Especialização em Gestão de Programas e Projetos de Esporte e de Lazer na Escola Metodologia de Pesquisa I Prof. Dr. Ayres Charles Produção Acadêmica:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PÚBLICO ALVO O curso é destinado a professores que estejam atuando com o Ensino de Música na Educação Básica. Objetivos Analisar e discutir os pressupostos.
Advertisements

O QUE É FICHAMENTO? É uma forma de investigação que se caracteriza pelo ato de fichar (registrar) todo o material necessário à compreensão de um texto.
O texto pode ser visto como um tecido estruturado, uma entidade significativa, uma entidade de comunicação e um artefato sociohistórico. Pode-se dizer.
Atividade Acadêmica: Educação Ambiental
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
Reflexões Gerais. A importância do livro na sociedade atual “O livro é de fundamental importância para o desenvolvimento e para o crescimento intelectual.
KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher (Orgs.). Gêneros textuais: Reflexões e ensino. 4. ed. São Paulo: Parábola Editorial,
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE HISTÓRIA II
Organização Textual FRASE, ORAÇÃO, PERÍODO.
Linguagem Acadêmica: pré- redação, movimentos retóricos e sintagmas lexicais Prof. Ayres Nogueira.
Redação de Texto Científico Acadêmico
Seminário Programa Nacional do Livro Didático PNLD 2015/Ensino Médio LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA (INGLÊS/ESPANHOL)
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – IFRN CAMPUS JOÃO CÂMARA DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS PROF: CHICO ARRUDA Conceituação de Verbo.
SAETHE 2015 Oficina de Apropriação de Resultados.
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
O Projeto Político Pedagógico é...
Escola de Educação Básica Presidente Tancredo Neves. Diretora: Arelete Souza Müller 13° SDR/Ituporanga.
PROJETO DE INTERVENÇÃO  Disciplinas: Estágio III / Planejamento e Gestão em Serviço Social Apresentação – o que fazer? Justificativa – Por que fazer?
Estrutura de Projetos de Pesquisa Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia.
Sintagmas lexicais da redação acadêmica Prof. Dr. Ayres Nogueira.
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
Gêneros textuais – Gêneros do discurso Professor: Marcel Matias.
QUESTIONÁRIO.
O TEATRO NO CONTEXTO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO: A ARTE DE EXPRESSAR A NARRATIVA O TEATRO NO CONTEXTO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO: A ARTE DE EXPRESSAR A NARRATIVA.
Parâmetros Curriculares Nacionais. A elaboração e implantação dos PCNs justifica-se por razões como: Cumprir o artigo 210 do capítulo III da Constituição.
Metodologia Científica Resumo de Escrito Adolflayter Machado Amanda Rodrigues Rosilene da Silva.
RESUMOS UNIRIO Profª.: Maria Lucia Costa de Vasconcelos Chaves Disciplina: Metodologia da Pesquisa I NUTRIÇÃO/ INTEGRAL 1º semestre/2015.
AS METODOLOGIAS DE ENSINO E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UM PROFESSOR ALFABETIZADOR DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO-SC Acadêmicas:
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
A ANÁLISE DO DISCURSO. ORIGENS Atualmente o estudo da língua sob a perspectiva discursiva está bastante difundido, havendo várias correntes teóricas.
ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS REFLEXÃO ► LIVRO DIDÁTICO Matriz Curricular PCN/Orientações SPAECE ENEM Conhecimento de Mundo.
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
Prof. Dr° Vagner Custódio
 Uma boa pesquisa torna-se útil quando seu objetivo, metodologia, resultados e implicações são comunicados de maneira eficiente.  O objetivo da pesquisa.
O discurso dissertativo de caráter científico
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS DE ESPORTE E DE LAZER NA ESCOLA Metodologia de Pesquisa I Prof. Ayres Nogueira.
* FICHA TEMÁTICA: Após a determinação de um tema central, registram- se múltiplas conceituações identificadas nas obras de diferentes autores, na forma.
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
LER Legislação, Ética Profissional e Responsabilidade Social. Profª Maria Menegasso.
A relação entre a Escala de Proficiência e a Matriz de Referência – 5º ANO Ensino Fundamental – Língua Portuguesa.
MÉTODOS CIENTÍFICOS Prof a. Graça Pachêco. TODAS AS CIÊNCIAS CARACTERIZAM-SE PELA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS Há diversas formas de conceituar,
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
Filosofia e Ciência Leitura e discussão do Texto “Introdução à filosofia da ciência” de Alex Rosemberg.
Retomando o conceito de texto Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira I Professor: Marcel Matias.
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Júlia Venâncio.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade –
Trabalhando com produção textual
II JUNIC II SEMINÁRIO DE PESQUISA
ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO: Metodologias de Resumos e Indexação
ANÁLISE DO DISCURSO Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA Programa de Pós-Graduação em Administração.
Lingüística Aplicada ao ensino de língua portuguesa Primeira Aula – Valesca Brasi lrala
Implementação de Projetos Escolares para escolas que estão com baixo índice de desempenho no Saresp.
Doutorado Programa de Pós-Graduação da UFMG, 2011 Orientação: Profa. Dra. Silvania Sousa do Nascimento Valkiria Santos, Paula Lameu, Claudia Bergamini.
Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções
Teoria Geral de Sistemas
Diretrizes para a Elaboração de Trabalhos Científicos A CONSTRUÇÃO LÓGICA DO TRABALHO:
Texto de: Nair Yumiko Kobashi. Um pouco de história dos processos de representação da informação: 2º Milênio A.C. -> tábuas de argila protegidas por uma.
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
"Ninguém é capaz de escrever bem se não sabe bem o que vai escrever" (CAMARA JR., 1978)
Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
Aula 5 – Max Weber e o conceito de Ação Social
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE A CRÔNICA ALÉM DA SALA DE AULA Ana Paula Fidelis RUFINO (UFRN)
Introdução a atividade acadêmica
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
ADAPTAÇÃO CURRICULAR.
Transcrição da apresentação:

Especialização em Gestão de Programas e Projetos de Esporte e de Lazer na Escola Metodologia de Pesquisa I Prof. Dr. Ayres Charles Produção Acadêmica: - habilidades de leitura e de produção; - características linguísticas; - citação do discurso alheio; e - gêneros em circulação na esfera acadêmica.

Justifique por que os excertos abaixo, adaptados de artigos científicos, apresentam problemas no que se refere às convenções estilísticas da linguagem na esfera acadêmica. a) Foi a partir de então, que se iniciou amplas discussões sob os problemas ambientais, como: crescimento populacional, a qualidade da água piorou muito, rejeitos tóxicos e radioativos, a biodiversidade foi afetada, esgotamento de recursos energéticos, mudanças climáticas e aquecimento global, erosão dos solos agrícolas, desastres naturais dentre outros. Entretanto, precisa ser revisto a concepção de desenvolvimento que sustenta nossa relação com o mundo.

Justifique por que os excertos abaixo, adaptados de artigos científicos, apresentam problemas no que se refere às convenções estilísticas da linguagem na esfera acadêmica. b) Na sociedade feudal, uma coisa que maltratava o povão era a força da opressão. De um lado, havia umas relações com a Igreja; de outro, umas pendências com os aristocratas, que mantinham os servos sempre na maior dívida.

Justifique por que os excertos abaixo, adaptados de artigos científicos, apresentam problemas no que se refere às convenções estilísticas da linguagem na esfera acadêmica. c) Iniciaremos nossa exposição fazendo um breve histórico do surgimento da linguística cognitiva. Em seguida, examinar-se-ão os pressupostos e a metodologia da gramática cognitiva. Depois, problematizarei as relações da linguística cognitiva com outras correntes da linguística contemporânea. Finalmente, apresentar-se-ão as categorias da semântica cognitiva que me interessam mais diretamente.

1. POR QUE AS HABILIDADES DE LEITURA E DE PRODUÇÃO DE TEXTOS SÃO IMPRESCINDÍVEIS À CONSTRUÇÃO E À CIRCULAÇÃO SOCIAL DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO? Em primeiro lugar, a sistematização do conhecimento científico depende do texto, seja no âmbito da leitura seja no âmbito da escritura. Em segundo lugar, o conhecimento científico depende da publicação de textos escritos. Em terceiro lugar, o conhecimento científico também depende da política de financiamento de bolsas de iniciação científica, de bolsas de pós-graduação e de projetos de pesquisa.

2. POR QUE OS USOS DA LINGUAGEM, NA ESFERA ACADÊMICA, APRESENTAM CARACTERÍSTICAS PECULIARES? dois aspectos primordiais: a busca da clareza e a exigência da padronização.

CLAREZA TEXTUAL O pesquisador, na condição de produtor de textos, deve sempre se preocupar em se fazer entender do melhor modo possível. Para isso, precisa, ao redigir, acionar uma série de qualidades associadas à clareza, como a simplicidade, a concisão, a precisão, a objetividade e a coerência. Associemos, ainda, a correção da linguagem conforme as convenções da norma padrão.

CLAREZA TEXTUAL Selecionar palavras de modo preciso. Construir frases que não gerem ambiguidade. Não produzir sentenças extremamente longas, dificultando a compreensão; nem quebradas, sem a completude necessária ao entendimento; nem extremamente curtas, impossibilitando o desenvolvimento de raciocínios mais complexos. Desenvolver os parágrafos em torno de uma ideia central, facilmente recuperada pelo leitor. Segmentar o texto, nomeando as seções e as subseções, e articular, com o auxílio de mecanismos coesivos, uma progressão bem marcada do tema.

EXIGÊNCIA DA PADRONIZAÇÃO Conhecer tanto as convenções mais específicas de cada gênero acadêmico (propósito comunicativo, movimentos retóricos e estilo) quanto as convenções da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT (modos de elaborar uma citação ou o modo de compor as referências), destinadas à produção acadêmica.

ESCOLHA ESTILÍSTICA O pesquisador, na posição de produtor de texto acadêmico, deve optar, de acordo com seus interesses estilísticos, pela maneira como enunciará sua própria voz. Se vai recorrer à terceira pessoa, à primeira do plural ou à primeira do singular, será uma decisão sua. O importante é ter consciência dessa escolha e saber conduzi-la devidamente – ora mantendo-a uniforme ao longo do texto, ora, em função de certos interesses, alterando-a.

(ilustração 1/4) O pesquisador investiga, neste artigo, as concepções de linguagem que subsidiam a construção de sequências didáticas no livro-texto da disciplina Língua Portuguesa adotado na última série do ensino fundamental, nas escolas públicas da rede municipal de Natal, no período de 2006 a Para constituir o corpus, o pesquisador selecionou as sequências que abordam especificamente a produção de textos argumentativos. As reflexões objetivam, sobretudo, subsidiar as práticas pedagógicas relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa. (Excerto adaptado de artigo científico)

(ilustração 2/4) Investigam-se, neste artigo, as concepções de linguagem que subsidiam a construção de sequências didáticas no livro-texto da disciplina Língua Portuguesa adotado na última série do ensino fundamental, nas escolas públicas da rede municipal de Natal, no período de 2006 a Para constituir o corpus, selecionaram-se as sequências que abordam especificamente a produção de textos argumentativos. As reflexões objetivam/Objetiva-se, sobretudo, subsidiar as práticas pedagógicas relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa. (Excerto adaptado de artigo científico)

(ilustração 3/4) Investigamos, neste artigo, as concepções de linguagem que subsidiam a construção de sequências didáticas no livro-texto da disciplina Língua Portuguesa adotado na última série do ensino fundamental, nas escolas públicas da rede municipal de Natal, no período de 2006 a Para constituir o corpus, selecionamos as sequências que abordam especificamente a produção de textos argumentativos. Nossas reflexões objetivam/Objetivamos, sobretudo, subsidiar as práticas pedagógicas relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa. (Excerto adaptado de artigo científico)

(ilustração 4/4) Investigo, neste artigo, as concepções de linguagem que subsidiam a construção de sequências didáticas no livro-texto da disciplina Língua Portuguesa adotado na última série do ensino fundamental, nas escolas públicas da rede municipal de Natal, no período de 2006 a Para constituir o corpus, selecionei as sequências que abordam especificamente a produção de textos argumentativos. Minhas reflexões objetivam/Objetivo, sobretudo, subsidiar as práticas pedagógicas relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa. (Excerto adaptado de artigo científico)

3. POR QUE É NECESSÁRIO CITAR O DISCURSO ALHEIO EM TEXTOS ACADÊMICOS? Os textos científicos, como quaisquer textos de outras esferas sociais, estão interligados em uma rede de respostas estimuladoras de novas respostas. Como pesquisador, deve-se explicitar os referenciais teórico-metodológicos que sustentam sua pesquisa. Em decorrência, a citação do discurso alheio será não só necessária mas também ética.

4. POR QUE HÁ VÁRIOS GÊNEROS EM CIRCULAÇÃO NA ESFERA ACADÊMICA? Há uma diversidade de gêneros que circulam na esfera social acadêmica em função dos vários propósitos comunicativos veiculados nessa esfera.

Adaptado de: PALHANO, João. Leitura e produção de textos na esfera acadêmica: considerações iniciais. Natal: IFRN, 2013.