I MOSTRA DA POLÍTICA DE HUMANIZAÇÃO NO ESTADO DE SANTA CATARINA HUMANIZ HF MORAES, Cladis Loren Kiefer* GERENT, Katia Melo Machado** CRUZ, Eva Zelnir ***

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COMPONENTES: BRENO HEBER MARCO POLO FERNANDO CASQUEIRO FELIPE MAURICIO BARBALHO DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO E GERENCIAMENTO DE OBRAS TEMA: SUPRIMENTOS:CONTRATAÇÃO.
Advertisements

AÇÃO EDUCACIONAL DE DESCARTE DE RESÍDUOS SÓLIDOS: PROJETO CARROCEIRO CIDADÃO Mauro Lúcio Salmente Autor do projeto.
FORMAÇÃO CONTINUADA. Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Ma. Maria Aparecida H. Turnes (UNIVALI) Ma. Maria Aparecida.
COMISSÃO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA - CNEMV João Carlos Pereira da Silva Dezembro / 2014.
Contato Área temática: Saúde Apoio: CENEX HC PBEXT/PROEX Universidade Federal de Minas Gerais – Faculdade de Medicina 1. Aluno.
PROJETO NASCER SAUDÁVEL Prefeitura Municipal de São Domingos/SC Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
Helder Silva – Monitor CID Jairse Freire – Coordenadora Nélson Lima- Dinamizador Comunitário Graciete Borges- Voluntária Débora Semedo- Técnica Otília.
ANÁLISE DA “2ª SEMANA DA ÁGUA” NO MUNICÍPIO DE OLIVEIRA/MG Mirian de Sousa Silva Doutoranda em Engenharia Florestal Romer Silva Castanheira Assessor de.
ETEP – Equipe Técnico-pedagógica: trabalho e conquistas Vânia Nóbile - 4 de Novembro de 2015.
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação Acessuas Trabalho e BPC Trabalho Santa Catarina.
A Valorização da Assistência de saúde às crianças da Creche Municipal João José Theodoro da Costa Netto: um enfoque ao combate da Mortalidade Infantil.
Contribuir para a qualificação da atenção e da gestão em saúde; Contribuir para organizar redes de atenção, considerando o ordenamento prioritário da.
O Cadastro Único como ferramenta de Gestão: Usos e Potencialidades COORDENAÇÃO DE ESTUDOS SOCIAIS - CES.
CURSO DE FORMAÇÃO DE APOIADORES TEMÁTICOS EM AMBIÊNCIA NA SAÚDE/2013 RELAÇÃO ENTRE AMBIÊNCIA E PROCESSO DE TRABALHO Audir Antonio Cominetti Audir Antonio.
Segurança Alimentar e Nutricional: Caminhos para a alimentação saudável Sistematização do I Simpósio.
Indaial O municipio de Indaial está situado no Médio Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Possui uma área de 466 km² sendo aproximadamente 155km² (33%) de.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PROPOSTA CURRICULAR E METODOLOGIA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL. Pará
A METODOLOGIA PARTICIPATIVA NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E NA GESTÃO DO TURISMO Elaine Maria das Neves. Orientador: Prof. Dr. Nilzo Ivo Ladwig Chamada Pública:
Para entender o que é política pública Produção cultural
SERVIÇO SOCIAL Carla Letícia Raupp Ramos CRESS nº 2930/12ª R Cláudia Leal CRESS nº 2528/12ª R Jerbbera Joplyn de Souza CRESS nº 5171/12ª R Instituto São.
GERÊNCIA DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÇÃO DIGITAL. À Gerência de Acessibilidade e Inclusão Digital, subordinada Diretoria de Governança Eletrônica compete:
Programa Capital Criança: Vacinação nas maternidades de Florianópolis – BCG e Hepatite B Enfermeira Msc. Marcia Sueli Del Castanhel – Coordenadora do Programa.
APONTAMENTOS SOBRE REDES RAS EM SANTA CATARINA II OFICINA DE FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO BÁSICA.
DIPRO – Diretoria de Assistência a Programas Especiais Programa Fundescola.
TEMA 9 Aula 24. AULA 22, 23 E 24 Políticas do setor turístico nas esferas municipal e estadual  Políticas nas esferas (o município e o turismo)  Gestão.
GESTÃO DO PAIF.
O Observatório de Favelas atua como uma rede sócio-pedagógica, com uma perspectiva técnico-política, integrada por pesquisadores e militantes vinculados.
Serviço de Emergência Referenciada Integrado Unidade de Produção HOSPITAL DE CARIDADE SÃO VICENTE DE PAULO Jundiaí fevereiro de 2015 Organização da Gestão.
O principal objetivo deste programa é articular os projetos e ações de valorização do servidor, oferecendo melhorias no ambiente e na vida funcional.
Setor: Coordenação Pedagógica & Avaliação PDU Company LOGO Outubro
Capacitações em Acolhimento e Classificação de Risco Concórdia 24 e 25 de Julho/14.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Resultados PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL 2010.
1.QUE OS MUNICIPIOS MENORES TENHA ACESSO DIRETO A REGULAÇÃO NO HOSPITAL REGIONAL PARA ATENDIMENTO DO USUARIO NO MOMENTO DE EMERGENCIA.(Governo do Estado.
O Plano de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde/ AB – Região Metropolitana Grande Florianópolis Fpolis,
Prevenção secundária do câncer de mama: desempenho de um ambulatório de oncologia. Ciências Biológicas / Ciências Médicas e da Saúde Kelly Chris Machado.
CADASTRO DE USUÁRIOS DE RECURSOS HÍDRICOS DA BACIA DO RIO ITAJAÍ.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
Apresentação do CBIS “A INFORMÁTICA TRANSFORMANDO A SAÚDE”
Projeto Multiplicadores Unimed Piracicaba Responsável: Simone Gonçalves Barreto Categoria: Capacitação.
Administração de Vendas Treinamento de Vendas José Afonso da Silva.
Introdução do processo em enfermagem no curso técnico em enfermagem João Carlos Alves dos Santos.
Núcleo Telessaúde SC Integra o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, do Ministério da Saúde.
Projeto Recompensar Gerente do projeto: Beatriz Bueres Batista Patrocinador: Maria Cristina G. Discacciati Data de status: 15/03/ Grupo de trabalho.
ITCILO/ACTRAV Curso (A ) Políticas Sindicais para a Geração de Trabalho Digno para Jovens Trabalhadores ITCILO, Turim de 16 a 27 de fevereiro de.
Necessidade de planejamento Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento de um novo negócio O plano de negócio é fundamental pois descreve.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Portarias nº e 1.083, ambas de 24 de maio de 2014
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL UFRN – Campus Natal Setembro – 2013.
Manual do Estágio Probatório. Prefeito As atividades da Administração Pública se operacionalizam por pessoas que ocupam cargos públicos temporários cargos.
REESTRUTURAÇÃO DO CURSO DE GESTANTES COMO ESTRATÉGIA PARA ADESÃO AO PROJETO PARTO ADEQUADO AUTORES: DARÓS, J. T.; MENEGHIN, M. C.; TEIXEIRA, M. A. S.
O que é o PIBIC-EM? É o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio. Tem por finalidade integrar estudantes do ensino.
Susam Waiard de Almeida Alves Universidade Estadual de Goiás.
Secretaria de Estado da Fazenda INSTITUCIONAL. Gerar receitas e controlar a sua aplicação. SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA MISSÃO.
POLÍTICA DE ATENÇÃO NEONATAL - NASCER ITAJAIENSE FOSSARI, M.A.S.*; MOLINARI, S.A.**; DOS SANTOS, R.B.**; * Médico Pediatra Neonatologista – Itajaí – SC.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRATUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA Controle da Hipertensão Arterial com grupos de intervenção educacional.
Índice A empresa Parceiros Metodologia Benefícios Práticas Internas para Melhoria Contínua Dados Cadastrais Nossa Localização BETEL COMERCIAL E LOGÍSTICA.
ENAP/Brasília junho/2010. Antes de 1930 – Fase contábil - Preocupação com a saúde física 1930 a 1950 – Fase Legal - Instituição da CLT - Estudo das relações.
Projeto Feedback Gerente do projeto: Priscila de F. Q. Boechat Patrocinador: Maria Cristina G. Discacciati Data de status: 15/03/ Capacitação da.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Ana Virginia R. Veríssimo Processo Administrativo Planejamento.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE SOMBRIO,
1- C OMO VOCÊ PERCEBE A RELAÇÃO ENTRE O TRABALHADOR DE SAÚDE E O USUÁRIO ? O trabalhador oferece um atendimento humanizado, e o usuário tem uma boa aceitação.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
Avaliação dos indicadores de prescrição e de acesso a medicamentos no sistema único de saúde de um município da região da AMUREL Juliana Medeiros de Souza.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES - PJU. ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO Indicadores de desempenho são necessários para criar parâmetros de acompanhamento, tais.
Pesquisa de Satisfação. Como tomou conhecimento do Sicoob Cosmipa O resultado revelou que a maioria dos cooperados (54%) tomou conhecimento através de.
III OFICINA DE FORMAÇÃO E QUALIFICACAO EM SAÚDE DO TRABALHADOR Diálogo com os atores da prática Rio de Janeiro, 27 de Junho de 2016.
PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE
Transcrição da apresentação:

I MOSTRA DA POLÍTICA DE HUMANIZAÇÃO NO ESTADO DE SANTA CATARINA HUMANIZ HF MORAES, Cladis Loren Kiefer* GERENT, Katia Melo Machado** CRUZ, Eva Zelnir *** PETROCELLI, Fabiano Marcelina**CRUZ**** SILVA, Barbara Carolina***** I MOSTRA DA POLÍTICA DE HUMANIZAÇÃO NO ESTADO DE SANTA CATARINA HUMANIZ HF MORAES, Cladis Loren Kiefer* GERENT, Katia Melo Machado** CRUZ, Eva Zelnir *** PETROCELLI, Fabiano Marcelina**CRUZ**** SILVA, Barbara Carolina***** INTRODUÇÃO METODOLOGIA CONCLUSÕES As ações são avaliadas periodicamente através de formulário impresso e de relatos verbais e estes sempre apontam o grau de satisfação e a importância e valorização das mesmas. Buscamos valorizar o potencial dos servidores através de suas capacidades de trabalho não apenas como servidor da saúde. CURSOS, PALESTRAS, CONCURSOS CULTURAIS GINCANAS,SORTEIO DE BRINDES COMEMORAÇÃO DE DATAS FESTIVAS VISITA DOMICILIAR PELO S.S. CAFÉ DOS ANIVERSARIANTES SEMANA DO SERVIDOR  ACOLHIMENTO HUMANIZADO NA EMERGÊNCIA  PRIORIZAÇÃO DO ATENDIMENTO AO USUÁRIO  ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL AOS USUÁRIOS  PARCERIAS DO SS COM AS VOLUNTÁRIAS DO HF  VALORIZAÇÃO DA ASSIDUIDADE  PERMANÊNCIA DE ACOMPANHANTES DE FORMA INTEGRAL  QUALIFICAÇÃOPROFISSIONAL  VISITA HOSPITALAR AOS SERVIDORES INTERNADOS PELO SS  COMEMORAÇÃO DE DATAS FESTIVAS  CONFRATERNIZAÇÃO SETORIAL DE FIM DE ANO  CONFRATERNIZAÇÃO INSTITUCIONAL DE FIM DE ANO  CRIAÇÃO DA CIPA.  CRIAÇÃO DA SAS  ACOLHIMENTO HUMANIZADO NA EMERGÊNCIA  PRIORIZAÇÃO DO ATENDIMENTO AO USUÁRIO  ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL AOS USUÁRIOS  PARCERIAS DO SS COM AS VOLUNTÁRIAS DO HF  VALORIZAÇÃO DA ASSIDUIDADE  PERMANÊNCIA DE ACOMPANHANTES DE FORMA INTEGRAL  QUALIFICAÇÃOPROFISSIONAL  VISITA HOSPITALAR AOS SERVIDORES INTERNADOS PELO SS  COMEMORAÇÃO DE DATAS FESTIVAS  CONFRATERNIZAÇÃO SETORIAL DE FIM DE ANO  CONFRATERNIZAÇÃO INSTITUCIONAL DE FIM DE ANO  CRIAÇÃO DA CIPA.  CRIAÇÃO DA SAS O resultado vem naturalmente a curto e longo prazo através de mudanças de conceitos e atitudes dos servidores, bem como, a adesão, colaboração e participação nos nossos eventos. Quanto aos usuários maior satisfação pelo atendimento e diminuição da expectativa na fila de espera. *Enfermeira. Professora Dr ª do Curso Gradua ç ão em Enfermagem do Centro Universit á rio Est á cio de S á de Santa Catarina. Gerente de Enfermagem do Hospital Florian ó polis da Secretaria do Estado da Sa ú de de Santa Catarina – SC. Telefone: (48) Endere ç o: Frei Caneca, n º 180 Agronômica Cep: Florian ó polis-SC. **Diretora do Hospital Florianopolis – Médica. Telefone: (48) ***Enfermeira do Hospital Florian ó polis da Secretaria de Estado da Sa ú de do Estado de Santa Catarina - SC. Telefone: (48) **** T é cnico de Enfermagem do Hospital Florian ó polis da Secretaria de Estado da Sa ú de do Estado de Santa Catarina - SC. Telefone: (48) ***** Técnico de enfermagem do Hospital Florianopolis da Secretaria de Saúde de Santa Catarina – SC – Telefone (48) O processo de Humanização reflete práticas e processos de trabalho entre usuário, equipe de saúde e gestores através da implementação de estratégias que promovam resultado positivo. As ações de Humanização do HF tem como proposta proporcionar o desenvolvimento de maneira integrada a saúde e a valorização do servidor. Considerando que o trabalho ocupa um lugar privilegiado na vida das pessoas e que o trabalhador da saúde, é um sujeito ativo nas ações e tomada de decisões no âmbito das instituições, propomos um trabalho de integração que possa abranger as necessidades dos usuários e servidores de um modo mais eficiente.