Administração da Produção Trabalho realizado para o curso Técnico em Administração que sintetiza a Administração da Produção baseando-se no sistema Toyotismo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento e Controle Just in Time
Advertisements

Gestão da Produção Just in Time (JIT).
Prof. Miguel Antonio Pelizan
Grupo 1 Subgrupo x: Pedro, Rafael e Anderson
KAIZEN Significado: Kaizen significa melhoria contínua, envolvendo todos, inclusive gerentes e operários, que discutem possibilidades de melhorias inovadoras.
MÉTODOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL.
Os fluxos associados ao tipo de gestão de estoques
Gestão de Estoque versos Controle de Estoque
Gestão de estoques Unidade 07 Grupo 14J.
INTRODUÇÃO À GESTÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Estoques.
Desempenho das Organizações
Just in time Aula 07.
Gestão da Qualidade.
SISTEMA JUST IN TIME TOYOTA
FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo: Administração de Materiais Profª Neuza.
PRODUÇÃO ENXUTA JUST IN TIME
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
JIT (Just in Time) - História
Gestão de compras 4 CAPÍTULO. 1 - Introdução Função de Compras – Papel estratégico nos negócios modernosFunção de Compras – Papel estratégico nos negócios.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO HISTÓRICO Atividades que conduzem a transformação de um bem tangível em outro com maior utilidade, acompanho o homem desde sua.
Estrutura Organizacional
Sistemas de Informação Capítulo 2 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento JADIEL MESTRE.
A Cadeia de Valor da PGFN IV Encontro de Gestão da Advocacia-Geral da União 10 e
Planejamento e Controle da Produção Teoria e Prática
A Experiência mais recente do BNB PROCESSOS DE NEGÓCIOS Mapeamento e Automatização Dezembro/2011.
Suportes (Tecnologia da Informação) Integrantes: Fernando de Oliveira João.
AVALIAÇÃODEESTOQUES Prof. Wesley Vieira Borges Critérios de avaliação de estoques.
Administração de operações
JIT: UMA FERRAMENTA A SERVIÇO DA ADMINSTRAÇÃO Adriana, Cláudia, Emanuel e Marcelo.
Uma agência que comunica. Os projetos que realizamos integram estratégia às formas de comunicação.
Administração da Qualidade Prof. Dr. Luciano Thomé e Castro.
Sistema Toyota de Produção
CEM ANOS DE GESTÃO EMPRESARIAL 1908 a 1920 – A GESTÃO CIENTÍFICA: Henry Ford Se Inspirou em Taylor, Provando Ser Possível Especializar as Tarefas, e.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 5 Planejamento e estratégia.
SIG – Sistemas de Informações Gerenciais
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
SISTEMA LEAN DE PRODUÇÃO
Supply chain- cadeia de suprimentos ou de abastecimentos
PROFª DRª GECIANE PORTO CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS ORGANIZAÇÃO, GERÊNCIA E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO NEGÓCIO.
Arranjo Físico de Produção
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
INICIAÇÃO AO ESTUDO DA ADMINISTRAÇÃO Eng. Mecânica EM10P18 Daniel Tronto RA: A535JF-1 João Henrique de Godoy RA: GRUPO 1 Prof. Dra. Simoni M.
Faculdade Cenecista de Campo Largo Teoria das organizações: Estratégias funcionais nas organizações.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Logística e Cadeia de Suprimentos EAD 667 (1º Semestre 2016) Aula Nº4 Professor.
Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2
Necessidade de planejamento Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento de um novo negócio O plano de negócio é fundamental pois descreve.
K A I Z E N KAI ZEN MudançaBom MELHORIA CONTÍNUA Regina Panazzo (Gestão Empresarial/2009)
Fundamentos da Administração
1. 2 Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação COTIC Planejamento 2014 (COTIC)
OS 8 S – OITO SENSOS DA QUALIDADE
CONCEITUANDO PROCESSO “ Processo é um grupo de atividades realizadas numa seqüência lógica com o objetivo de produzir um bem ou um serviço que tem valor.
GRUPO: Augusto Monteiro, Igor Dias e Tais Ucinski PROFº CESAR AUGUSTO KRUGER CASO 2: A MODA.
Fundamentos da Administração
R EENGENHARIA E M ODOS DE P RODUÇÃO. Taylorismo O que é: Também conhecido como Administração Científica, o Taylorismo é um sistema de organização industrial.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerência e Organização.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
O que é Produção? A Produção no dia-a-dia: - Estudos; - Tomar banho; - Alimentar-se; - Trabalhar; - Etc.
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 8. SIE SCM Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
MBA Gestão da Produção e Logística Empresarial Gestão da Cadeia de Suprimentos Prof. James Pedro Nadin Daniela Regina Pomponio Costa Rodrigo Seretta Ronan.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
1 GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.
PARTE 1 O PROCESSO ESTRATÉGICO: ANÁLISE Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha.
Centro Universitário Padre AnchietaAdmistração - 6º Semestre1 Curso: Administração da Produção I Professor: Robson Silva Aula nº 13 – 17/11/ Inventário.
Agilidade Organizacional. “Hoje, a mudança, contínua e inevitável, é fato social dominante. Nenhuma decisão sensata pode ser tomada em tempo algum sem.
Fatores de Avaliação Know-how : É a soma total de quaisquer habilidades, conhecimentos e experiências requeridas por um cargo, de maneira a propiciar um.
Capítulo 5 S&OP - Planejamento de vendas e operações (Sales and operations planning)
Transcrição da apresentação:

Administração da Produção Trabalho realizado para o curso Técnico em Administração que sintetiza a Administração da Produção baseando-se no sistema Toyotismo

Administração da Produção Introdução equipe de trabalho (team work)qualidade total Dois conceitos inovadores que surgiram na Toyota merecem destaque: equipe de trabalho (team work) e qualidade total. Em uma fábrica "enxuta" todo o trabalho é feito por equipes. Quando um problema aparece, toda a equipe é responsável. Quando ocorre um defeito na montagem de uma peça, a equipe de montagem se organiza na busca de maneiras de resolver o problema. Há uma cobrança entre os pares para que cada membro atue de uma maneira que não prejudique os companheiros. Algumas fábricas delegam à equipe a função de demitir ou aceitar novos funcionários.

Administração da Produção Introdução Em relação ao Toyotismo sua proposta e que o próprio consumidor escolha seu produto. O estabelecimento ou a fábrica deixa de "empurrar" a mercadoria para o cliente, para que este a "puxe" de acordo com as suas próprias necessidades. Os operários japoneses utilizam uma cartela (kaban, sinal) para indicar ao colega antecedente qual a peça deveria ser produzida e entregue. Dessa forma, conseguem eliminar o estoque e o desperdício, produzindo somente o que for necessário, JIT - "just in time". Cidade da Toyota, Japão

Administração da Produção Administrar: é um processos de tomada de decisão (planejamento, organização, execução e controle) sobre recursos necessários (pessoal, estratégias, informações, tecnologia, financeiros, materiais, equipamentos, instalações, etc.) visando atingir objetivos empresariais pre-definidos. Conceito Tomada de Decisão Recursos da Empresa Objetivos Empresariais

Administração da Produção *Estratégia de produção *Estratégia de produção: as diversas formas de organizar a produção para atender a demanda e ser competitivo. Projeto de produtos e serviços *Projeto de produtos e serviços: criação e melhora de produtos e serviços. Sistemas de produção *Sistemas de produção: arranjo físico e fluxos produtivos. Arranjos produtivos *Arranjos produtivos: produção artesanal, produção em massa e produção enxuta. Ergonomia *Ergonomia Estudo de tempos e movimentos *Estudo de tempos e movimentos Planejamento da produção *Planejamento da produção: planejamento de capacidade, agregado, plano mestre de produção e seqüenciamento. Planejamento e controle de projetos *Planejamento e controle de projetos Principais funções da Administração da Produção

Administração da Produção Funções Gerenciais A Administração de Produção preocupa-se com o planejamento, a organização, a direção e o controle das operações produtivas, de forma a se harmonizarem com os objetivos da empresa. Organização Junção de recursos essenciais à realização das atividades planejadas Controle Avaliação dos desempenhos Planejamento Base de todas as Atividades gerenciais Direção Transformação de planos em atividades concretas

Administração da Produção O processo produtivo O processo produtivo consiste na transformação de entradas (de materias e serviços) em saídas( de outros materiais e serviços). EntradaTransformaçãoSaída Recursos a serem transformados Recursos transformadores Processo de produção Produto final

Administração da Produção Proteção da produção são medidas utilizadas para garantir a continuidade da produção ao longo do tempo, defendendo-a de intempéries e circunstâncias externas. A proteção da produção pode ser dividida de acordo com sua natureza. PROTEÇÃO FÍSICA PROTEÇÃO ORGANIZACIONAL Estoques Isolamento de Produção Hierarquia de Decisões Pessoal de Apoio

Administração da Produção A base de sustentação do Sistema Toyota de Produção é a absoluta eliminação do desperdício e os dois pilares necessários à sustentação é o Just-in-time e a Autonomação ¹. Eliminação de Desperdícios Excesso de produçãoExcesso de produção: Produzir mais e antes que o necessário. InventárioInventário: Peças semi-acabadas entre operações. TransporteTransporte: Movimento de peças. Processos DesnecessáriosProcessos Desnecessários: Passos não necessários no processo. Má QualidadeMá Qualidade: Peças que necessitam retrabalho ou são sucata. ManuseioManuseio: Movimentos desnecessários do trabalhador. EsperaEspera: Trabalhadores esperando por máquinas ou peças. ¹O processo de automação consiste numa ferramenta para melhorar e agilizar o atendimento ao Cliente, controlar Estoque, otimizar as Compras e os custos da Empresa.