Leis Nº 9.795/99 (Educação Ambiental) Nº 10.639/03( História e Cultura Afro-Brasileira e Africana ) Nº 11.525/07(Direito das criança e do adolescente)

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Transcrição da apresentação:

Leis Nº 9.795/99 (Educação Ambiental) Nº /03( História e Cultura Afro-Brasileira e Africana ) Nº /07(Direito das criança e do adolescente) Nº /08 (História e Cultura Indígena e História e Cultura Africana e Afro-Brasileira )

Gerências Caçador Canoinhas Campos Novos Curitibanos Ibirama Joaçaba Lages Mafra Rio do Sul São Bento do Sul Taió Videira

Ações realizadas Ações pedagógicas multidisciplinares e interdisciplinares; Estudo das leis ambientais e novo código ambiental; Conferência Infantojuvenil pelo meio ambiente; Debates; Projetos ambientais(gincanas, paródias, visitas técnicas e viagens de estudo); Seminários; Formação de comissões ( COM- VIDAS, CIPAE, Grêmio estudantil) Palestras sobre sexualidade, prostituição, uso de drogas, relação de gênero; Feiras pedagógicas; Hortas escolares; Pedágio educativo e panfletagem; Implementação das leis nos PPPs; Trabalhos pontuais por disciplinas como conteúdo; Programa APOIA;

PROERD; Elaboração de plano municipal da criança e do adolescente; Promoção de ações que motivem para valores, saúde física e mental; Implantação do NEPRE, Mostra pedagógica sobre Africanidade; Palestras com promotores e juízes para trabalhar sobre o ECA; Grupo de planejamento de ações; Seminário regional de direitos humanos; Oficinas de gêneros; PSE-jovens multiplicadores; Participação em concurso como: de redação, SENAD, OAB, OLP; Projeto cultura da Paz; Projeto ação pela vida; Visitas de estudos em entidades e estabelecimentos; Peças de teatro sobre o negro (negrinho do pastoreio);

Projeto sobre profissões; Participação em programas culturais; Programa vereador mirim; Inclusão das leis nos PPPs; Projeto capoeira; Projeto Papai Noel negro; Resgate da cultura dos antepassados; Orientações pedagógicas aos Gestores, ATPs e especialistas; Criação dos Núcleos de educação Ambiental- NEAD; Projetos sobre sustentabilidade e mata ciliar; Produção de viveiros de mudas.

Avanços Sensibilização para novas atitudes e ações pedagógicas; Valorização da cultura negra no espaço educativo; Menos discriminação e preconceito dentro das escolas; Redução do Bullying; Diminuição da evasão escolar; Diminuição de infrações de depredações no ambiente escolar; Apoio e suporte às escolas; Divulgação dos trabalhos realizados; Conscientização socioambiental; Mudanças positivas no contexto social; Maior esclarecimento dos temas na comunidade; Construção de novos valores e mudanças de atitudes; Profissionais capacitados; Reconhecimento e valorização do trabalho dos professores;

Troca de experiências; Efetivação de trabalhos interdisciplinares; Interesse, integração e envolvimento dos alunos; Aumento da responsabilidade; Protagonismo infantil; Resgate de alunos em situação de risco social; Inclusão social; Desenvolvimento da agricultura orgânica; Sensibilização da comunidade escolar; Bons trabalhos desenvolvidos;

Parcerias Empresas; ONGs; Grupo GR; Policia Ambiental; Prefeituras; Comitê Gestor das bacias Hidrográficas; Universidades; Conselhos tutelares; Policia Militar; Delegacias especializadas;

Recursos Utilizados Revistas Ambientais; Panfletos; Vídeos-aula; Material do PNAIC; Biblioteca na sala de aula- FNDE; Vídeos da TV Escola; Coleção Afro Brasilidade-MEC; ECA; Coletânea da Cidadania; Material do NEPRE; Brigada “Viver sem Drogas; Livros Tosco; Livros de literatura; Gibis;

Materiais da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente; Livros Cultura Afro e África em Nós; Material do SENAT; Livro Genus; Livros Sexualidade. Profª Jimena; Revista História e História; Multimídias; Agenda 21; Aqualito e o mundo das Águas;

Dificuldades Não atinge os resultados esperados; Faltam políticas públicas nesta área; Falta de compromisso de alguns profissionais em trabalhar com temas propostos; Muitas vezes, os projetos não tem continuidade pela alta rotatividade dos professores; Falta de iniciativa dos profissionais; Dificuldade de abordagem dos temas nas diferentes áreas do conhecimento; Falta de formação; Pouca aplicabilidade; Supervalorização dos diretos e omissão dos deveres; Impunidade para menores infratores;

Terceirização do papel dos pais; Falta de aceitação pelas escolas; Excesso de atividades que comprometem o calendário; Estrutura física inadequada; Condição social precária dos alunos; Falta de recursos financeiros para o desenvolvimento dos projetos; Falta de tempo para planejamento e elaboração dos projetos; Falta de materiais pedagógicos; Medidas estatísticas para avaliar os resultados; Falta de envolvimento das famílias; Evasão escolar pela necessidade de trabalhar; Falta de materiais na área da história indígena; Integração e socialização dos temas.

Falta de planejamento na Gerência; Falta de autonomia das escolas para o planejamento; Vergonha e tabus; Dificuldade de práticas interdisciplinares; Falta de material especifico; Falta de divulgação das atividades desenvolvidas, tanto pelas escolas como GERED; Dificuldade de acesso a internet nas escolas, dificulta o uso dos tablets; Falta de revistas educativas; Salas de informáticas com pouca estrutura; Excesso de produção de lixo nas escolas, inclusive o administrativo; Falta de diálogo com a família;

Troca de experiência entre as escolas; Falta de comprometimento; Falta de profissionais nas GEREd para fazer a articulação nas escolas; Falta de profissionais de apoio pedagógico nas escolas; Grupos de estudo; Desestruturação das escolas; Webconferências não funcionam;