OBJETIVO Identificar parâmetros e critérios de elaboração de procedimentos RNP AR APCH e seus impactos no processo de aprovação operacional.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento do Espaço Aéreo ICEA 22 OUT 2013 Planejamento do Espaço Aéreo ICEA 22 OUT 2013.
Advertisements

COMPONENTES: BRENO HEBER MARCO POLO FERNANDO CASQUEIRO FELIPE MAURICIO BARBALHO DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO E GERENCIAMENTO DE OBRAS TEMA: SUPRIMENTOS:CONTRATAÇÃO.
GERENCIAMENTO DE PROJETOS (GP) ①CONTEXTO DE PROJETOS DIFERENÇAS ROTINAS / PROJETOS Fonte: MOURA, BARBOSA, 2010 APLICAÇÕES EM PROJETOS Projeto arquitetônico.
UNESP Biologia Marinha Gerenciamento Costeiro LEGISLAÇÃO AMBIENTAL AULA 4 LICENCIAMENTO AMBIENTAL.
Perspectivas do Trem de Alta Velocidade Bernardo Figueiredo Julho/2013.
Tecnologias em saúde:. 2 O que é tecnologia em saúde? Medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, educacionais, de.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Bases Legais e Concepção A perspectiva orientadora da educação de jovens e adultos (EJA), em grande parte implementada nos.
IBAMA Diretoria de Licenciamento Ambiental Pavimentação/Reconstrução da Rodovia BR-319 Senado Federal, 06 de dezembro de 2013.
Definição de Padrões Sessão 2. Cardápio Aquecimento: padrões para definição de regras Definição de padrões Princípios de ‘Melhor Regulação’ Regras contra.
CERCBA - Comissão de Especialistas de Reforma do Código Brasileiro de Aeronáutica Relato Voluntário e Criminalização Proposta de novo artigo e Art. 291.
FILOSOFIA PNLD Apresentação da área A Filosofia no Ensino Médio e no PNLD.
Histórico Fim da década de 1970 início anos 80.
Cálculo Numérico Computacional Prof. Linder Cândido da Silva.
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Aula 3 - Tomada de Decisão Empresarial.
SE VIRA NOS 30’. SE VIRA NOS 15’ PROCEDIMENTO DE COMPRAS VISÃOGEO.
INDENTIFICAÇÃO Nome do discente: nome em itálico Nível: em itálico Agência da bolsa: em itálico Data do início da bolsa: em itálico Linha de pesquisa do.
Lei de Diretrizes Orçamentárias Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) (LDO) Prof. R. Nonato Contador Esp. GESTÃO DE FINANÇAS PÚBLICAS UNINORTE.
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
Instrutivo para Recrutamento e Seleção da Equipe Regional 2011 PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – PIP/CBC IMPLEMENTAÇÃO DOS CBC – ANOS FINAIS DO ENSINO.
Elaboração e Utilização
Fatigue Risk Management System (FRMS) Sistema de Gerenciamento de Risco de Fadiga Brasília, 28 de abril de
XXXII FÓRUM PERMANENTE DE CONTROLE INTERNO Implantação do Controle Interno Preventivo Legislação e Sistema de Convênios e Congêneres.
I NFLUÊNCIA DA FORÇA NO PRENSA - CHAPAS NA CONFORMABILIDADE DO AÇO MULTIFÁSICO CPW 800.
Gestão da Segurança da Informação e Série ISO/IEC 27000
Gestão de Dados para o Sector de Educação 20 de Novembro de 2014.
Orçamento Público – Thiago Ribeiro de Oliveira
GESTÃO DO PAIF.
Esclarecendo o conceito Objetivo, objetivo específico, resultado, ação e meta.
INSPEÇÃO EM SERVIÇO III Pan-American Conference for Nondestructive Testing 05 de junho de 2003.
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Análise de Investimentos A Decisão de Investir As decisões de investimento envolvem a elaboração, avaliação e.
OS ASPECTOS LEGAIS E PREVENCIONISTAS DA SEGURANÇA DO TRABALHO NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PREVENCIONISTAS DA SEGURANÇA DO TRABALHO NO ÂMBITO DA.
LEMBRETES IMPORTANTES ENCONTRO DE DIRETORES 12 e 13 de Abril de 2011 SRE/SETE LAGOAS.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
Desafios/Lições Aprendidas ABEAR 1 0 Workshop RNP-AR App.
20091 COMÉRCIO EXTERIOR 2 Prof. Ricardo S. N. Nóbrega.
D E C R E T O /2011 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO.
Investimentos.
Secretaria de Aviação Civil – PR PROJETO DE LEI DO AERONAUTA LEI 7.183/1984 Ministro Eliseu Padilha.
RNP AR PROCESSO DE APROVAÇÃO OPERACIONAL. ROTEIRO RNP AR Processo de certificação para operações RNP AR Processo de aprovação operacional – Problema atual.
O Processo Decisório O processo de tomada de decisão é constituído por seis etapas sequenciais: Identificação da situação; Diagnóstico da situação; Desenvolvimento.
PRÁTICA SIMULADA II Aula 1 – Apresentação do Plano de Ensino Profª. Andréa Cleto.
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 3 Metodologias de Auditoria Tema 4 – Realização de auditorias Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida
1 ISO (ALGUNS ASPECTOS RELEVANTES) Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
Sistemas de Produção Sistema Kanban Prof. Alberto Possetti, Dd
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL – 2007 UFRJ / Instituto Brasil PNUMA Prof. Ricardo L.P. de Barros SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA Definições Certificação.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL ISO e EMAS Nível I – SensibilizaçãoSensibilização.
Serviço de Inspeção Municipal Municípios que instituíram por Lei o SIM.
ESCOLHA DE LIVROS (PNLD – 2014) DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS ANA CAROLINA SOUZA LUTTNER Coordenação de Apoio às Redes de Ensino.
Workshop controle de documentos Ivanete Presot Márcia Siqueira.
A ergonomia, ou unam factors (fatores humanos) ou human factors & ergonomics (fatores humanos e ergonomia), expressões pelas quais é conhecida nos Estados.
CONTROLE DOS AMBIENTES E CONDIÇÕES DE TRABALHO COM RISCOS RELACIONADOS À SAÚDE DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS LINO ALEXANDRE MÉDICO DO CEREST-HORIZONTE-CE.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRATUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA Controle da Hipertensão Arterial com grupos de intervenção educacional.
Orçamento Empresarial Aula 04. Relação com outras áreas Periodicidade Plano de projetos Aquisição de uma máquina, construção de fábrica contrato de fornecimento.
Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida no Transporte Aéreo.
Seminar on Transfer Pricing Application Availability of Information Portugal Presentation by Luís Pedro Ramos (Tax Inspection on Large Companies Department)
Gestão do Conhecimento Modelagem Multicritério Itúrbides Paiva Martins Marcelo Augusto I. R. Credídio, Rafael Augusto de O. Reis, Rafael Inácio M. Fernandes,
Cmte. Ronaldo Jenkins Diretor Técnico AUDIÊNCIA PÚBLICA ACESSIBILIDADE DO SISTEMA DE TRANSPORTE AEROVIÁRIO Brasília, 10 AGO 2011.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 2 Critérios da Auditoria Tema 5 – Requisitos 4.5 e 4.6 Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS.
Sistemas Puxados de Manufatura. criar valor através da eliminação das Perdas. Tempo de Espera * Produção em excesso * Inventário * Processamento em excesso.
SPS - ACORDO SOBRE A APLICAÇÃO DE MEDIDAS SANITÁRIAS E FITOSSANITÁRIAS SPS Agreement.
Normas Técnicas de Transporte Aéreo de Cargas
PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EM EVENTOS: EMPRESAS ORGANIZADORAS DE EVENTOS
Fatores de Avaliação Know-how : É a soma total de quaisquer habilidades, conhecimentos e experiências requeridas por um cargo, de maneira a propiciar um.
20091 COMÉRCIO EXTERIOR 2 Prof. Ricardo S. N. Nóbrega.
Acadêmicas: Tamyres D.C.A. de Lima; Thaliane A. de Freitas; Vanessa Brunnquell.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

OBJETIVO Identificar parâmetros e critérios de elaboração de procedimentos RNP AR APCH e seus impactos no processo de aprovação operacional.

ROTEIRO  Procedimento RNP AR – Vantagens e Características  Procedimentos Standard  Procedimentos Não Standard  Procedimentos Waivers (Challenging)  Voos em simulador e voos reais de inspeção  Utilização de Procedimentos no Brasil

Quais são as características e vantagens do RNP AR?  É um procedimento APV;  Flexibilidade das áreas de proteção a partir de valores de RNP (até 0.1);  Possibilidade de realização de curvas no segmento de aproximação final;  Permite maior acessibilidade em função de obstáculos, relevo, EAC, etc;  Permite vantagem operacional reduzindo trajetórias;  Aumento da eficiência com trajetórias mais precisas e ideais;  Aumento da segurança operacional, e  Contribui com o meio ambiente (ruído e emissão de gases).

Procedimento RNP AR x RNAV(GNSS) TRAJETÓRIA RNAV TRAJETÓRIA RNP AR

Elaboração de um procedimento RNP AR

Procedimentos Standard

CRITÉRIOS STANDARD

Critérios STANDARD

PARÂMETROS DA FINAL SEGMENTO STRAIGHT

Critérios STANDARD PARÂMETROS RF LEG FINAL VELOCIDADE LIBERADA

Critérios STANDARD PARÂMETROS DA FINAL VELOCIDADE REDUZIDA

Procedimentos Waivers (Challenging)

PARÂMETROS DA FINAL

Procedimentos Waivers (Challenging) PARÂMETROS DA FINAL RF LEG

Procedimentos Waivers (Challenging) ÁREA DA DMAS RNP

O BSERVAÇÕES  O estabelecimento de critério previsto como não-standard nem sempre requer processo de aprovação diferenciado.  Normalmente é requerida aprovação diferenciada em caso de waiver, pois extrapola às especificações básicas do Doc  Sendo assim, cabe ao DECEA informar à ANAC quando for elaborado procedimento RNP AR utilizando waiver.

Procedimento RNP AR Especificação de navegação: RNP AR APCH O Doc 9905 estabelece 3 situações de elaboração distintas:  Procedimento standard (parâmetros de referência) Procedimento não-standard flexibilidade conforme Doc 9905 com WAIVER (challenging)*

*Waiver – dispensa intencional do cumprimento de uma exigência ou regra. Importante! A decisão pela utilização de um waiver está de acordo com a norma e não caracteriza violação. O amparo está no item do Doc A utilização de waiver requer estudo caso a caso e aprovação operacional diferenciada.

Limitações do Não-standard Transcrição do item do Doc 9905 Os critérios de elaboração neste manual são aplicáveis a um conjunto de tipos de aeronaves e não pode, entretanto, levar em conta a capacidade total de algumas aeronaves. Consequentemente, procedimentos elaborados de acordo com este manual fornecem uma solução operacional aceitável em muitos, mas não em todos os casos. Onde não houver disponibilidade de uma solução operacional aceitável através da aplicação destes critérios, o desenvolvimento de procedimentos diferenciados pode ser necessário para satisfazer condições locais.

Limitações do Não-standard Transcrição do item do Doc 9905 Soluções alternativas podem ser obtidas especificando o tipo de aeronave ou parâmetros de performance específicos, condições ou limitações especiais de operação, treinamento de tripulação, avaliação operacional ou outros requisitos que possam ser demonstrados para prover um nível de segurança equivalente. Tais soluções não são assunto deste manual e requerem uma FOSA e aprovação operacional caso a caso.

Limitações do Não-standard Portanto, não existem limites claramente definidos. Existem apenas os parâmetros citados. É possível haver alteração dos valores de velocidade, bank angle, TWC, DFROP, DMAS RNP, TRD, entre outros.

Aprovação - Exemplos do exterior FAA - Para o processo de aprovação RNP AR, a FAA publicou a AC A e a N (OpSpec/MSpec/LOA C384) especificando os critérios de aprovação. Sugerimos que essa documentação seja transcrita, adaptada e incorporada à legislação da ANAC.

Método de comunicação DECEA x ANAC Como não é possível identificar, apenas olhando a carta, se um procedimento RNP AR é standard ou não, o DECEA encaminhará, à ANAC, documento específico (ofício) informando se há (ou não) limitações cada vez que um procedimento for elaborado ou modificado. Caso haja limitações, estas serão descritas.

Método de comunicação DECEA x ANAC IMPORTANTE! O DECEA comunicará somente as limitações sob a ótica dos critérios de elaboração de procedimentos. É possível que haja critérios específicos de aprovação mesmo que o procedimento não contenha waiver. Exemplo: FAA RNP < 0.3  AP ou FD ( AC90-101A App-4 ) Número X de apch VMC

VOOS EM SIMULADOR E VOOS REAIS DE INSPEÇÃO Legislação base: CIRCEA Voo em simulador: Exigido antes da validação (Piloto Inspetor e Elaborador de Procedimentos a bordo) Validação de obstáculos: realizado com aeronave do GEIV. Voo de flyability: realizado em aeronave de companhia aérea (Voo IFR sob VMC)

Já houve solicitação para que o voo real de validação (em aeronave da companhia) seja realizado durante um voo comercial (com passageiros). Essa possibilidade, é inviável pelos seguintes motivos:  Necessidade de avaliação, inclusive, do segmento de aproximação perdida.  Possível necessidade de nova passagem durante um mesmo voo (o procedimento pode conter mais de um IAF).  Possível necessidade de ajustar algum parâmetro a fim de viabilizar a trajetória (refazer o trecho).  Previsão para maio/2016 a chegada das aeronaves Legacy no GEIV, com início das operações previstos para 2017.

Procedimentos RNP AR no Brasil  SBRJ e SBJV têm procedimentos publicados em operação.  SBGL – RWY15, SBKP – RWY 15, SBGR – RWY09R, SBSP –RWY17R estão publicados, porém, até o último encontro, somente o procedimento de SBKP estava sendo voado em condições VMC.  Previsão de procedimento para SBCT, SBFL, SBPA e SBNF – Projeto PBN SUL  Previsão de procedimentos para SBGL – RWY33 para permitir aproximações e decolagens de SBRJ durante utilização desta pista.  Previsão de procedimentos de acordo com a prioridade apresentada por ABEAR/IATA.

ROTEIRO  Procedimento RNP AR – Vantagens e Características  Procedimentos Standard  Procedimentos Não Standard  Procedimentos Waivers (Challenging)  Voos em simulador e voos reais de inspeção  Utilização de Procedimentos no Brasil

OBJETIVO Identificar parâmetros e critérios de elaboração de procedimentos RNP AR APCH e seus impactos no processo de aprovação operacional.

“ Que os vossos esforços desafiem as impossibilidades, lembrai-vos de que as grandes coisas do homem foram conquistadas do que parecia impossível.” Charles Chaplin

1º Ten Esp CTA Alvaro Augusto Austin Ferreira Seção de Procedimentos e Espaço Aéreo Instituto de Cartografia Aeronáutica +55(21) / +55(21)