I FÓRUM CINESCOLA INTERAÇÕES AUDIOVISUAL EDUCAÇÃO O CINEMA NA ESCOLA Recife, 30 e 31 de Março de 2012. Profª Dra. Inês Assunção de Castro Teixeira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tema: sou um poeta.
Advertisements

Projeto de pesquisa apresentado
Justificativas: Incorporar os avanços já presentes na política; Dar suporte aos municípios que estão implantando a Educação Infantil; Consolidar os.
INTERDISCIPLINARIDADE O QUE É ? AUTONOMIA-DEPENDÊNCIA DIFERENÇAS-SIMILARIDADES VERTICAL-HORIZONTAL E TRANSVERSAL.
ART HISTORY AFTER MODERNISM ou O FIM DA HISTÓRIA DA ARTE HANS BELTING.
Cultura de Paz Experiências Educacionais no Brasil Audiência Pública Câmara dos Deputados outubro de 2015.
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
FORMAÇÃO CONTINUADA. Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Ma. Maria Aparecida H. Turnes (UNIVALI) Ma. Maria Aparecida.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
Currículo e Ensino de Ciências I (23 de outubro).
EXPERIÊNCIA DO FILOSOFIA. Histórico A Olimpíada Internacional de Filosofia (International Philosophy Olympiad ou simplesmente IPO) é uma olimpíada de.
Helder Silva – Monitor CID Jairse Freire – Coordenadora Nélson Lima- Dinamizador Comunitário Graciete Borges- Voluntária Débora Semedo- Técnica Otília.
Reflexões Gerais. A importância do livro na sociedade atual “O livro é de fundamental importância para o desenvolvimento e para o crescimento intelectual.
O Papel das Organizações do Terceiro Setor e sua relação com o Estado e demais setores Márcia Moussallem IATS – Instituto de Administração para o Terceiro.
Profa. Ma. Ana Lúcia Antônio – SAS/SEJUSP Prof. Me Leandro Araújo –OMEP/CEDCA A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA E SEUS REFLEXOS NA SOCIOEDUCAÇÃO Profa. Ma. Ana Lúcia.
Quem somos O Grupo Lusófona assume-se como o maior grupo de ensino de Língua Portuguesa com estabelecimentos de ensino superior e/ou secundário e básico.
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
ENSINO DE ORIENTAÇÃO, SOB QUAIS CONDIÇÕES? AUTORES: MAURICÉIA SILVANA BATISTA/UFRN – ANA BEATRIZ DE BRITO/UFRN –
Educação Ambiental André Simões Pires Filipe Evangelista Luana Morais da Rosa Pedro Aritana Ochoa Ricardo Franchini Disciplina Psicologia da Educação I-A.
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
Fórum Nacional de Educação Seminário Nacional - O PNE e o futuro da educação brasileira 25/06/2015 Mesa de debate: O PNE e a Qualidade da Educação Prof.
O rly Z. Mantovani de Assis Rua Cel. Quirino, 870 apto 101 – CambuíCep: – Campinas - SP Laboratório de Psicologia Genética Faculdade de Educação.
Avaliação Pedagógica Política Nacional do Livro Júnia Sales Pereira Coordenadora Geral de Materiais Didáticos Secretaria de Educação Básica Ministério.
GESTÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL NA PERSPECTIVA FREIREANA Eliete Santiago UFPE/DAEPE Cátedra Paulo Freire/UFPE.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
2013/2014. Este projeto teve como principal objetivo criar um espírito de cidadania e solidariedade nas crianças que, por serem ainda pequenas, têm mais.
O estágio supervisionado e a formação do professor parceiro Estágio supervisionado: possibilidades de articulação entre a formação inicial e a formação.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID Universidade Federal.
MISSÃO: Constituir uma comunidade nacional de aprendizagem e geração colaborativa de conteúdos em torno do uso dos curtas metragens brasileiros em salas.
Prof. Ricardo Lima Filosofia
3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação - 3ª CNCTI inclusão digital: tendências e rumos de uma futura política pública sérgio amadeu.
Um jardim de infância muito especial… Uma história adaptada e formatada por Maria Jesus Sousa (Juca) a partir de texto partilhado por Sílvia Cruz (Professora.
AS METODOLOGIAS DE ENSINO E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UM PROFESSOR ALFABETIZADOR DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO-SC Acadêmicas:
ESPAÇO E FORMA.
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
A ANÁLISE DO DISCURSO. ORIGENS Atualmente o estudo da língua sob a perspectiva discursiva está bastante difundido, havendo várias correntes teóricas.
RELATO DE EXPERIÊNCIA : IMPLANTAÇÃO DE GRUPO TERAPÊUTICO DE ATIVIDADE FÍSICA NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA II, NO MUNICÍPIO DE SCHROEDER NOVEMBRO 2009.
ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS REFLEXÃO ► LIVRO DIDÁTICO Matriz Curricular PCN/Orientações SPAECE ENEM Conhecimento de Mundo.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
Caminhos da Inovação “ A CIÊNCIA NO FUTURO DA SAÚDE E DOS ESPORTES” “O papel da Educação de Base no Desenvolvimento da Saúde e dos Esportes: Desafios para.
“Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e a Lei n° , de 25 de junho de 2014,
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
TENDÊNCIA PROGRESSISTA LIBÉRTARIA CURSO: Licenciatura em Física DISCIPLINA: Didática DOCENTE: Giovana Gomes Albino DISCENTES: Lidiane Matos de França Iara.
O QUE É O FSM? Uma aliança mundial de ONGs e Movimentos sociais contra a globalização neoliberal, a guerra, o patriarcado, o racismo, o colonialismo e.
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
Educação e Arte. Desenvolver programas educativos junto às comunidades circunvizinhas a sede da Escola Ecológica para a construção da consciência planetária,
6º ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA TEMÁTICA: EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
OFICINA: SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM Texto: Meu primeiro beijo.
SIMPÓSIO CTS – CIÊNCIA E TECNOLOGIA, SOCIEDADE – E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA UNIVERSIDADE A experiência Nacional da Educação do Campo como Paradigma.
Retomando o conceito de texto Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira I Professor: Marcel Matias.
INCLUSÃO E GESTÃO ESCOLAR Brasília – março de 2010.
Escola de Educação Básica Laércio Caldeira de Andrada Vania Beatriz Rossato – Responsável da Sala de TI Benicia Maria Ternus - Diretora.
OBJETIVOS DA ATIVIDADE: Conhecer e trocar experiências com a comunidade; Favorecer vínculos positivos de parcerias entre alunos, funcionários da.
Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções
PASSANDO DA SALA DE AULA PARA O CIBERESPAÇO PALLOF, Rena PRATT, Keith.
Celso Antunes Síntese para estudo pedagógico Eloí Batista
Diretrizes para a Elaboração de Trabalhos Científicos A CONSTRUÇÃO LÓGICA DO TRABALHO:
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
Ensino tradicional.
PROJETO SOCIAL SOMANDO FORÇAS. EQUIPE DO PROJETO:  Bruna Silva  Everton Lourenço  João Carlos  Juan Sales  Juliana Cardoso  Maria Paula  Nathalia.
Formação complementar de Líderes Prof2000 Tecnologias de Informação e Comunicação e animação de espaços escolares de ensino aprendizagem.
CURRÍCULO Se entendia currículo como se encontra no dicionário; Uma concepção meramente técnica, voltada para questões relativas a procedimentos, métodos.
PLANEJAMENTO DA AÇÃO DOCENTE Erika dos Reis Gusmão Andrade Rosália de Fátima e Silva DEPED/PPGEd/UFRN 1.
PROMOVER 2012 Campo Grande - MS. A importância das avaliações de larga escala.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE A CRÔNICA ALÉM DA SALA DE AULA Ana Paula Fidelis RUFINO (UFRN)
Profa. Relma Urel Carbone Carneiro Aula: Ser professor: imagens e auto-imagens Referência: ARROYO, M. G. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis,
PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS A Sociologia como forma de consciência.
Mutirão Mundial de Oração por Crianças e Adolescentes Socialmente Vulneráveis 2016 Pequeninas porém Grandiosas.
Transcrição da apresentação:

I FÓRUM CINESCOLA INTERAÇÕES AUDIOVISUAL EDUCAÇÃO O CINEMA NA ESCOLA Recife, 30 e 31 de Março de Profª Dra. Inês Assunção de Castro Teixeira

Verônica – (Maurício Farias, Brasil, 2009)

1. A ESCOLA Pro dia nascer feliz - (João Jardim, Brasil, 2006)

Pro dia nascer feliz (João Jardim, Brasil, 2006) Um direito de cidadania

Escritores da Liberdade ( Freedom Writers, EUA, 2007) Um espaço sociocultural

Um espaço educativo - EDUCAÇÃO Um espaço em construção O instituído e o instituinte A escola e a sociedade: Pensar a escola/educação é pensar o Brasil Um pouquinho de tanta verdade (Jill Irene Fridberg, EUA/México, 2007)

2. NA ESCOLA – A DOCÊNCIA Professores e meninos(as) como sujeitos socioculturais Pro dia nascer feliz - (João Jardim, Brasil, 2006)

Um doce olhar (Semih Kaplanoglu, Alemanha/Turquia, 2010) A condição docente, O trabalho docente na escola, A docência como uma arte e a arte na docência.

Escritores da Liberdade ( Freedom Writers, EUA, 2007)

Quando tudo começa - (Bertrand Tarvenier, França, 1999)

Pro dia nascer feliz - (João Jardim, Brasil, 2006)

3. O CINEMA O cinema como arte, O cinema como indústria cultural, A educação do olhar.

4. O CINEMA OBSERVA A ESCOLA Entre os muros da escola - (Entre les Murs, Laurent Cantet, França, 2007)

Entre os muros da escola – (Entre les Murs, Laurent Cantet, França, 2007) Ser e ter (Nicolas Phillibert, França, 2002)

Olhar a escola pela janela do cinema Quando tudo começa - (Bertrand Tarvenier, França, 1999 )

5. O CINEMA NA ESCOLA Uma experiência estética Uma experiência educativo/pedagógica O trabalho com cinema na escola: A) exibir e debater cinema B) realizar pequenas produções fílmicas

Cem crianças esperando um trem, (Chile)

Cem crianças esperando um trem (Chile) C) O cinema e a comunidade escolar

6. O CINEMA VAI À ESCOLA A escola na sala de cinema 7. LUZES E SOMBRAS NAS RELAÇÕES EDUCAÇÃO E CINEMA “Quem sabe faz a hora não espera acontecer.” (G. Vandré)

“Sair do isolamento para a solidez, através da solidariedade.” (Profa. Shirley Miranda) “A esperança, não como uma espera passiva, mas como rumo e norte para melhor caminhar.”

Um pouquinho de tanta verdade (Jill Irene Fridberg, EUA/México, 2007) E mais: a real compreensão de que os problemas da educação e dos professores estão inscritos em questões sociais mais amplas e só serão realmente superados com a construção de uma nova ordem social:

Um pouquinho de tanta verdade (Jill Irene Fridberg, EUA/México, 2007)

ALGUMAS REFERÊNCIAS UTILIZADAS Livros ARROYO, Miguel G. Imagens quebradas: trajetórias e tempos de alunos e mestres. Petrópolis,RJ: Editora Vozes, DAYRELL,Juarez T. A escola como espaço sociocultural. In: DAYRELL, Juarez T. (org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Editora da UFMG, TEIXEIRA, Inês A. Castro. Os professores como sujeitos socioculturais. In: Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1996.

Filmes Pro dia nascer feliz - (João Jardim, Brasil, 2006) Quando tudo começa - (Bertrand Tarvenier, França, 1999) Sarafina – O som da liberdade ( Darrell James Roodt, EUA, 1993) Verônica – (Maurício Farias, Brasil, 2009) Nenhum a menos –( Yimou Zhang, China, 1999)Yimou Zhang Entre os muros da escola - (Entre les Murs, Laurent Cantet, França, 2007) O Jarro (Ebrahim Forouzesh, Irã, 1992) Ser e ter (Nicolas Phillibert, França, 2002) Um doce olhar (Semih Kaplanoglu, Alemanha/Turquia, 2010) Onde fica a casa do meu amigo? (Abbas Kiarostami. Irã, 1987) Um pouquinho de tanta verdade (Jill Irene Fridberg, EUA/México, 2007) Escritores da Liberdade ( Freedom Writers, EUA, 2007)

Obrigada! Profª Inês A. C. Teixeira