Conecta as unidades municipais à Prefeitura de São José dos Campos 690 km de fibra ótica ligando 913 pontos pela cidade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Advertisements

Plano de Metas da DRE Campo Limpo
PLANO DA DRE CAMPO LIMPO
Inclusão Social Inclusão social Igualdade racial Tempo Integral
Tecnologia da Infomação e Comunicação nas escolas públicas Brasileiras
Coordenadorias Regionais de Educação Departamento Pedagógico Divisão de Gestão da Aprendizagem Central de Apoio Tecnológico à Educação.
Águas de São Pedro 1º Cidade 100% Digital e Inteligente
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
Alfabetizando com informática
O futuro chegou!.
O uso das tecnologias na escola
1 O SIGA-EPT é um sistema integrado de gestão acadêmica desenvolvido com tecnologias livres e de forma colaborativa por várias instituições federais do.
PROJETO UCA PLANO DE AÇÃO Município: Pedreira - SP.
Educação à Distância Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a maneira que nossa sociedade está vivendo. Agora, com o uso dos.
TABLET EDUCACIONAL - MEC. MÓDULO II  Apresentação do Tablet  Utilização do Tablet na educação - Discussão  Recursos Pedagógicos.
Programas do Livro Camila de Oliveira COARE/CGPLI.
vídeo
ROTEIRO DE AULA MÓDULO 12 POLÍTICAS DE RESPONSABILIZAÇÃO EDUCACIONAL CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO ESCOLAR.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO GERÊNCIA DE INOVAÇÃO Escola Automatizada Tecnologia RFID Educação a Distância Biblioteca.
EDUCAÇÃO INFANTIL E OS SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: A informática está presente de maneira irreversível na nossa vida atualmente. Portanto, é fundamental.
SAMUEL MARTINS Experiência Educast na U.Porto Unidade Novas Tecnologias Departamento Universidade Digital Universidade do Porto.
PARANÁ DIGITAL PARANÁ DIGITAL Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas Paranaenses.
JULHO/2011 Os Planos de Educação e o Regime de Colaboração entre o Sistema Estadual e Municipal em SC Iº SEMINÁRIO ESTADUAL DE SISTEMAS DE ENSINO DE SANTA.
COMO PREPARA-SE PARA SER UM PROFESSOR INCLUSIVO Profª. Yara Antoniette.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
PNE: Equivocado e Inócuo Claudio de Moura Castro.
A Educação Ambiental e a Escola como Espaço Educador Sustentável
EEF ALEXANDRE ANTONIOLLI FAXINAL DOS GUEDES-SC Professores: Helga Corrêa Dal Bó Marin Luzitan Orso Zancan escolaalexandreantoniolli.blogspot..com.
Fórum Nacional de Educação Seminário Nacional - O PNE e o futuro da educação brasileira 25/06/2015 Mesa de debate: O PNE e a Qualidade da Educação Prof.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PROPOSTA CURRICULAR E METODOLOGIA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL. Pará
Reunião do Comitê Consultivo BVS ECOCooperação Técnica Internacional II Reunião Regional Rede ePORTUGUÊSe As necessidades informacionais de Populações.
Projeto Conteúdos Digitais Comitê Gestor da Internet no Brasil CT-Conteúdos Seminário sobre Informação da Internet Brasilia, 30 de Julho de.
O papel pedagógico do órgão gestor
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
Avaliação Pedagógica Política Nacional do Livro Júnia Sales Pereira Coordenadora Geral de Materiais Didáticos Secretaria de Educação Básica Ministério.
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
GERÊNCIA DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÇÃO DIGITAL. À Gerência de Acessibilidade e Inclusão Digital, subordinada Diretoria de Governança Eletrônica compete:
Transforma RIO 16 Transforma Educação Transforma é o programa de educação que leva os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para dentro das escolas!
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA - BRASIL Secretaria da Administração do Estado da Bahia GESTÃO DE PESSOAS.
Universidade Federal do Pará Instituto de Letras e Comunicação Faculdade de Letras Disciplina: Política e Legislação Educacional Prof.ª Sônia Rodrigues.
O principal objetivo deste programa é articular os projetos e ações de valorização do servidor, oferecendo melhorias no ambiente e na vida funcional.
Implantação:2007 O Programa Gestão Nota 10 é um programa dirigido aos gestores de educação (diretores de escolas e equipe das secretarias de ensino)
SEBRAE PERNAMBUCO. O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento.
Tatiana Seniciato Osmar Cavassan
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Núcleo de Altos Estudos Amazônicos Cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento científico e tecnológico da Amazônia Luis E.
 Investidores: pessoas que buscam oportunidades de investimentos no segmento de franquias.  Feiras  Site  Matérias  s  Outras redes de franquias.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
MODERNIZAÇÃO DA MÁQUINA PÚBLICA. Atualizar/qualificar os funcionários usando EAD. Estabelecer uma política de TIC para o DF. Implantar o Portal da Transparência.
Patricia Santin Brasília, 11 de outubro de Fundação Telefônica | Vivo A Fundação Telefônica | Vivo QUEM SOMOS:  Presença em 14 países  13 anos.
INCLUSÃO E GESTÃO ESCOLAR Brasília – março de 2010.
Seminário de Avaliação e Perspectivas Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social SECIS MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA.
CARTA DE INTENÇÕES- LITORAL ENCONTRO REGIONAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE ATENDIMENTO SÓCIO EDUCATIVO - SINASE - NO ESTADO DE SÃO PAULO As.
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
INSTITUTO AYRTON SENNA Seminário " Trabalho Infantil, Aprendizagem e Justiça do Trabalho “ Brasília / 11 de outubro de 2012.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
Implementação de Projetos Escolares para escolas que estão com baixo índice de desempenho no Saresp.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
PASSANDO DA SALA DE AULA PARA O CIBERESPAÇO PALLOF, Rena PRATT, Keith.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRATUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA Controle da Hipertensão Arterial com grupos de intervenção educacional.
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
Inserir empreendedorismo em todos os níveis da educação formal, no ensino público e privado, desenvolvendo no Paraná uma cultura empreendedora.
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA REUNIÃO COM CONSELHO FECAM SECRETÁRIO MARCO TEBALDI LAGES, 16 JUNHO DE 2011.
Transcrição da apresentação:

Conecta as unidades municipais à Prefeitura de São José dos Campos 690 km de fibra ótica ligando 913 pontos pela cidade

30 Mbps de banda para todas as escolas de ensino fundamental 10 Mbps de banda para as escolas de Ensino Infantil

A sociedade se transforma com as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). Escola ainda segue modelo criado há 200 anos. Os alunos nascidos em plena era digital estão cada vez mais desmotivados. A falta de interesse e de curiosidade resulta em frustração tanto para educadores como para estudantes e familiares.

Como dar suporte para a escola atuar nesse novo cenário?

Embraer Pq. Tecnológico Cenário de oportunidades: Principal polo aeroespacial da América Latina Vocação para a tecnologia -institutos de pesquisa -empresas de ponta -universidades e centros de formação de mão de obra qualificada. E de desafios: Parte da população ainda vive à margem desse cenário, apesar da cidade oferecer um ensino público de qualidade, que atingiu 6,5 no IDEB em 2013, acima da meta nacional para 2021, prevista para 6,0.

Para melhorar ainda mais a educação no Município; Adequar as escolas municipais para as novas demandas do ensino na era digital; Promover a inclusão digital de uma parcela significativa da população.

No Ensino Fundamental: Um notebook para cada professor de toda rede Um tablet por aluno do 1º ao 9º ano Projetor interativo e internet via WI-FI Internet banda larga disponível no entorno das escolas

Em todas as escolas, nas Salas de Leitura: Projetor interativo Internet WI-FI 32 tablets Rack para carregamento Na Educação Infantil:

Infraestrutura tecnológica robusta: fibra ótica, banda larga, equipamentos modernos e melhorias nas escolas; Foco no professor: capacitação e apoio para o uso dos novos recursos; Objetivo pedagógico: uso da tecnologia para desenvolver um novo modelo de ensino no qual o professor deixa de ser o único transmissor do conhecimento e o aluno se torna protagonista do próprio aprendizado.

Incorporação de pais e responsáveis ao esforço educacional: com a inclusão digital dos responsáveis e o uso da tecnologia; Programa de Estado com consolidação normativa pactuada com o Poder Legislativo e interlocução com a sociedade: investimentos em educação geram retorno de médio e longo prazo, não devendo ser descontinuados, caso haja mudança dos gestores.

O que muda na sala de aula?

Aprendizado com maior significado; Conteúdo curricular relacionado com o dia a dia; Interação imediata do professor com o tablet do aluno; Ambiente virtual favorece a cooperação e o compartilhamento.

17 escolas de ensino fundamental, beneficiando cerca de 15 mil alunos e com sinal de internet aberto para a comunidade no entorno; 238 salas de aula do ensino fundamental com interatividade; 61 Salas de Leitura das escolas de educação infantil; notebooks entregues aos professores e equipe pedagógica; tablets disponibilizados para os alunos do ensino fundamental; Até junho de 2016, o Programa será implementado em todas as escolas da Rede Municipal atendendo 62 mil alunos do ensino infantil e fundamental.

Foco na melhoria do ensino; Capacitação e apoio permanente; Estímulo à cooperação; Respeito à autonomia do professor; Inclusão digital.