Sistemas de Informação Capítulo 2 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento JADIEL MESTRE
2 Organização 1.Vínculo Administração-Tecnologia 2.Introdução a sistemas 3.Empresas e Sistemas de Informação 4.Fundamentos do uso de tecnologia da informação 5.Os novos usos da tecnologia da informação na empresa 6.Resolução de problemas com sistemas de informação 7.Desenvolvimento e uso de sistemas de informação 8.Tópicos em Sistemas de Informação 9.Estudos de Caso
3 Sistemas Não apenas da área computacional. Visão agregativa após 2ª Guerra Mundial. Termo usado para entender melhor os elementos de qualquer área através de um exame de seus itens internos e externos. TGS: Teoria Geral de Sistemas –Objetivo e Totalidade, visão ampla dos aspectos ligados a determinado assunto.
4 Sistema Conjunto de elementos interdependentes, ou um todo organizado, ou partes que interagem formando um todo unitário e complexo. Exemplos: –Sistema de Telecomunicações; –Sistema Urbano; –Sistema Bancário, etc.
5 Sistema (conceitos) Um sistema pode ser composto por diversos sub-sistema para facilitar seu entendimento e gerenciamento. Sub-sistema: sistema menor que possui seus próprios elementos e fazem parte de um sistema maior.
6 Sistema (conceitos) Sistema de transporte Sistema de Eletricidade Sistema de Esporte e Cultura Sistema de Saúde Sistema de Água e Esgoto Sistema Urbano
7 Tipos de sistemas Sistema Fechado: não dependem e não sofrem influência de fatores externos. –Exemplos: Relógio, máquina. Sistema Aberto: depende e sofre influência de fatores internos e externos a ele. –Exemplos: Sistemas biológicos, sistemas sociais.
8 A Empresa A empresa excede suas atividades internas e é necessário a criação de um modelo sintetizado das diversas funções com as suas relações entre o ambiente interno e externo. Empresa Sistema Aberto Tal visão ressalta que o ambiente em que vive a empresa é essencialmente dinâmico, fazendo com que um sistema organizacional, para sobreviver, tenha de responder eficazmente às pressões exercidas pelas mudanças contínuas e rápidas do ambiente.
9 O Sistema Aberto Empresa Sistema Empresa Processamento Entradas Matéria-prima Trabalhadores Equipamentos, etc. Saídas Produtos, Bens ou Serviços Ambiente Economia Recursos Naturais Política Concorrência Leis, Conceitos e Padrões Sociedade Tecnologia
10 Visão sistêmica na empresa Compreende 3 escolas ideológicas: –Cibernética e administração; –Teoria matemática da administração; –Teoria de sistemas. Cibernética: –Conjunto formado pelos processos e sistemas que transformam a informação e a concretizam em processos físicos, fisiológicos, psicológicos etc.
11 Visão sistêmica na empresa O vínculo da Cibernética com a Administração se faz nos pontos de controle com realimentação. Realimentação: –Mecanismo para comparar as saídas do sistema com um padrão para desenvolver mecanismos reguladores que aproximem a saída de um padrão estabelecido.
12 Organização empresarial É caracterizada como um sistema aberto. O que impõe a necessidade de uma realimentação no sistema para que a mesma possa ter agilidade de resposta às flutuações com o intuito de sobreviver no ambiente onde se encontra.
13 Estruturação sistêmica da empresa Dados: –Conjunto que expressa um fato isolado gerado por uma atividade que pode ser controlada. Informação: –São os dados organizados e classificados para suprir um objetivo específico.
14 Estruturação sistêmica da empresa Sistema de Informação: –É todo e qualquer sistema que possui dados ou informações de entrada que tenham por fim gerar informações de saída para suprir determinadas necessidades. Permite ainda: –Manter o fluxo de informações na empresa; –Criar relacionamentos entre os sub-sistemas (departamentos).
15 Por que tal visão? Para a empresa os maiores problemas para a tomada de decisões são: –Disponibilidade da informação; –Rapidez de degradação de informação. Só um Sistema de Informação pode manter uma base concreta para um bom processo de tomada de decisões. Decisões bem tomadas = Estabilidade.
16 Tecnologia da Informação Base estrutural para um ambiente onde os dados possam ser corretamente coletados e as informações corretamente processadas e distribuídas em toda a organização.
17 Indicadores Para poder medir o rendimento empresarial com relação a sua capacidade de resposta utiliza-se os indicadores abaixo: –Eficiência: Indicador da capacidade que uma empresa tem de resolver problema internos. –Eficácia: Indicador da capacidade que uma empresa tem de resolver problema externos.
18 Classificação de Sistemas Sistemas Empresariais Básicos Sistemas de Automação de Escritório Sistemas de Informação Gerencial Sistemas de Suporte a Decisão Sistemas de Suporte Executivo Sistemas Especialistas Nível de Responsabilidade de decisão Quantidade de pessoas envolvidas