Indaial O municipio de Indaial está situado no Médio Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Possui uma área de 466 km² sendo aproximadamente 155km² (33%) de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GRUPO OPERATIVO GESTANTES
Advertisements

PROJETO UCA PLANO DE AÇÃO Município: Pedreira - SP.
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Cadastro Único Para Programas Sociais Secretaria Nacional de Renda.
Ouvidoria Espaço de Cidadania e Instrumento de Gestão Espaço de Cidadania e Instrumento de Gestão Adalberto Fulgêncio dos Santos Júnior Diretor do Departamento.
CONSULTÓRIO NA RUA DIRETRIZES E DESAFIOS. UMA PROPOSTA NOVA Proposta que procura ampliar o acesso da população em situação de rua ao SUS e ofertar, de.
AÇÃO EDUCACIONAL DE DESCARTE DE RESÍDUOS SÓLIDOS: PROJETO CARROCEIRO CIDADÃO Mauro Lúcio Salmente Autor do projeto.
IMPLANTAÇÃO GRADUAL DO MODELO DE ATENÇÃO ÀS CONDIÇÕES CRÔNICAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA MARINGÁ Maria Tereza S. R. Lopes Gerente de Planejamento.
Os desafios da regulação no Brasil: a visão da ARSBAN Urbano Medeiros Lima Diretor – Presidente Curso de Regulação: teoria e prática 10/07/08.
Conjunto de projetos e ações voltadas para o aprimoramento do conhecimento, da inovação, da qualidade de vida buscando a construção de saberes, o desenvolvimento.
Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA.
PROJETO DE PROTEÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI – 6º REUNIÃO DO CSDP AVANÇOS DO PROJETO NO BRASIL Júlio Thadeu.
CEARÁ NÓS SOMOS  21 Microrregionais de Saúde  184 Municípios com ações de VISA descentralizadas : 39 com a gestão das Ações de Média Complexidade e 145.
OBJETIVOS DO PROGRAMA ACESSUAS TRABALHO
INSTRUMENTOS BÁSICOS DE PLANEJAMENTO Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação.
CONCEITOS IMPORTANTES
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação Acessuas Trabalho e BPC Trabalho Santa Catarina.
Contribuir para a qualificação da atenção e da gestão em saúde; Contribuir para organizar redes de atenção, considerando o ordenamento prioritário da.
A MODELAGEM DAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE. MOMENTO 1: A ANÁLISE DE SITUAÇÃO DAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE MOMENTO 2: A ESCOLHA DO MODELO DE ATENÇÃO À SAÚDE.
CURSO DE FORMAÇÃO DE APOIADORES TEMÁTICOS EM AMBIÊNCIA NA SAÚDE/2013 RELAÇÃO ENTRE AMBIÊNCIA E PROCESSO DE TRABALHO Audir Antonio Cominetti Audir Antonio.
Itumbiara, 20 de junho de 2013 Estrutura e atribuições do CBH Paranaíba.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Auditoria Operacional nas ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) Acórdão 2.395/2013 – TCU – Plenário Ministro-Relator: André de Carvalho.
METODOLOGIA DO DIAGNÓSTICO RÁPIDO PARTICIPATIVO - DRP
Audiência Pública Estruturação dos Destinos Turísticos Brasileiros.
Para entender o que é política pública Produção cultural
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
S E D S Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social.
Governo de Santa Catarina Secretaria de Estado da Saúde Sistema Único de Saúde Superintendência de Vigilância em Saúde Superintendência de Planejamento.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE SOCIOEDUCADORES MATO GROSSO DO SUL Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP Secretaria de Estado de Trabalho.
ANO 15 Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense – CISBAF 15 anos – Baixada unida e de mãos dadas para uma saúde melhor.
DIPRO – Diretoria de Assistência a Programas Especiais Programa Fundescola.
Serviço de Emergência Referenciada Integrado Unidade de Produção HOSPITAL DE CARIDADE SÃO VICENTE DE PAULO Jundiaí fevereiro de 2015 Organização da Gestão.
O principal objetivo deste programa é articular os projetos e ações de valorização do servidor, oferecendo melhorias no ambiente e na vida funcional.
Porto Alegre, 3 de abril de MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FÓRUM ESTADUAL DA UNDIME RIO GRANDE DO SUL.
RELATO DE EXPERIÊNCIA : IMPLANTAÇÃO DE GRUPO TERAPÊUTICO DE ATIVIDADE FÍSICA NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA II, NO MUNICÍPIO DE SCHROEDER NOVEMBRO 2009.
ESTRUTURA OPERACIONAL DAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
DIRETORIA GERAL DE GESTÃO E ACOMPANHAMENTO ESTRATÉGICO 1º. QUADRIMENTRE DE 2012 ANÁLISE QUADRIMESTRAL DO RELATÓRIO DE GESTÃO DEMONSTRATIVO DA EXECUÇÃO.
Projeto Institucional de Gestão Participativa e Cogestão da Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha 2015 Vila Velha- ES 1.
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
O Plano de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde/ AB – Região Metropolitana Grande Florianópolis Fpolis,
PROGRAMA NACIONAL DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA (PMAQ) PREFEITURA DE BORBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE BORBA Manaus, 17 de Maio.
CONSUMO SEGURO: NOVO DETERMINANTE DA SAÚDE Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não.
COORDENADORIA DE GESTÃO DE OUVIDORIA COMPETÊNCIAS DA COORDENADORIA E ARTICULAÇÃO Planejar e coordenar as ações de ouvidoria em âmbito estadual, promovendo.
Autores Orientadores Camila Cavalcanti (IGEO), Victor Freitas (GPDES), Richard Gomes (FND), Thiago Barbosa (GPDES ), Guilherme Azeredo (FND), Rafael Paschoa.
Núcleo Telessaúde SC Integra o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, do Ministério da Saúde.
ROTEIRO PARA ANÁLISE INSTITUCIONAL
CARTA DE INTENÇÕES- LITORAL ENCONTRO REGIONAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE ATENDIMENTO SÓCIO EDUCATIVO - SINASE - NO ESTADO DE SÃO PAULO As.
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: MESA 2 - JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Portarias nº e 1.083, ambas de 24 de maio de 2014
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
63º Encontro de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina São Francisco do Sul/SC 1º/04/2016 Como efetivar os Consórcios na política pública de.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRATUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA Controle da Hipertensão Arterial com grupos de intervenção educacional.
ENAP/Brasília junho/2010. Antes de 1930 – Fase contábil - Preocupação com a saúde física 1930 a 1950 – Fase Legal - Instituição da CLT - Estudo das relações.
Medidas para o Fortalecimento da Assistência Farmacêutica e a Qualificação da Judicialização da Saúde Caroline Cabral Zonta Promotora de Justiça Coordenadora-Adjunta.
COAP INFORMAÇÃO EM SAÚDE INDICADORES INDICADORES Florianópolis, Julho 2013 Superintendência de Planejamento e Gestão Gerência de Planejamento SECRETARIA.
“A FORÇA DOS MUNICÍPIOS CATARINENSES NA DEFESA DO SUS” Dr. Celso Luiz Dellagiustina Presidente do COSEMS/SC.
CONSOLIDADO DO TRABALHO DE DISPERSÃO DA OFICINA 2: FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NOS MUNICÍPIOS MACRORREGIÕES NORDESTE E PLANALTO NORTE.
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
Missão Elaborar as políticas de atendimento que garantam os direitos das crianças e dos adolescentes, articulando ações junto aos poderes constituídos.
CAICÓ/RN Falta de confiança no profissional; Falta de segurança física no ambiente de trabalho; Falta de apoio da gestão; Falta de recursos humanos;
Realizações da Coordenadoria de Fomento ao Controle Social no ano de 2013.
Curso de Pesquisa de Clima Organizacional. É uma ferramenta utilizada pelo setor de Gestão de Pessoas (RH) para diagnosticar como os funcionários percebem.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA REUNIÃO COM CONSELHO FECAM SECRETÁRIO MARCO TEBALDI LAGES, 16 JUNHO DE 2011.
APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DA SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DA SAÚDE.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

Indaial O municipio de Indaial está situado no Médio Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Possui uma área de 466 km² sendo aproximadamente 155km² (33%) de área urbana e 311km² (67%) de área rural. O municipio de Indaial possui habitantes (IBGE 2008) dos quais 75% são migrantes dos vários Estados brasileiros. Caracteriza-se por uma população economicamente ativa, sendo as indústrias têxteis e metalúrgicas o foco da produção de trabalho do município.

Uma característica que é importante ressaltar, é o aumento da população nos últimos anos; em função da migração de pessoas oriundas de outros estados e municípios. Estas pessoas vem em busca de emprego e qualidade de vida, elementos estes que o município dispõe. Em outubro de 2006 a Secretaria de Saúde através do colegiado gestor, deu início ao Planejamento Estratégico onde levantou-se, alguns pontos em relação a dinâmica do trabalho e estratégias a serem estabelecidas. Paralelo a esta equipe surgia o GTH – Grupo de Trabalho de Humanização que deu início a implementação da PNH - Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão no Sistema Único de Saúde – HUMANIZASUS.

FÓRUM

A partir do I Seminário que aconteceu em março 2007 constituiu-se uma equipe gestora que uniu GTH, colegiado da Secretaria, mais um representante de cada unidade de saúde que passou a coordenar a política de humanização. Atividades desenvolvidas e/ou em processo de implanção: Comissão: Acolhimento 1. Pesquisa para análise do processo de trabalho e fluxo dos serviços dos centros de saúde do município; 2.Elaboração dos fluxogramas de atendimento das unidades de saúde do município, favorecendo o acolhimento na atenção básica;

3. Projeto piloto de implantação do Acolhimento na USF Benedito, visando posteriormente as demais USF´s do município; 4. Acolhimento implantado no Centro de Atenção Psicossocial - CAPS do município, onde todos os usuários que procuram o serviço tem sua escuta garantida e os encaminhamentos necessários realizados. Comissão: Ambiência 1. Criação de equipe de apoio com visão técnica quando da construção e/ou ampliação de unidades de saúde; 2. Levantamento dos materiais permanentes necessários nos serviços de saúde do município;

Comissão: Valorização do Trabalhador 1. Pesquisa sobre intenção de efetivação dos funcionários de PSF; 2. Elaboração de projeto de lei complementar que altera o artigo 54 da lei complementar de 02/92 – Estatuto dos Servidores públicos, garantindo o triênio dos mesmos; 3. Encaminhamento ao Secretario de Saúde, de propostas para o fornecimento de medicação via SUS aos servidores públicos do município; 4. Elaboração de Plano de Cargos, Carreira e Salário dos profissionais de Saúde da Prefeitura Municipal de Indaial, em vias de implantação;

5.Capacitações nas áreas de: Liderança; Qualidade no Atendimento; Área técnica de enfermagem; capacitação mensal com os Agentes Comunitários de Saúde; apoio à participação dos funcionários nos cursos de Educação Permanente, GERUS, PGRSS, Introdutório Saúde da Família e outros oferecidos pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado da Saúde; e Apoio financeiro a profissionais para cursos de Educação Continuada em outros municípios.

Comissão: Direitos e Deveres dos Usuários do SUS 1. Visita a todas as Unidades de Saúde com intuito de trabalhar a Carta dos Direitos e Deveres dos Usuários com toda a equipe interna, tornando-os multiplicadores da cartilha, com o CLS e a própria população; 2. Capacitação dos funcionários e dos Conselheiros Locais Saúde sobre Controle Social.

Comissão: Clínica Ampliada 1.Estabelecimento de pactuações entre médicos especialistas e generalistas de ESF, com o intuito de efetivar as ações de referência e contra-referência, beneficiando o usuário do Sistema e auxiliando no controle de gastos com saúde; 2.Implantação do Sistema CRIADOR, com vistas ao Prontuário Único, uniformizando os registros dos pacientes.

Comissão: Gestão Participativa e Co-Gestão 1. Implantação de OUVIDORIA, através de número telefônico específico (0800), com coleta das informações e apreciação de cada caso, realizada por uma comissão formada para este fim; 2.Implantação de EQUIPE GESTORA, formada por todos os coordenadores de programas e/ou equipes, diretores, integrantes do GTH e Secretário de Saúde, com a finalidade de atuar na formulação, controle e execução da Política Administrativa e de Saúde, no âmbito da Secretaria Municipal, que atua de forma coesa, uniformizando as ações e fortalecendo o trabalho em rede integrada.

GTH – Grupo de Trabalho de Humanização

I SEMINÁRIO

Oficina – I Seminário

Com o intuito de avaliar e dar continuidade ao processo de Humanização em nosso Município, decidiu-se que em Agosto de 2008, faríamos o II Seminário Municipal de Humanização em Saúde. O evento contou com Coordenador da Política Nacional de Humanização Dr. Dario F. Pasche, Consultoras do Ministério da Saúde, 225 funcionários (totalizando 90% de participação) e alguns representantes de serviços ligados à saúde de Indaial. Os temas trabalhados foram: Acolhimento, Fluxo de Rede, Valorização do Trabalhador e Co-gestão.

II SEMINÁRIO

Gostaríamos de ressaltar que não houve investimento financeiro diferenciado para a implantação deste processo. Houve sim, vontade e persistência de todos: GESTORES, TRABALHADORES E USUÁRIOS. Concluindo, podemos considerar que a implantação da POLÍTICA MUNICIPAL DE HUMANIZAÇÃO foi muito bem sucedida. O próximo passo será a consolidação do processo e a ampliação das ações envolvidas nos dispositivos da PMH.

Oficina II Seminário