I FÓRUM CINESCOLA INTERAÇÕES AUDIOVISUAL EDUCAÇÃO O CINEMA NA ESCOLA Recife, 30 e 31 de Março de Profª Dra. Inês Assunção de Castro Teixeira
Verônica – (Maurício Farias, Brasil, 2009)
1. A ESCOLA Pro dia nascer feliz - (João Jardim, Brasil, 2006)
Pro dia nascer feliz (João Jardim, Brasil, 2006) Um direito de cidadania
Escritores da Liberdade ( Freedom Writers, EUA, 2007) Um espaço sociocultural
Um espaço educativo - EDUCAÇÃO Um espaço em construção O instituído e o instituinte A escola e a sociedade: Pensar a escola/educação é pensar o Brasil Um pouquinho de tanta verdade (Jill Irene Fridberg, EUA/México, 2007)
2. NA ESCOLA – A DOCÊNCIA Professores e meninos(as) como sujeitos socioculturais Pro dia nascer feliz - (João Jardim, Brasil, 2006)
Um doce olhar (Semih Kaplanoglu, Alemanha/Turquia, 2010) A condição docente, O trabalho docente na escola, A docência como uma arte e a arte na docência.
Escritores da Liberdade ( Freedom Writers, EUA, 2007)
Quando tudo começa - (Bertrand Tarvenier, França, 1999)
Pro dia nascer feliz - (João Jardim, Brasil, 2006)
3. O CINEMA O cinema como arte, O cinema como indústria cultural, A educação do olhar.
4. O CINEMA OBSERVA A ESCOLA Entre os muros da escola - (Entre les Murs, Laurent Cantet, França, 2007)
Entre os muros da escola – (Entre les Murs, Laurent Cantet, França, 2007) Ser e ter (Nicolas Phillibert, França, 2002)
Olhar a escola pela janela do cinema Quando tudo começa - (Bertrand Tarvenier, França, 1999 )
5. O CINEMA NA ESCOLA Uma experiência estética Uma experiência educativo/pedagógica O trabalho com cinema na escola: A) exibir e debater cinema B) realizar pequenas produções fílmicas
Cem crianças esperando um trem, (Chile)
Cem crianças esperando um trem (Chile) C) O cinema e a comunidade escolar
6. O CINEMA VAI À ESCOLA A escola na sala de cinema 7. LUZES E SOMBRAS NAS RELAÇÕES EDUCAÇÃO E CINEMA “Quem sabe faz a hora não espera acontecer.” (G. Vandré)
“Sair do isolamento para a solidez, através da solidariedade.” (Profa. Shirley Miranda) “A esperança, não como uma espera passiva, mas como rumo e norte para melhor caminhar.”
Um pouquinho de tanta verdade (Jill Irene Fridberg, EUA/México, 2007) E mais: a real compreensão de que os problemas da educação e dos professores estão inscritos em questões sociais mais amplas e só serão realmente superados com a construção de uma nova ordem social:
Um pouquinho de tanta verdade (Jill Irene Fridberg, EUA/México, 2007)
ALGUMAS REFERÊNCIAS UTILIZADAS Livros ARROYO, Miguel G. Imagens quebradas: trajetórias e tempos de alunos e mestres. Petrópolis,RJ: Editora Vozes, DAYRELL,Juarez T. A escola como espaço sociocultural. In: DAYRELL, Juarez T. (org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Editora da UFMG, TEIXEIRA, Inês A. Castro. Os professores como sujeitos socioculturais. In: Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1996.
Filmes Pro dia nascer feliz - (João Jardim, Brasil, 2006) Quando tudo começa - (Bertrand Tarvenier, França, 1999) Sarafina – O som da liberdade ( Darrell James Roodt, EUA, 1993) Verônica – (Maurício Farias, Brasil, 2009) Nenhum a menos –( Yimou Zhang, China, 1999)Yimou Zhang Entre os muros da escola - (Entre les Murs, Laurent Cantet, França, 2007) O Jarro (Ebrahim Forouzesh, Irã, 1992) Ser e ter (Nicolas Phillibert, França, 2002) Um doce olhar (Semih Kaplanoglu, Alemanha/Turquia, 2010) Onde fica a casa do meu amigo? (Abbas Kiarostami. Irã, 1987) Um pouquinho de tanta verdade (Jill Irene Fridberg, EUA/México, 2007) Escritores da Liberdade ( Freedom Writers, EUA, 2007)
Obrigada! Profª Inês A. C. Teixeira