Sistemas de Informação Capítulo 2 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento JADIEL MESTRE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Abordagem Sistêmica da Administração
Advertisements

Contabilidade Sistemas de Informação
Sistemas de Informação Capítulo 2
SISTEMA TEORIA DE SISTEMAS ABORDAGEM SISTÊMICA.
Sistemas de Informação
Teoria Geral dos Sistemas
Sistemas de Informação
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
Churchill&Peter © Editora Saraiva Gilbert A. Churchill, Jr. J. Paul Peter Capítulo 14 Administrando os Canais de Distribuição Marketing.
Gestão de compras 4 CAPÍTULO. 1 - Introdução Função de Compras – Papel estratégico nos negócios modernosFunção de Compras – Papel estratégico nos negócios.
Administração da Produção Trabalho realizado para o curso Técnico em Administração que sintetiza a Administração da Produção baseando-se no sistema Toyotismo.
C ONTROLE DA Q UALIDADE T OTAL. O QUE É TQC TQC = Controle Total + Qualidade Total Controle total é o controle exercido por todas as pessoas da empresa,
A importância e o poder da informação Prof. Enir da Silva Fonseca
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Cap. 2 Organizações como máquinas Cristianne, Helen Corrige: Felipe Almeida, Georges, Luana, Nathalia 29 mar Cap. 3 Organizações como organismo Alysson,
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA Orientador: Daniele H. Oliveira Pinheiro Nogueira.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 10 Administração de marketing.
TGS - Teoria Geral dos Sistemas Prof. Glauco Organizações Sistêmicas.
Tópicos Especiais de Administração - TEA
UNIDADE TEMÁTICA 8 INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA, DO CONHECIMENTO E DA INFORMAÇÃO.
Para entender o que é política pública Produção cultural
Negócios Internacionais Capítulo 1 Negócios Internacionais: Fundamentos International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004 Prentice Hall, Inc 1-1.
Disciplina: Saúde Psíquica e Trabalho
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 5 Planejamento e estratégia.
A abordagem de resolução de Problemas Autores: Laundon & Laudon Abordagem de resolução de problemas – significa considerar os sistemas de informação junto.
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Apresentar os conceitos de oferta, demanda, processo de formação de preços e a noção de equilíbrio.  Compreender.
Adriano Mendonça Dante Guilherme Diego Juvêncio Eduardo Coelho Márcio R. Oliveira CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA.
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
SOCIOLOGIA WEBERIANA Prof. Saulo Carvalho. Karl Emil Maximilian Weber ( ) Entre os fatores de importância incontestável estão as estruturas racionais.
SIG – Sistemas de Informações Gerenciais
Introdução à Administração
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc
TEORIA GERAL DOS SISTEMAS  Início da década de 1930  Biólogo alemão Ludwing Von Bertalanfy  Os estudiosos dessa teoria procuraram formular generalizações.
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
Práticas de Gestão e Resultados Curso de Administração Prof. Fabio Uchôas de Lima.
Análise de Custos Fauzi T Jorge Custo-padrão Martins, Eliseu. Contabilidade de Custos. 10ª. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
Sistemas de Informação Capítulo 3 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento JADIEL MESTRE.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
A Teoria dos Sistemas Abertos e a Perspectiva Sociotécnica das Organizações Luciano Thomé e Castro.
          O gerenciamento da qualidade é o aspecto da função que determina e implementa a "POLITICA DE MEDICAMENTOS" ou seja , as intenções e direções.
Inteligência empresarial refere-se à capacidade de uma organização de reunir informações tanto do ambiente interno como externo, de inovar, de criar conhecimentos.
UEMS – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Professora: Msc.:Marta Sulema M.González Biolchi.
PRODUTIVIDADE A CURVA DE APRENDIZAGEM DA MANUTENÇÃO
Unidade II Organizações e SI Estrutura, Cultura e Mudança Organizacional Abordagem Sócio-técnica Reengenharia, Melhoria Contínua, Gestão da Qualidade Total,
Psicologia aplicada ao trabalho
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
Teoria Geral de Sistemas
1 ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Profª. Graziela Fátima Pereira CRA/MG
1 Factores de Produção
Atividade 1 – Parte I Atividade 1 – Parte I Somos todos seres sociais.
Teoria Geral dos Sistemas Introdução, conceitos, características e enfoque sistêmico nas organizações. Prof a.: Adm. Anne Marcelle G. Sales Yamauti.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
B.I. Business Inteligence PROFESSOR MARCELO CAMPINHOS.
Fundamentos da Administração
Churchill&Peter © Editora Saraiva Gilbert A. Churchill, Jr. J. Paul Peter Capítulo 14 Administrando os Canais de Distribuição Marketing.
PARTE 2 O PROCESSO ESTRATÉGICO: FORMULAÇÃO Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H.
Fundamentos da Administração
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
Instrumentação – Conceitos Básicos Universidade de Brasília Departamento de Engenharia Mecânica Programa de Pós-graduação em Ciências Mecânicas Professores.
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Centro Universitário Padre AnchietaAdmistração - 6º Semestre1 Curso: Administração da Produção I Professor: Robson Silva Aula nº 13 – 17/11/ Inventário.
Sensores e transdutores Adolfo Fernandes Herbster Universidade Paulista.
Organização, Sistemas e Métodos Aula 2 – Conceitos (continuação)
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 8 Controle.
Capítulo 5 S&OP - Planejamento de vendas e operações (Sales and operations planning)
Sistemas de Informação EM MARKETING
Transcrição da apresentação:

Sistemas de Informação Capítulo 2 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento JADIEL MESTRE

2 Organização 1.Vínculo Administração-Tecnologia 2.Introdução a sistemas 3.Empresas e Sistemas de Informação 4.Fundamentos do uso de tecnologia da informação 5.Os novos usos da tecnologia da informação na empresa 6.Resolução de problemas com sistemas de informação 7.Desenvolvimento e uso de sistemas de informação 8.Tópicos em Sistemas de Informação 9.Estudos de Caso

3 Sistemas Não apenas da área computacional. Visão agregativa após 2ª Guerra Mundial. Termo usado para entender melhor os elementos de qualquer área através de um exame de seus itens internos e externos. TGS: Teoria Geral de Sistemas –Objetivo e Totalidade, visão ampla dos aspectos ligados a determinado assunto.

4 Sistema Conjunto de elementos interdependentes, ou um todo organizado, ou partes que interagem formando um todo unitário e complexo. Exemplos: –Sistema de Telecomunicações; –Sistema Urbano; –Sistema Bancário, etc.

5 Sistema (conceitos) Um sistema pode ser composto por diversos sub-sistema para facilitar seu entendimento e gerenciamento. Sub-sistema: sistema menor que possui seus próprios elementos e fazem parte de um sistema maior.

6 Sistema (conceitos) Sistema de transporte Sistema de Eletricidade Sistema de Esporte e Cultura Sistema de Saúde Sistema de Água e Esgoto Sistema Urbano

7 Tipos de sistemas Sistema Fechado: não dependem e não sofrem influência de fatores externos. –Exemplos: Relógio, máquina. Sistema Aberto: depende e sofre influência de fatores internos e externos a ele. –Exemplos: Sistemas biológicos, sistemas sociais.

8 A Empresa A empresa excede suas atividades internas e é necessário a criação de um modelo sintetizado das diversas funções com as suas relações entre o ambiente interno e externo. Empresa  Sistema Aberto Tal visão ressalta que o ambiente em que vive a empresa é essencialmente dinâmico, fazendo com que um sistema organizacional, para sobreviver, tenha de responder eficazmente às pressões exercidas pelas mudanças contínuas e rápidas do ambiente.

9 O Sistema Aberto Empresa Sistema Empresa Processamento Entradas Matéria-prima Trabalhadores Equipamentos, etc. Saídas Produtos, Bens ou Serviços Ambiente Economia Recursos Naturais Política Concorrência Leis, Conceitos e Padrões Sociedade Tecnologia

10 Visão sistêmica na empresa Compreende 3 escolas ideológicas: –Cibernética e administração; –Teoria matemática da administração; –Teoria de sistemas. Cibernética: –Conjunto formado pelos processos e sistemas que transformam a informação e a concretizam em processos físicos, fisiológicos, psicológicos etc.

11 Visão sistêmica na empresa O vínculo da Cibernética com a Administração se faz nos pontos de controle com realimentação. Realimentação: –Mecanismo para comparar as saídas do sistema com um padrão para desenvolver mecanismos reguladores que aproximem a saída de um padrão estabelecido.

12 Organização empresarial É caracterizada como um sistema aberto. O que impõe a necessidade de uma realimentação no sistema para que a mesma possa ter agilidade de resposta às flutuações com o intuito de sobreviver no ambiente onde se encontra.

13 Estruturação sistêmica da empresa Dados: –Conjunto que expressa um fato isolado gerado por uma atividade que pode ser controlada. Informação: –São os dados organizados e classificados para suprir um objetivo específico.

14 Estruturação sistêmica da empresa Sistema de Informação: –É todo e qualquer sistema que possui dados ou informações de entrada que tenham por fim gerar informações de saída para suprir determinadas necessidades. Permite ainda: –Manter o fluxo de informações na empresa; –Criar relacionamentos entre os sub-sistemas (departamentos).

15 Por que tal visão? Para a empresa os maiores problemas para a tomada de decisões são: –Disponibilidade da informação; –Rapidez de degradação de informação. Só um Sistema de Informação pode manter uma base concreta para um bom processo de tomada de decisões. Decisões bem tomadas = Estabilidade.

16 Tecnologia da Informação Base estrutural para um ambiente onde os dados possam ser corretamente coletados e as informações corretamente processadas e distribuídas em toda a organização.

17 Indicadores Para poder medir o rendimento empresarial com relação a sua capacidade de resposta utiliza-se os indicadores abaixo: –Eficiência: Indicador da capacidade que uma empresa tem de resolver problema internos. –Eficácia: Indicador da capacidade que uma empresa tem de resolver problema externos.

18 Classificação de Sistemas Sistemas Empresariais Básicos Sistemas de Automação de Escritório Sistemas de Informação Gerencial Sistemas de Suporte a Decisão Sistemas de Suporte Executivo Sistemas Especialistas Nível de Responsabilidade de decisão Quantidade de pessoas envolvidas