SIMULAÇÃO DE EMPRESAS Simulação de negócios na área industrial.

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Transcrição da apresentação:

SIMULAÇÃO DE EMPRESAS Simulação de negócios na área industrial

Contexto Revisão e integração dos conceitos de:Revisão e integração dos conceitos de:  Contabilidade Gerencial  Custos Industriais e Sistemas de Custeio  Marketing  Princípios de Administração

Estratégia Integrar os conhecimentos necessários à boa gestão empresarial de uma forma participativa, dentro do conceito “aprender fazendo”, com o desenvolvimento de dinâmicas de simulação e jogos de empresas.

Objetivos específicos:  Perceber as múltiplas consequências de decisões em uma empresa;  Integrar conhecimentos de diversas áreas;  Tomar decisões em clima de incerteza e risco;  Desenvolver habilidades atuando em equipe;

O Simulador Cria um cenário que desafia os alunos a demonstrar seu potencial de trabalho e suas habilidades na resolução de problemas e tomada de decisões.Cria um cenário que desafia os alunos a demonstrar seu potencial de trabalho e suas habilidades na resolução de problemas e tomada de decisões. É baseado em uma modelagem das teorias apresentadas pelas áreas de finanças, marketing, contabilidade e economia.É baseado em uma modelagem das teorias apresentadas pelas áreas de finanças, marketing, contabilidade e economia.

Trata-se de uma empresa que fabrica Skates, um produto de sucesso.Trata-se de uma empresa que fabrica Skates, um produto de sucesso. Cada empresa está localizada em uma região específica, mas comercializa em todas a regiões do mercado.Cada empresa está localizada em uma região específica, mas comercializa em todas a regiões do mercado. Cada unidade será gerenciada por uma equipe, que deverá tomar decisões para produzir mais, investir, resolver problemas relacionados ao mercado, reagir às mudanças do ambiente.Cada unidade será gerenciada por uma equipe, que deverá tomar decisões para produzir mais, investir, resolver problemas relacionados ao mercado, reagir às mudanças do ambiente. O Cenário

O MODELO Simul Industrial

Dinâmica do jogo Simul Industrial

Empresas X Mercado

Geografia do simulador Qtde de regiões = Qtde de empresas + Mercado Externo Mercado Interno Mercado Externo

REGRAS DO MODELO

Princípios da Boa Administração  Controle: Não deixar nada ao acaso.  Análise: Procurar otimizar ao máximo.  Otimismo: Pensar grande.  Eficácia: Fazer o que é importante primeiro.

Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial Propaganda:Propaganda: –Efeito na demanda é maior no início –Decrescente t, t +1, t +2 Preço de Venda:Preço de Venda: –Quanto mais alto o preço, menor a demanda. –Preço superior a 20% da média do mercado resulta em retração da demanda Demanda

Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial Prazo de Recebimento de clientes:Prazo de Recebimento de clientes: –Maior prazo tende a aumentar a demanda. –Afeta a distribuição das receitas. Exemplo: com prazo de 30 dias, a empresa receberá 2/3 da receita de venda no mesmo período (Conta Caixa) e 1/3 receberá no período seguinte (Conta Clientes). O percentual da conta Clientes sempre será: Prazo / n° dias trimestre X 100.Exemplo: com prazo de 30 dias, a empresa receberá 2/3 da receita de venda no mesmo período (Conta Caixa) e 1/3 receberá no período seguinte (Conta Clientes). O percentual da conta Clientes sempre será: Prazo / n° dias trimestre X 100. Essa regra não se aplica quando a empresa oferece, no mesmo período, prazo e desconto para venda à vista aos clientes.Essa regra não se aplica quando a empresa oferece, no mesmo período, prazo e desconto para venda à vista aos clientes. Demanda

Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial Tipos de Mercado:Tipos de Mercado: –Três tipos Local: composto pela sua região;Local: composto pela sua região; Concorrente: composto pelas regiões dos seus concorrentes; eConcorrente: composto pelas regiões dos seus concorrentes; e Externo: composto rela região do mercado externo.Externo: composto rela região do mercado externo. –As empresas devem atuar em todas as regiões. Demanda

Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial Conjuntura Econômica:Conjuntura Econômica: –Pode se apresentar recessiva, normal ou aquecida. –Exige adequação das empresas. Sazonalidade:Sazonalidade: –Demanda 60% maior nos períodos múltiplos de 4. Crescimento do Mercado Consumidor:Crescimento do Mercado Consumidor: –Média de 5% a 6% ao período. Demanda

Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial Demanda O efeito da conjuntura econômica, sazonalidade e crescimento natural do mercado dependem muito das políticas de preço, propaganda e prazo das empresas. Por exemplo, não se espera um crescimento natural caso as empresas pratiquem preços elevados ou muito elevados em relação a média.

Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial Modalidades de empréstimos:Modalidades de empréstimos: –Empréstimo de Giro: a amortização pode variar entre 1 a 3 períodos sem carência. –Empréstimo Especial: semelhante ao giro porém com juros bem mais altos e amortização em 1 período. REGRA: Caixa com valor negativo libera automaticamente empréstimo especial no valor necessário para o caixa ficar com saldo de $ 0,00 –Financiamento: SAC em 2 parcelas com carência de 4 períodos. Válido apenas para compras de máquina. Administração Financeira

Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial Taxa de Juros iniciais:Taxa de Juros iniciais: –Juros do Banco Central: 3% ao período. –Empréstimos de Giro: juro 30% maior que taxa de juros do BC. –Financiamentos: juro igual a taxa de juros do BC. –Empréstimo Especial: juros 200% maior que a taxa de juros do BC Administração Financeira

Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial Aplicação Financeira:Aplicação Financeira: –Juro inicial: 25% maior que o do BC. –Resgate automático no período seguinte. –Imposto de Renda só é cobrado na apuração do lucro da empresa no período. Não é cobrado no resgate. Administração Financeira

Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial Estocagem de Componentes e Produtos Acabados:Estocagem de Componentes e Produtos Acabados: –Custo de 4% do valor do estoque inicial de Componentes. –Despesa de 6% do valor do estoque inicial de Produtos Acabados. Administração da Produção

Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial Depende de 3 Fatores :Depende de 3 Fatores : –Máquinas (bancada de montagem) –Mão de Obra Direta –Insumos Administração da Produção

Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial Cada unidade de Skate utiliza, inicialmente:Cada unidade de Skate utiliza, inicialmente: –0,7h de máquina (bancada de montagem) –0,7h de mão de obra (operador) Administração da Produção

Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial Capacidade total de Produção por período:Capacidade total de Produção por período: –Equipamentos: n° de máquinas X 550h (horas máquina) / 0,7hn° de máquinas X 550h (horas máquina) / 0,7h / Mão de obra: / Mão de obra: n° de operários X 550 (horas operador) / 0,7hn° de operários X 550 (horas operador) / 0,7h Tanto máquinas como operários são gargalos na produção e a empresa produzirá o volume limitado ao fator que oferecer maior restrição. Tanto máquinas como operários são gargalos na produção e a empresa produzirá o volume limitado ao fator que oferecer maior restrição. Administração da Produção

Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial Ritmo de Trabalho (horas extras):Ritmo de Trabalho (horas extras): Efeito na capacidade de produção –1 hora extra por dia: aumenta 13,6% de hora disponível de máquina e pessoal –2 horas extras por dia: aumentam 27,0% de hora disponível de máquina e pessoal *Observar que pode haver limite de número de operários disponíveis para trabalhar em turnos extras. Administração da Produção

Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial Ritmo de Trabalho (horas extras):Ritmo de Trabalho (horas extras):Custo: –Ritmo normal: salário normal –1ª hora extra: 75% + que a hora normal –2ª hora extra: 100% + que a hora normal Administração da Produção

Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial Produtividade:Produtividade: –Produtividade dos operários: Ficam mais hábeis a cada período e o tempo de produção (inicialmente 0,7h) se torna mais rápido (1% a 2%) a cada período. –Produtividade das máquinas: as máquinas se desgastam a cada período e o tempo de produção (inicialmente 0,7h) aumenta. Administração da Produção

Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial Efeito do desgaste de máquinas: –O desgaste de máquina é de 3% ao período, proporcional ao tempo de uso das máquinas na produção do período. Administração da Produção Exemplo: Uma Bancada de Montagem que está disponível para uso na empresa por 550 horas no período, mas que apenas 330 horas foram efetivamente utilizadas (60%), o desgaste será de 1,8%. A capacidade de produção desta máquina, a partir deste período, será reduzida neste percentual.

Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial Máquinas (bancadas de montagem):Máquinas (bancadas de montagem): –Demoram um período para chegar. –Preço inicial de cada máquina: $ ,00 –Não há, inicialmente, compradores de máquinas usadas. –Além da depreciação, a utilização das máquinas gera custo de energia elétrica. –O financiamento de máquinas depende das condições dos bancos. Administração de Compras

Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial Componentes:Componentes: –Para produzir um Skate são necessários os seguintes componentes: 01 un - Deck (Tábua)01 un - Deck (Tábua) 02 un - Trucks (Eixo)02 un - Trucks (Eixo) 04 un - Parafusos04 un - Parafusos 0,9 m - Lixa0,9 m - Lixa 01 un - Embalagem01 un - Embalagem Administração de Compras

Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial Existe apenas 1 fornecedor, o Skate MaxExiste apenas 1 fornecedor, o Skate Max –Compra antecipada: preço mais baixo, entrega no próximo período. Pode oferecer descontos e prazo de pagamento. –Compra compulsória: entrega no mesmo período com preço 25% maior e pagamento somente à vista. Essa compra é feita automaticamente quando não houver insumo suficiente para fabricação. Administração de Compras

Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial Contratação:Contratação: –A contratação de pessoal é, normalmente, imediata; porém –Quando existe escassez de mão de obra, pode demorar 1 período Demissão:Demissão: –Efeito imediato –pagamento de indenização (2/3 do valor do salário do período) Administração de Pessoal

Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial Pode haver movimento sindical:Pode haver movimento sindical: –Melhores Salários –Operação Tartaruga –Greve Administração de Pessoal

Custos e Despesas Iniciais Pessoal de apoio à produçãoPessoal de apoio à produção –Custo por período de $ ,00 Pessoal administrativoPessoal administrativo –Despesa por período de $ 8.170,00 Comissão de VendasComissão de Vendas –Despesa por período de 1,5% sobre o faturamento + encargos Estocagem de insumos e produtosEstocagem de insumos e produtos –Custo de 4% sobre o valor do estoque inicial de insumos –Despesa de 6% sobre o valor do estoque inicial de Skates

Custos e Despesas Iniciais Outras despesas administrativasOutras despesas administrativas –Despesa por período de $ 3.000,00 Manutenção de máquinasManutenção de máquinas –Custo por período de $ 6.000,00 Mão de obra direta (operadores de bancada)Mão de obra direta (operadores de bancada) –Custo da hora normal (sem considerar hora extra) $ 9,80 Energia elétricaEnergia elétrica –Custo de $ 0,15/kWh. –1 hora-máquina utilizada custa, aproximadamente, $ 0,17 Depreciação de imobilizadosDepreciação de imobilizados –Custo calculado com base nos valores residuais e vida útil dos imobilizados

Custos e Despesas Iniciais FreteFrete –Despesas iniciais com frete nos diferentes tipos de mercado: Local: não tem.Local: não tem. Concorrentes: $ 2,50 por unidade de produto vendido.Concorrentes: $ 2,50 por unidade de produto vendido. Externo: $ 4,00 por unidade de produto vendidoExterno: $ 4,00 por unidade de produto vendido –Nas compras de insumos e máquinas, o frete é por conta do fornecedor.

Infra-estrutura inicial das Empresas 1 Terreno, 2 Prédios, 1 Veículo1 Terreno, 2 Prédios, 1 Veículo – Permanecerá assim durante todas as rodadas 8 Bancadas de Montagem8 Bancadas de Montagem 7 Operadores de Bancada7 Operadores de Bancada Estoque de insumosEstoque de insumos –As empresas iniciam com estoques limitados –Deck (6.500 un), Truck ( un), Embalagem (6.000 un), Lixa (6.500 m) e Parafusos ( un). Todas as empresas iniciam com as mesmas estruturas, bem como a mesma participação de mercado.Todas as empresas iniciam com as mesmas estruturas, bem como a mesma participação de mercado.

Iniciando o jogo Entrar no site: Login: seu Senha: escalada (esta senha podera ser trocada posteriormente)

Orientadores Butanta 2ª- Roberto Auricchio 3ª Wendell 4ªAlouche 5ªClaudio 6ªMerofa

Orientadores Mooca 2ª-Merofa 3ª Alouche 4ªClaudio BenossiWendell 5ª 6ª Auricchio

Horas complementares 50 horas – participacao ate o final 8 horas cada reuniao presencial 5 x 12= 60 horas pelos relatorios parciais.

Grupos incompletos Grupos com 4 integrantes- CEO assume posicao. Grupos sem consultor - Grupos que faltaram ate 2 membros na reuniao – alunos perdem 8 horas complementares