Desigualdade Racial no Mercado de Trabalho COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS Brasília, 04 de julho de 2006. CÂMARA DOS DEPUTADOS AUDIÊNCIA PÚBLICA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Advertisements

A ADOÇÃO DA POLÍTICA DE ACESSO ABERTO AO CONHECIMENTO A Experiência da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca ENSP/Fiocruz CRICS9 Autores: Ana.
Principais resultados do Censo da Educação Superior 2014 BRASÍLIA – DF | NOVENBRO 2015 Censo da Educação Superior 2014.
Formación Sindical sobre Empleo, Salarios y Piso básico de Protección Social 4 a 9 de Noviembre de 2010 México - Cancún.
SENGE-PR Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR Facilitação Comercial para Atração de Investimentos MANAUS,
CENTRO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS.  Criado em 1994 com o objetivo de auxiliar no processo de internacionalização das empresas catarinenses  É coordenado.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 2012 Por uma cidade mais justa e sustentável.
Ministério Público de Pernambuco Audiência Pública: “Políticas públicas pelo respeito ao direito das mulheres à não discriminação, racial e de gênero,
Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA.
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
Comissão Especial destinada a debater e propor soluções para o financiamento da Educação no Brasil Senado Federal 7 de maio de 2014.
Professor Hudson de Paula. Relação entre população e economia Setores da economia Setor Primário: atividades ligadas a natureza. Agricultura e pecuária.
11 de Abril de 2015 COMBATER O DESEMPREGO 8º UNIVERSIDADE EUROPA.
ESTRUTURAS DA POPULAÇÃO Crescimento da população: Até 1930 – aumento com a contribuição dos imigrantes; 1934 – “Lei de Cotas” – limitações à entrada de.
AUDIÊNCIA PÚBLICA A SOBREVIVÊNCIA DA CADEIA DO LIVRO NO BRASIL COMISSÃO DE CULTURA CÂMARA DOS DEPUTADOS Luís Antônio Torelli Presidente da CBL 17/11/2015.
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
PRONATEC SETEC/MEC Brasília, 26 de novembro de 2014.
EDUCAR PARA A IGUALDADE ÉTNICO-RACIAL Luciana Alves.
Considerações sobre o primeiro emprego na Rais e sobre o perfil do beneficiário do seguro-desemprego Fevereiro/2015.
SiSUTEC 2014/2 (3ª edição) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Brasília, julho de 2014.
AS POLÍTICAS PÚBLICAS E A EXPANSÃO DA REDE DE EDUCAÇÃO – LIMITES E CONTRADIÇÕES Dr. Lúcio Olímpio de Carvalho Vieira Vice-presidente da Adufrgs-Sindical.
AS NOVAS DIRETRIZES DO PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO.
1 26 de março de 2015 Senado Federal Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática- CCT Audiência Pública 28 de Abril 2015.
Saneamento e Desenvolvimento Urbano. Contexto Os centros urbanos do mundo crescem em um ritmo acelerado. A projeção das Nações Unidas é que mais de 2,5.
O Geledés Fundada em 30 de abril de 1988; organização da sociedade civil que se posiciona em defesa de negras e negros em razão das desvantagens e discriminações.
Movimento Sindical Brasileiro na construção da Agenda do Trabalho Decente Gleides Sodré – secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Audiência Pública Estruturação dos Destinos Turísticos Brasileiros.
FUST E NOVO SERVIÇO EM REGIME PÚBLICO - COMENTÁRIOS Márcio Wohlers - Assessor Especial Ministério das Comunicações 47 o Painel TELEBRASIL Brasília - 14.
O SINDICATO COMO ORGANIZAÇÃO A RAZÃO DE SER. 2 A história do sindicalismo: Revolução Industrial. QUAIS ERAM AS CONDIÇÕES DE TRABALHO? QUAL FOI A REAÇÃO.
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
Neste dia, apelamos: A reformas legislativas e políticas para garantir a eliminação do trabalho infantil no trabalho doméstico e a criação de condições.
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Brasília - DF Outubro de 2009 COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS.
LEI DECRETO Dificuldades, Desafios, Oportunidades Entidades de Saúde.
Captação de Parceiros para abertura de pontos de vendas (PDV’s)
Pesquisa – Formação e Ação Sindical No Fomento da Agenda de Trabalho Decente no Brasil.
XIX MARCHA À BRASÍLIA EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS ABRIL 2016 AGENDA NACIONAL: AÇÃO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO SISTÊMICOS.
Câmara dos Deputados Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Audiência Pública sobre “Combate à Pirataria” 11 de julho de 2013.
Universidade Federal do Pará Instituto de Letras e Comunicação Faculdade de Letras Disciplina: Política e Legislação Educacional Prof.ª Sônia Rodrigues.
O Profissional do Terceiro Setor MERCADO Segundo a pesquisa As Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos no Brasil (IBGE, Ipea, GIFE e Abong),
ESPECIALISTAS EM PEQUENOS NEGÓCIOS. MICRO E PEQUENAS NA ECONOMIA BRASILEIRA Mais de 95% do total de empresas no País.
I Seminário Internacional Experiências Parlamentares e Tendências Latino-americanas em Gênero.
FEBRABAN PRESTA CONTA À SOCIEDADE? 1-COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DA CÂMARA FEDERAL, 2-MPT 3-MOVIMENTOS SOCIAIS Frei David Santos, OFM 26 DE MAIO DE 2009.
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE SOBRE O PROGRAMA NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS – PNDH 3 COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS CÂMARA DOS DEPUTADOS 04 DE FEVEREIRO.
Mercado brasileiro de Sistemas Eletrônicos de Segurança Segurança para pequenas e micro empresas - Fecomércio.
A Rede de Proteção e Promoção Social Brasileira como Estratégia de Promoção do Desenvolvimento e de Enfrentamento da Crise Patrus Ananias de Sousa Ministro.
Reunião Comitê de Responsabilidade Social. PAUTA Apresentação da profissional encarregada da Responsabilidade Social; Embasamento teórico para a prática.
SOCIAIS/SUSTENTABILIDADE
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
ITCILO/ACTRAV Curso (A ) Políticas Sindicais para a Geração de Trabalho Digno para Jovens Trabalhadores ITCILO, Turim de 16 a 27 de fevereiro de.
Consórcio de empregadores urbanos Subsídios para a discussão do PL Clóvis Scherer DIEESE Audiência Pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico,
Desigualdades na Escolarização Oficina do Observatório da Equidade 3º RELATÓRIO de Observação Ana Lucia Saboia Comitê Técnico do Observatório da Equidade.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Superior Maio de
PLATAFORMA DA CONFETAM/CUT PARA ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2016 MUNICÍPIOS PARA AS PESSOAS UM CHAMADO À AÇÃO PARA MUDAR NOSSO LUGAR.
ENAP/Brasília junho/2010. Antes de 1930 – Fase contábil - Preocupação com a saúde física 1930 a 1950 – Fase Legal - Instituição da CLT - Estudo das relações.
O HISTÓRICO DA PSICOLOGIA HOSPITALAR NO BRASIL. “O hospital é parte integrante de uma organização médica e social, cuja função básica consiste em proporcionar.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS A Proteção Social e o Direito ao Trabalho da Pessoa com Deficiência Ministério do Desenvolvimento.
As empresas têm que estar conscientes que o desenvolvimento económico já não se pode fazer como no passado, à custa da degradação do capital natural.
RISCOS PARA O BRASIL AMEAÇA PARA O TRABALHADOR DESINDUSTRIALIZAÇÃO José Ricardo Leite Diretor – Conaccovest.
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAS NA CADEIA DE SUPRIMENTO Modal Marítimo.
MINISTÉRIO DO TRABALHO Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados Audiência Pública Impacto econômico.
COALIZÃO ALFENAS. UM ARRANJO FORMAL PARA COLABORAÇÃO ENTRE GRUPOS OU SETORES DE UMA COMUNIDADE, EM QUE CADA GRUPO MANTÉM SUA IDENTIDADE, MAS TODOS CONCORDAM.
A Formação sindical sobre Normas Internacionais do Trabalho Declaração da OIT sobre Justiça Social para uma Globalização Justa (DECLARAÇÃO DA JUSTIÇA.
Evolução da BVS nos Países ePORTUGUÊSe Cláudia Guzzo BIREME/PAHO/WHO - São Paulo.
Plano de Habitação de Interesse Social do Porto Maravilha PHIS-Porto.
DECLARAÇÃO TRIPARTIDA DE PRINCÍPIOS SOBRE EMPRESAS MULTINACIONAIS E POLÍTICA SOCIAL ACTRAV Bureau para as Atividades dos Trabalhadores.
Transcrição da apresentação:

Desigualdade Racial no Mercado de Trabalho COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS Brasília, 04 de julho de CÂMARA DOS DEPUTADOS AUDIÊNCIA PÚBLICA Frei David Santos, Ofm Educafro

O Brasil é uma sociedade pluri-étnica: A Diversidade é um dom de Deus! Segundo o Censo de 2000, os afro brasileiros (pretos e pardos, segundo o IBGE) são 76 milhões de pessoas e constituem quase a metade da população do Brasil.

AS DESIGUALDADES ÉTNICO- RACIAIS NO MERCADO DE TRABALHO A discriminação étnico-racial ocorre em três âmbitos distintos:

1) Discriminação na admissão = Quando se estabelece critérios diferenciados de admissão (ETHOS: discriminação pela imagem). (Fonte: IPEA, MPT, OIT)

2) Discriminação na remuneração = A diferenciação salarial entre brancos e negros que exercem mesma função e entre homens e mulheres. (Fonte: IPEA, MPT, OIT)

3) Discriminação na ascensão profissional = critérios diferenciados de ascensão e promoção ao longo da carreira. (Fonte: IPEA, MPT, OIT)

Desemprego: mal do século... Muito maior entre os negros/as! Por quê?? IPEA, IBGE, PNAD e OIT: A população negra: é mais atingida pela informalidade, trabalho infantil, exploração braçal, menor rendimento... até quando? Mulher, pobre e negra: 3 vezes discriminada!

IPEA-2001

TRABALHA POR A SOCIEDADE TRABALHA POR AÇÕES AFIRMATIVAS NO MERCADO DE TRABALHO: O Brasil ratificou os Tratados Internacionais: Conferencia Internacional sobre Todas as Formas de Discriminação Racial, ONU, 1965 Convenção 111 da OIT Conferência de Durban. Empresas, Indústrias, Autarquias, Judiciário, Terceiro Setor e, recentemente, Ministério Público de São Paulo e Instituto ETHOS de Responsabilidade Social.

Perfil da Organização Itaú 2003 (*) ABN 2003 (**) FEBRABAN 2002 (***) IBGE Censo 2000* e ETHOS 2005** N°de Funcionários % de Mulheres52,6%51,1%45,4%51%* % de Negros/as 9,7%10,2%12,4%****45,6%* % de funcionários acima de 45 anos 12,7%9,6%20,0%21%** % de Mulheres negras em cargos de chefia 33%24%34,6%12,6** % de Homens negros em cargos de chefia 4,9% 5,8%10,0%12,4** % de PNE1,8%0,2%ND15%** (*) Somente agencias bancarias ITAU; (**) O ABN possui Programa de Diversidade estruturado; (***) A Febraban engloba 56 bancos; (****) Refere-se apenas a 48 dos 56 bancos. BANCOS PRIVADOS: CADÊ A DIVERSIDADE QUE QUEREMOS?

A luta por Inclusão Racial em Curso pelo Brasil: Bancos e Instituições Financeiras: Após muita pressão e diálogo, o Banco Itaú saiu na frente:

GRUPO ITAÚ COMPARATIVO 2002 A 2005 Data Base: Dez/2005 ITAÚ: Evolução do Cenário da população Afrodescendente Variação Percentual em relação ao ano anterior 191% 33% PROMOÇÕES DE CARGO 283% 296% ADMISSÕES Percentual em relação ao total 10% 8% 24% 15% 5%

Comércio e grandes lojas: O exemplo da Camisaria COLOMBO: Mínimo de 20% de negros/as, através do Sindicato dos Comerciários, desde 2003.

Shopping Centers: Em São Paulo e Rio de Janeiro: pressão do movimento negro resulta na criação do Comitê da Diversidade da Rede Plaza. Em Salvador: Iguatemi Salvador e Instituto Newton Rique: Faz reuniões para criar o Banco de competências visando a inclusão de negros/as.

Outras iniciativas não param de surgir: CPFL Energia - SP Casas Bahia Laboratório Sabin Basf Cooperforte

O CASO DA INFRAERO O CASO DA INFRAERO A Educafro, ao fazer um raio-X nos 66 aeroportos, 81 unidades de apoio à navegação aérea e 32 terminais de logística de carga e em centenas de prestadores de serviços da Infraero, constatou o baixo número de afro-brasileiros nos postos de trabalho. Esta não é a cara do Brasil! COOMPROMISSO DO ESTADO AÇÕES AFIRMATIVAS NAS AUTARQUIAS E EMPRESAS PÚBLICAS

PROPOSTA DE AÇÕES AFIRMATIVAS APRESENTADA À INFRAERO: a) Destinar 45% das vagas para negros nos concursos públicos b) Promover campanhas publicitárias demonstrando a importância e as vantagens da diversidade c) Estabelecer um percentual de 45% das vagas para negros/as na contratação de jovens aprendizes. d) Nos processos licitatórios, dar preferência às empresas que adotam diversidade na contratação de funcionários; e) Estabelecer um termo de responsabilidade étnico-racial nos Aeroshoppings para que as lojas, restaurantes e etc atinjam o percentual de 45% de negros/as.

COMO PROMOVER A INCLUSÃO? Esperar a Lei? Enfrentar com Ação Judicial? Ou Começar a agir?

Passos a serem dados: Elaborar um Plano de Metas Comitê de Diversidade Sensibilização Interna Diálogos/Fóruns Revisão dos Procedimentos Recrutamento pluri-étnico Ação!! Ação!!

A luta ainda é longa... MANUAL ETHOS/2006 O compromisso das empresas com a PROMOÇÃO da Igualdade Racial: “As ações afirmativas que as empresas estão realizando no país hoje demonstram o leque de possibilidades existentes para mudar a realidade”.

Inclusão Racial: Igualdade, oportunidade e sucesso nos negócios da empresa: “As ações afirmativas visam garantir que os negros tenham acesso ao emprego, mas também que possamos construir relações de qualidade, ou seja, sustentabilidade para os negócios e para o planeta. Não basta dizer NÃO à discriminação, é preciso dizer SIM à diversidade”. Instituto ETHOS

ACORDO PARA VENCER O MPT suspenderá a Ação contra o Banco Itaú no dia 06 de julho porque este demonstrou avanços na questão da inclusão.

CONCLUSÃO XXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXXX

Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes S E F R A S Serviço Franciscano de Solidariedade Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil Site: