Andrey Coatrini Soares Livia Maria de Castro Sousa Thiago Balan Moretti SFI 5836- PRÁTICAS PEDAGÓGICAS & COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO ORAL Profa. Dra. Nelma.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA COM ÊNFASE EM BIOTECNOLOGIA – INTEGRAL – 46300/500 (2015) (2015) QFL1212 Química Analítica II (4T+4L+2A)
Advertisements

COMPETÊNCIAS PESSOAIS E SOCIAIS I e II 1.Lá Lá Lá 2.O meu melhor momento desta semana (pessoal e/ou académico). 3.Qual é a minha expetativa para a disciplina.
Componente Curricular – Educação Física Professor– Alison Pereira Batista
 Horta da FSP – dia 05/04 das 13 às 14h - Alícia  Horta da FMUSP – 12/04 das 13 às 14h - Osvaldinete  Centro de Referência de SAN (CRSAN) Butantã –
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
Introdução à Fenômenos de Transporte Curso Superior Tecnólogo em Mecatrônica Industrial – Módulo IV Prof. Dr. Evandro Rodrigo Dário IFSC – Campus Joinville.
EXPERIÊNCIA DO FILOSOFIA. Histórico A Olimpíada Internacional de Filosofia (International Philosophy Olympiad ou simplesmente IPO) é uma olimpíada de.
RCM 5873 “Tópicos Em Educação nas Profissões da Saúde II” Prof. Dr. Antonio Pazin Filho Profa. Dra. Margaret de Castro Profa. Dra. Maria Paula Panuncio-Pinto.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
Formação Docente para o Ensino Superior Síntese dos encontros regionais do ForGRAD Espírito Santo – maio 2006.
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
Modelo Integrado de Gestão de Pessoas Ney Pereira Villa.
COMO PREPARA-SE PARA SER UM PROFESSOR INCLUSIVO Profª. Yara Antoniette.
Educação Ambiental André Simões Pires Filipe Evangelista Luana Morais da Rosa Pedro Aritana Ochoa Ricardo Franchini Disciplina Psicologia da Educação I-A.
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
Fonte: Pesquisa Nacional realizada pelo Conselho Federal de Administração O PERFIL, A ATUAÇÃO E AS OPORTUNIDADES DE TRABALHO PARA O ADMINISTRADOR PROFISSIONAL.
Conhecimentos Pedagógicos – Aula 5 Professores PI e PII CMA Concursos
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria 3º Encontro de Formação da Câmara Técnica 11 de março de 2016.
INDICADORES DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a escola tem condições de intervir para melhorar sua qualidade conforme.
Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
O estágio supervisionado e a formação do professor parceiro Estágio supervisionado: possibilidades de articulação entre a formação inicial e a formação.
Cidades Sustentáveis Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Gerência de Gestão Ambiental Urbana e Territorial conceito,
I METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO OBJETIVOS INTRODUÇÃO RESULTADOS OBTIDOS Estimular os alunos a terem mais interesse em matemática, onde possam reconhecer.
RELATO DE EXPERIÊNCIA: A FORMAÇÃO DE UMA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL NO CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA. H SPED INTRODUÇÃO O Projeto Cuidado Integral.
Prof. Ricardo Lima Filosofia
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Setor: Coordenação Pedagógica & Avaliação PDU Company LOGO Outubro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Prof. Dr° Vagner Custódio
ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Apoio e Agradecimentos AS INTERAÇÕES DISCURSIVAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO EM AULAS DE FÍSICA E A CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS Arthur Tadeu Ferraz –
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Núcleo de Altos Estudos Amazônicos Cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento científico e tecnológico da Amazônia Luis E.
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
Instituto Nacional Politécnico de Lorraine. O conjunto da Universidade de Lorraine: estudantes com mais de 500 diplomas em: 150 menção nível L;
Práticas de Gestão e Resultados Curso de Administração Prof. Fabio Uchôas de Lima.
Revisitando Teóricos da Pedagogia Philippe Perrenoud Prof. Dr. Robson Santos Slide:
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina Nome da disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada Ementa: 1) Conceitos fundamentais sobre.
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
SIMPÓSIO CTS – CIÊNCIA E TECNOLOGIA, SOCIEDADE – E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA UNIVERSIDADE A experiência Nacional da Educação do Campo como Paradigma.
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA – INTEGRAL – 46300/300 - (2016) QFL1212 Química Analítica II (4T+4L+2A) LEGENDA: Requisito Forte: Exige aprovação.
Elaborado por Claudio V. Nasajon Como usar o business case a partir do curso The Art of Case Writing do Prof. José Dornelas (Babson.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade –
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
Trabalhando com produção textual
Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa
Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA Educação a Distância Nosso Contrato Didático CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO.
Conferência Uma conferência é um espaço público de debates, um mecanismo institucional de democracia participativa. Uma conferência nacional é resultante.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Educação a Distância Universidade de São Paulo Metodologia da Pesquisa e redação cientifica para Licenciatura Ana Carolina da Silva N° USP: Tamara.
Susam Waiard de Almeida Alves Universidade Estadual de Goiás.
ALUNOS: ALMIR ROGÉRIO MARQUES NºUSP: GABRIELA ROMANO ULIAN NºUSP: LETÍCIA GLIARDIN FERNANDES NºUSP: PROF. DR. MARCELO ALVES BARROS.
Diretrizes para a Elaboração de Trabalhos Científicos A CONSTRUÇÃO LÓGICA DO TRABALHO:
ESTUDO DA REALIDADE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO CIDADÃ NA ORGANIZAÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO DE TEATRO. Introdução: O ensino de.
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
FORMAÇÃO CONTINUADA FORMAÇÃO CONTINUADA 27 de fevereiro OBJETIVOS Refletir sobre a importância de cada etapa de um projeto; Visualizar cada etapa.
1 Jornadas PedagógicasIST – Lisbon |©Ana Carvalho e Ana Póvoa| 2016 Metodologia de análise de estudo de caso em sala de aula e sua avaliação Ana Carvalho.
Ensino tradicional.
Formação complementar de Líderes Prof2000 Tecnologias de Informação e Comunicação e animação de espaços escolares de ensino aprendizagem.
Física Instrumental Arquimedes Luciano Ana Paula Giacomassi Luciano.
MODELOS DE ENSINO E SELEÇÃO DE CONTEÚDOS Aula 9 – 12/maio/2014.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES - PJU. ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO Indicadores de desempenho são necessários para criar parâmetros de acompanhamento, tais.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE A CRÔNICA ALÉM DA SALA DE AULA Ana Paula Fidelis RUFINO (UFRN)
OFICINA DE MÉTODO CIENTÍFICO
CMCC Centro de Matemática, Computação e cognição Disciplina Práticas de Ensino de Matemática no Ensino Fundamental Sistemas de Equações Lineares Orientador.
Tecnociência e suas implicações para a educação
Transcrição da apresentação:

Andrey Coatrini Soares Livia Maria de Castro Sousa Thiago Balan Moretti SFI PRÁTICAS PEDAGÓGICAS & COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO ORAL Profa. Dra. Nelma Regina Segnini Bossolan

 Estratégia de conversação, em um grupo de pessoas, sobre determinado tema.  Tal tema sucita posições contrárias entre os participantes, ou gera fortes dúvidas, formando blocos de opiniões diferentes.  “…é o recurso lógico, de luta, para demonstrar a superioridade de alguns pontos de vista sobre outros…” (Terneiro, V.C., 1999) 2

A. Desenvolve a agilidade mental e a capacidade de argumentação. B. Desenvolve a astúcia do aluno em captar os detalhes que possam servir de argumentos. C. Fortalece o espírito de competitividade e o aumento da confiança em si. D. Mudança na representação dos participantes sobre o tema discutido. Por que Debate? Debate Argumentação Relação entre conhecimentos prévios e os novos conhecimentos. Avaliação da opção mais adequada. Análise de argumentos Nascimento de Dúvidas Constrate de IdéiasContradições Interesse sobre o conhecimento Curiosidade 3

 Encorajar os alunos a apresentarem seus pontos de vista e também as discussões entre grupos.  Promover a reflexão, utilizando- se perguntas precisas.  Facilitar e guiar o pensamento dos alunos, sem influenciá-los com pontos de vista próprios. 4 Exemplo de um debatedebate

5 ModeradorSecretário DebatedoresPlatéia

TEMA: O USO DE PLÁSTICOS NA SOCIEDADE 6

 De acordo com o parecer CNE/CES 1.362/2001, o engenheiro tem como principais competências e habilidades: A. Conceber, analisar e projetar produtos, processos e sistemas. B. Avaliar o impacto das atividades de engenharia no contexto ambiental e social. 7  O PPP do curso de Engenharia Química (UFES) mostra a importância destas competências e habilidades, colocando na ementa a disciplina: I. IXPAA3-054 Segurança, meio ambiente e saúde II. CAA-024 Resíduos sólidos.

8 Desenvolver o poder de argüição e reflexão dos alunos. Discutir fatos e idéias acerca do uso dos plásticos na sociedade. Expressar argumentos e contra-argumentos sobre o tema estudado.

 Divisão em 2 grupos: Grupo das Multinacionais e Grupo dos Ambientalistas.  Os grupos terão 20min para debaterem as idéias, argumentos e contra-argumentos.  O início do debate será realizado pelo grupo que será sorteado. Este grupo colocará seus argumentos, pontos de vista e etc, em relação à pergunta que será feita pelo moderador. Réplicas e tréplicas são permitidas. Se necessário os grupos farão perguntas, um ao outro, pertinentes ao tema.  Os 10min finais serão utilizados pelos moderadores para realizar a síntese final do debate. 9

Proibir o uso e a fabricaçao das sacolas plásticas resolve o problema? 10

11

 Classificação e estrutura dos polímeros.  Reações de polimerização (adição e condensação)  Propriedades mecânicas de polímeros termoplásticos, termofixos e elastômeros.  Técnicas de processamento e reciclagem de polímeros. 12

 [1] NÉRICI, I.G.; Metodologia do ensino: uma introdução. São Paulo: Atlas,  [2] TENREIRO, V.C; A Influência de Programas de Formação focados no pensamento crítico nas práticas de professores de ciências e no pensamento crítico dos alunos. Tese de Doutoramento em Educação. Lisboa: Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa,  [3] DE CHIARO, S.; LEITÃO, S.; O papel do professor na construção discursiva da argumentação em sala de aula. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 18, n. 3, ,  [4] ALTARUGIO, M.H.; DINIZ, M.L.; LOCATELLI, S.W.; O debate como estratégia em aulas de química. Química Nova na escola, v.32, n.1, 26-30,  [5] ALTARUGIO, M.H.; DINIZ, M.L.; O debate como estratégia em aulas de química: uma experiência com professores em formação continuada. Anais do XIV Encontro nacional do ensino de química, Curitiba,  [6] UFES; Projeto Político Pedagógico do curso de Engenharia Química.  [7] BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Diretrizes Curriculares dos cursos de graduação. Disponível em: 13

[8] ASKELAND, D.R.; PHULÉ, P.P.; Ciência e Engenharia dos Materiais. São Paulo: Cenage Learning, [9] [10] 14