Planejamento e Controle da Produção Teoria e Prática

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Advertisements

ESTRATÉGIA CORPORATIVA
Muitas empresas desconhecem o significado real do marketing e todo o seu potencial na geração de resultados. Acham que marketing consiste apenas de propaganda.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
Planejamento Estratégico da Produção
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
ENGENHARIA ECONÔMICA  Prof.- Alexandre Cerff de Ornelas  Facear- Faculdade Educacional de Araucária.
Administração da Produção Trabalho realizado para o curso Técnico em Administração que sintetiza a Administração da Produção baseando-se no sistema Toyotismo.
© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 1 Capítulo 2 Desenvolvimento de estratégias e planos de marketing.
Disciplina JOGOS DE EMPRESAS Simulação Empresarial
Arranjo Físico e Fluxo. Introdução O arranjo físico de uma operação produtiva preocupa-se com o posicionamento físico dos recursos de transformação; Definir.
© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 1 Capítulo 8 Identificação de segmentos de mercado e seleção de mercados-alvo.
Planejamento e Controle da Produção Teoria e Prática
COGPL/SPOA BALANCED SCORECARD “ Medir é importante: O que não é medido não é gerenciado ”
INDICADORES SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO DE PESSOAS E POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS Departamento de Desenvolvimento Pessoal e Capacitação Funcional 05/08/2010.
Marketing Mix Professor Geovani Carvalho. “O cliente está disposto a consumir o produto que lhe convier, pelo preço que achar justo, no local que desejar,
Desenvolvendo Estratégias e Planos de Marketing Mercadologia I Introdução;
Administração de vendas Gerenciamento de uma Organização Planejamento; Implementação; Avaliação. PDCA.
Suportes (Tecnologia da Informação) Integrantes: Fernando de Oliveira João.
Planejamento e Processo Decisório Aula 7 18/04/2016 Etapas do Planejamento Estratégico Prof. Dr. Gustavo da Rosa Borges.
O que é Estratégia de Operações EAD 0763 Aula 1 Livro Texto – Cap.1 Profa.Adriana Marotti.
A Logística e a Fidelização do Cliente Mais clientes satisfeitos X Grupos específicos de clientes mais satisfeitos.
Plano Financeiro Profa. Bruna Panzarini. Investimento total Nessa etapa, você irá determinar o total de recursos a ser investido para que a empresa comece.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 5 Planejamento e estratégia.
Capítulo 3 Planejamento e Controle da Produção
Situando os conceitos essenciais Ambiente: Instrumentos Produtos & Serviços Helgo Max EmpresaMercado troca $ retribui > oferta Implementação Negociação.
Adriano Mendonça Dante Guilherme Diego Juvêncio Eduardo Coelho Márcio R. Oliveira CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA.
1/13 Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP.
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Análise de Investimentos A Decisão de Investir As decisões de investimento envolvem a elaboração, avaliação e.
Gestão Estratégica de Custos
Segundo as informações do SITE DO SEBRAE  - as MPEs representam 98% das 4,1 milhões de empresas formais na indústria, comércio e serviços - respondem.
SIG – Sistemas de Informações Gerenciais
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Planejamento e Controle da Produção Teoria e Prática
Supply chain- cadeia de suprimentos ou de abastecimentos
PROFª DRª GECIANE PORTO CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS ORGANIZAÇÃO, GERÊNCIA E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO NEGÓCIO.
FINANÇAS BÁSICA GLAUCO J. CARVALHO. Oportunidade de negócio ou simples idéia? Qual a diferença? Pode-se dizer que, se tem alguém querendo comprar o que.
LOGÍSTICA Ilda Ruivo Licenciatura em Sociologia do Trabalho 2008.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
INICIAÇÃO AO ESTUDO DA ADMINISTRAÇÃO Eng. Mecânica EM10P18 Daniel Tronto RA: A535JF-1 João Henrique de Godoy RA: GRUPO 1 Prof. Dra. Simoni M.
Estratégia Empresarial
Faculdade Cenecista de Campo Largo Teoria das organizações: Estratégias funcionais nas organizações.
Disc.: Administração da Produção IProf. Marcos Cassas 1 E - PLANEJAMENTO AGREGADO POSIÇÃO DE ESTOQUE LISTA DE MATERIAIS PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO PLANO.
Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2
Necessidade de planejamento Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento de um novo negócio O plano de negócio é fundamental pois descreve.
Critério 3 - Clientes Item 3.1 – Imagem e conhecimento de mercado Item 3.2 – Relacionamento com clientes.
As vantagens de ser funcionário e empreendedor
Resultados 2T 2014 Companhia Providência 12 de Agosto de 2014.
- Orçamento de Produção
Adm. de Recursos Humanos ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Vamos conhecer o terreno? Adm. MsC. FIBIA BRITO GUIMARÃES
Churchill&Peter © Editora Saraiva Gilbert A. Churchill, Jr. J. Paul Peter Capítulo 14 Administrando os Canais de Distribuição Marketing.
CONCEITUANDO PROCESSO “ Processo é um grupo de atividades realizadas numa seqüência lógica com o objetivo de produzir um bem ou um serviço que tem valor.
Marketing para Empreendimentos em Saúde Curso: Gestão Hospitalar Profª Sandra Virgínia G. Bacalhau.
GRUPO: Augusto Monteiro, Igor Dias e Tais Ucinski PROFº CESAR AUGUSTO KRUGER CASO 2: A MODA.
Fundamentos da Administração
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
Exemplo de Plano de Negócios. Nome da Empresa/Ideia Plano de Negócios.
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
UNIP – Universidade Paulista Prof. Wesley Vieira Borges Jogo de Empresas Todos os direitos reservados Fase de Preparação.
Componentes da cadeia de valor proposta por Michael Porter
Revisão – Cap. 4: Missão A definição da missão é o ponto inicial para as macroestratégias e macropolíticas a serem estabelecidas, bem como fornece a direção.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
1 GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.
Projetos Organizacionais e Eficiência Administrativa
Antes de fazer uma pesquisa de mercado... Precisamos fazer um plano de marketing, para saber quais mercados e consumidores pesquisar, caso contrário, estaremos.
PARTE 1 O PROCESSO ESTRATÉGICO: ANÁLISE Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha.
G ESTÃO DA Q UALIDADE Conceitos Histórico Gestão da Qualidade Total.
Fatores de Avaliação Know-how : É a soma total de quaisquer habilidades, conhecimentos e experiências requeridas por um cargo, de maneira a propiciar um.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Capítulo 5 S&OP - Planejamento de vendas e operações (Sales and operations planning)
Transcrição da apresentação:

Planejamento e Controle da Produção Teoria e Prática Capítulo 3 Planejamento Estratégico da Produção Prof. Dalvio Ferrari Tubino, Dr. tubino@deps.ufsc.br www.deps.ufsc.br/lssp

Fluxo de Informações e PCP Compras Pedidos de Compras Planejamento Estratégico da Produção Plano de Produção Planejamento-mestre da Produção Plano-mestre de Produção Programação da Produção Administração dos Estoques Seqüenciamento Emissão e Liberação Ordens de Compras Ordens de Fabricação Ordens de Montagem Fabricação e Montagem Estoques Clientes Marketing Engenharia Fornecedores Acompanhamento e Controle da Produção Previsão de Vendas Pedidos em Carteira Estrutura do Produto Roteiro de Fabricação Avaliação de Desempenho Planejamento e Controle da Produção: Teoria e Prática

Planejamento Estratégico da Produção Para efetuar um planejamento estratégico, a empresa deve entender os limites de suas forças e habilidades no relacionamento com o meio ambiente, de maneira a criar vantagens competitivas em relação à concorrência, aproveitando-se de todas as situações que lhe trouxerem ganhos. Em outras palavras, planejar estrategicamente consiste em gerar condições para que as empresas possam decidir rapidamente perante oportunidades e ameaças, otimizando suas vantagens competitivas em relação ao ambiente concorrencial onde atuam, garantindo sua perpetuação no tempo Planejamento e Controle da Produção: Teoria e Prática

Planejamento Estratégico da Produção Missão/Visão Corporativa Estratégia Corporativa Estratégia Competitiva Estratégia Funcional Finanças Marketing Produção Plano Financeiro Plano de Marketing Plano de Produção Táticas Funcionais Operações Funcionais Planejamento e Controle da Produção: Teoria e Prática

Missão e Visão Corporativa São as bases sobre as quais a empresa está constituída, razão de sua existência. Fazem parte desta questão: Definição clara de qual é o seu negócio atual, ou seja, sua missão, e qual deverá ser no futuro,ou seja, sua visão, bem como a filosofia gerencial da empresa para administrá-lo e expandi-lo no futuro. Uma vez definidas a missão e a visão da empresa, os gerentes poderão priorizar suas ações e criar um padrão de decisões para todos os níveis hierárquicos dentro da empresa. Planejamento e Controle da Produção: Teoria e Prática

Missão e Visão Corporativa Exemplos: “Ser o número um em participação de mercado e atingir acima de 1% de margem de lucro líquido”. (missão de uma montadora de automóveis) “Ser a solução em serviços e intermediação financeira, atender às expectativas de clientes e acionistas, fortalecer o compromisso entre os funcionários e a Empresa e contribuir para o desenvolvimento do País”. (missão do Banco do Brasil) “Dedicar todos os esforços para criar produtos que mantenham a harmonia com o meio ambiente, para conseguir melhorar a qualidade de vida em todas as regiões em que a Toyota está presente”, e “Criar e desenvolver tecnologias de ponta e oferecer excelentes produtos e serviços que satisfaçam as necessidades dos clientes de todo o mundo”. Planejamento e Controle da Produção: Teoria e Prática

Estratégia Corporativa Define as áreas de negócios em que a empresa deverá atuar, e como a mesma deverá adquirir e priorizar os recursos corporativos no sentido de atender as reivindicações de cada unidade de negócios. É a estratégia corporativa que faz com que os diversos negócios da empresa tenham um sentido comum, evitando superposições e estimulando colaborações entre as unidades de negócios de maneira que as mesmas obtenham resultados superiores à mera soma dos resultados individuais Com o crescimento, as empresas diversificam seus negócios e podem surgir custos que restrinjam estas expansões. A estratégia corporativa deverá especificar em que condições a diversificação de negócios contribuirá para o crescimento sustentável da corporação como um todo Planejamento e Controle da Produção: Teoria e Prática

Estratégia Competitiva A estratégia competitiva, ou estratégia da unidade de negócios, propõem as bases nas quais os diferentes negócios da empresa irão competir no mercado, suas metas de desempenho, e as estratégias que serão formuladas para as várias áreas funcionais do negócio, no sentido de suportar a competição e buscar tais metas. Pode-se dizer que uma estratégia competitiva, em dado instante, é a escolha por uma determinada posição competitiva Estratégia Competitiva Benefícios para Clientes Custos para Empresa Margem de Lucro Vol. de Vendas Planejamento e Controle da Produção: Teoria e Prática

SP e Estratégias Básicas Estratégias Competitivas Liderança de Custos Diferenciação Focalização Sistemas Produtivos Contínuos Em Massa Em Lotes Sob Encomenda Planejamento e Controle da Produção: Teoria e Prática

Estratégia Competitiva O equacionamento destas estratégias de competição deve ser feito à luz do posicionamento dos concorrentes diretos e indiretos que atuam no mercado (as cinco forças competitivas de Porter): Rivalidade entre as empresas concorrentes Ameaça de novos entrantes potenciais Ameaça de produtos substitutos Poder de barganha dos clientes Poder de barganha dos fornecedores Planejamento e Controle da Produção: Teoria e Prática

Planejamento Estratégico da Produção Missão/Visão Corporativa Estratégia Corporativa Estratégia Competitiva Estratégia Funcional Finanças Marketing Produção Plano Financeiro Plano de Marketing Plano de Produção Táticas Funcionais Operações Funcionais Planejamento e Controle da Produção: Teoria e Prática

Planejamento e Controle da Produção: Teoria e Prática Estratégia Produtiva Consiste na definição de um conjunto de políticas, no âmbito da função de produção, que dá sustento à posição competitiva da unidade de negócios da empresa Deve especificar como a produção irá suportar uma vantagem competitiva, e como ela irá complementar e apoiar as demais estratégias funcionais Baseia-se em dois pontos chaves: as prioridades relativas dos critérios de desempenho, e a política para as diferentes áreas de decisões da produção Planejamento e Controle da Produção: Teoria e Prática

Estratégia Produtiva Critérios de Desempenho Custo Qualidade Desempenho de Entrega Flexibilidade Ético-Social Áreas de Decisão Instalações Capacidade de Produção Tecnologia Integração Vertical Etc. Políticas da Produção Curva de Troca (trade offs) X Qualificadores e Ganhadores Planejamento e Controle da Produção: Teoria e Prática

Eficácia dos Sistemas Produtivos Demanda Sistemas de Produção Contínuos/Em Massa Repetitivo em Lotes Sob Encomenda Grande Volume Baixa Variedade Eficaz Custos Variáveis Altos Médio Volume Média Variedade Custos Fixos/Estoques Altos Pequeno Volume Grande Variedade Planejamento e Controle da Produção: Teoria e Prática

Plano de Produção Tem por meta direcionar os recursos produtivos no sentido das estratégias escolhidas. Servirá de base para equacionar os níveis de produção e compras, estoques, recursos humanos, máquinas e instalações necessários para atender a demanda prevista de bens e serviços Estratégia Funcional Finanças Marketing Produção Plano Financeiro Plano de Marketing Plano de Produção Planejamento-mestre da Produção Programação da Produção Planejamento e Controle da Produção: Teoria e Prática

Planejamento e Controle da Produção: Teoria e Prática Jogo LSSP_PCP1 Planejamento e Controle da Produção: Teoria e Prática

Entradas para o Plano de Produção Descrição Previsão da Demanda Previsão da demanda mensal para os próximos 12 meses das três famílias de malhas (Colméia, Piquet e Maxim). Estoques Iniciais Quantidade em estoque das três famílias de malhas no mês atual. Estrutura dos Produtos Árvore (relação pai-filho) de cada família e percentual dos componentes. Capacidade Instalada da Tecelagem Número de Teares disponíveis, taxa de produção (h/kg) por família, número de turnos, tempo médio de setup, taxa de produtividade e capacidade terceirizada. Capacidade Instalada da Purga/Tinturaria Número e capacidade (30, 120 ou 480 kg) de Jets disponíveis, taxa de produção (h/lote) por família, número de turnos, tempo médio de setup, taxa de produtividade e capacidade terceirizada. Capacidade Instalada da Fixação/Acabamento Número de Ramas disponíveis, taxa de produção (h/kg) por família, número de turnos, tempo médio de setup, taxa de produtividade e capacidade terceirizada. Capacidade Futura da Tecelagem Número de ampliações ou de reduções de Teares para os próximos 12 meses. Capacidade Futura da Purga/Tinturaria Número de ampliações ou de reduções de Jets para os próximos 12 meses. Capacidade Futura da Fixação/Acabamento Número de ampliações ou de reduções de Ramas para os próximos 12 meses. Relação de Custos Custos fixos, de compras de matérias primas, de estoques, de terceirização, do capital e de vendas perdidas. Relação de Receitas Receitas de vendas de malhas e de vendas de ativos (equipamentos) Planejamento e Controle da Produção: Teoria e Prática

Planejamento e Controle da Produção: Teoria e Prática Alternativas Básicas Planejamento e Controle da Produção: Teoria e Prática

Plano de Produção Físico Previsão da Demanda Plano de Produção Físico Plano de Compras Cálculo da Capacidade Necessária Simular Período Preparar Relatório Final Período 24? Sim Não Plano de Produção Financeiro Capacidade Disponível Capacidade Futura Planejamento e Controle da Produção: Teoria e Prática

Planejamento e Controle da Produção: Teoria e Prática

Planejamento e Controle da Produção: Teoria e Prática

Planejamento e Controle da Produção: Teoria e Prática

Planejamento e Controle da Produção: Teoria e Prática

Planejamento e Controle da Produção: Teoria e Prática

Planejamento e Controle da Produção: Teoria e Prática

Planejamento e Controle da Produção: Teoria e Prática