1 Direitos Humanos e Desenvolvimento Cristiane Lucena Professora Doutora, IRI/USP 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ADOÇÃO DA POLÍTICA DE ACESSO ABERTO AO CONHECIMENTO A Experiência da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca ENSP/Fiocruz CRICS9 Autores: Ana.
Advertisements

Teoria Geral. O Direito Econômico  É o direito das políticas públicas na economia.  Conjunto de normas e institutos jurídicos que permitem ao Estado.
  DIREITO DIPLOMÁTICO:   DOCUMENTOS PRINCIPAIS:   AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS ENTRE OS ESTADOS E AS ORGANIZAÇÕES EMBASARAM- SE PRINCIPALMENTE EM DUAS.
DIREITO AMBIENTAL INTERNACIONAL é um ramo do Direito Internacional focado na instituição de regras ambientais internacionais com fins de conservação e.
Os Alicerces A Declaração Universal dos Direitos Humanos(1948) anunciaram uma nova era de empenhamento internacional na promoção e na proteção dos direitos.
Cultura de Paz Experiências Educacionais no Brasil Audiência Pública Câmara dos Deputados outubro de 2015.
Proteção Internacional de Direitos Humanos: 2 Sistemas: 1) Sistema Global ou Sistema da ONU; 2) Sistemas Regionais (Europeu, África, Ásia, América Latina);
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS - ASSOCIAÇÕES DE SUJEITOS DE DIREITO INTERNACIONAL (normalmente, Estados) - EXPRIMEM UM ATO COLETIVO DE VONTADE DE COOPERAÇÃO.
Organização Internacional do Trabalho IPEC A Organização Internacional do Trabalho Fundada em 1919 após a I Guerra Mundial Construiu uma estrutura social.
CONFLITOS E FOCOS DE TENSÃO
Este material é para uso somente em sala de aula. Nenhuma parte deste documento deve ser distribuída, citada ou copiada.. Taquara, 14 de outubro de 2015.
DIREITO CONSTITUCIONAL Prof.º Paulo Rodrigues Teoria Geral da Constituição.
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
O PAPEL DA ONU NO MUNDO CAPÍTULO 2 - 9º ANO PROFESSORA: CARLA MENEZES.
A Cadeia de Valor da PGFN IV Encontro de Gestão da Advocacia-Geral da União 10 e
UniCuritiba Diagrama das Áreas de Concentração Monografia Ciência Política Prof. MSc. Marlus Vinícius Forigo Política e Ideologia na Contemporaneidade:
Aula 1. Análise de Política Externa: Fatores Sistêmicos x Fatores Domésticos Política Externa Brasileira – FLP 0437 Instituto de Relações Internacionais.
A POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA.
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
Avaliação Acadêmica Institucional Uma Visão Geral.
Acordo de Leniência Brasília, 17 de março de 2016.
O SINDICATO COMO ORGANIZAÇÃO A RAZÃO DE SER. 2 A história do sindicalismo: Revolução Industrial. QUAIS ERAM AS CONDIÇÕES DE TRABALHO? QUAL FOI A REAÇÃO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO NPGA – NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PROGESP – PROGRAMA DE ESTUDOS, PESQUISA E FORMAÇÃO.
CIÊNCIA POLÍTICA e DIREITO CONSTITUCIONAL 1º ANO AP IPLEIRIA.
CONSTITUIÇÃO CONCEITO TIPOS. CONSTITUIÇÃO DEFINIÇÃO “Constituição é o conjunto de regras concernentes à forma do Estado, à forma do governo, ao modo de.
Neste dia, apelamos: A reformas legislativas e políticas para garantir a eliminação do trabalho infantil no trabalho doméstico e a criação de condições.
Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional - Senado Federal Brasília, 20 de agosto de 2013 O MERCOSUL e os acordos internacionais de comércio- José.
Comissão Interamericana de Direitos Humanos
Fato, Ato, Relação, Negócio Jurídico Prof. Rafael Mafei.
Crescimento verde inclusivo: Dilemas de políticas Pedro da Motta Veiga Sandra Polonia Rios Junho 2013.
DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO II. Jornada de Trabalho No princípio das regulamentações sobre jornada de trabalho, havia fixação de jornada de 10 horas.
Conselhos e Fundos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente.
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
1 Direitos Humanos e Desenvolvimento Cristiane Lucena Professora Doutora, IRI/USP
Práticas de Gestão e Resultados Curso de Administração Prof. Fabio Uchôas de Lima.
Politicas Ambientais. 6º Plano de Eficiência Energética 5º Comissão temporária sobre Alterações Climáticas 4º Acordo de Copenhaga 3º Convenção das Nações.
LER Legislação, Ética Profissional e Responsabilidade Social. Profª Maria Menegasso.
Módulo III – Fundamentos Gerais de Segurança do Trabalho
PRÁTICA SIMULADA II Aula 1 – Apresentação do Plano de Ensino Profª. Andréa Cleto.
A ACTIVIDADE NORMATIVA DA OIT Curso Formação de Formadores.
6º ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA TEMÁTICA: EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
A Ripsa tem como propósito promover a disponibilidade adequada e oportuna de dados básicos, indicadores e análises sobre as condições de saúde e suas.
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO O ESTADO E O DIREITO INTERNACIONAL - Classificação.
Direitos Humanos e Desenvolvimento Cristiane Lucena Professora Doutora, IRI/USP 1.
TEORIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS – INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO: O Estado é uma superestrutura administrativa destinada a cumprir a decisão do titular do poder,
AULA 6 - Povo: traços característicos e distintivos
BARREIRAS TARIFÁRIAS NO COMÉRCIO DE MERCADORIAS Art. II GATT 1994.
DIREITO PROCESSUAL TRABALHISTA PROFESSORA: EMMANUELLE BELTRÃO.
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
AULA 4 O tratamento do meio ambiente na Constituição Federal O tratamento do meio ambiente na Constituição Federal.
Movimentos Migratórios e suas Motivações
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
De onde vem o direito? (Fontes do direito) Prof. Rafael Mafei Instituições de Direito Aula 2.
Finalidades e princípios constitucionais da educação. QUARTO CAPÍTULO DO CURSO DE DIREITO EDUCACIONAL.
O NASCITURO E A HISTÓRIA DO DIREITO TRABALHISTA. O objetivo deste trabalho é apresentar o estudo do nascimento e a história do direito do trabalho, visando.
SOCIOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO História dos precursores da sociologia Luciano Mendes.
GEOGRAFIA Professor: Wilson Forti Maria Clara Samapaio Nº 14 8ºB Pedro Henrique Ambrósio Nº 18 8ºB Rafaella Montebello Nº 19 8ºB.
RECUPERAÇÃO ANUAL Aspectos de uma economia globalizada 3º BIMESTRE O papel dos grandes organismos internacionais na economia: (GATT) OMC, FMI, BANCO MUNDIAL.
Prof. Rodrigo Carmona Faculdade Anísio Teixeira Ponto 1 – Noções Introdutórias Direito do Trabalho 1. História do Direito do Trabalho Sociedade pré-industrial.
DIREITOS FUNDAMENTAIS – 2ª parte. DIREITO DE ACESSO AO JUDICIÁRIO Acesso à Justiça  Determinação de duas finalidades básicas do sistema jurídico;  Reivindicação.
LIMITES AO DIREITO DE PROPRIEDADE: A FUNÇÃO SOCIAL.
BLOCOS ECONÔMICOS Recebe o nome de bloco econômico a associação de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si e que concordam em.
Noções Preliminares sobre o Direito Penitenciário
SPS - ACORDO SOBRE A APLICAÇÃO DE MEDIDAS SANITÁRIAS E FITOSSANITÁRIAS SPS Agreement.
A Formação sindical sobre Normas Internacionais do Trabalho Declaração da OIT sobre Justiça Social para uma Globalização Justa (DECLARAÇÃO DA JUSTIÇA.
DIREITO INTERNACIONAL Módulo 02. Direito Internacional Público – NOÇÕES PRELIMINARES CONCEITO: “É o conjunto de normas jurídicas que regulam as relações.
DECLARAÇÃO TRIPARTIDA DE PRINCÍPIOS SOBRE EMPRESAS MULTINACIONAIS E POLÍTICA SOCIAL ACTRAV Bureau para as Atividades dos Trabalhadores.
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
COMISSÃO ESPECIAL DA MEDIDA PROVISÓRIA Nº 663/2014 AUDIÊNCIA PÚBLICA LUCIENI PEREIRA Auditora Federal de Controle Externo do TCU Professora de Gestão Fiscal.
Direito Internacional dos direitos humanos
Transcrição da apresentação:

1 Direitos Humanos e Desenvolvimento Cristiane Lucena Professora Doutora, IRI/USP 1

2 Os Sistemas Regionais de Direitos Humanos  Os sistemas Europeu, Africano, Árabe  O sistema Americano  O caso dos trabalhadores migrantes  A política norte-americana de direitos humanos para a América Latina  Rosane Tahrun, Biblioteca virtual do IRI

3 O Sistema Europeu de Proteção  Evolução do sistema  Segunda Guerra Mundial e o Holocausto  A Comissão Europeia de Direitos Humanos  Papel do Comitê de Ministros  A Corte Europeia de Direitos Humanos  Jurisdição contenciosa  Jurisdição consultiva  Natureza da jurisprudência Direito à igualdade e não discriminação

4 O Sistema Europeu de Proteção

5  O Protocolo n. 11 de 1998  Direito de petição individual  Extinta a Comissão, limitados os poderes do Comitê  Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia (2000)  Direitos sociais e econômicos  Medidas de “não repetição”

6 Os Sistemas Africano e Árabe  A Carta Africana sobre os Direitos Humanos e os Direitos dos Povos  Mecanismos de garantia e controle: Comissão e Corte  Declaração Islâmica Universal dos Direitos Humanos (1981)  Natureza não laica

7 O Sistema Inter-Americano  A Carta da Organização dos Estados Americanos (1948)  A Declaração Americana dos Direitos e Deveres do Homem (1948)  A Convenção Americana de Direitos Humanos ( )  Direito de resposta  Direito de propriedade ……

8 Instituições

9 A Comissão Inter-Americana de Direitos Humanos  Sete membros, representando suas opiniões individuais  Evolução histórica  Relacionamento político com a Corte  Decisões sobre admissibilidade  Relatórios  Investigações in loco  Petições individuais

10 Requisitos de Admissibilidade perante a Comissão  Esgotamento dos remédios domésticos  Remédios “adequados” e “efetivos”  Regra dos seis meses  Direito contemplado na Declaração ou na Convenção  Inexistência de submissão simultânea

11 A Corte Interamericana de Direitos Humanos  25 países membros (total de 34)  Sete membros, juízes  Órgão adjudicatório  Jurisdição consultiva  Jurisdição contenciosa  Medidas provisórias

12 Admissibilidade perante a Corte  Jurisdição contenciosa  Comissão Interamericana e estados-membros (Art.62(1)(2))  Mais os requisitos de admissibilidade perante a Comissão  Jurisdição consultiva  Qualquer estado membro da OEA  Questão “concreta”  Papel dos amicus curiae briefs

13 Questões  Evolução política do sistema  Responsabilidades investigatórias  Remédios  Direito de participação individual  “Compliance”

14 Os Direitos dos Trabalhadores Migrantes Corte Interamericana de Direitos Humanos (2003)  A negação de direitos trabalhistas, com base em critérios discriminatórios derivados da condição migratória de trabalhadores não documentados, é permitida no contexto do Sistema Interamericano de proteção aos direitos humanos?

15 Questões Jurídicas  O direito à igualdade é uma expressão de uma norma consuetudinária (direitos costumeiro)?  Critérios de admissibilidade

16 Pontos Importantes  Jurisprudência do Comitê de Direitos Humanos  Comentário Geral n. 18  Jurisprudência da Corte Internacional de Justiça  Interpretação das obrigações erga omnes

17 Sikkink, Mixed Signals Direitos humanos e soberania  Assinatura dos instrumentos como exercício de soberania  Jurisdição universal e soberania (o caso Pinochet)  Por que os países adotam políticas de direitos humanos?  Teorias de RI: Realismo, Teoria Crítica, Liberalismo, Institucionalismo  Visão construtivista: A identidade do estado molda suas preferências e suas ações de maneira fundamental

Sikkink, Mixed Signals  Origens das políticas de direitos humanos  Política externa de direitos humanos  A ideia de direitos humanos  Direitos humanos e a identidade do estado a. Identidade como “orgulho” b. Identidade como “perigo”  Crenças e direitos humanos

Sikkink, Mixed Signals  Conteúdo de uma política de direitos humanos  Política bilateral, direitos humanos e política externa  Política multilateral, avaliação da política interna por mecanismos internacionais

Sikkink, Mixed Signals O argumento construtivista e institucionalista Carter e Reagan Direitos humanos, soberania, e anti-comunismo nos Estados Unidos Inércia entre os anos 1953 e 1973 – Atitude durante a Guerra Fria – Política segregacionista O papel dos “transnational advocacy networks”