Formação Docente para o Ensino Superior Síntese dos encontros regionais do ForGRAD 2005-2006 Espírito Santo – maio 2006.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ADOÇÃO DA POLÍTICA DE ACESSO ABERTO AO CONHECIMENTO A Experiência da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca ENSP/Fiocruz CRICS9 Autores: Ana.
Advertisements

Atração e Seleção de Pessoas Profª Msc. Adriana Silva.
PÚBLICO ALVO O curso é destinado a professores que estejam atuando com o Ensino de Música na Educação Básica. Objetivos Analisar e discutir os pressupostos.
Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das APAEs do Estado do Paraná (FEAPAEs/PR) Gestão: 2012/ 2014 Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das.
Andrey Coatrini Soares Livia Maria de Castro Sousa Thiago Balan Moretti SFI PRÁTICAS PEDAGÓGICAS & COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO ORAL Profa. Dra. Nelma.
FORMAÇÃO CONTINUADA. Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Ma. Maria Aparecida H. Turnes (UNIVALI) Ma. Maria Aparecida.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
Para compreender a educação a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin.
PROJETO DE CAPACITAÇÃO E ESTÍMULO À REALIZAÇÃO DOS EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS NOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DO SIPEC.
RCM 5873 “Tópicos Em Educação nas Profissões da Saúde II” Prof. Dr. Antonio Pazin Filho Profa. Dra. Margaret de Castro Profa. Dra. Maria Paula Panuncio-Pinto.
Carreira do Professor (Estudo apoiado pelo BID) Congresso Internacional “Educação: uma agenda urgente” Brasília-Brasil 14/09/2011.
Formação do professor da EB Ainda parte do problema.
ETEP – Equipe Técnico-pedagógica: trabalho e conquistas Vânia Nóbile - 4 de Novembro de 2015.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
SEMINÁRIO ASSECOR PPA : PRIORIDADES DE GOVERNO E ESTRATÉGIAS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO Márcia Paterno Joppert Brasília, 03 de março de 2016.
Quem somos O Grupo Lusófona assume-se como o maior grupo de ensino de Língua Portuguesa com estabelecimentos de ensino superior e/ou secundário e básico.
Modelo Integrado de Gestão de Pessoas Ney Pereira Villa.
Residência Pedagógica e processos de valorização e formação de professores para a educação básica: impasses e desafios Comissão de Educação, Cultura e.
ATIVIDADES ACADÊMICO- CIENTÍFICO-CULTURAIS Professor Domingos Aguiar.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PROPOSTA CURRICULAR E METODOLOGIA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL. Pará
Fonte: Pesquisa Nacional realizada pelo Conselho Federal de Administração O PERFIL, A ATUAÇÃO E AS OPORTUNIDADES DE TRABALHO PARA O ADMINISTRADOR PROFISSIONAL.
 Discente: Fernanda Maria Da Silva  Docente: Dra. Giovana Gomes Albino  Disciplina: Didática  Curso: Licenciatura em Física.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
Escola Nacional de Administração Pública Educação a Distância na Escola Nacional de Administração Pública Tarcilena Polisseni Cotta Nascimento Coordenadora-geral.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
O estágio supervisionado e a formação do professor parceiro Estágio supervisionado: possibilidades de articulação entre a formação inicial e a formação.
Ministério da Educação Meta 15 do PNE Formação de Professores Outubro de 2015 Meta 15 do PNE Formação de Professores Outubro de 2015.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID Universidade Federal.
Seminário “O PNE e o futuro da Educação Brasileira" Luiz Dourado CNE.
Instrutivo para Recrutamento e Seleção da Equipe Regional 2011 PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – PIP/CBC IMPLEMENTAÇÃO DOS CBC – ANOS FINAIS DO ENSINO.
AVALIAÇÃO PLANEJAMENTO 2015 Educação Física. AVALIAÇÃO ON LINE NO PORTAL NTM Houve registro de 41 respostas, 4 professores responderam em duplicidade,
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Setor: Coordenação Pedagógica & Avaliação PDU Company LOGO Outubro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Prof. Dr° Vagner Custódio
Caminhos da Inovação “ A CIÊNCIA NO FUTURO DA SAÚDE E DOS ESPORTES” “O papel da Educação de Base no Desenvolvimento da Saúde e dos Esportes: Desafios para.
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
Práticas de Gestão e Resultados Curso de Administração Prof. Fabio Uchôas de Lima.
Revisitando Teóricos da Pedagogia Philippe Perrenoud Prof. Dr. Robson Santos Slide:
LDB E A PSICOLOGIA Profª Cristina Pinho.
Avaliação da Aprendizagem. O que é avaliação? O que é avaliação escolar? O que é avaliação no ciclo de alfabetização?
Faculdade de Saúde Pública Departamento saúde materno infantil PLANO DE AÇÃO – Pós graduação– 2010/2011.
Dezembro de 2013 Comitê de Bacia Hidrográfica Rio Paranaíba Gestão 2013 / 2015.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS AUTORES DE LIVROS EDUCATIVOS.
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: MESA 2 - JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente.
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
INSTITUTO AYRTON SENNA Seminário " Trabalho Infantil, Aprendizagem e Justiça do Trabalho “ Brasília / 11 de outubro de 2012.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR PHILIPPE PERRENOUD
Universidade Federal do Pampa Engenharia de Alimentos Introdução a Engenharia de Alimentos Profa. Valéria Terra Crexi.
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL UFRN – Campus Natal Setembro – 2013.
ENAP/Brasília junho/2010. Antes de 1930 – Fase contábil - Preocupação com a saúde física 1930 a 1950 – Fase Legal - Instituição da CLT - Estudo das relações.
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
Apresentação do Projeto. Apresentação do Portal Transparência Caminho já percorrido: principais resultados Próximos passos: como participar.
Formação Acadêmica do Profissional de Secretariado Profa. Ivone Maria Bruno.
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES - PJU. ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO Indicadores de desempenho são necessários para criar parâmetros de acompanhamento, tais.
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
PLANEJAMENTO DA AÇÃO DOCENTE Erika dos Reis Gusmão Andrade Rosália de Fátima e Silva DEPED/PPGEd/UFRN 1.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE A CRÔNICA ALÉM DA SALA DE AULA Ana Paula Fidelis RUFINO (UFRN)
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
Celso Favaretto. Pesquisador, Doutor em Filosofia, concentração em estética, pela Universidade de São Paulo. Foi professor de Filosofia e Estética em.
Trabalho Docente no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR Imagem fonte:
ADAPTAÇÃO CURRICULAR.
Transcrição da apresentação:

Formação Docente para o Ensino Superior Síntese dos encontros regionais do ForGRAD Espírito Santo – maio 2006

Os Regionais Norte – setembro/2005 – Palmas/TONorte – setembro/2005 – Palmas/TO Prof. Alberto Damasceno – UFPA Nordeste – novembro/2005 – Natal/RNNordeste – novembro/2005 – Natal/RN Prof. Betânia Ramalho – UFRN Sudeste – dezembro/2005 – Rio de Janeiro/RJSudeste – dezembro/2005 – Rio de Janeiro/RJ Prof. Bertha Reis do Valle - UERJ Sul – março/2006 – Maringá/PRSul – março/2006 – Maringá/PR Prof. Lea das Graças Camargos Anastasiou Centro-Oeste – abril/2006 – Goiânia/GOCentro-Oeste – abril/2006 – Goiânia/GO Prof. José Carlos Libâneo – UCG

SÍNTESE DiagnósticoDiagnóstico DesafiosDesafios ProposiçõesProposições

Diagnóstico A formação do professor para o exercício da docência nas Universidades é dada em nível de pós-graduação (art. 66 da LDB), em programas de mestrado e doutorado, que não oferecem a formação específica em educação.A formação do professor para o exercício da docência nas Universidades é dada em nível de pós-graduação (art. 66 da LDB), em programas de mestrado e doutorado, que não oferecem a formação específica em educação. Tem formação em área específica e domina os saberes dessa área.Tem formação em área específica e domina os saberes dessa área. Dorme profissional de uma área e acorda professor, sem formação inicial e, muitas vezes, nem continuada para a docência.Dorme profissional de uma área e acorda professor, sem formação inicial e, muitas vezes, nem continuada para a docência. Trabalha com uma herança pedagógica dos cursos de bacharelado: usa os modelos de professores que teve.Trabalha com uma herança pedagógica dos cursos de bacharelado: usa os modelos de professores que teve. Realiza trabalho individual e isolado, a partir de uma ementa, sem maiores discussões entre docentes do curso.Realiza trabalho individual e isolado, a partir de uma ementa, sem maiores discussões entre docentes do curso. O trabalho docente, muitas vezes, não é objeto de acompanhamento ou avaliação.O trabalho docente, muitas vezes, não é objeto de acompanhamento ou avaliação.

Diagnóstico Atividade docente é menos valorizada que a pesquisa ou extensão.Atividade docente é menos valorizada que a pesquisa ou extensão. O coletivo de professores não atua como categoria profissional. Inexistem associações de classe.O coletivo de professores não atua como categoria profissional. Inexistem associações de classe. Há desconhecimento de um código de ética da profissão.Há desconhecimento de um código de ética da profissão. A docência muitas vezes é encarada como uma ocupação e não uma profissão.A docência muitas vezes é encarada como uma ocupação e não uma profissão. As universidades não conhecem a sala de aula (o que se passa lá dentro).As universidades não conhecem a sala de aula (o que se passa lá dentro). Cada país parece possuir uma construção própria da cultura da sala de aula. Não há um único modelo.Cada país parece possuir uma construção própria da cultura da sala de aula. Não há um único modelo.

Desafios O professor precisa entender o que é aprender, como isso ocorre, o que é aprendizagem significativa.O professor precisa entender o que é aprender, como isso ocorre, o que é aprendizagem significativa. Promover uma forte articulação com a pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação para Implementação de programas que ultrapassem a formação docente em disciplinas isoladas.Promover uma forte articulação com a pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação para Implementação de programas que ultrapassem a formação docente em disciplinas isoladas. Que tipo de conteúdo deveria ser selecionado para se ter a formação capaz de construir as competências requeridas?Que tipo de conteúdo deveria ser selecionado para se ter a formação capaz de construir as competências requeridas? –como organizar e dirigir situações de aprendizagem? –como administrar a progressão da aprendizagem? –como conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação? –como envolver o aluno em sua aprendizagem e em seu trabalho? –como incentivar o trabalho em equipe? –qual deve ser a participação da administração da unidade/instituição? –como utilizar as novas tecnologias, em que medida, com que fim? –como enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão? –como administrar sua própria formação continuada?

Proposições Ação Política junto ao governo: Buscar diálogo com a CAPES, para que seja ampliado o foco da formação docente também para a qualidade de sua atuação em sala de aula. Esta ação pode ser feita através da criação de programas próprios de formação didático-pedagógica ou oferecendo financiamento para programas de pesquisas que visem a melhoria da qualidade na docência superior. Também podem ser alterados seus critérios de avaliação dos cursos, incluindo este requisito como um dos indicadores.Buscar diálogo com a CAPES, para que seja ampliado o foco da formação docente também para a qualidade de sua atuação em sala de aula. Esta ação pode ser feita através da criação de programas próprios de formação didático-pedagógica ou oferecendo financiamento para programas de pesquisas que visem a melhoria da qualidade na docência superior. Também podem ser alterados seus critérios de avaliação dos cursos, incluindo este requisito como um dos indicadores. É desejável a discussão e elaboração de uma Política Nacional de Formação de Docentes para o Ensino Superior.É desejável a discussão e elaboração de uma Política Nacional de Formação de Docentes para o Ensino Superior.

Proposições Ações nas Universidades As Universidades públicas podem se valer do estágio probatório para exigir dos novos professores a sua participação em Curso de Formação didático-pedagógica.As Universidades públicas podem se valer do estágio probatório para exigir dos novos professores a sua participação em Curso de Formação didático-pedagógica. Elaborar políticas de valorização da atuação do professor em sala de aula: pontuação para fins de promoção ou contratação.Elaborar políticas de valorização da atuação do professor em sala de aula: pontuação para fins de promoção ou contratação. Instituir um serviço de apoio pedagógico ao exercício da docência: cursos de capacitação (à distância, se necessário), seminários, publicações, etc.Instituir um serviço de apoio pedagógico ao exercício da docência: cursos de capacitação (à distância, se necessário), seminários, publicações, etc. Oferecer linhas de financiamento para projetos de pesquisa voltados para a melhoria da qualidade do ensino e promover ensino com pesquisa, e não ensino para a pesquisa.Oferecer linhas de financiamento para projetos de pesquisa voltados para a melhoria da qualidade do ensino e promover ensino com pesquisa, e não ensino para a pesquisa. A aproximação da gestão das rotinas acadêmicas ao pedagógico.A aproximação da gestão das rotinas acadêmicas ao pedagógico.

Proposições O plano de curso pode se tornar um instrumento estratégico para o acompanhamento institucional da atuação do professor, seja através da análise de sua metodologia e estratégias de ensino, seja através do uso apropriado da avaliação ou da adequação da bibliografia.O plano de curso pode se tornar um instrumento estratégico para o acompanhamento institucional da atuação do professor, seja através da análise de sua metodologia e estratégias de ensino, seja através do uso apropriado da avaliação ou da adequação da bibliografia. Os exemplos de experiências bem sucedidas devem ser divulgados no site do FORGRAD; as Universidades podem faze-lo em sua intranet para conhecimento e valorização das iniciativas de seus professores. Estas são formas de visibilidade e reconhecimento do trabalho docente.Os exemplos de experiências bem sucedidas devem ser divulgados no site do FORGRAD; as Universidades podem faze-lo em sua intranet para conhecimento e valorização das iniciativas de seus professores. Estas são formas de visibilidade e reconhecimento do trabalho docente. A troca de experiências entre professores de diversas áreas e mapeamento de experiências positivas.A troca de experiências entre professores de diversas áreas e mapeamento de experiências positivas. Investir em processos de formação contínua do docente do ensino superior. Por exemplo com a criação do ateliê de ensino (entendendo-se a sala de aula como um salão de artes) para: formação pedagógica dos monitores; formação para os professores em estágio probatório, prolongando-se com a educação continuada; destacar as experiências exitosas de ensino e socializá-las; formação de gestores e servidores técnico-administrativos.Investir em processos de formação contínua do docente do ensino superior. Por exemplo com a criação do ateliê de ensino (entendendo-se a sala de aula como um salão de artes) para: formação pedagógica dos monitores; formação para os professores em estágio probatório, prolongando-se com a educação continuada; destacar as experiências exitosas de ensino e socializá-las; formação de gestores e servidores técnico-administrativos.

Proposições Para o processo de formação continuada: A formação docente passa necessariamente pela discussão do projeto político pedagógico do curso.A formação docente passa necessariamente pela discussão do projeto político pedagógico do curso. É necessário ouvir o aluno.É necessário ouvir o aluno. O pedagogo pode mostrar aos colegas que há um vínculo entre o que o professor ensina e os procedimentos pedagógicos partindo dos princípios da ciência do professor.O pedagogo pode mostrar aos colegas que há um vínculo entre o que o professor ensina e os procedimentos pedagógicos partindo dos princípios da ciência do professor. Estimular práticas de estudo independente e progressiva autonomia pessoal e intelectual do estudante.Estimular práticas de estudo independente e progressiva autonomia pessoal e intelectual do estudante. Encorajar o aproveitamento do conhecimento, habilidades e competências adquiridas fora do ambiente escolar/ à experiência profissional relevante para a área de formação.Encorajar o aproveitamento do conhecimento, habilidades e competências adquiridas fora do ambiente escolar/ à experiência profissional relevante para a área de formação. Articular teoria com a prática; praticar a pesquisa individual e coletiva; organizar os estágios e a participação em atividades de extensão / como parte da carga horária.Articular teoria com a prática; praticar a pesquisa individual e coletiva; organizar os estágios e a participação em atividades de extensão / como parte da carga horária. revisão da aula expositiva como única ou melhor forma, praticando: ensino por problemas, ensino com pesquisa, eixos integrativos, estudos de meio, projetos integrados de trabalho, centros de interesse ( Zabalza, 1998 e 2002).revisão da aula expositiva como única ou melhor forma, praticando: ensino por problemas, ensino com pesquisa, eixos integrativos, estudos de meio, projetos integrados de trabalho, centros de interesse ( Zabalza, 1998 e 2002).