso. Interesse no preparo; degustação e comentários a respeito; perguntas sobre outras frutas que poderiam ser utilizadas no preparo Morango pouco doce, com comentários negativos sobre isso. 5 (29/10/2015)1)Conclusão do projeto; 2)Reavaliação dos objetivos e atividades propostas 3)Piquenique 4)Entrega das “capas de super-heróis” da alimentação saudável 1)Usar os alimentos que as crianças trouxeram para fazer um piquenique 2)Roda de conversa sobre o projeto 3)Degustação 4)Quarta missão: fazendo um piquenique Forros para o chão, vasilhas, frutas, capas de tnt. Participação, euforia, cooperação, entristecimento (ao saberem que seria a última atividade). Pode-se confirmar o entendimento de todo o projeto. Sentiram-se super- heróis com o uso da capa; Comentários adequados sobre alimentação saudável; Comentários positivos sobre o projeto Demonstração de entristecimento com o fim do projeto. Fazendo um percurso sobre todos os encontros pode-se notar uma evolução tanto no interesse e participação dos alunos quanto no conhecimento dos mesmos sobre a alimentação saudável. Nos primeiros encontros houve euforia e dispersão dos alunos, essa que foi controlada com uso de atividades lúdicas e realização de mais atividades práticas. Também pode-se notar a participação e envolvimento da família na atividade. As missões realizadas foram: Explique para 3 pessoas o que é alimentação saudável Conhecendo o rótulo dos alimentos Preparando um smoothie Piquenique Baseado em comentários e questionamentos das crianças entende-se que as mesmas compreenderam os conceitos trabalhados, revelando mudanças no comportamento alimentar, o que pode ser observado, por exemplo, no lanche que levavam para a escola. Considera-se que os objetivos do projeto foram alcançados, visto que as crianças se manifestaram espontaneamente dizendo ter feito escolhas mais saudáveis dentro de casa e questionavam seus pais sobre a origem dos alimentos que estavam consumindo. As fichas de acompanhamento das missões se mostraram satisfatórias para a observação de resultados. A atividade exigiu tempo e dedicação, porém não mostrou grandes dificuldades de aplicação, pondendo ser repetida por outros profissionais (de preferência o nutricionista). Como sugestão de aprimoramento, a atividade poderia ser feita semanalmente e com uma turma de cada vez.