Programa para Parlamentos Mitchell O’Brien & Miriam Bensky GRUPO BANCO MUNDIAL PRÁTICA DE BOA GOVERNAÇÃO GLOBAL ACESSO A DADOS ORÇAMENTAIS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Advertisements

Avaliação e Relatório de Desempenho de Programas na Austrália Mark Nizette Departamento de Finanças e Administração Outubro de 2001.
Gestão de Projetos Áreas de conhecimentos Integração
Administração Financeira III
Origens da Política de Gestão de Pessoas Grupos de Trabalhos da Área de RH
ORÇAMENTO PÚBLICO Marilda Angioni.
ORÇAMENTO PÚBLICO Profª. Elizabete Nunes.
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
GESTÃO PÚBLICA PLANEJAMENTO E CONTROLE SOCIAL
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
PRÊMIO GESTOR PÚBLICO Um estímulo à Administração de Resultados
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
ORÇAMENTO Clique para adicionar texto.
CONTABILIDADE PÚBLICA E ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL
SISTEMA INTEGRADO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Projeto: Capacitação em GP
ASPECTOS ECONÔMICOS, SOCIAIS E POLÍTICOS DO BRASIL, SEUS PROCESSOS ORÇAMENTÁRIOS E SUAS PRINCIPAIS POLÍTICAS PÚBLICAS Paulo Bernardo Silva Ministro do.
ORÇAMENTO PÚBLICO “É uma lei de iniciativa do poder executivo, aprovada pelo poder legislativo, que estima a receita e fixa a despesa da administração.
Auditoria e Segurança da Informação
“Eliminar o Abismo:Do Plano de Acção ao Orçamento
CONCEITOS ORÇAMENTÁRIOS
Ciclo de Planejamento PPA.
Integração - Modernização - Descentralização
Projecto SPA-CABRI sobre “Contribuindo para o orçamento” Apresentação do empreendimento conjunto DAC sobre gestão das finanças públicas Apresentação do.
ORIGEM E EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO ORÇAMENTO PÚBLICO
GOVERNANÇA CORPORATIVA
4º Período Ciências Contábeis
PPA - PLANO PLURIANUAL.
LEI ORÇAMENTARIA ANUAL
O plano de Negócio.
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Organização de parcerias Uma política de coesão mais descentralizada No interior dos Estados-Membros:
Iniciativa: Pacto pela Transparência Municipal Projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios Secretaria Executiva: Instituto Ethos.
Contabilidade Métodos Prt. Dobradas PFC Objeto Campo de Aplicação Função Econômica Função Administr. Apurar o Resultado Contr. o Patrimônio Prestar Informações.
Utilização do e-CUT por projectos de investimento do Banco Mundial Renaud Seligmann Especialista principal de finanças públicas.
Câmara Municipal de Olímpia Lei de Diretrizes Orçamentárias 2010
Março Estratégia para fortalecimento e uso dos sistemas nacionais no Brasil Estratégia para fortalecimento e uso dos sistemas nacionais no Brasil.
Capítulo 2 Fundamentos de Auditoria
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC
1 ORÇAMENTO PÚBLICO NO 2 Introdução ANÁLISE DO ORÇAMENTO PÚBLICO NO BRASIL SISTEMAS ORÇAMENTÁRIOS PRÉ 88 E PÓS 88 ALTERAÇÕES DO MODELOORÇAMENTÁRIO.
Título VI Da Tributação e do Orçamento Capítulo II Das Finanças Públicas Clarissa Duarte 2009.
Orçamentação Pública Módulo 1: Conceitos da Contabilidade Nacional
Economia Pública Aula 8a
INDICADORES FISCAIS PARA OS ENTES SUBNACIONAIS DO BRASIL Brasilia, 25 de Junho de 2015.
Boa Gestão Financeira em África Conferência de Partes Interessadas Tunísia 3 de Novembro de 2010.
Auditoria externa e boa governação financeira O papel e os mandatos das Instituições Supremas de Controlo, na qualidade de auditores externos dos Governos.
Certificação e Auditoria
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
Sessão 4: Introdução ao Quadro de Medição de Desempenho PEFA Novembro 2012.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – SEFAZ ALCANCE DO EQUILÍBRIO FISCAL AGOSTO
Plano Plurianual - PPA Governo do Estado de Roraima
Sistemas de Controle Interno: Abordagem do Banco Mundial
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL I ENCONTRO DE COORDENAÇÃO DO PNAFM – UCP/MF e UEMs 03 de Abril de 2002.
Programa de Modernização e Qualidade do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Coordenação: Serviço de Capacitação Funcional e Qualidade Consultoria de.
Introdução à Gestão Pública
Prof. Ms. Edilberto Ponce Braconi
Exercicios: Aplicação de Conhecimento Novembro 2012.
DISCIPLINA: Serviço Social de Política Social II Profª: Elisônia Carin Renk.
Funções do Orçamento Público
PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO PÚBLICO
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL PLANEJAMENTO, CONTROLE, TRANSPARÊNCIA E RESPONSABILIZAÇÃO.
FINANÇAS PÚBLICAS E ORÇAMENTO CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA 1988.
ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO DO GASTO Maria Catarina Ribeiro Raulino Analista do Tesouro do Estado
1 Tribunal de Contas Seminário de Alto Nível sobre Fiscalização Legislativa do Ciclo Orçamental & Controlo das Contas Públicas nos PALOP e em Timor-Leste.
SEMINÁRIO DE CONTROLE INTERNO Ricjardeson Dias Plano de Contas Aplicado ao Setor Público Plano de Contas Aplicado ao Setor Público.
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
O Parlamento e o Orçamento Grupo dos Parlamentos GRUPO BANCO MUNDIAL PRÁTICA DE BOA GOVERNAÇÃO GLOBAL Sessão de 2 de Janeiro de 2015, Cabo Verde.
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
Orçamento Público Orçamento na Constituição – Parte I – Instrumentos Legais.
Ministro Augusto Sherman Cavalcanti Junho/2016 Governança e Gestão das Aquisições.
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Transcrição da apresentação:

Programa para Parlamentos Mitchell O’Brien & Miriam Bensky GRUPO BANCO MUNDIAL PRÁTICA DE BOA GOVERNAÇÃO GLOBAL ACESSO A DADOS ORÇAMENTAIS

Parlamentos e Dados Como é que o Parlamento recebe os dados do orçamento? São dados agregados ou não agregados? São fiáveis, utilizáveis e abrangentes? Correspondem aos do Plano de Desenvolvimento Nacional?

Normas e Padrões Internacionais  Código de Transparência Fiscal do FMI  Princípios de Administração Orçamental da OCDE  Inquérito Aberto ao Orçamento da Parceria Internacional do Orçamento e Índice de Orçamento Aberto  Normas Internacionais de Contabilidade do Sector Público  Iniciativa Global para a Transparência Fiscal (GIFT)  Programa “Despesa Pública e Responsabilidade Financeira” (PEFA): Quadro de Avaliação do Desempenho

INDICADORES PEFA Resumo do Conjunto de Indicadores-Chave  PI-2. Composição das Despesas Reais comparativamente ao orçamento original aprovado  PI-3. Receitas Totais Realizadas em comparação com o orçamento original aprovado  PI-4. Classificação do orçamento  PI-5. Abrangência das informações incluídas na documentação orçamental  PI-6. Âmbito do relatório sobre operações extraorçamentais  PI-8. Informações sobre desempenho para se alcançar eficácia na prestação de serviços  PI-9. Acesso do público às principais informações fiscais

Credibilidade da Estratégia Fiscal e dos Dados Orçamentais PI-2. Quando a composição das receitas reais varia consideravelmente relativamente ao orçamento aprovado, o orçamento deixa de ser uma declaração de intenção de políticas. Este indicador tem três dimensões: i.As prioridades das políticas foram executadas conforme aprovadas, ii.As reafectações entre rubricas orçamentais fruto da classificação económica durante a execução provocaram modificações na composição das despesas e iii.A Reserva para Imprevistos tem de ser reservada para votos contra os quais a despesa inesperada é registada. PI-3. Despesas agregadas reais comparativamente ao orçamento original aprovado. Este indicador abrange a receita interna e externa que é composta de impostos, contribuições sociais, subvenções e outras receitas, incluindo as provenientes de recursos naturais

Abrangência e Transparência dos Dados PI-4. Teste indicador avalia em que grau o orçamento do estado e a classificação das contas públicas é consistente com as normas internacionais. PI-5. Quão abrangente é a documentação do orçamento anual apresentado ao parlamento para seu escrutínio/aprovação? Permite uma imagem completa das previsões orçamentais do governo central, das propostas orçamentais e dos resultados de anos anteriores?

Abrangência e Transparência dos Dados (Continuação) PI-6. Examinar a amplitude do relatório sobre operações extraorçamentais(EBOs). Este indicador tem duas dimensões: i.Avaliar a magnitude das operações que são simultaneamente extraorçamentais e não contabilizadas (não incluídas nos relatórios fiscais ex-ante ou ex- post). ii.Avaliar a qualidade das informações sobre receitas e despesas relativas a operações extra orçamentais.

Abrangência e Transparência dos Dados (Continuação) PI-8. Avaliar a qualidade das informações sobre desempenho anual nas diferentes fases do ciclo orçamental utilizando quatro dimensões: i.Nível de divulgação dos principais indicadores de desempenho e metas da prestação de serviço; ii.Nível de divulgação dos relatórios de fim de exercício ou outros documentos públicos sobre os resultados de desempenho alcançados pela prestação de serviço; iii.Monitorização de recursos recebidos pelas unidades de prestação de serviços; e iv.Conteúdo e cobertura de apreciações independentes sobre o desempenho. PI-9. Avaliar o nível do acesso do público às principais informações fiscais. O nível de transparência dependerá de o público em geral ter acesso fácil a informações sobre planos fiscais, posições e desempenho governamentais.

Ferramentas de GFP (PFM) Disponíveis IFMIS: Sistemas Integrados de Informações e de Gestão Financeira visam automatizar e integrar os sistemas GFP que facilitam a execução eficiente e eficaz de todo o processo de gestão financeira, a eliminação de riscos e a promoção dos controlos financeiros e de segurança em todas as áreas de serviço incluindo as unidades distritais.