A Valorização da Assistência de saúde às crianças da Creche Municipal João José Theodoro da Costa Netto: um enfoque ao combate da Mortalidade Infantil.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GRUPO OPERATIVO GESTANTES
Advertisements

ATENDIMENTOS CONJUNTOS COM OUTRAS ESPECIALIDADES DA SAÚDE PARA A REAL FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Kubo.
Gestão de Pessoas I Unidade II – O Papel do Agente de Mudança Prof.ª Adriana Bortolon Carvalho Cardoso
Programando a Programação da Escola Sabatina Pr. Jorge Mário de Oliveira MPES – Paulistana da IASD 2008.
I MOSTRA DA POLÍTICA DE HUMANIZAÇÃO NO ESTADO DE SANTA CATARINA HUMANIZ HF MORAES, Cladis Loren Kiefer* GERENT, Katia Melo Machado** CRUZ, Eva Zelnir ***
Cultura de Paz Experiências Educacionais no Brasil Audiência Pública Câmara dos Deputados outubro de 2015.
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
PROJETO NASCER SAUDÁVEL Prefeitura Municipal de São Domingos/SC Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social.
Unimed ABC - Nº de vidas: MEDICINA PREVENTIVA 1.Promoção e Prevenção de Saúde: (equipe multidisciplinar) Gestantes Ginástica Adaptada Obesidade.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
Estrutura Organizacional
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Família Professor: Cordeiro.
COORDENADORIA DE SAÚDE LESTE SUPERVISÃO TÉCNICA DE SAÚDE ERMELINO MATARAZZO.
Introdução da Comunicação Alternativa em Adulto com Deficiência Múltipla: Estudo de Caso Olivia Silva e Silva - Fonoaudióloga Dayanne Rezende Heitor de.
Comissão Europeia EspanhaFrançaGrécia ItáliaPortugal PARCERIA TRANSNACIONAL NO ÂMBITO DO PROGRAMA DAPHNE REACT TOGETHER.
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Resgatando Habilidades em Defasagem
Administração de vendas Gerenciamento de uma Organização Planejamento; Implementação; Avaliação. PDCA.
Realinhamento do Planejamento Estratégico baseado no Processo de Tomada de Decisão Iran Rolisola - Unimed SBO, Americana e Nova Ode ssa.
Audiência Pública Estruturação dos Destinos Turísticos Brasileiros.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
GESTÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL NA PERSPECTIVA FREIREANA Eliete Santiago UFPE/DAEPE Cátedra Paulo Freire/UFPE.
Projeto de pesquisa : A abordagem cultural da educação física na educação infantil Elina Elias de Macedo.
Agosto de Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) Consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com.
RELATO DE EXPERIÊNCIA: A FORMAÇÃO DE UMA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL NO CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA. H SPED INTRODUÇÃO O Projeto Cuidado Integral.
OFICINA DE PUERICULTURA Relato de Experiência Ft. Karoline Favero Ft. Paula Carnevali.
O Jornalismo no Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.
O Observatório de Favelas atua como uma rede sócio-pedagógica, com uma perspectiva técnico-política, integrada por pesquisadores e militantes vinculados.
Avaliação e Revisão do Mapa Estratégico do MPE Produtos Gerados Brasília, 13 de Abril de 2009.
O principal objetivo deste programa é articular os projetos e ações de valorização do servidor, oferecendo melhorias no ambiente e na vida funcional.
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF
PREFEITURA MUNICIPAL DE IMBITUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA PAES LEME.
Política Nacional de Atenção Básica Aprovada pela Portaria nº 2.488/GM/MS, de 21 de outubro de 2011, preconiza a coordenação do cuidado a partir da atenção.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
PREFEITURA MUNICIPAL DE IÇARA SECRETARIA DE SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA NASF – NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA CAMPANHA PELA BUSCA DE DOADORES.
Tatiana Seniciato Osmar Cavassan
O Plano de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde/ AB – Região Metropolitana Grande Florianópolis Fpolis,
Prevenção secundária do câncer de mama: desempenho de um ambulatório de oncologia. Ciências Biológicas / Ciências Médicas e da Saúde Kelly Chris Machado.
LDB E A PSICOLOGIA Profª Cristina Pinho.
PROGRAMA NACIONAL DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA (PMAQ) PREFEITURA DE BORBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE BORBA Manaus, 17 de Maio.
Administração de Vendas Treinamento de Vendas José Afonso da Silva.
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE GESTANTES ATENDIDAS NOS ESF DO MUNICÍPIO DE SÃO LUDGERO NO ANO DE Ciência da Saúde, Nutrição, Tubarão. Introdução.
Patricia Santin Brasília, 11 de outubro de Fundação Telefônica | Vivo A Fundação Telefônica | Vivo QUEM SOMOS:  Presença em 14 países  13 anos.
Núcleo Telessaúde SC Integra o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, do Ministério da Saúde.
Piaget (1896 – 1980) Vygotsky ( – 1934) Psicologia da Educação.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
ESCOLAS MUNICIPAIS ADEMAR E Pe. LUIGI Profª: Cléia e Helena PLANO DE AULA DENGUE, A PREVENÇÃO AINDA É O MELHOR REMÉDIO? Série: 4ª.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
REESTRUTURAÇÃO DO CURSO DE GESTANTES COMO ESTRATÉGIA PARA ADESÃO AO PROJETO PARTO ADEQUADO AUTORES: DARÓS, J. T.; MENEGHIN, M. C.; TEIXEIRA, M. A. S.
O HOMEM X RELAÇÕES INTERPESSOAIS
ALUNOS: ALMIR ROGÉRIO MARQUES NºUSP: GABRIELA ROMANO ULIAN NºUSP: LETÍCIA GLIARDIN FERNANDES NºUSP: PROF. DR. MARCELO ALVES BARROS.
POLÍTICA DE ATENÇÃO NEONATAL - NASCER ITAJAIENSE FOSSARI, M.A.S.*; MOLINARI, S.A.**; DOS SANTOS, R.B.**; * Médico Pediatra Neonatologista – Itajaí – SC.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRATUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA Controle da Hipertensão Arterial com grupos de intervenção educacional.
Índice A empresa Parceiros Metodologia Benefícios Práticas Internas para Melhoria Contínua Dados Cadastrais Nossa Localização BETEL COMERCIAL E LOGÍSTICA.
ENAP/Brasília junho/2010. Antes de 1930 – Fase contábil - Preocupação com a saúde física 1930 a 1950 – Fase Legal - Instituição da CLT - Estudo das relações.
Ações de Educação Alimentar e Nutricional Educação e Intervenção Nutricional – Profa. Léo.
Fundamentos da Administração
Inserir empreendedorismo em todos os níveis da educação formal, no ensino público e privado, desenvolvendo no Paraná uma cultura empreendedora.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerência e Organização.
CONFIABILIDADE NA MANUTENÇÃO Eng° José Wagner Braidotti Junior JWB Engenharia e Consultoria S/C Ltda. Outubro de 2010.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Ana Virginia R. Veríssimo Processo Administrativo Planejamento.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
CONHECENDO A SEXUALIDADE NA TERCEIRA IDADE ¹ELOARA CAROLINE RODRIGUES REBONATO, ²AMANDA NASCIMENTO VASQUES DE SOUZA,²ROSILAINE APARECIDA COUTINHO,²THAIS,³.
Disciplina: Análise Estrutural do Turismo Prof.ª Dra. Karina Toledo Solha Discentes: Flávia Araújo César Salvador Rodrigues de Lima Vanessa Domingos Duarte.
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM SAE
APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DA SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DA SAÚDE.
Transcrição da apresentação:

A Valorização da Assistência de saúde às crianças da Creche Municipal João José Theodoro da Costa Netto: um enfoque ao combate da Mortalidade Infantil. Francine Matos Enfermeira da Estratégia Saúde da Família Unidade Básica de Saúde São Miguel.

INTRODUÇÃO Quando uma criança é incluída no convívio escolar e afastada de sua família, toda a sua estrutura é afetada, podendo assim haver intervenções no seu desenvolvimento, prejudicando sua qualidade de vida. Valorizar uma assistência em saúde dada às crianças em foco minimiza o grau de complexidade das patologias, contribuindo para a busca do bem-estar geral, enfim da qualidade tão idealizada por nós profissionais da saúde.

A finalidade deste projeto consistiu em valorizar a assistência de saúde das crianças da creche João José Theodoro da Costa Netto localizada na cidade de Lages Santa Catarina, buscando a melhoria das ações no cuidado direto, com esta prática proporcionamos a reflexão sobre as ações, analisando o problema sob vários pontos de vista, nos levando a transformarmos em algum grau a realidade existente, contribuindo para a busca da saúde e tratando os problemas encontrados antes de suas complicações que em determinados momentos podem ser fatais.

Com a equipe de profissionais da Unidade Básica de Saúde São Miguel proporcionamos a humanização no cuidado, orientação, prevenção e tratamento dos principais problemas de saúde das crianças, minimizando o grau de existência dos mesmos, e contribuindo significativamente ao combate da mortalidade infantil. Trabalhar junto à equipe de educadores através de uma relação interpessoal constituiu no início um aprendizado em conjunto que certamente enriqueceu aos conceitos que criamos em torno da educação com relação à qualidade de vida das crianças.

OBJETIVO GERAL Proporcionar a valorização da assistência de saúde às crianças da Creche Municipal João José Theodoro da Costa Netto e contribuir para combater a Mortalidade Infantil.

METODOLOGIA A Metodologia Problematizadora possibilitou ao educando a tentativa de ação-reflexão-ação, ou seja, enfatizou variáveis aos cuidadores como: conhecimento, experiência, habilidades técnicas e profissionais, motivação, valorização e troca de experiências, seus sentimentos, suas crenças e o comprometimento do processo de valorizar a saúde através do cuidar, onde qualquer profissional pode ser um educador.

Plano de Ação: Realizamos nossa forma de trabalhar com a Pesquisa Convergente Assistencial em fases:  1ª Etapa: * Fase de Perscrutação: Ou seja, onde se realizou a Obtenção de Informações;  2ª Etapa: * Fase de Intervenção: Onde se realizou as ações definidas.

RESULTADOS ALCANÇADOS Com todas as ações realizadas, o número de consultas de puericultura aumentou, houve a diminuição das incidências patológicas destas crianças, o fortalecimento das parcerias intersetoriais, assim como conseqüência realizamos todos os nossos objetivos nos deixando mais entusiasmados com a ampliação de projetos principalmente porque contribuímos de maneira significativa no combate a mortalidade infantil; levamos o projeto a mostras de nível nacional.

RECOMENDAÇÕES Acreditamos em uma proposta que problematizando junto à equipe da educação todos esses fatores que de alguma forma estavam desencadeando uma relação interpessoal deficiente entre ambos poderíamos facilitar o processo de valorização da assistência de saúde as crianças, e realmente juntos conseguimos identificar as falhas e estabelecer condutas e estratégias que melhoraram este processo.

AGRADECIMENTOS A autora agradece o apoio oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde de Lages SC, sempre incentivando a realização de projetos de consolidação de estratégias de saúde da família, e em especial a equipe da Unidade Básica de Saúde do bairro São Miguel pela parceria, determinação e união na realização deste trabalho.

Equipe da Unidade Básica de Saúde durante dramatização na creche.

“... O homem comum se adapta ao mundo. O homem fora do comum persiste em fazer o mundo adaptar-se a ele. Portanto o sucesso depende de homens fora do comum!.” Bernard Shaw