Escola Nacional do PCdoB CURSO INICIAÇÃO AO ESTUDO DO MARXISMO-LENINISMO Nível I.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
sociedade capitalista.
Advertisements

CONCEITOS BÁSICOS DO SOCIALISMO CIENTÍFICO
O que é o Dandara? - grupo feminista cujas concepções políticas se originaram e se desenvolveram no campo da esquerda - auto-organização.
Brasil: sociedade de 1964 a 1985 Período democrático 46 a 64 Nacional desenvolvimentista Industrial internacionalista EXTERNOS Nacionalismo Socialismo.
Capítulo 1 - Século XX: onde tudo começou Capítulo 2 – A Primeira Grande Guerra: uma experiência traumática PROGRAMA I ETAPA 9º ANO Capítulo 4 – :
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Bases Legais e Concepção A perspectiva orientadora da educação de jovens e adultos (EJA), em grande parte implementada nos.
PROGRAMA DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL - PCEDR BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS.
O Papel das Organizações do Terceiro Setor e sua relação com o Estado e demais setores Márcia Moussallem IATS – Instituto de Administração para o Terceiro.
POLITICAS ACTIVAS DE EMPREGO “FORMAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS” CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO? Seminário - ”Formação e Novas Tecnologias”, Cabo Verde:
ROGÉRIO SAMPAIO - ASSESSOR DE IMPRENSA - CNPL Comunicação Sindical.
Os chamados “Novos Movimentos Sociais” (NMS)
Povos e Nações O que é política?. Em nosso cotidiano o termo política assume diversos significados. Falamos em política econômica, política educacional,
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL PARTE I Natania A S Nogueira
ESTADO-NAÇÃO E TERRITÓRIO Prof. Geová Ferreira. 1.Estados territoriais e Estados nacionais O A fronteira é o limite entre duas partes distintas, por exemplo,
Promoção da Cultura de Paz Departamento de Políticas, Programas e Projetos.
Desenho teórico da pesquisa
A POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
Jürgen Habermas (1929) Integra a segunda geração da Escola de Frankfurt. Foi integrado à escola só depois da publicação de sua teoria sobre a esfera pública.
METODOLOGIA DO DIAGNÓSTICO RÁPIDO PARTICIPATIVO - DRP
CONTAG Secretaria de Formação e Organização Sindical Política Nacional de Formação do MSTTR.
Fórum Nacional de Educação Seminário Nacional - O PNE e o futuro da educação brasileira 25/06/2015 Mesa de debate: O PNE e a Qualidade da Educação Prof.
PROJETO DE INTERVENÇÃO  Disciplinas: Estágio III / Planejamento e Gestão em Serviço Social Apresentação – o que fazer? Justificativa – Por que fazer?
Audiência Pública Estruturação dos Destinos Turísticos Brasileiros.
Para entender o que é política pública Produção cultural
FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL PFF Prof. Abimael Costa.
O SINDICATO COMO ORGANIZAÇÃO A RAZÃO DE SER. 2 A história do sindicalismo: Revolução Industrial. QUAIS ERAM AS CONDIÇÕES DE TRABALHO? QUAL FOI A REAÇÃO.
Curso de Gestão Democrática CENTRO MUNICIPAL DE ESTUDOS E PROJETOS EDUCACIONAIS JULIETA DINIZ – CEMEPE Júnia Alba Gonçalves Iraídes Reinaldo da Silva.
Aliados: Mortes militares: 17 milhões Mortes civis: 33 milhões Total: 50 milhões Eixo: Mortes militares: 8 milhões Mortes civis: 4 milhões Total: 12 milhões.
Cidades Sustentáveis Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Gerência de Gestão Ambiental Urbana e Territorial conceito,
Crises Imperialistas e a Primeira Guerra Mundial ( ) Prof. Alan
O que é Estado? Políticas Culturais Conceituando a política A política é atividade que diz respeito à vida pública. Etimologicamente, pólis, em.
Captação de Parceiros para abertura de pontos de vendas (PDV’s)
Aula 03 – Filosofia 3º ano. Prof. Flaviana.
EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença. ESCOPO  Programa de âmbito nacional;  Portaria MF/MEC Nº 413 /2002;  Secretarias Estaduais de Fazenda.
Resumo Boaventura S. Santos (p ) As sociedades capitalistas são constituídas por mercado, Estado e Comunidade. Em geral esta última sempre esteve.
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
A Era Vargas ( ). 1. Introdução: 1.1. Significado: Segundo momento da história republicana brasileira. Exemplo de carteira de trabalho dos anos.
A ANÁLISE DO DISCURSO. ORIGENS Atualmente o estudo da língua sob a perspectiva discursiva está bastante difundido, havendo várias correntes teóricas.
EIXO 3 PROTAGONISMO E PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES Fomento de estratégias e mecanismos que facilitem a participação organizada e a expressão.
O desenvolvimento ecologicamente auto-sustentável A partir da década de 1970, em meio a Guerra Fria, surgiram em vários países “movimentos ambientalistas”
República Velha Período que se estende da Proclamação da República (1889) à Revolução de Período que se estende da Proclamação da República (1889)
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
Práticas de Gestão e Resultados Curso de Administração Prof. Fabio Uchôas de Lima.
Historia Prof:. RAQUEL DE ABREU MARQUES 2°A Revolução Industrial E.E.M Plácido Aderaldo Castelo Pacujá-ce 11/2013.
SIMPÓSIO CTS – CIÊNCIA E TECNOLOGIA, SOCIEDADE – E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA UNIVERSIDADE A experiência Nacional da Educação do Campo como Paradigma.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Revisão 2º ano. Composição étnica brasileira Brasil - uma nação muito miscigenada Raiz essencial da composição étnica brasileira modelada por: índios,
BRASIL NA NOVA ORDEM MUNDIAL
André Santos Jornalista, Especialista em Política e Representação Parlamentar e Assessor Parlamentar do DIAP e da CNPL.
O governo DUTRA Eurico Gaspar Dutra SEXTA AULA A PASSAGEM PARA DO GOVERNO DE GETÚLIO VARGAS PARA O GOVERNO DUTRA.
MOVIMENTO PERONISTA ARGENTINA, Ditaduras Latino-Americanas Casa Rosada. Buenos Aires, Argentina, Acervo pessoal.
 1918 á 1939  PERÍODO ENTRE GUERRAS Alunas: Blenda Santos; Maria Julyanna Moraes Série: 9º ano “D”
MODERNIDADE PÓS- MODERNIDADE. Modernidade 1. algo avançado, conquistas mais avançadas, atual, tempo presente. (modus hodiernus) 2. refere-se à época moderna,
Projeto: Vanguardas Europeias
Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – CDES OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Implantação do Observatório: Experiência Piloto Brasília, 2006.
Aula 8: Pesquisa-ação.
Revisando Modo de Produção Feudalismo A Nova Relação Cidade-Campo A Burguesia Os Estados Nacionais Centralização Política e Econômica Capitalismo Mercantil.
KARL MARX ( ) Thiago Gonçalves.
ENAP/Brasília junho/2010. Antes de 1930 – Fase contábil - Preocupação com a saúde física 1930 a 1950 – Fase Legal - Instituição da CLT - Estudo das relações.
Finalidades e princípios constitucionais da educação. QUARTO CAPÍTULO DO CURSO DE DIREITO EDUCACIONAL.
A instrumentalidade no trabalho do assistente social
Estado Moderno Equipe Bruna Negromonte Elso Palharini Fabiane Andrade Gregory Carneiro Raimundo Gledson Elso.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA ECONOMIA BRASILEIRA O MILAGRE ECONÔMICO AULA 4 CURSO COMEX-UNIS Prof. Ms. Frade.
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
Transcrição da apresentação:

Escola Nacional do PCdoB CURSO INICIAÇÃO AO ESTUDO DO MARXISMO-LENINISMO Nível I

Aula 5 CONCEPÇÃO, HISTÓRIA E LUTAS DO PARTIDO COMUNISTA

PARTE I Noções sobre partidos e o Partido Comunista

O que se entende por partido político? O que distingue o Partido Comunista de outros partidos?

Os partidos políticos modernos são a cristalização dos interesses de classes sociais.  As classes modernas, burguesia e proletariado, surgem no cenário político a partir das revoluções burguesas, com destaque à Revolução Francesa em 1789, quando a burguesia, já fortalecida economicamente, apóia-se no proletariado e nas massas camponesas como base social para a derrubada da monarquia.

 O acúmulo de lutas do proletariado francês serviu de inspiração para Marx, daí ser o socialismo francês uma das três fontes do marxismo.

O Partido Comunista nasce na esteira das lutas e revoluções nacionais e democráticas européias de 1848, em que o proletariado moderno já demonstrava sua vitalidade política. Já não se tratava mais de um partido somente de defesa dos interesses dos trabalhadores e sim de um partido que luta para que o proletariado conquiste o poder do Estado.

A tarefa histórica do Partido Comunista foi expressa por Marx e Engels no Manifesto do Partido Comunista: “... lutam eles (os comunistas) pela realização dos objetivos e interesses imediatos da classe operária, mas representam no movimento presente também o futuro deste movimento”.

A formatação deste Partido ganha novas luzes em Lênin, já sob o fenômeno mundial do imperialismo.  Primeiramente em Marx e depois em Lênin, o Partido Comunista é a fusão, a adaptação, do materialismo conseqüente à prática política.  A espontaneidade típica das primeiras lutas econômicas iniciadas no movimento cartista inglês do século XIX alia-se ao elemento consciente já nomeado e representado pelo Partido Comunista, pautado pela defesa dos interesses imediatos, porém entrelaçados com um projeto político de conquista e exercício do poder estatal.  Pelos interesses de longo alcance, o Partido Comunista se torna a vanguarda consciente do proletariado

Centralismo Democrático: Princípio Organizativo do Partido Comunista Em Lênin, o partido de novo tipo, preparado para a conquista do poder, é caracterizado por ser uma organização de classe unitária, com níveis de direção centralizados.  Este partido tem linha única de ação (não admite a existência de tendências internas), ou seja, debate entre sua militância a linha de ação imediata, porém atua com unidade de ação.

PARTE II Origem e sinopse histórica do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e sua atual concepção

E no Brasil, como surgiu e como se constituiu o Partido Comunista?

a) Fundação, objetivo e base teórica -O Partido Comunista do Brasil foi fundado no dia 25 de março de 1922, com a sigla PCB. -Constituiu-se, desde o início, como o partido de vanguarda do proletariado brasileiro. -Tem como objetivo estratégico a superação do capitalismo, a construção do socialismo como transição ao comunismo. -Sua base teórica é o marxismo-leninismo, com o qual interpreta a realidade brasileira e mundial.

b) Já na década de 30: -Formou e dirigiu a organização de cunho patriótico e democrático denominada de Aliança Nacional Libertadora (ALN). -Em 1935 parte para a insurreição armada. -É linha de frente das manifestações pela entrada do Brasil na II Guerra Mundial contra o Eixo. -Seu prestígio entre o povo foi materializado em grandes mobilizações de massa que levaram à eleição para a constituinte de 1946 de 14 deputados federais e um senador (Luís Carlos Prestes).

c) Segunda metade da década de 50 Surgem duas correntes no seio do movimento comunista internacional: - uma de cunho revisionista, capitaneada pelo então líder soviético Nikita Krushev; - e outra revolucionária. No Brasil esta divisão incide sobre contradições já existentes no âmbito do Partido que resultaram na sua reorganização ocorrida em 1962, episódio que garantiu sua continuidade revolucionária e adotou a sigla PCdoB.

d) No final da década de 60 e início da de 70 d) No final da década de 60 e início da de 70 Com a radicalização por parte do regime militar, o Guerrilha do Araguaia PCdoB empreende a mais importante ação de resistência armada ao regime, a Guerrilha do Araguaia.

Duas décadas de legalidade 1) Na fase final da ditadura, o Partido participa ativamente das grandes jornadas que levaram à redemocratização do país: - Anistia, - Diretas Já, - Eleição de Tancredo Neves - Constituinte. - Conquista da legalidade 2) É força decisiva na formação da frente popular, nas eleições de 1989.

3) Reafirma o socialismo em bases novas como seu objetivo estratégico em seu 8º Congresso de 1992, realizado em meio às tempestades contra-revolucionárias e do fim da URSS. Neste Congresso de enorme relevância, o Partido sistematiza ensinamentos do colapso soviético: -não há modelo único de socialismo; -não há passagem direta do capitalismo ao socialismo; -e o abandono da idéia da revolução em duas etapas.

Parte para o desafio de melhor compreender a realidade e a formação social brasileira. Deste movimento interno nasce, no processo de sua VIII Conferência Nacional (1995), o Programa Socialista, que apresenta uma proposta de socialismo renovado. O Programa refere-se à etapa inicial de transição do capitalismo ao socialismo.

4) Na década de 90 o PCdoB é força destacada na resistência ao neoliberalismo. - No plano da luta política concreta elabora a idéia da construção de uma ampla frente antineoliberal. - Esta frente é composta para as eleições de 2002 que, sob a liderança de Lula, vence o pleito. - O PCdoB se destaca nesta frente e pela primeira vez na história da República compõe o primeiro escalão do governo central.

5) As lições de 20 anos de legalidade e os desdobramentos da luta política em curso demandam um PCdoB mais forte e influente nas diversas dimensões da luta de classes: - na luta política, - nos movimentos sociais, - na luta de idéias...

 Exigem um Partido Renovado (conforme Resoluções do 11º Congresso): - Que preserve os princípios historicamente forjados, se modernize e se capacite para os desafios do tempo histórico atual. - Inserido e influente nas lutas mais gerais do proletariado brasileiro e na luta pela consecução de um novo projeto nacional, ao mesmo tempo atuante nas lutas em defesa da paz e contra o imperialismo. - Que se apresente com as marcas de um partido proletário, patriótico e internacionalista.

PARTE III A tática e a estratégia do Partido

Noções de tática e estratégia No decorrer da luta de classes, em especial a partir do período histórico em que a dinâmica da sociedade é regida pelo confronto entre burguesia e proletariado, sistematizam-se em teoria os princípios e indicações que orientam a luta pela conquista e preservação do poder. A isso se relacionam os conceitos de tática e estratégia

a) A estratégia  Indica o objetivo maior a ser alcançado pelo movimento revolucionário num determinado período histórico.  Indica a direção e o horizonte da luta.  Sua essência é a conquista da hegemonia – cujo ápice é a conquista do poder político, que por sua vez só é possível via várias táticas, sobretudo no momento decisivo.  Por sua natureza, a estratégia é relativamente fixa por um largo período de tempo.

a) A tática  Deriva da estratégia e a ela serve, sendo o elemento decisivo para o partido de vanguarda.  Através dela se vincula a vanguarda às massas, colocando-se em movimento milhões em luta por conquistas parciais, cujas vitórias acumulam forças para se alcançar a estratégia.  A tática justa é chave para a união e coesão da força revolucionária.

 O elemento basilar da tática é a correlação de forças, que deriva ofensiva e defensiva, ampliação e radicalização etc.  A tática é dinâmica e suscetível de atualizações freqüentes, pois a realidade política está em constante mudança.

Como se manifestam, na política atual do PCdoB, as definições táticas e estratégicas?

A tática atual e a luta pelo socialismo no Brasil. O Programa Socialista do PCdoB. - A derrota política das forças conservadoras em 2002 coroou com êxito a tática anterior do Partido centrada na luta pela derrota das forças de sustentação política do projeto neoliberal no Brasil. -A vitória de Lula representou a ascensão de forças novas e avançadas no governo da República. -Isso exigiu uma nova tática aprovada na 9º Conferência Nacional do PCdoB, em 2002, que vislumbrou uma transição branda, limitada e contraditória..

“Buscar o êxito do governo Lula na consecução de um projeto democrático, nacional- desenvolvimentista” é a diretriz que passou a reger a ação política do Partido. Ao mesmo tempo, o Partido analisou-o como um governo regido por duas tendências contraditórias: mudança e continuísmo.

A alternativa ao neoliberalismo - Um novo projeto nacional de desenvolvimento com emprego e distribuição de renda, assentado da democracia e na soberania. - O PCdoB participa ativamente da luta pela superação do neoliberalismo em nosso país como forma de aproximação ao nosso objetivo maior, o socialismo. - Para tanto persiste no objetivo de construir um partido leninista moderno, com capacidade política para disputar e conquistar a hegemonia entre as forças políticas avançadas do país.

O Programa Socialista para o Brasil: a nossa formulação estratégica - É produto das reflexões teóricas e políticas de natureza crítica e autocrítica do primeiro ciclo de experiências socialistas. - Compreende a primeira fase da transição do capitalismo ao socialismo em nossa pátria. - Consubstancia-se numa proposta de socialismo renovado, enriquecido e rejuvenescido com as lições aprendidas no século XX. - Procura saídas criativas contra o dogmatismo e as concepções errôneas de modelo único. - Foi elaborado segundo a realidade econômica, social e cultural do Brasil e seu povo.