cenários e perspectivas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Gilvanete Correia Bezerra
Advertisements

II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO
Relação professor/aluno
O Currículo na Educação Infantil
“O Sistema Educacional sempre situou a formação do profissional da educação, ou seja, a profissionalização docente, no contexto de um discurso ambivalente,
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
cenários e perspectivas.
Currículo e Formação Docente
O Plano de Ação Curricular na Escola
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Pesquisa-ação: uma introdução metodológica
Um brevíssimo debate sobre as teorias de currículo
EDUCAÇÃO BÁSICA E A OPÇÃO PELO CURRÍCULO DISCIPLINAR
CURRÍCULO. AS DISCUSSÕES SOBRE CURRÍCULO Incorporam discussões sobre conhecimentos escolares, um dos elementos centrais do currículo. Conhecimentos que.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Metodologias ativas de aprendizagem Currículo integrado
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Afinal, o que é Planejamento?
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
O Currículo e as Teorias Críticas
As teorias do currículo e o seu papel na descrição do currículo
O CURRÍCULO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
2ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
OPEC III - Lucila Pesce - Sociologia e teoria crítica do currículo
POSSIBILIDADES DE OLHAR PARA AS QUESTÕES EDUCATIVAS
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Conversando sobre Formação Integral.
NÃO ME CONCEBO EDUCADORA SE NÃO FOR INVESTIGADORA. A SALA DE AULA É UM ESPAÇO RIQUÍSSIMO DE POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM. O APROVEITAMENTO DO QUE SUCEDE.
FORMAÇÃO CONTINUADA II
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
Gerenciamento de Sala de Aula
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
DISCIPLINA: TEORIAS DO CURRÍCULO
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Universidade Federal de Uberlândia
JOSÉ INÁCIO JARDIM MOTTA – DCS/ENSP
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
CURRÍCULO E AS TEORIAS PÓS-CRÍTICAS
Percurso de constituição coletiva da Proposta Curricular de Santa Catarina. Juares da Silva Thiesen.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Profa. Telma Cezar CURRÍCULO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Carga horária – 80 horas Profa. Telma Cezar
Docência do Ensino Superior
Para que planejar? A eficiência é a execução perfeita de uma tarefa que se realiza. O planejamento e um plano ajudam a alcançar a eficiência, isto é, elaboram-se.
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
PSICOLOGIA ESCOLAR- REVISÃO
PROCESSOS PEDAGÓGICOS
O PAPEL DA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
TEXTO 1 Quando as políticas educacionais voltam-se para a legitimação do tempo, do espaço e da autonomia da escola na definição de seu PPP.
Tecnologias Digitais em Espaços Educativos. O métodO O Método ( ): grande obra de Morin, organizada em 06 volumes:  A natureza da natureza 
ANOTAÇÕES e DIÁRIO DE CAMPO
Cultura corporal: DIÁLOGOS ENTRE A EDUCAÇÃO FÍSICA E O LAZER
Teorias de Curriculo: Tradicional, Critica e Pós crítica
BC0101 BASES DA CIÊNCIA MODERNA AULA 2 CONCEPÇÕES CONTEMPORÂNEAS DE CIÊNCIA.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
MÉTODOS DE PESQUISA AULA DO DIA Encontro 3 - Dia Enfoques da pesquisa em Ciências Sociais: Positivismo, Fenomenologia e Marxismo.
PROJETO DE PESQUISA Pesquisa Social.
A teoria pós-colonialista do currículo
Faculdade Piaget - Brasil
A natureza da formação continuada e a sua significância na prática docente Mediador: Prof. Ms. José Raimundo Campelo Franco Prof. Titular do Curso de Ciências.
Teorias do currículo.
Transcrição da apresentação:

cenários e perspectivas. Currículo : cenários e perspectivas.

Tomaz Tadeu da Silva O que é uma teoria do currículo? Quando se pode dizer que se tem uma “teoria do currículo”? Onde começa e como se desenvolve a história das teorias do currículo? O que distingue uma teoria do currículo? Da teoria educacional mais ampla?

Quais são as principais teorias do currículo? O que distingue as teorias tradicionais das teorias críticas do currículo? O que distingue as teorias críticas do currículo das teorias pós-críticas?

Teoria – representa, reflete, espelha a realidade; É uma imagem, um reflexo, um signo de uma realidade que – cronologicamente, ontologicamente – a precede “Ao descrever um objeto, a teoria, de certo modo, inventa-o”. T. Tadeu Teoria * Discurso

Bobbit – 1918 Currículo visto como um processo de racionalização de resultados educacionais, cuidadosa e rigorosamente especificados e medidos. O modelo institucional dessa concepção de currículo é a fábrica.Sua inspiração teórica é a administração científica, de Taylor. Neste modelo, os estudantes devem ser processados como um produto fabril.

Para Bobbit o currículo é a especificação precisa de objetivos, procedimentos e métodos para a obtenção de resultados que possam ser precisamente mensurados. Aquilo que Bobbit dizia ser currículo passou, efetivamente, a ser o currículo.

“Uma definição não nos revela o que é, essencialmente, o currículo: uma definição nos revela o que uma determinada teoria pensa o que o currículo é.” O quê ? Pergunta chave... As diferentes teorias de currículo recorrem a discussões sobre a natureza humana, sobre a natureza da aprendizagem ou sobre a natureza do conhecimento, da cultura e da sociedade. O que eles ou elas devem saber? Qual conhecimento ou saber é considerado importante ou válido ou essencial para merecer ser considerado parte do currículo?

O currículo é sempre o resultado de uma seleção: de um universo mais amplo de conhecimentos e saberes seleciona-se aquela parte que vai constituir, precisamente, o currículo. O quê? Por quê? O que eles ou elas devem ser? O que eles ou elas devem se tornar? Qual o tipo de ser humano desejável para um determinado tipo de sociedade?

Uma teoria define-se pelos conceitos que utiliza para conceber a realidade. Os conceitos de uma teoria organizam e estruturam nossa forma de ver a realidade.

Teorias tradicionais Ensino Aprendizagem Avaliação Metodologia Didática Organização Planejamento Eficiência Objetivos

Reprodução cultural e social Poder Classe social capitalismo Teorias Críticas Ideologia Reprodução cultural e social Poder Classe social capitalismo Relações sociais de produção Conscientização Emancipação e libertação Currículo oculto Resistência

Identidade, alteridade, diferença Subjetividade Teorias pós-críticas Identidade, alteridade, diferença Subjetividade Significação e discurso Saber-poder Representação Cultura Gênero,raça, etnia, sexualidade Multiculturalismo

O currículo é lugar, espaço, território. O currículo é relação de poder. O currículo é trajetória, viagem, percurso. O Currículo é autobiografia, nossa vida, curriculum vitae: no currículo se forja nossa identidade. O currículo é texto, discurso, documento O currículo é documento de identidade.

Muitos caminhos existem... Cabe ao educador, decidir, escolher criticamente e... trilhar com ética e competência...

Segundo as imagens... Que diferenças existem entre estas duas práticas pedagógicas?

Somos todos iguais?

Segundo as imagens... Pensem... Que homem queremos formar?